5.6.07

Televisão ou Partido Político?

É a pergunta que faz o santareno Samuel Lima, jornalista, Doutor em Mídia e Teoria do Conhecimento pela UFSC, coordenador do Curso de Jornalismo do Bom Jesus/IELUSC e articulista do blog do Jeso Carneiro.
O Quinta pode até entregar o jogo do artigo, começando pelo seu final.
Todavia o artifício pode desestimular análises mais apressadas, o que é sempre bem vindo nas polêmicas.

Pela primeira vez, na história latino-americana recente um governo popular enfrenta o poder antidemocrático da mídia, nos marcos do Estado de Direito, a despeito de quaisquer críticas cabíveis ou não ao projeto de governo de Hugo Chávez Frias.

Na íntegra aqui.

12 comentários:

Anônimo disse...

Não estamos mais no período de Gutemberg ou de Joaquim Nabuco. O fato é que não se conseguirá consolidar uma democracia com impérios midiátiicos do naipe desses que mandam na América-Latina. Vale o mesmo para o Brasil. Tá na hora de se enfrentar a mentira e a manipulação de GLOBO, Folha, Veja, SBT e suas versões tupiniquins, tipo ORM, RBS e tantas outras que diarimanete afrontam nossa paciência.

lapaoloni.blogspot.com disse...

Juca,se der, posta o artigo do Samuca na íntegra, no teu blogue. É um artigo coerente e corajoso, sobre um tema atual e controverso, que merece um bom debate na blogesfera.
A revista Carta Capital aborda o assunto esta semana.
abs,

Unknown disse...

Bom dia Vera.
Tá postado no link. É só fazê-lo e usufruir da excelente abordagem do professor.
Vou dar uma espiada na Carta Capital, obrigado.
Continuo aguardando o mail da Camila.
Abs

lapaoloni.blogspot.com disse...

Pois é, vi.
Acabei lendo e comentando no Jeso. E lá vai elogio: é um artigo corajoso, equilibrado e, acima de tudo, esclarecedor.Lúcido.

Unknown disse...

Blz, Vera. O Samuca apareceu ai em cima, no post É Festa!
Festa no blog, por tão importante visita.

Anônimo disse...

O TerraMagazine traz um texto fantástico de Bob Fernandes entitulado: "Venezuela: mídia e RCTV, hoje e no golpe de 2002"
vale a pena dar uma olhada

Anônimo disse...

No Manhattan Connection, perguntaram pro Diogo Mainardi o que ele achava da crise Brasil X Venezuela, e ele respondeu na lata: a imprensa é que tem a obrigação de fechar governos ruins e não o contrário! Foi perfeito!

Anônimo disse...

Franssinete,

Que saudades de você - e do tempo de memoráveis convivências no Colégio Dom Amando, na Pérola do Tapajós... Quanto tempo a gente não se encontra pelas estradas da vida...
Quero democraticamente discordar de ti.O raciocínio do Mainardi esconde um viés autoritário da pior espécie: o que atribui à mídia poderes absolutos, acima do poder concedente (O Estado, no caso de emissoras de radiodifusão) e da própria sociedade.
A história da imprensa na América Latina é prenhe desses péssimos exemplos de protagonismo antidemocrático, que no caso citado (RCTV e a tentativa de golpe de estado), sempre acabam em tragédias. É só lembrar o caso "El Mercúrio" - golpe de estado contra Salvador Allende, Chile, 1973.
O dia em que a "imprensa" tiver poderes para fechar "governos ruins" - no julgamento da própria imprensa e do Mainardi, claro! - estaremos todos na iminência da barbárie. Para julgar "governos bons" ou "ruins" a sociedade tem os processos eleitorais, não?
Na minha modesta opinião o que está em jogo não é a liberdade de a imprensa criticar livre (e autonomamente) governos e figuras públicas. Mas, qual é o papel de uma emissora de televisão nas modernas sociedades democráticas? Será que uma aventura golpista de uma BBC, CNN, RAI, Fow News, ABC etc seria "tolerada" pelos governos (e sociedades) desses países?

Beijos no coração,

Samuca

Anônimo disse...

Perfeito, Franssinete? O cara morre de saudades do AI-5, nunca fez nada além de tiradas de efeito pra patuléia se divertir e ainda tem a cara de pau de querer defnder uma coisa absurda como a RCTV! Francamente, a direita no Brasil está com a periquita acesa e tu aplaudes?

Anônimo disse...

Frases como essas só poderiam ser coisa do Diogo Alarde, Retarde, Mainardi. Típico de seu pensamento fascistóide e sua jactância. Ô raça...

Anônimo disse...

Até que em fim alguém enfrenta corajosamente a corporação "jornalística" e desvela sua face canalha e covarde apelidada de "liberdade de imprensa ou expressão". Parabéns Samuel Lima.

Anônimo disse...

Idem para os que acham que podem escrever qualquer coisa sobre qualquer pessoa e chamar isso de "liberdade". O Rei RC está mais do que certo. A vida é dele e ponto.