20.6.07

Luz Amarela

Não bastassem as imagens assustadoras do vazamento da Imerys Rio Capim Caulim, semana que passou, na região de Barcarena, duas notícias hoje parecem agravar o episódio.
Na primeira, pela manhã, o Portal ORM informou a ausência do presidente e do engenheiro ambiental da empresa na Delegacia de Meio Ambiente, onde seriam ouvidos.
A segunda, agora há pouco, mais grave: as primeiras informações que vazam do estudo do Instituto Evandro Chagas, que será entregue amamnhã, aponta uma alteração significativa no Ph do material coletado desde fevereiro na área.
O químico responsável pela pesquisa do IEC, uma das mais respeitadas instituições científicas brasileiras, afirma que "essas alterações não são apenas fruto do vazamento de caulim na área. Segundo ele, os rejeitos despejados nos últimos anos nas bacias e lençóis freáticos de Vila do Conde são também os grandes responsáveis pela distruição dos igarapés".

43 comentários:

Anônimo disse...

pior é a cara de pau da empresa no seu informe publicitário: já tá tudo limpo, tudo lindo, não há problema nenhum. será que eles acham que esse tipo de comunicação que contradiz a realidade, em plena crise, é producente?

Unknown disse...

Bem, essa pesquisa do IEC deita por terra o informe publicitário, se ele diz isso. Não o assiti.
A estratégia pode querer lançar alguma, digamos, turbidez, nos rios e igarapés da opinião pública...rs
Mas eu pergunto: em sua opinião, o que acha que eles devem dizer?

Anônimo disse...

não entendo muito de administração de crises, confesso. mas o bom senso me diz que certa dose de honestidade é necessária. e o senso comum me diz que as pessoas não gostam de se sentir enganadas, daí que tapar o sol com a peneira dificilmente vai dar algum resultado bom.

Unknown disse...

Bom senso, o seu. O meu diz a mesma coisa.Obrigado pelo retorno.

Anônimo disse...

ah: acho importante registrar a inédita, e para mim incompreensível, cobertura jornalística irretocável do jornal O Liberal sobre o assunto. se não fosse isso, talvez a Imerys pudesse colocar quantos informes mentirosos quisesse e poucos seriam capazes de perceber.

Anônimo disse...

Pra mim, o Ph da opinião pública já está devidamente alterado pela descarga de notícias distorcidas, patrocinadas pelO LIBERAL. Se a notícia saiu como teria que sair é porque alguma coisa não funcionou, mas será devidamente ajustada, não duvide!

Unknown disse...

Por favor - eu realmente não vi o "alvorecer" do caso, salvo as imagens numa tv de lanchonete, pois estava trabalhando em Bragança - qual foi a descarga de notícias distorcidas?
Obrigado.

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

A César o que é de César: a cobertura do jornal O Liberal foi correta, como deve ser o jornalismo em qualquer circunstância, especialmente num caso tão grave quanto esse. Não é porque errou outras vezes que vai errar, agora, pro resto da vida.
Quanto ao "informe publicitário" da empresa, nos jornais e nas emissoras de televisão, só serviu para melhorar o caixa dos veículos de comunicação. Para a empresa, acho eu, foi pior a emenda do que o soneto.
Tem hora que é melhor ficar calado. Ou melhor: pedir desculpas, punir os responsáveis e corrigir o erro.

Unknown disse...

E pagar a multa...rsrsrs.

Anônimo disse...

Oi Juca!

Tô debutando nessa tua praia deliciosa para fazer um comentário a respeito desse episódio, mais especificamente sobre a cobertura jornalística da TV. Ao solicitar entrevista a respeito do laudo sobre o vazamento de caulim, em Barcarena, a equipe do Jornal SBT PARÁ ouviu do assessor de imprensa do Instituto Evandro Chagas a curiosa resposta: “o pesquisador Marcelo Lima, responsável pelo laudo, não quer ser incomodado porque está se preparando para dar entrevista em uma outra emissora de televisão”. Nem por escrito, depois de muita insistência o pesquisador aceitou repassar qualquer informação, já publicada (com estranha exclusividade) no jornal do mesmo grupo de comunicação. É um típico caso de servidor público, tratando informação pública, de maneira privada.
Parabéns á cobertura do liberal, que saiu na frente e conseguiu o exclusivo. Pra nós, pobres mortais, sobra a informação no site do Evandro Chagas, 48 horas depois. Como sei que teu blog é mais bem frequentado do que os mais importantes gabinetes do Estado, creio que meu protesto contra essa violação ao direito democrático à informação terá mais eco.

Unknown disse...

Caramba! A praia ficou ensolarada com este debut...rsrs.
Querida, vamos à ribalta amanhã, e destrinchar o ocorrido.
Que coisa!
Fico "envaidecido" em saber que este blog é mais bem frequentado que "os mais importantes gabinetes deste estado"...rsrs
Mas admiro os comentaristas e eleitores do blog, agora mais solar, com sua presença.
Um beijo prá voce, pro Príncipe André e pros meninos.

Anônimo disse...

E o que diz a ciosa assessoria de imprensa da empresa sobre esse "incidente sem maiores consequências"?
A peça publicitária deveria ser alvo de ação na Justiça, por mentirosa e calhorda. A Imerys Rio Capim se inscreve, já há tempos, entre as mais nocivas do Estado.
Vale agora ver como foi o licenciamento ambiental, tão animadamente emitido pelas "autoridades" que hoje posam como "papas do ambientalismo na Amazônia".

Anônimo disse...

Diante de tal acontecimento acredito que qualquer orgão que tem o dominio de comunicação nas mão poderá escrever qualquer coisas que assim couber, digo isso por que há muitas divergências de informações. até por que eu visitei de perto os igarapés que suportamente estão mortos como tanto tem enfatizado os jornais, e ele paulatinamente voltam a sua coloração normal. Quando aparece alguma imagem é do dia do acontecido, se falou tanto em honestidade nesses comentarios porém percebo a falta destes em demasia quando o assunto é se fazer um discusão seria do que vem acontecendo na realidade. Percebo ainda falta de informação do que realmente é o Caulim, escutei até radialista falando Caulim como Caulí!

Anônimo disse...

Fico triste com tão grande sensacionalismo utilizado pela mídia afim de promover destruição da imagem de uma organização. Se o caulim fosse tão ruim, tão tóxico como vem sendo divulgado será que a empresa, seus colaboradores e a comunidade em geral haveriam sobrevivido a tamanha desgraça como vem pintando a mídia? Será que com mais de dez anos de mercado conseguiria manter em seu quadro colaboradores com mais de dez anos de serviços prestados?
O caulim nada mais é que uma argila extraída da natureza, que quando beneficiada é utilizada em produtos de consumo. Como exemplo podemos citar o creme de dental que utilizamos diariamente em nossas casas para nossa higiene pessoal. Vocês já ouviram falar que alguém morreu porque utilizou o creme dental que contém caulim???
O acidente aconteceu, é fato! Foi inevitável...
Que tal se a mídia em vez de detonar ajudasse a promover condições de melhorias para que a organização mantenha seus colaboradores e suas famílias que chegam a aproximadamente 1.200, e que dependem diretamente de seu emprego para sobreviverem neste mundo cão que nossos governantes nos oferecem...

Pensem nisto!

Anônimo disse...

Juca, temos que ver que naquela bacia hidrográfica não existe apenas a Imerys, várias empresas estão locadas naquela região isso sem contar com o porto de Vila do Conde que possui um dos maiores movimentos de navios e cargas da região. Alunorte, Albrás, navios e mais navios descarregando bauxita, alunima e um terminal de carga gigante naquele porto, talvez ai esteja a explicação para uma alteração tão absurda assim do Ph da água naquela região, mesmo assim quero esperar para ver o índice desse Ph, porque Ph de vinagre numa água de rio pra cima de mim que sou químico não cola não. Estou em Santarém e tenho acompanhado diariamente este drama pela internet e no nível técnico pode apostar, tem muita invenção de gente querendo se promover as custas desses acontecimentos.
Caramba, a bola da vez pra levar a culpa é apenas a Imerys? Pode até ser, mas entre crucificar a Imerys e não se contestar de uma coisa, quantas vezes o liberal não furou notícia até mesmo com algumas inverdades pra ganhar ibope? Afinal, depois da liberal ter feito a Cristiane Pelajo em rede nacional no dia do incidente dizer que a Imerys era da Vale!! Ô falta de informação hein! Alguma cabeça rolou aí na Liberal.

Anônimo disse...

Prezado Juca,

Diante das discussões apresentadas na nota “Luz Amarela”, encaminhamos alguns esclarecimentos sobre como procedemos:

1- Detectado o vazamento na bacia de rejeitos, a Imerys Rio Capim Caulim acionou os órgãos ambientais, a Defesa Civil e a imprensa de Belém e de Barcarena, incluindo as rádios comunitárias;

2- À medida que novos fatos surgiam, como por exemplo, o aumento na vazão da bacia ou a retirada das pessoas de suas casas, comunicados foram imediatamente enviados à imprensa;

3- Os jornalistas que procuraram a empresa foram atendidos por nossa equipe em todos os momentos. Com o aumento das especulações e do surgimento das mais variadas fontes e interlocutores, foi preciso utilizar o recurso da nota oficial em impressos, emissoras de rádios e de televisão.

Esclarecer os fatos à população foi um pedido dos empregados da Imerys RCC, cerca de 400 pessoas. O recurso da nota oficial também foi importante para reconduzir o assunto aos trilhos. Você imagina a quantidade de opiniões, informações e pareceres desencontrados divulgados nos últimos dias. Houve até quem associasse o contato com o caulim ao desenvolvimento de doenças gravíssimas, como o Mal de Alzheimer. Não é preciso dizer o pânico que essas declarações podem causar às pessoas. Se houvesse risco à saúde humana, esse fato jamais seria omitido pela empresa.

Aproveito para questionar o seguinte: o que ganharia a Imerys RCC ao divulgar informações facilmente contestáveis em laudos técnicos?

Para esclarecer a notícia sobre a morte dos igarapés Dendê e Curuperé, divulgada na quarta-feira (20),a Imerys RCC convidou a imprensa para acompanhar a coleta de água e o monitoramento de amostras em diversos pontos dos igarapés, nesta quinta-feira (21). Um teste rápido, fácil e que a opinião pública poderá acompanhar, caso os veículos confirmem seu interesse na pauta.

Essa viagem vai permitir que as emissoras capturem imagens recentes do Rio Pará e dos igarapés, registrando sua coloração, que, como mostramos na nota oficial, já está normalizada. Essa filmagem será muito importante, pois desde o dia do vazamento, na semana passada, as equipes não voltaram ao local.
Para terminar, quero dizer que a empresa reconhece a importância do episódio para a região e para sua própria história.
A Temple mantém quatro jornalistas dedicados a esse trabalho de bem informar e em respeito a eles e aos leitores do seu blog envio esses esclarecimentos.

Cleide Pinheiro
Temple Comunicação

Anônimo disse...

A Imerys Rio Capim Caulim afirma que, apesar de não ter tido acesso ao laudo elaborado por pesquisadores de Instituto Evandro Chagas, os níveis de pH da água descritos através da imprensa não condizem com as medições que vêm sendo feitas diariamente pela empresa, no sentido de acompanhar a evolução do meio ambiente. Ainda especificamente sobre os níveis de pH relatados via imprensa pelo IEC, a empresa esclarece que o nível de acidez descrito provocaria a total sedimentação das argilas em suspensão nas águas. Ou seja, os igarapés estariam completamente transparentes. Na paisagem in loco, a volta da coloração natural das águas barrentas da região Amazônica é visível.

A Imerys reitera que abriu suas portas para as autoridades competentes e para a imprensa desde o início do evento com objetivo claro de apoiar todos os interessados pela questão na busca por esclarecimentos e exatamente no sentido de não gerar desinformação. Esta é uma postura de seriedade da empresa, de seus administradores e de respeito pelo povo paraense, que se mantém em cada notícia divulgada pela empresa desde o incidente.

Imerys RCC

Anônimo disse...

Questões que os inúmeros(?!!) defensores da Imerys, a senhora Cleide e a própria empresa poderiam responder: por que, se o vazamento não tem nenhum efeito nocivo, foram retiradas as famílias da área? Só para perturbar o sossego das mesmas?
Por que um empreendimento das dimensões da Imerys causa constantes vazamento no rio? E os enganadores continuam jogando a culpa na imprensa - são os mesmos desonestos de sempre. Se não tivesse havido o vazamento, não haveria noticiário contra a Imerys Rio Capim.
Pelos defensores da empresa, os desastres vão continuar, e a culpa da imprensa também!

Anônimo disse...

O anônimo das 9:17 deve ser químico da alguma empresa poluidora, daqueles que acreditam religiosamente que o prejuízo de algumas poucas famílias miseráveis não pode impedir o "progresso" e o enriquecimento de pouquíssimos. Ele põe em dúvida os estudos do Instituto Evandro Chagas, ou seja, só valem os estudos feitos pelas empresas. E ele é o detentor da "informação correta", não?

Anônimo disse...

Prezado anônimo das 12:56,

1) O conteúdo que vazou da bacia e que chegou aos igarapés não representa nenhum risco à saúde da população, não é tóxico e nem está relacionado a doenças.

2) A empresa afirma que as quantidades de reagentes químicos que chegam às suas bacias são seguramente insignificantes e esclarece que não há nenhum risco à saúde da população. Muito pelo contrário, são elementos químicos largamente aplicados em serviços essenciais à população tais como no tratamento de água para consumo humano, bem como na fabricação de fraldas, cosméticos, conservação de alimentos enlatados ou embalados, bebidas entre outros.

3) A utilização de reagentes químicos na produção do caulim da Imerys tem uso controlado e em quantidades reduzidas, cujo manuseio obedece toda a legislação ambiental vigente e segue as práticas internacionais das indústrias produtoras de caulim do mundo.

4) As águas de Barcarena estão com a coloração normalizada, uma vez que a argila foi dispersada. Não há registro de mortandade de peixes nem danos à vegetação das margens dos rios.

5) A Imerys abriu suas portas para as autoridades competentes e para a imprensa desde o início do evento com objetivo claro de apoiar todos os interessados pela questão na busca por esclarecimentos e exatamente no sentido de não gerar desinformação. Esta é uma postura de seriedade da empresa, de seus administradores e de respeito pelo povo paraense, que se mantém em cada notícia divulgada pela empresa desde o incidente.

6) Qualquer informação relativa ao vazamento que colocasse em risco a saúde e a segurança da população seria imediatamente notificada pela empresa às autoridades.

A Imerys continua à disposição para mais esclarecimentos.

Imerys Rio Capim Caulim

Anônimo disse...

'distruição'? ainda bem que não é destruição dos igarapés.

Anônimo disse...

É um absurdo o que estão fazendo com essa empresa. A comunidade esta totalmente assustada com o que esta sendo noticiado. Eu mesmo fui em volta dos rios e igarapés e constatei que tudo está normal. Agora é muito fácil meter o pau e não ver com seus próprios olhos a realidade. Os veículos de comunicação publicam o que da IBOP, e o que da IBOP não é falar das coisas como elas realmente são e sim inventar e colocar desgraças na tv pra alarmar a população. Não sei quem está por trás disso, mas o que a empresa não pode deixar de fazer é processar esse bando de oportunistas.

Anônimo disse...

Você tem toda a razão!! Quem conhece a realidade da área sabe que a situação está normalizada, que a comunidade está indignada com as falsas notícias e que alguém está por trás disso tudo. A Liiberal, se tornou o meio de comunicação mais mentiroso e maquiavélico que existe. Não tem o conhecimento das causas reais, mas mesmo assim noticia esses absurdos.
Fico muito triste, pois as pessoas deveriam conhecer melhor esse produto, que é tirado da Natureza e que não faz mal a ninguém, e sim dá mais emprego ao povo paraense e dinheiro para o Estado.

Anônimo disse...

teve jornal que botou foto de peixe morto. aí fizeram foto do peixe dizendo que era mortandade de peixes. atrás, na mesma foto, o igarapé sem um único peixe morto boiando. que desastre é ese que só morre um peixe? qdo eu era moleque, brincava com caulim, com meus irmãos, a gente pasava na cara, no corpo todo, fazia guerra, um jogava no outro. é aquela argila branca. tou vendendo saúde até hoje, GRAÇAS A DEUS. eu nem sabia que o nome daquio era caulim, a gente chamava de barro branco. fala sério.

Anônimo disse...

faz-me rir essa brigada pró-imerys que surgiu aqui, na certa formada por assessores e diretores da própria empresa. os mesmos que foram se manifestar em frente à Sema para pedir que o governo não faça o que é certo: a planta tem sim que ficar paralisada até que se apure a fundo a questão.

Anônimo disse...

ô palhaço das 5:59, não sou diretor nem assessor, nem conheço ninguém lá. mas me responde, ô palhaço: cadê os peixes mortos, boiando nos igarapés? cadê as águas brancas? não estão na cor normal, de sempre? tu deve ser assessor ou diretor do "jornal" Liberal, querendo extorquir uma grana da Imerys...

Anônimo disse...

Brigada Pro-Imerys sim. Mas não formada por assessores e diretores da própria empresa, e sim por pessoas que ainda conseguem ter discernimento para enxergar o que é obvio... Que a imprensa quer é IBOP e quem mora próximo a empresa sabe que não é nada disso do que estão pintando. Eu tomo banho nas águas que supostamente estão contaminadas e nunca senti nada.
Que palhaçada é essa?!
Vamo acordar pra realidade meu povo!!!
A IMPRENSA NUNCA FARÁ POR NÓS O QUE A IMERYS FAZ.

A Imerys merece voltar a funcionar SIM.

Anônimo disse...

Brigada Pro-Imerys sim. Uma empresa do tipo da Imerys que é reconhecida mundialmente como a melhor nesse seguimento,não deve parar por causa de um problema que já foi solucionado, mas como a politicagem no Estado é feita de safados e corruptos, isso só irá acontecer quando molharem as mãos desses FDP. Fala sério!!! tem muita gente que gostaria de trabalhar nessa empresa, assim como tem muita gente com dor de cotovelo por ter saido dela.

O povo dessa localidade sabe o que a Imerys representa pra região.

Anônimo disse...

Brigada - Pró Imerys - É um grande desrespeito o que estão fazendo com a empresa, parece até que os órgãos publicos perderam a noção de avaliação e análises de laudos, parece até que estão brincando com uma coisa tão séria, será que ainda não perceberam que a empresa interditada, além de causar insatisfação, preocupação a muitos pais de família, também deixa de contribuir para o crescimento do estado e do município. A imprensa deveria ser a primeira a mostrar que o problema já está solucionado, ao invès de ficar mostrando fotos antigas e fazendo especulações a todo instante, mas enfim o que pode se esperar da imprensa é isto mesmo, só está interessada em dinheiro, mídia. E a empresa como fica nesta situação?
Todas as pessoas que conseguem ter clareza e consciência do que está acontecendo deveriam se unir em favor da liberação do interdito
da Imerys Rio Capim, para que a mesma volte a funcionar e seus empregados trabalharem!
Diga sim a IMERYS!

Anônimo disse...

Estou decepcionada com você, pois enviei uma mensagem a favor da BRIGADA PRÓ IMERYS e você não publicou, por que? Não falei nenhuma mentira, apenas externalizei meu sentimento em favor da empresa, o que está acontecendo?

Anônimo disse...

BRIGADA PRÓ IMERYS - Agora é a hora de ajudar uma empresa séria como a Imerys Rio Capim, não acreditem no que a imprensa e os órgãos estão divulgando, eles querem acabar com a empresa, mais não vão conseguir, pois ela é superior a todos que estão contra a mesma.
Sejam solidários, participem da defesa da empresa.

Anônimo disse...

Pelo visto a brigada Pró Imers é toda formada por funcionários da empresa, preocupados em ficar desempregados. O mais importante é manter a empresa em pé, mesmo à custa de muita desgraça para a famílias que tradcionalmente moram na região, que estavam lá muito antes da exploração da Imers. Só Cristo para dar jeito nisto.

Márcia Guedes

Unknown disse...

A "Brigada" não tem a mais remota possibilidade de ter seus comentários moderados positivamente se insistir em destratar quem pensa diferente, como Márcia Guedes.
Certo, "Brigada"?
Obrigado.

Anônimo disse...

Márcia,

Brigada Pró IMERYS, Pelo jeito você não conhece nada da nossa região e muito menos da empresa e das famílias que moram nas proximidades da empresa, até as mesmas estão pedindo para a empresa voltar a funcionar logo, por que será Márcia? Você deve fazer parte daquelas pessoas que torcem contra tudo e todos que dá certo, por isso, está torcendo contra a empresa.

A IMERYS não é uma empresa qualquer não, saiba que pessoas como você, o mundo está cheio, mas não será isto que fará com que a empresa tenha mais problemas
para resolver.

VÊ SE TE INFORMA ANTES DE ESCREVER BESTEIRAS E MENTIRAS SOBRE A EMPRESA.

Anônimo disse...

Juvencio, vc acha certo ler coisas absurdas dessa empresa e não dizer nada? Eu conheço muito bem a Imerys e as pessoas que lá trabalham e conheço quem está querendo detonar também, como essa pessoa que se passa por Mácia.
Se é pra defender a tal de Márcia é melhor vc deixar apenas as mensagens destrutivas e não as verdadeiras.
pensei que o seu Blog fosse para discutirmos a verdade, mas vejo que não.

Unknown disse...

O blog está de portas abertas, para entrar ou sair.
Lamentamos sua decepção.

Unknown disse...

Domain Name (Unknown)
IP Address 63.122.213.# (Imerys Pigments)
ISP UUNET Technologies
Location Continent : North America
Country : United States (Facts)
State : Georgia
City : Roswell
Lat/Long : 34.0266, -84.3152 (Map)

Language Portuguese (Brazil)
pt-br
Operating System Microsoft WinXP
Browser Internet Explorer 7.0
Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 7.0; Windows NT 5.1; .NET CLR 1.1.4322; .NET CLR 2.0.50727)
Javascript version 1.3
Monitor Resolution : 1024 x 768
Color Depth : 16 bits

Time of Visit Jun 25 2007 1:06:26 pm
Last Page View Jun 25 2007 1:14:38 pm
Visit Length 8 minutes 12 seconds
Page Views 1
Referring URL
Visit Entry Page http://www.quintaemenda.blogspot.com/
Visit Exit Page http://www.quintaemenda.blogspot.com/
Out Click 34 comments
http://www.blogger.c...9766592&isPopup=true
Time Zone UTC-4:00
Visitor's Time Jun 25 2007 12:06:26 pm
Visit Number 178,886

-------

Que coisa, hein? Putz...

Anônimo disse...

Juvêncio,

Que coisa hein, Putz, seu blog está internacional.

Não esqueça que somos da BRIGADA PRÓ IMERYS.

Unknown disse...

Pois não é?
Graças a voces..eheh.
Que bom que temos sabemos onde voce mora, Brigada....rs
Seguimos conversando, já que voce preferiu ficar por aqui.
E nos também.

Anônimo disse...

E daí se funcionários da Imerys estão defendendo a empresa? E daí se eles têm medo de ficar desempregados?
É claro que qualquer pessoa tem medo de ficar desempregada, ninguém quer que a empresa onde trabalha feche só porque um jornal quer pegar uma grana.
Nada disso interessa. O que interessa é: cadê os peixes mortos?
Eles deveriam estar boiando, não nadando para lá e para cá, na água cheia de caulim.
Qualquer desastre ecológico, ainda que pequeno, provocaria uma grande mortandade de peixes, que são extremamente sensíveis a qualquer alteração na água, porque eles (os peixes) "respiram" oxigênio que tiram da água. Então, deveria haver milhares de peixes mortos, boiando nos igarapés. Onde estão? Onde está a foto com os peixes mortos? Mostrem-me uma foto DE HOJE, com as águas brancas. Mostraem-me uma foto, DE QUALQUER DIA, com os peixes boiando.
Cadê?

Anônimo disse...

Temos várias empresas em Barcarena que até hoje poluem os rios com produtos de auto risco para a saúde da população e não fecharam um dia se quer. Fala sério!! O caulim não faz mal nem pra girino.
AINDA ESTOU ESPERANDO AS FOTOS DOS PEIXES MORTO!

Anônimo disse...

Estamos esperando as licenças, e cumprimento do autos.

Unknown disse...

Pessoal, estou esperando voces "lá em cima", nos posts atualizados sobre a situação.
Estão todos convidados.
Obrigado.