3.6.07

Prá Inglês Ver

Em artigo no Diário do Pará, edição de ontem, o chefe da Casa Civil Charles Alcântara anuncia a vinda do Forum Social para Nova Déli em 2009.
Foi o suficiente para um leitor tucano do blog creditar ao ex secretário de Cultura Paulo Chaves e seu governador Jatene - pela construção do Hangar - parte do mérito da empreitada.
Mas se nem na placa eles figuram, dificilmente o governo atual aceitaria tal contabilidade.

--------------

Dificilmente também pode ser aceita a declaração da governadora, na coluna do Ancelmo Goes no Liberal de ontem, quando diz que será uma boa chance para que "ativistas do mundo todo conheçam um novo modelo de desenvolvimento que valoriza a exploração de recursos naturais sem destruição do meio ambiente e justiça social".

-------------

O que não deixa margem de dúvidas é a oportunidade do evento.
Em 2009, em Nova Déli, e no Hangar.

3 comentários:

Anônimo disse...

...Da Silva disse ...

O problema do governo do PT não é o que faz ou deixa de fazer: é o que pensa que faz e quer, a qualquer custo, empurrar goela-abaixo pra população. Parece que estou vendo, daqui a pouco, quando o governo for festejar os seus primeiros seis meses, aquele "garoto propaganda" todo compenetrado, olhar direto para a câmera, dizendo: "O PT está revolucionado no governo do Pará. Foi preciso uma mulher assumir ser eleita para, em tão pouco tempo, fazer o que os outros não fizeream antes. Em seis meses o governo Ana Júlia fez muito mais do que os 12 anos dos governos tucanos. Você está vendo e sentindo a diferença na educação, na saúde, na segurança, na habitação, no meio ambiente. Do social ao desenvolvimento sustentável".

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,

Ficando no assunto "Fórum Social Mundial":

A par da significação política e da excelente qualidade técnico-científica de muitas das conferências e debates, a realização desse evento em Belém representará muito para a rede hoteleira, para os restaurantes, para os taxistas, para a indústria e comércio de produtos típicos, etc.

Em média, cada evento do FSM atrai cerca de 1 milhão de participantes. Segundo os padrões brasileiros, pelo menos 40% desses participantes têm nível de renda de médio para cima. Isto significa um apreciável incremento no consumo.

A existência do "Hangar" facilita um pouco, mas não determina nada. Porto Alegre, por exemplo, não tem nada parecido com o Hangar e, no entanto, abrigou muito bem o FSM. Até porque são poucas as atividades que concentram grande número de expectadores (No caso de Porto Alegre, essas atividades eram realizadas no "Gigantinho", um ginásio de esportes).

Em Porto Alegre, uma parte das conferências era realizada em instalações desmontáveis no entorno do "Gigantinho". Muitas outras mais eram realizadas nos auditórios e salas de aula das universidades locais (o que é recomendável, porque distribui o fluxo de pessoas, evitando os congestionamentos que certamente ocorreriam, se as atividades fossem concentradas em poucos locais).

Em suma: no frigir dos ovos, o "Hangar" não terá tanta importância, assim, para o FSM. Muito mais importantes que ele são itens como:

a) aeroporto de boa qualidade,apto a absorver um tráfego muito mais intenso que o usual;

b)estação rodoviária idem (que Belém ainda não tem);

c) vias de escoamento interno em boas condições (que Belém também ainda não tem);

d) um monte de "etcs", nenhum deles relacionado ao "Hangar".

A decisão de realizar o FSM em Belém sinaliza a realização de vários investimentos do Governo do Estado na infra-estrutura urbana de Belém.

Melhor para Belém.

Um abraço,

Elias Tavares

Unknown disse...

Engraçado que os itens mais importantes que ele, o Hangar, "ainda não tem".
Tomara que eeses investimentos não sejam alvo da unha comprida do aliado Duciomar
Mas concordo com voce.
Espero receber as notícias do FSM.
Em 2009, assim espero, estarei bem longe de Nova Déli.
Em Barcelona, para ser mais preciso.
UM abraço, caríssimo, e bom domingo prá voce.