21.6.07

(Des)controle de Vôo

Enquanto o poster conversava com uma fonte de Brasília, o blog do Noblat começava a veicular as primeiras notícias dando conta da gravidade da crise aérea, que aumentou muito nas últimas 24 horas.
Mais de 30% dos vôos estão atrasados e até o final do dia a previsão é de aumento nos atrasos. Houve puliça e escaramuças no aeroporto de Brasília pela manhã.
O Palácio do Planalto estuda a concessão imediata de um abono aos controladores, que distensionaria o ambiente e as relações entre a categoria e o comando do Cindacta, a beira do limite.
Mas o abono pode ter graves repercussões nas forças armadas.

16 comentários:

Anônimo disse...

O Lulinha Paz e Amor bem que podia dar aos Controladores de Vôo a mesma porcentagem de aumento que deu aos seus correligionários petistas que possuem DAS. Cá entre nós, estes não tem um terço da pressão que sofrem aqueles.

Unknown disse...

É verdade Coutinho. Mas os DAS não tem a milésima parte do poder de fogo imediato e generalizado dos controladores.
A situação aravou-se, e muito, nas últimas 24 horas. A corda está esticadíssima.
Os controladores ganham, em média, R$ 1.300 paus.

Anônimo disse...

Faz sentido grande Juca....

Anônimo disse...

Um garçon em alguns lugares dos Estados Unidos, trabalhando "part-time" (o nosso meio expediente), ganha entre salário e gorjetas algo em torno de U$ 600 por semana, cuidando em média de um número menor do que caberia dentro de um avião lotado de passageiros completamente alienados do risco que correm nos céus do Brasil.Definitivamente a coisa está indo para o espaço,Juca.

Anônimo disse...

Que país é esse onde controladores de vôo são presos como criminosos, enquanto políticos corruptos, como o Ilmo. Sr. Presidente do Senado Federal, continuam usufruindo de toda mordomia do mundo? Lamentável caros senhores...

Anônimo disse...

Há nove meses que esse assunto está engrossando...e nada de providências nem de solução.
Típico de um governinho faz-de-conta, como nunca se víu nesse país, como diría o molusco.
(lembra quando ele disse que queria a solução deninitiva com dia e hora certa? devem estar reunidos até agora - petista adora reunião -
para escolher a data...)

Anônimo disse...

Quando o povo que viaja tiver alcançado um gráu maior de indignação ( o do brasileiro, em geral, é muuuuito baixo)aí vão tocar fogo em um ou dois aviões.
E o Lula vai dizer que foi a "Zelite"...

Blog Talita Baena disse...

R$ 1.300. É muito para quem declara em revista masculina que "nem tem experiência na função que colocaram e ainda diz que está fazendo número, como disse o tal do sargento Carlos Trifilio.

Fala sério! Tudo isso me parece uma grande palhaça de ambas as partes.

Anônimo disse...

Brasil Pais de todos e tudo aqui acontece ate as coisas impossiveis.

Anônimo disse...

alguem ja se perguntou como anda a questao do controle aéreo em outros países? Será que a tal crise é um fenomeno restrito ao Brasil? Alguém já se deu ao trabalho de dar uma olhada no número de passageiros transportados aqui e no exterior e as projecoes de crescimento deste número? Alguém tem idéia do tamanho do investimento necessário, aqui e no exterior, pra dar conta do aumento da demanda? Estas e outras perguntas bem que poderiam ser respondidas pela nossa midia antes de ser falar (e escrever) tanta besteira.

Anônimo disse...

Enquato isso as nossas rodoviárias estão um LIXO, pra não falar dos assaltos costumeiros nas estradas do sul do Pará, e ninguém se lembra. Incomoda a quem? ao assaltado que se não tiver um troquinho no bolso leva umas bolachas e outras umilhações e ao assaltante que pode não faturar o suficiente para pagar as melas. Eta classe média das boas!!!!!
ZEP

Anônimo disse...

Grande defensor do "status quo" o anônimo das 6:14 PM, ele quer mostrar que em Burkina-Fasso os passageiros sofrem mais que no Brasil e que mostrar o cáos em todos os aeroportos brasileiros é besteira. Ele quer provar que os investimentos necessários para resolver a situação começaram a ser necessários só a partir de agora, que não há irresponsabilidade com o trato do dinheiro público há décadas, que o aumento da demanda passou a existir depois do milagre econômico do governo Lula, que transformou todos os brasileiros em milionários que passam o tempo indo pra lá e pra cá de avião. E como sói acontecer com os corruptos, ele joga a culpa na imprensa. Será que essa gente não consegue encontrar outra desculpa furada?

Anônimo disse...

Caro anonimo das 1:18, certamente nao sou defensor do status quo e nem quero provar que os usuários do aeroporto de Ouagadougou, em Burkina, sao melhores atendidos que os usuários de val-de-cans. O que quero deixar claro aqui é que explicacoes simplórias como as oferecidas pela mídia e a busca de um culpado - o Presidente - nao vao resolver o problema.

Anônimo disse...

Gostaria que alguém me informasse o que ele(O governo) faz com o dinheiro descontado da taxa de embarque, pois era para ser utilizado no controle de trafego.
Todos pagam a taxa à vista e o governo repassa à prazo, aliás nem sei se repassa.

Anônimo disse...

Ah!, anônimo das 5:10, claro que o presidente não tem nenhuma culpa. Afinal, ele não sabia de nada, não é mesmo? Pois não é que ele não vive no mesmo país que os restantes dos brasileiros, ele vive no mundo da fantasia, onde nunca ninguém foi tão feliz?

Anônimo disse...

24/06/2007 10:55

A imprensa e os controladores de vôo

De uma maneira geral a imprensa continua simpática com os controladores de vôo. Fala deles e das suas operações-padrão como se fosse a coisa mais natural do mundo, mas, agora, reconhece nas entrelinhas que o problema principal é o movimento dos controladores que quando querem param os aeroportos do país e jogam a culpa no governo.

A imprensa não apenas apoiou, como também criou o termo "caos aéreo” e passou a colocar toda culpa no governo. Sem prejuízo das responsabilidades do governo, é preciso ressaltar o crescimento do tráfego aéreo, o desaparecimento da Varig, depois do da Transbrasil e da Vasp, os problemas técnicos e climáticos normais e que acontecem em todo mundo.

Tudo isso foi colocado na mesma versão de incompetência e de falta de decisão do governo. Toda a expansão do sistema Infraero nos últimos quatro anos, a reforma e a ampliação de praticamente todos os aeroportos, novas pistas em vários aeroportos, recuperação dos aeroportos de Confins e Galeão, que estavam às moscas,nada disso interessava.

Na ânsia de fazer oposição, os comentaristas de TV e articulistas de jornais passaram a criar um clima no país propício à idéia do "caos aéreo”. Nem os dados e as estatísticas serviram para provar o contrário. O Brasil e sua aviação civil, em matéria de acidentes e eficiência, está bem situado no ranking internacional, com baixo número de acidentes, um dos menores do mundo, e excelente sistema de controle do espaço aéreo.

Está provado que o acidente da Gol foi responsabilidade dos pilotos do Legacy e dos controladores e não do sistema de controle aéreo. Logo era preciso apontar a falta de investimento, as condições de trabalho e os salários dos controladores, sua situação funcional militar, os problemas na empresas e na venda de passagens em excesso, mas sem deixar de condenar o movimento dos controladores de parar o sistema ao menor problema técnico e de colocar todo país refém de suas reivindicações, que podem ser justas, mas que devem ser atendidas na mesa de negociação, sem o recurso ilegal e inaceitável de greve ou operação- padrão.

Incrível como o tempo muda. Por muito menos do que isso, no primeiro governo FHC, os petroleiros foram massacrados pela mídia e depois pelo governo e mesmo pela Justiça. Sua Federação, a FUP, e seus sindicatos quase foram destruídos. Mas agora, como o governo é do Lula e do PT, nada. Pelo contrário, conivência, silêncio, quando não apoio total.

Deu no que deu. Espero que o governo aprenda a lição. E a sociedade também.
enviada por Zé Dirceu