20.6.07

Quem Tem Medo de Pesquisas?

A divulgação de uma série de pesquisas de intenção de voto - em Nova Deli ( BMP/Democratas) aqui no Quinta, no blog do Hiroshi, em Marabá e Curionópolis( Veritate/cliente não declarado) e no Estado do Tapajós, em Santarém (Perspectiva/Estado do Tapajós) - tem balançado corações e mentes da audiência destes mídias e, como não poderia deixar de ser, provocado os mais variados tipos de comentários.
Da desqualificação dos institutos, dos clientes, dos candidatos, e dos próprios mídias, até alertas para a fragilidade das pesquisas distantes do evento eleitoral, tem rolado de um tudo.
Pesquisas, em qualquer momento, são armas de propaganda e instrumentos de aferição de uma realidade que, no limite, não existe mais sequer no momento de sua divulgação. O quadro pode ter "piorado" ou "melhorado", dependendo do ponto de vista. E nas últimas eleições tem se verificado a migração de expressivos contingentes eleitorais em espaços de tempo relativamente curtos.
Não há como negar que a sondagem realizada pelo Democratas após a mídia (regional e nacional) do partido - que trouxe a ex vice governadora Valéria Pires Franco de volta a telinha - ajudou a elevar seus índices de intenção de voto.
Não há como negar que o desgaste do PMDB e de suas lideranças, nacionais e regionais, tem contribuído para deprimir os índices de seus possíveis candidatos, ou, ao menos, dos nomes testados nas diferentes sondagens.
Não há como negar que os candidatos tucanos encontram sérias dificuldades para reafirmar seus discursos, ou que os petistas, pelas circunstâncias da coalizão estadual, ainda se mostrem tímidos na divulgação de suas pretensões políticas.
Não há como negar a péssima avaliação dos atuais prefeitos, seja de que partido for, parte pela baixa qualidade da safra, parte pela ausência de condições materiais ao exercício de uma boa gestão, parte pelo desmoronamento dos esquemas e cânones da comunicação institucional que sustentam essas administrações.
Mas há afirmações possíveis, já a partir dessas pesquisas, que pouco devem se alterar até o ano que vem.
Promesseiros, inexperientes, incompetentes notórios e corruptos terão muita dificuldade em subir nas intenções de voto. Mostrar a capacidade de fazer alianças e articulações com outras esferas de governo também é um ponto destacado. Ter a coragem de ousar na campanha, revelando foco, prioridades, factibilidade em suas propostas, terá muita ifluência em 2008.
A campanha de 2008 está só começando.
E a opinião pública, revelada, já incomoda.
Mas se ela não o fizer, quem o fará?

Boa noite.

31 comentários:

Anônimo disse...

Hey, Juva, e o Ed.?

Unknown disse...

Como assim o Ed?

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

Muito oportuno e correto o seu comentário, o que, para mim, não é nenhuma surpresa. Prova , mais uma vez, que você está em plena forma, apesar dos quilinhos a mais hehehe.É isso aí: quem foi rei sempre será majestade.

Jeso Carneiro disse...

Inteligente, instigante e ponderada análise a sua, Juva. Parabéns!

Unknown disse...

Caramba, dois velhos sumidos aqui do blog reaparecem...rs
Obrigado aos dois e dois abraços (em cada um)

Unknown disse...

ê, Da Silva, pára com esse negócio de rei e majestade...rsrs..me lembrou o Reizinho, aquele personagem tão barrigudo quanto eu...rsrs

Blog Talita Baena disse...

Gostei do "desmoronamento dos esquemas e cânones da comunicação institucional que sustentam essas administrações". Só acho que faltou à palavra esquemas, o adjetivo corruptos.
Pensa comigo: desmoronamento dos esquemas corruptos...

Hiroshi Bogéa disse...

"Opinião pública, revelada, já incomoda.Mas se ela não o fizer, quem o fará?"

Você vai pra caminha hoje impossível, hein mermão? rsrs

Boa noite!

Anônimo disse...

Juca: depois que o Mangabeira Unger (será parente da nossa Ana?) chamou o Lula de magnânimo, ofenda-se quando lhe aplicarem esse aposto!

Bruno Soeiro Vieira disse...

http://ex-direitoeesquerdo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Quer dizer então que a ex vice governadora Valéria Pires Franco só tem esses índices altos na pesquisa, empatada tecnicamente em primeiro lugar com o ex prefeito Edmilson Rodrigues, somente porque ela apareceu em umas vinhetas e um programa eleitoral, onde os melhores marqueteiros do Pará dizem que não tem a menor audiência ? Será que é só por isso ?
Se fosse assim, o ex governador Simão Jatene estaria nadando de braçadas na frente de todo mundo, pelo tanto de propaganda que fez até o último minuto do seu governo. Será que eleitor já esqueceu assim tão rápido?
O problema todo, é aceitar que uma vice governadora tenha feito um trabalho social que deixou marcas nos corações das pessoas.
O Quinta se esqueceu de publicar onde está o eleitorado da ex vice governadora, que é justamente nas classes C, D e E, e não só naqueles que assistem programas eleitorais.
Para desespero de muitos, diga-se de passagem.
Boa noite, também.

Unknown disse...

Talita, que bom revê-la por aqui, sempre acesa. Vou estudar sua sugestão...rs.
Abs

Unknown disse...

Hiro, meu mano, vou prá cama hoje acabado...eheh.
Longe da opinião pública...rsrs
Boa noite.

Unknown disse...

Se ele for parente dela , não me ofenderei. Por ela, velho fã que sou, com todo o respeito, é claro.

Unknown disse...

Direito e Esquerdo, o boêmio voltou novamente...rsrsrs.
Que ótima notícia!!!
Abs

Unknown disse...

Anonimo das 12:57: voce não leu direito este post, e nem os anteriores.
Eu disse que que a realização do campo logo após a mídia do partido ajudou no resultado.
E já disse, em post anterior, que os cruzamentos serão publicados e comentados.
Será o melhor da série.

José Brito disse...

Juvêncio,

entrei no mundo da blogesfera há pouco tempo, e como estudante de jornalismo percebi a importância de seus textos para essse meio e para a nossa geração. Gostaria que o sr. participasse do meu blog (http://cordeldobrito.blogspot.com), e se possível, deixasse comentários para tornar o meu espaço tão interessante quanto o seu.

Obrigado!

Anônimo disse...

Luluquefala dá um bom dia para a flor do dia:
Frescurinhas a parte, faço questão de registrar a sua imparcialidade nas análises da pesquisa BMP-DEMOCRATAS.
Como o que menos entendo na vida é de política, não me atrevo a fazer comentários sérios sobre a pesquisa, sob o risco de apanhar virtualmente aqui pelo Quinta.
Mas como adoro me meter onde não sou chamado, lá vou eu.
Vou começar pelo Ed, que está em primeiro lugar,chiquérrimo, morando lá em São Paulo, levando uma vidinha mais ou menos, só esperando a hora da convenção.Tomara que lá nesse seu dolce far niente, ele não tenha esquecido o nome de nossas ruas, como o Babá, que se mandou para o Rio de Janeiro. Tomara que ele tenha aprendido a construir viaduto para mais de um carro. É só ele ver uns por lá.Tomara também que ele aprenda que colocar meninos de rua para aprender malabarismo em circo, só aumenta a permanência deles na rua.Que tal, na próxima, essas crianças pudessem estar numa jornada ampliada da escola, fazendo esportes, informática e uma agenda cultural e principalmente um reforço escolar no contra turno.Porque pelo que me consta, o Cirque du Soleil não vai chegar nunca a Belém, e esses aprendizes do circo do Ed só tem um caminho, que é ficar fazendo malabarismo nos cruzamentos da nossa cidade, pedindo dinheiro. Isso é oportunidade de emprego ? (Tudo dica da minha patroa ).
Pode ser que com essa sua longa temporada fora de Belém, o sereno Ed volte mais preparado para governar por mais quatro anos nossa cidade.Mesmo que volte com aquele jeitão de paulista metido a besta.
Vamos ao segundo colocado, nossa ex vice governadora Valéria Pires Franco, a coqueluche do momento. Que rezem os concorrente para que ela não se transforme na queridinha da eleição, porque aí ninguém segura a mulher. Com um apelo social muito forte nos bairros de periferia, ela transita com seu jeito simples entrando de casa em casa.É festa garantida quando vai passando e deixando o seu charme para os marmanjos de plantão. Caladinha, ela vai tomando conta da cidade. Dizem as más línguas, que ela só faz uma coisa, que é se preparar para governar nossa Belém. Já tem até um grande grupo de trabalho preparando um plano de governo ousado e moderno. Eu disse moderno ? Que nada, moderníssimo !
E como ninguém é perfeito, seu único defeito é ser casada. Um mulherão daquele, competente, cheia de vida, linda e maravilhosa, bem que podia estar solteiríssima. Mas ninguém é perfeito mesmo, e votando nela, ainda vamos ter que levar o maridão para ser o primeiro damo. Tadinho do deputado.
Já pensou nas solenidades oficiais, na hora de chamar a futura prefeita? O locutor oficial anuncia a chegada da prefeita de Belém, acompanhada do primeiro damo, deputado Vic Pires. Vai ser um tal de kikikikikiki !
Vou fazer como o Juca. Volto pra falar dos outros possíveis candidatos. Um por um.
Bom dia flores do dia

Anônimo disse...

Ufa!!! Continuo anti-Grêmio.

Ps.; Tão muuuito empolgados. O Campeonato tá só começando.

Olha o que esse jornalista, "imparcial", da Folha escreveu:

"SÉRGIO RANGEL
da Folha de S.Paulo, no Rio

O Botafogo diz que tem a liberação do estádio Giulite Coutinho, para pegar o Corinthians, no sábado."

PEGAR o Corinthias?

Menos... menos...

Obinaaaaaaaa!

Anônimo disse...

Belo post, Juvêncio.
Metendo-me onde não sou chamado, pergunto: será que a ex-vice-governadora repetirá Roseana Sarney (o formato das candidaturas, inclusive, é muito parecido)? Ou o nosso amado Fogão, no Brasileirão 2006?
Perguntas a ser respondidas no futuro...

Anônimo disse...

Juvêncio:

Gostaria que você publicasse com a mesma ênfase e frequência - assim como faz com o prefeito Duciomar e com o deputado Jader Barbalho - os escândalos de corrupção que atingiram o ex-PFL (hoje DEM)principalmente na SESPA, comandada por Fernando Dourado, aliado de primeira linha de Valéria Pires Franco. As irregularidades abrangeram várias áreas, como licitações fraudulentas, compras de remédios feitas de forma ilegal e utilização de programas como o "Presença Viva" para fazer Caixa 2. Isso foi amplamente denunciado no DIÁRIO, com fartas provas documentais. Agora você me vem com a divulgação dessa estranha pesquisa do BMP-Democratas que coloca a Valéria como uma das principais candidatas à prefeitura. Achava que seu blog era isento e imparcial mas eu, assim como muitas outras pessoas, estamos mudando de idéia....

Unknown disse...

Podem mudar de idéia à vontade...antes, porém, estão convidados a mostrar uma denúncia de corrupção da SESPA, publicada no Diário, que não tenha sido linkada e comentada aqui no Quinta.
Quanto à pesquisa que vc acha estranha, fica a pergunta do post:
"Quem tem medo de Pesquisa?"
Vou responder: Jader e Duciomar se cagam de medo..rsrs

Anônimo disse...

Luluquefala,

Tomara também que, se eleita, a ex-governadora não nomeie para a SESMA certas pessoas que... nem precisa dizer, né?

Ou precisa?

Anônimo disse...

Juvêncio. Pelo que diz o Hiroshy a eleição de Marabá vai ficar entre os deputados Asdrúbal Bentes (PMDB) e João Salame (PPS). Acho que o jovem deputado seria uma boa para Marabá.

Anônimo disse...

Credo! Deus Salve Marabá, a pior raça é aquele tipo de jornalista ou simplesmente dono de jornal que sonho com o poder na mão e se torna política pra barganhar mais ainda.

Anônimo disse...

Uma incompetente...

Anônimo disse...

Adorei o comentário do Luluquefala. Dessa vez, insuperável. Já pensou o Lulu de primeiro-damo, como ele mesmo se descreve? Seria um arraso!
Agora, sem brincadeira, deputado, não vá se empolgando muito. Lembre-se, o sr. já levou peia uma vez. E, se o sr. não percebeu, é só aqui nesse blog que a Valéria tá bombando. Meio estranho, né?

Anônimo disse...

Cristiana Doares diz:

Considero que ter a Valeria como prefeira será apenas uma ilusão de ótica pois quem comandará mesmo será o Vic. Ai, cruz credo, será um Deus nos acuda...
O Vic é um homem que não tem firmeza nas palavras e nas opiniões...joga de acordo com seus interesses, como foi no famoso caso da Funtelpa.
Infelizmente, a Valéria deixa de ser uma boa opção a Prefeitura, por ser apenas um rostinho bonito brincando de política,,,seria até bem interessante a Belém se não fosse fantoche dos outros...

Anônimo disse...

Ignorando a "pesquisa" feita pelo mesmo instituto que dizia que Almir ganharia de lavada a última eleição, Santarém segue em frente. Na véspera do aniversário da cidade, a população da Grande Área do Santarenzinho recebeu da Prefeitura de Santarém um grande presente. Às 08 horas da manhã foi entregue, em solenidade especial, o Centro de Saúde 24 horas do Santarenzinho.
De acordo com o médico Emmanuel Silva, Secretário Municipal de Saúde, a partir da inauguração, o CS Santarenzinho terá pronto atendimento 24 horas. Durante o dia, dois médicos farão atendimento à população (um pela manhã e outro à tarde), e à noite, uma equipe formada por enfermeiros e auxiliares de enfermagem estarão atendendo os casos daquela grande área, fazendo uma triagem dos casos que necessitarem de encaminhamento ao Pronto Socorro do Hospital Municipal de Santarém.
Emmanuel Silva garante que o mesmo atendimento vai acontecer nos finais de semana.
A inauguração do Centro de Saúde 24 horas do Santarenzinho vai diminuir a demanda proveniente dos bairros que formam aquela Grande Área no Hospital Municipal. “Muitos dos atendimentos não são de emergência e podem ser realizados em nossas Unidades de Saúde. A partir da inauguração do CS 24h do Santarenzinho, o usuário que estiver, por exemplo, com uma dor de cabeça intensa, uma crise alérgica, uma diarréia ou outro problema de saúde, poderá ser atendido nessa unidade. Com isso irá diminuir a demanda desses casos”, disse o médico.
Para funcionar 24h, o Centro de Saúde do Santarenzinho foi ampliado e reformado. Mais um compromisso de campanha, resgatado pela prefeita Maria do Carmo. “É um avanço muito grande. A população terá um profissional à sua disposição 24 horas. Isso é um marco no atendimento público na área de saúde em Santarém”, finalizou o Secretário Municipal de Saúde.
Duas outras comunidades localizadas no planalto santareno receberam da prefeita Maria do Carmo Martins, duas escolas equipadas e ampliadas. A Prefeita entregou as obras acompanhada pelo Vice-Prefeito Delano Riker, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, José Maria Tapajós, secretários de governo, vereadores e outras autoridades.
Há 26 anos residindo na comunidade de Vista Alegre do Moju, dona Maria Mota, presidente da comunidade, assegurou que a Prefeitura de Santarém está tirando do abandono centenas de pessoas: "Já fomos desprezados e sofríamos ao ver nossas crianças estudando embaixo de sol e chuva. Hoje nossa realidade mudou. Este governo tem demonstrado respeito conosco. Os investimentos têm vindo em muitas áreas, mas, sobretudo, em saúde e educação. Em Outubro do ano passado, recebemos nosso posto de saúde revitalizado; agora, nossa escola ampliada. Estamos felizes e gratos a esta mulher que se importa com quem era excluído", disse.
A Gestora Municipal reafirmou seu compromisso em governar voltada para a justiça social. "Buscamos uma educação com igualdade social. Esta comunidade estava fadada ao isolamento. Estamos mudando essa perspectiva. Vamos continuar trabalhando para fazer muito mais. Em nosso governo, as pessoas podem influenciar seu próprio destino e conquistar cidadania. Quero fazer da educação um degrau para essa conquista", disse a Prefeita.
Em Igarapé do Onça, alunos da escola São Raimundo recepcionaram a comitiva da Prefeita com danças.
Em nome da comunidade, o morador Antônio Isaías disse que a Prefeita demonstra empenho para o bem-estar das pessoas. "Isso é sinal de humanidade. Sempre vamos apoiá-la em tudo o que for preciso", completou.
Maria da Conceição, diretora da escola, afirmou que a transparência desse governo é uma prática comum. "Sabemos de sua responsabilidade no gerenciamento dos recursos que lhe são disponibilizados. Este prédio pra nós tem valor incalculável, pois ele nos proporcionará condições de repassar conhecimentos a muitas crianças que precisam e que agora não precisam deixar suas famílias pra irem estudar no centro de Santarém", finalizou.
Ao final das entregas, a Prefeita deixou nas escolas kits pedagógico e esportivo.
E o mundo segue em frente. Só para deitar uma pá de cal nesse lero de "pesquisa eleitoral" feita um ano e meio antes das eleições: Edmilson nem apareceia nas pesquisas um ano antes de 1996; Ana Júlia perdia para Almir de lavada um ano antes do pleito; Jader, em 1982, perdia para Passarinho com larga margem e este ganhava de Almir em 1994 com o triplo das intenções de voto do tucano. Portanto, esqueçam essa palhaçada. Isso não passa de propaganda eleitoral descarada.

Júlio Costa, santareno honesto.

Anônimo disse...

Candidatos que prestem parece que não existem!

Somente aqueles que desejam o poder pelo poder!

Os Pires Franco só querem o poder!

Somente isso, em nada se diferem dos outros!!!!!

Anônimo disse...

Valéria Franco prefeita,Fernando Dourado Secretário de saúde,Rômulo Maiorana presidente da Fumbel.Não é muito dificil imaginar do que esse trio será capaz de fazer pra acabar de vez com a nossa sofrida belém.