16.6.07

72% Não Querem a Reeleição de Maria

No Estado do Tapajós, edição de hoje, que já corre nas ruas de Santarém. A matéria é do repórter Paulo Leandro Leal.

A grande maioria da população do município de Santarém (72,2%) diz não à reeleição da prefeita Maria do Carmo Martins Lima (PT). Este é o resultado da primeira pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva, encomendado pelo jornal O Estado do Tapajós.
A pesquisa, realizada entre os dias 5 e 7 de junho, entrevistou 400 moradores de todos os bairros da cidade e também da zona rural, com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.
Perguntada se a prefeita Maria do Carmo deve ser reeleita, apenas 13,7% dos entrevistados responderam que sim, contra 72,2% que disseram não. 6,7% se disseram indiferentes e 7,4% não souberam responder à pergunta.
Se a eleição para a prefeitura de Santarém fosse hoje, a prefeita Maria do Carmo perderia a disputa qualquer que fosse o cenário de candidaturas. É o que revela a pesquisa Perspectiva/O Estado do Tapajós. Tanto na pesquisa espontânea - aquela em que o eleitor responde em quem votaria sem que lhe seja apresentados nomes - quanto na estimulada - na qual é apresentada uma lista de candidatos - Maria perde feio. O candidato com melhores chances é o ex-prefeito e agora deputado federal Lira Maia, principal adversário político de Maria do Carmo.
No primeiro cenário estimulado pelo Instituto Perspectiva o deputado Lira Maia não aparece como candidato. O deputado estadual Alexandre Von venceria as eleições com 38,5% dos votos. Em segundo aparece o também deputado estadual Antonio Rocha, com 15,7% das intenções de voto. Só depois surge a prefeita Maria do Carmo, com apenas 14,7% das intenções de voto. Ainda nesta simulação aparece o médico Erick jenings, com 4,7%, o advogado Helenilson Pontes, com 2,3% e o vice-prefeito Delano Riker, com 0,7% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 8,7% e não souberam responder 14,7% dos entrevistados.
A segunda simulação de cenário traz como candidato o deputado Lira Maia, disputando diretamente com a prefeita Maria do Carmo e sem o deputado Antonio Rocha no páreo. Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje o ex-prefeito teria 59,2% das intenções de voto, vencendo com folga a prefeita Maria do Carmo, que teria 15,4% dos votos. O advogado Helenilson Pontes teria 6,0% das intenções de voto e o vice-prefeito Delano Riker 2,0%. Outros 4,6% disseram que votariam em branco ou nulo e 12,7% não souberam ou não quiseram responder.


---------

O blog tem informações que o grupo dos Martins, Everaldinho Beiçola à frente, também teria uma pesquisa nas mãos. Poderiam cuidar de informá-la aos eleitores santarenos. O Quinta Emenda publicaria com todo prazer.

13 comentários:

Anônimo disse...

Lá em Santarém a situação está mais do que consolidada.
Lá, como cá, a reeleição dos prefeitos é humanamente impossível de acontecer. Isso é fato.
Agora, falta mostrar um confronto entre o deputado federal Lira Maia e o deputado Alexandre Von, seu ex vice.
Dessa dupla, sairá o próximo prefeito de Santarém.
Só existe um pequeno problema no caminho do deputado federal Lira Maia. Ele terá que convencer o seu presidente,deputado Vic Pires a deixá-lo livre para concorrer, mesmo com a possibilidade do seu suplente não ser do DEM, e ainda por cima ser o ex deputado Raimundo Santos, o das ambulâncias.
Como os mais chegados dizem que a harmonia entre os dois é total, já é menos um obstáculo para Lira Maia.
Do jeito que coisa está, hoje em todas as pesquisas, o DEM ficará com duas grandes prefeituras nas próximas eleições, Santarém e Belém.
Talvez seja por isso o tratamento vip dedicado ao deputado Vic Pires, pela governadora Ana Júlia. As conversas são mais do que constantes, e a análise da última pesquisa do DEM, foi feita a três...
Pra bom entendedor, isso já basta.

Anônimo disse...

É muito estranho você só publicar os números de Santarém.
Será que na pesquisa de Belém, a candidata do Democratas está lá no fim da fila?
Nós teremos acesso aos números de todos os candidatos ?

Anônimo disse...

Juca, o Dornélio que me perdoe, mas 400 entrevistas jamais resulta em erro de 2,5%. A não ser que se conheça a população por inteiro, hábitos e alhures políticos, informações capazes de pinçar com alto grau de certez 400 pessoas representativas da opinião de uma cidade, ou mocoronga, como queiram. Dimensionar a margem de erro é teorico, pois este está implicito nas informações (sempre defasadas)que usamos nos dimensionamento das amostras, na forma de abordagem (entonação, enfase, etc) do entrevistador, e da vontade de ser verdadeiro do entrevistado. São fatores objetivos e subjetivos, difíceis de mensuração. Em razão disso, a Universidade de Chicago (provavelmente o maior centro de desenvolvimento do conhecimento estatístico), desenvolveu uma tabela de dimensionamento do erro teórico, com base em vários experimentos. Há tabelas para diversos tipos de pesquisa, da menos elementar a de alto riso, onde o experimento tem relevância vital para a sociedade. No que concerne a pesquisa de opinião, 400 entrevistas resulta em margem de erro teórico de ± 5,00%. Logo, precisar ±2,5% é certamente uma falácia técnica, ou marketing para carimbar a veracidade da informação. Dornélio, desculpe a precisão na falta da ética, mas do outro lado da linha (população), requer a responsabilidade de informamos com precisão nossos erros.
Renato Condurú Jr.

Anônimo disse...

Acho que VC anônimo das 9:54 esta equivocado preste bem atenção na pesquisas.
O Jader e a Ana Julia são os que quem indicar teram maioria dos votos e ainda apoiado pelo forte Lula ai mesmo que o DEM so ganha em Santarem pois em Belem vai ser Labada nela.
Ai ia me esquecerndo antes que a eleição realmente começe no ano que vem a Valeria será implodida pois tem telhado de vidro.

Anônimo disse...

hum !! não sei não Juvêncio mas queiras ou não o fator Jader na região pesa muito e vamos vêr se prevalecerá o oportunismo "páraquedista" de Vic, que não tem nenhuma identidade com o Tapajós ,ou a astúcia da velha rapôsa que tem verdadeiros cultos n'quela região e uma relação no passado recente com o sucesso do nosso atuante ex-prefeito e sua máquina de votos.De qualquer maneira, está muito cêdo e o verão Amazônico responsável pelo brilho e os votos de muita candidatos ainda nem começou.

Unknown disse...

Tapajoara, "nem quero nem não quero" duvidar do peso político do Sobrancelhudo - o quarto parlamentar brasileiro mais enrolado no STF - aí na Pérola, ou mesmo em Nova Déli.
Disse, logo após as eleições do ano passado, que Plutão deveria se candidatar a prefeitura de Santarém tal o prestígio do sombrio partido aí na cidade.
Ao que saiba Vic nunca teve identidade com essa região, mas pode vir a ter, se os peemedebistas continuarem falando em seu nome por aí...rs.

Anônimo disse...

Senhor Renato Conduru Jr.

Não lhe conheço pessoalmente, por isso não posso lher dar conselhos 'éticos'.
Quanto à pesquisa publicada por O Estado do Tapajós, este jornal é cliente de Dornélio Silva há vários anos, pois o mesmo é profissional que atua nessa cidade há mais de 15 anos.
Não vejo o porquê de você tentar desacretidar essa pesquisa, pois para seu conhecimento, o Perspectiva fez para O Estado do Tapajós diversas pesquisas, no ano passado, com o mesmo número de questionário e margem de erro dessa atual pesquisa, e os resultados foram acertados.
Para clarear um pouco sua memória seletiva, pesquisa do Perspectiva, em 28 de setembro de 2006 - portando a menos de uma semana das eleições-, apurou a preferência do eleitorado santareno para a Câmara Federal. O resultado, publicado no no jornal no dia 30 de setembro, apontava Lira Maia com 48% dos votos do eleitorado santareno. Abertas e apuradas as urnas no município, de acordo com o boletim do TRE, Lira Maia obteve 48,02% dos votos. Melhor precisão que isso, impossível.
Por isso, sua crítica parece despeito e não será levada em conta pelo jornal O Estado do Tapajós. Porque, mesmo que a margem de erro fosse de 5%, o resultado dessa pesquisa não sofreria alteração diante do escore dilatado em todos os cenários testados.

Miguel Nogueira de Oliveira
Diretor de O Estado do Tapajós

Anônimo disse...

Miguel, Miguel, o costume de usar cachimbo tá deixando a boca torta. O Renato questionou, pelo que lemos, o número diminuto da amostragem, e na sua resposta você não contestou esse fato.
Outra coisa, lá em cima, no primeiro comentário, o anônimo das 9:54, tá com toda pinta de ser o Vic disfarçado, dando seguimento à sanha de manter o seu nome e de sua amásia em voga. Pobre Pará.

Anônimo disse...

Pela resposta do Diretor de O Estado do Tapajós, o comentário do Renato Conduru foi bem na ferida. Mas o ilustríssimo diretor poderia ler direito o comentário e veria que o que houve foi apenas um reparo quanto à margem de erro e ficaria calado, sem arranhar a "ética".

Anônimo disse...

Resposta para o ilustríssimo anônimo das 7:13
Não confunda alhos com bugalhos, por favor. Fiz apenas uma análise do que acho e vejo pelos corredores políticos. Mais nada.
Me corrija, sem problemas, se minha análise estiver incorreta ou fora da realidade.
Só não fique questionando os comentários, pela rejeição que você tem a quem não tem nada a ver com eles.
Muito obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Juvêncio!!!!!
Sei já o que vai me responder...que são os números da pesquisa, a única...é oficial...etc, etc...
Mas (entre nós) não acha que esses números estão pra lá do ridículo?
Que se listar todas as pesquisa encomendadas por esse jornal nenhuma, digo nenhuma se aproximou com a realidade?
Ainda não sacou que essa turma está mais para astrologia que para a política?

abs

Tiberio Alloggio

Unknown disse...

Fala, italiano, tudo bem?
...rs...claro que sabes o que vou dizer.Já disse mais em cima: as páginas do blog estão abertas a uma pesquisa que conteste a Perspectiva/Estado do Tapajós.
Com o maior prazer.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Caro Juvêncio
Só para lembrar a fraude das pesquisas eleitorais publicadas por este jornal. Em 2004, às vésperas da eleição, ele publicou que Alexandre Von ganhava da Maria. Balela! Enganação! Bem ao estilo de seu testa-dono. Por que ele não fala desta pesquisa?

Barão do Arapiuns