Experiente em adminstração pública, o comentarista Elias Tavares - gente finíssima - disserta sobre as contas dos dois últimos quadrimestres da gestão tucana em 2006, a derradeira prestação, em julgamento na próxima segunda,4, no TCE.
1. Todos os compromissos assumidos nos 2 últimos quadrimestres de 2006, e não pagos naquele exercício, têm que estar inscritos em Restos a Pagar.
2 - No encerramento de 2006, a disponibilidade financeira líquida teria que ser suficiente para cobrir os Restos a Pagar.
3 - Se existem compromissos assumidos nos dois últimos quadrimestres de 2006, que não tenham sido pagos naquele exercício nem inscritos em Restos a Pagar, a situação já se complica.
4 - Se, a par da situação descrita no item "3", a disponibilidade financeira líquida apurada no Balanço Patrimonial de 2006, MENOS os Restos a Pagar inscritos, for MENOR que as despesas não pagas e não inscritas em Restos a Pagar, estará configurada a violação do artigo 42 da LRF e do artigo 359-C do CPB.
Isoladamente, a ocorrência citada no item "3" pode, com certa condescendência, ser considerada falha técnica. A gestão terá deixado de fazer a inscrição em RP, porém deixando dinheiro suficiente ao pagamento. Menos mal.
Se combinada com a situação exposta no item "4", torna-se ato de improbidade. É que, nesse caso, as dívidas não inscritas em RP estarão sem cobertura financeira.
Estou curioso para saber no que essa história vai dar, pois é certo que a gestão anterior deixou muitas dívidas não inscritas em Restos a Pagar e sem cobertura financeira.
4 comentários:
Elias Tavares, se a memória não me falha, participou da Administração do Prefeito Edmilson Rodrigues. O que ele tem a dizer sobre as contas das diversas secretarias do período Edmilson?
Caro Anônimo das 4:40
Participei, sim, da Administração do Prefeito Edmilson Rodrigues. Fui diretor geral do Gabinete do Prefeito.
Nada tenho a dizer sobre as contas das diversas secretarias daquele governo, que desabone o ex-Prefeito.
Tinha a dizer sobre as contas do Governador Jatene. E, o que tinha a dizer, disse e assinei.
Se você sabe de alguma irregularidade nas prestações de contas do ex-Prefeito Edmilson, cabe-lhe fazer o mesmo.
Quem sabe e nada fala, torna-se cúmplice. Quem cala...
Elias Tavares
Obrigado, Elias.
Voce é um homem honrado.
Já alguns anônimos, como tenho dito, ladram. Nada mais.
Um abraço
Meu caro amigo Juca,
Situação difícil é a dos funcionários do Espaço São José Liberto, que desde de Janeiro estão passando por um situação humilhante, foram mandados embora, não pagaram suas indenizações, e para completar os que ficaram , o salários foram reduzidos pela metade, e está atrasado, ou seja, pior na administração tucana e com os petistas fico ainda pior...
O que fazer?
Postar um comentário