3.6.07

Irremediávelmente Partido

Nota do Seventy na edição de ontem aponta a partidarização nos centros científicos da UFPA, por petistas, tucanos e peemedebistas, embora trate com naturalidade e muita intimidade a partidarização nos centros acadêmicos e nos sindicatos de servidores e docentes.
Até aí nada de nôvo. Espaços universitários sempre foram objeto de disputas politico partidárias, algo diferentes, entretanto, do que rola fora das academias, o que impediu, decerto, a visão de O Liberal, que sempre fez política com os olhos no caixa.
A nota encerra tirando os dois pés do chão:

Se sobreviver à partidarização, a UFPA decide se os centros viram fundações, institutos ou núcleos

Nada tem a ver a partidarização com a decisão sobre a forma institucional dos antigos centros.
O Liberal é que não resistiu a partidarização. Partiu--se com ela.
E a UFPA vai fazer 50 anos no dia 3 de julho.
Cada vez mais saudável, apesar dos cadáveres que ainda volitam por lá, que não assustam ninguém.
Tal e qual O Liberal.

-------------

Atualizada ás 16:20

O drive do reitor chega no mesmo dia.

Apenas para esclarecimento público.
A transformação de Centros em Institutos e o fim dos Departamentos é resultado de um processo deflagrado há três anos com a reforma do Estatuto e do Regimento Geral da UFPA, votado no Conselho Universitário (e não nas assembléias populistas, essas, sim, partidarizadas), em atenção a uma aspiração da comunidade acadêmica há mais de vinte anos, exatamente na direção oposta do que foi relatado pela reportagem de O Liberal.
É exatamente o esforço de superação das históricas manipulações e atrelamentos partidários o que está sucedendo, hoje, dentro da UFPA. Ao que parece, mais uma vez o Jornal está mal informado, não faz levantamento criterioso de suas notícias e, o que é pior, continua confundindo a opinião pública.
Mal para a sociedade que, ao invés de ser bem informada, é traída pela notícia sem fundamento e sem propósito.
Agradeço a manifestação desse Blog e a sua correta percepção dos acontecimentos.
Por uma imprensa mais correta e replublicana,
Alex Fiúza de Mello
Reitor da UFPA

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,

Apenas para esclarecimento público. A transformação de Centros em Institutos e o fim dos Departamentos é resultado de um processo deflagrado há três anos com a reforma do Estatuto e do Regimento Geral da UFPA, votado no Conselho Universitário (e não nas assembléias populistas, essas, sim, partidarizadas), em atenção a uma aspiração da comunidade acadêmica há mais de vinte anos, exatamente na direção oposta do que foi relatado pela reportagem de O Liberal. É exatamente o esforço de superação das históricas manipulações e atrelamentos partidários o que está sucedendo, hoje, dentro da UFPA. Ao que parece, mais uma vez o Jornal está mal informado, não faz levantamento criterioso de suas notícias e, o que é pior, continua confundindo a opinião pública. Mal para a sociedade que, ao invés de ser bem informada, é traída pela notícia sem fundamento e sem propósito.
Agradeço a manifestação desse Blog e a sua correta percepção dos acontecimentos.
Por uma imprensa mais correta e replublicana,
Alex Fiúza de Mello
Reitor da UFPA