19.6.07

Rebarbados

É tensa, neste momento, a assembléia que discute a desocupação da reitoria da UFPA, cheia de nacionais que não fazem parte da estudantada.
Há uma proposta de uma convocação para nova assembléia, pela parte da tarde, o que comprova a recalcitrância do bando e os interesses espúrios que se movimentam na assembléia.
A PF pode se movimentar amanhã. Ou até hoje mesmo.

20 comentários:

Anônimo disse...

É, o que não percebem esses loucos e burros é que, se não desocuparem agora a reitoria, depois das negociações publicamente testemunhadas, darão a prova definitiva à sociedade de que eram eles que não queriam o diálogo e visavam, sim, outros interesses! Caíram na própria armadilha! Esperto esse reitor, hein?!

Anônimo disse...

À luta...

Anônimo disse...

Adufpa

NOTA DE ESCLARECIMENTO



À Comunidade Universitária e à população



As ocupações de reitorias nas Universidades públicas têm exposto à sociedade a crise em que vivem as Instituições de Ensino Superior brasileiras. A falta de investimentos na educação superior se reflete, entre outros, no processo de sucateamento das instituições, no avanço do processo de privatização e no aumento da precarização do trabalho docente. Logo, desperta inquietudes, indignações e protestos. Assim tem sido na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde os estudantes ocupam o prédio da reitoria desde o dia 14 de junho, motivados, inicialmente, pela proibição arbitrária da realização do “forró” e pelas agressões físicas e prisão de estudantes feitas pela Polícia Militar (ROTAM), acionada pelo prefeito do campus, Marcos Vinicius Neto.

Ao invés de procurar responder aos problemas centrais que atingem a UFPA e tentar viabilizar o atendimento das reivindicações estudantis, o reitor Alex Fiúza, com respostas enraivecidas, prefere partir para disputas pequenas, denuncismos e leviandades, acusando, inclusive, a ADUFPA de estar promovendo a obstrução do prédio da reitoria.

Diante disso, a diretoria da entidade vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – Que, embora compartilhe da indignação que move os estudantes, a ADUFPA não está obstruindo, nem ocupando o prédio da reitoria da UFPA, mas entende e apóia a luta estudantil, pois sempre pautou sua atuação na defesa da Universidade pública, gratuita, autônoma, de qualidade e socialmente referenciada;

2 – Que, apesar da ADUFPA não estar promovendo qualquer obstrução ou ocupação do prédio da reitoria, o reitor entrou com uma ação judicial contra a entidade, demonstrando seu real objetivo de criminalizar àqueles que lutam em prol da Universidade e por melhores condições de estudo e trabalho.

3 – Que, novamente, o reitor Alex Fiúza utiliza um fato político para tentar desqualificar o movimento docente e atingir diretamente a ADUFPA, em virtude da diretoria da entidade atuar de forma autônoma a partidos e governos, pautando suas ações em seus fóruns e assembléias de base, opondo-se e denunciando as irregularidades e ilegalidades cometidas na UFPA.

4 – Que a administração superior da UFPA, ao invés de usar a segurança interna e acionar a força policial (ROTAM) para impedir, de forma truculenta, uma manifestação cultural e de lazer tradicional dos estudantes universitários, deveria garantir a segurança no cotidiano do campus universitário do Guamá, onde professores, alunos e servidores continuam sendo assaltados não só durante a realização do “forró”, mas diariamente e em plena luz do dia.

5 – Que as atitudes e as notas publicadas pelo reitor nada contribuem para resolver o impasse e facilitar as negociações com os estudantes, apenas aumentam a tensão e acirram disputas pequenas. Acima de vaidades pessoais está o interesse coletivo. As categorias, ao contrário do que pensa o magnífico reitor, não são representadas por ele – que representa a instituição – e sim por seus pares, eleitos democraticamente. Humildade e bom senso nesse momento são fundamentais. Se os estudantes assim não agem – como afirma Alex Fiúza – é o mínimo que se espera de um reitor.

6 – Que a diretoria da ADUFPA envidará esforços para solucionar o impasse visando ao atendimento das reivindicações dos estudantes, que venham beneficiar o conjunto da Universidade.

7 – Que assim como em outros momentos, quando o reitor Alex Fiúza optou por partir para ofensas morais e desqualificações à diretores da ADUFPA, a diretoria do Sindicato irá tomar as providências judiciais cabíveis, no sentido de repor a verdade dos fatos e exigir retratação por parte do reitor.

8 – Que, apesar das acusações do reitor Alex Fiúza, a diretoria da ADUFPA continuará agindo de forma autônoma e democrática, sempre em defesa da Universidade pública e da valorização do trabalho docente, apoiando todas as lutas empreendidas com essa finalidade.



Diretoria da ADUFPA

Anônimo disse...

O Fiúza ,poderia ter dado uma comtribuição ainda maior , não fosse a vaidade ter subido a cabeça. Ele precisa descer do salto, parar com essa postura subserviente ao PT e ter a clareza de acima do status do cargo está o projoteo científico que tanto defendeu em suas teorias . O Fiúza já foi bem mais humilde , idealista.Hoje semostra calculista e indiferente ao pleito dos academicos.

Anônimo disse...

Huummm...comentário de quem está no matos sem cachorro

Anônimo disse...

A respeito da Nota da Adufpa,diz o Liberal na web

A assessoria da UFPA (Universidade Federal do Pará) negou na tarde desta terça feira (19) que tenha entrado com qualquer ação contra a Adufpa (Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará). Segundo a assessoria, a única ação movida pela universidade foi concedida no final da tarde da última sexta-feira (15), que pedia a desocupação do prédio da reitoria pelos estudantes.

Juvencio, quem mente, afinal?

Unknown disse...

Mas vc ainda pergunta? É claro que é a Adufpa a nariguda.
Mente safadamente, para variar, ora...
A UFPA entrou com ação na Justiça Federal pedindo a desocupação do prédio, e só!
O juiz, a seu talante, mandou citar a Adufpa e o Sintufpa.
Mente também o anônimo das 2:50, morto de inveja pois está forésimo, forver and ever, da cena política universitária.
Tristes personagens,tristes tempos.

Anônimo disse...

Continua a goleada do reitor.Não adianta. Putz! dar "aula" pra grevista no meio da zorra? não colou e nem diminiu o tamanho da insensatez.
Começar greve por "causa" da barração do "forró-cultural-etílico" é forçar demais...
Não adianta: Reitor e UFPA 8 x 0 !
Contem outras...

Anônimo disse...

Sou professora da UFPA e posso garantir uma coisa: se tem um grupo que não merece nenhum crédito nisso tudo e que não tem moral para falar e está desgastado como nunca dentro da UFPA, por suas posturas ridículas e fascistas é justamente a sra. Vera Jacob et alii. É só fazer uma pesquisa simples e rápida e verificar. Aliás, são eles mesmos que estão por detrás desses estudantes, estimulando-os a essa ação revoltante, porque têm mêdo de dar as caras; são covardes! Numa coisa todo mundo concorda com o reitor: SINTUFPA, ADUFPA e DCe formam, hoje, um úncio grupo político e recebem ordens, sim do PSOL e do PSTU. Alguém duvida? O reitor não fala nada mais do que todos dentro da UFPA já sabem! Por que, agora, essa estória de se sentirem "ultrajados" com as denúncias. Todos sabem!!!

Anônimo disse...

Caro Anônimo das 2:50 PM,
Não quero defender o reitor, mas imagine ser "idealista" e "humilde" em meio a esses fascínoras e trogloditas que corrompem a ADUFPA, o SINTUFPA e o DCE. Ele seria ridicularizado e esmagado. Não creio ser falta de idealismo, mas necessidade realista. Aliás, há muito precisávamos de alguém que metesse o dedo na ferida e peitasse esses caras de público, em defesa da academia. Já cansamos de tanto populismo e demagogia. A UFPA vinha sendo engolida por esses vândalos desqualificados e estava à beira do abismo da história.

Anônimo disse...

Agora o PSOL deu as caras como um todo! Reuniram-se ontem, depois de levarem uma surra de argumentos do reitor em reunião pública (comenta-se na UFPA), e, na calada da noite, resolveram, juntos, ADUFPA e SINTUFPA, emitirem notas à comunidade universitária em protesto contra o reitor e apoio aos invasores. Ação conjunta, hein! Hummm.... muito interessante... (rs) Coitadinhos! Puros inocentes. Tá todo mundo com pena (sniff)... rs

Anônimo disse...

Só tem uma coisa boa nas greves da UFPA: os sindicalistas profissionais trabalham alguma coisa. Na normalidade, não produzem nada: nem nas salas de aula, nem nos espaços administrativos. São vadios.

Anônimo disse...

Completam-se 23 dias de greve ou de férias? (aliás, com fortes emoções, como a invasão, pois estava tudo chocho!)

Anônimo disse...

´Notícias afirmam que há quem defenda, na chamada "assembléia" dos estudantes invasores", a permanência no prédio para serem "vitimizados" pela polícia e ter, o fato, repercussão nacional. Saõ, mesmo, talibãs! As más línguas dizem que atendem ao ex-deputado Babá. Virou um caos o ambiente entre os estudantes invasores; ninguém se entende. Há um grupo que quer sair, declarando-se vitorioso, e outro que quer ficar, para radicalizar até o ato final de "heroismo". O foco? O capitalismo, o neoliberalismo, o Governo Lula, a globalização. A materialização disso tudo; o reitor! Avante, "revolução"!

Anônimo disse...

A vera Jacob teria a coragem de declarar que é membro do PSOL? O João Santiago anda com a camisa do partido todo o tempo, inclusive levando refeições para os estudantes invasores. E depois dizem que são "pessoas físicas" e não a entidade sindical (sic!)

Anônimo disse...

A Nota da ADUFPA é PATÉTICA! (para não dizer: rizível)

Unknown disse...

Por favor, pátético viria de "pathus", uma das quatro dimensões do conhecimento humano propostas por Platão?...rs

Anônimo disse...

Não é pathUs, mas pathOs. Sim, vem daí. O problema do pessoal da ADUFPA é da "pathos", "ethos" e "pleuris". Com forte "dose" para a última dimensão.

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

A politicagem é alta na Federal, pessoas que não tem nava haver com o movimento estudantil se metem num verdadeiro corporativismo!!!!
Amuito tempo que se deixou de se lutar pelas demandas dos alunos!!!!
Enquanto tiver envolvimento politico e pouca atuação de estudantes, se depender de mim vão morrer lutando sozinhos!!!!!!

Anônimo disse...

Sabem porque esses imbecis saíram da reitoria? porque não tiveram apoio da maioria dos estudantes da UFPA (fizeram campanha em salas de aula e não conseguiram nenhum donativo!)e porque se encagaçaram com a vinda da Federal. E depois ficam bradando que venceram! rs rs. Patético é ver um jornal, como o Diário, publicar uma versão ridícula de vitória desses vagabundos. Ora, por favor, me poupe. Façam uma cobertura jornalística mais profissional e séria. Dar a voz a esses meninos e reproduzir simplesmente o que eles dizem é ridículo. Toda a UFPA sabe que eles foram porreteados e desmoralizados nesse episódio (e serão em todos, toda vez que agirem assim). Isso pega mal para o jornal!

Um funcionário da UFPA

P.S. E ainda digo mais: estou há muitos anos na UFPA e posso dizer que essa ação dos estudantes do PSOL irá repercurtir negativamente para eles, para a ADUFPA e o SINTUFPA nas próximas eleições.