19.6.09

Muitos Não Foram

Carlos Guedes, coordenador especial para a Amazônia no MDA, não foi a Marabá ontem, como queria a governadora Ana Julia. Mas o atraso de 9 hs no vôo da Gol que partiria de Nova Déli, no início da manhã deixou no aeroporto muitos secretários e assessores.
Ana Julia chegou atrasada e o roteiro dos eventos teve que ser modificado.

-----

Atualizada às 10:25.

O blog errou.
Carlos Guedes está em Marabá. Desde o sábado, 13.
Hospedado num hotel da cidade, tem uma sala de trabalho à sua disposição de onde despacha normalmente, ou quase. Ontem, avisado que a governadora não subiria ao palanque dos eventos em sua companhia, comunicou o fato à Brasília. Seguiu-se uma troca de telefonemas entre o gabinete da ministra Dilma e o cerimonial do governo do Pará, que não soube ou não quis explicar as razões do veto à Guedes, que está aborrecidíssimo. Logo mais novas solenidades, desta feita com a presença do ministro Cassel, do MDA. Mais tarde saberemos se o veto continua.
Cassel joga duro. Muito mais que Ana Julia. Maurílio Monteiro que o diga, pois escapou por muito pouco de ser convidado a se retirar do gabinete do ministro em Brasília, no mês de março, quando tentou dar uma de engraçadinho com Cassel.

14 comentários:

Anônimo disse...

JUCA, VC QUE É CIENTISTA POLÍTICO - OU QUASE, JÁ QUE O DIPLOMA ESTÁ LHE ESPERANDO QUENTINHO, E CERTAMETE COM LOUVOR(ÉGUA DA LOA!!) - ME DIGA: POR QUE ESSE PESSOAL DO GOVERNO DA ANA JULIA GOSTA DE BRIGAR ASSIM COM TODO MUNDO? É COM TIO JADER, É COM PAULO ROCHA E PARTE DO PT, É COM O PESSOAL DE BSB, É COM TIA EDILZA, CARAMBA! SERÁ SE É ALGO PESSOAL, PROBLEMÁRICO, OU ELES NÃO SE DERAM BEM COM O PODER, AQUILO DE FAÇO MAS NÃO GOSTO? OU É MESMO DESPREPARO POLÍTICO, FALTA DE RUMO, ETC E ECT?
PS. COM O ELOGIO QUE LHE DEI ALI EM CIMA, ESPERO UMA RESPOSTA CIENTÍFICA RS RS RSRSRRS....
JOSÉ PAULO

Unknown disse...

Pô, Zé Paulo, estou a considerável distância - uma dissertação - de me diplomar em Ciência Política. Mesmo assim, obrigado pelos votos.
Seria um pouco de tudo isso aí? Associado à uma dose de soberba?
Depreciaram a importância da governança?
Vou estudar sua pergunta e responder mais pra frente.

Anônimo disse...

PARA LHE SER FRANCO, O QUE ME CHAMA A ATENÇÃO, É QUE É UM PESSOAL COM CERTO TRAQUEJO, FAZEM ISSO DESDE A VIDA ESTUDANTIL - SERÁ SE NÃO APRENDERAM? FICO A ESPERA DE SUA ANÁLISE. AGRADEÇO A ATENÇÃO DISPENSADA.
JP

Adir Castro disse...

Acredito que as brigas sejam por causa das diferenças partidárias. Afinal, o PT do Pará não governa sozinho.

É muito "bicho" diferente nesse zoologico do poder.

Eliene disse...

Que atitude RIDÍCULA! essa postura da governadora não faz bem para o Estado, deixando que brigas pessoais atrapalhe o andamento das atividades.Um bom administrador sabe trabalhar com as adversidades e diferenças, quem mistura as coisa está assinando um atestado de incompetência.

Anônimo disse...

Os cumpanherus sempre foram e são autofágicos!

Anônimo disse...

Nada a ver Adir Castro, não existe diferença partidária, é pequenez moral e política mesmo. O Guedes foi mais um escorraçado politico, em meio a rede de intrigas, por parte da trupe que cerca a governadora (Maurilio, Puty, Marcilio e Botelho). Além de ter sido ele a vitima de perfidia dentro da própria tendencia,os caras ainda se acham no direito de persegui-lo, se for o caso até os confins do universo. Enquanto isso, 2010 está chegando.

Anônimo disse...

Acho9 que vou escrever besteiras, mas todo mundo tem esse direito. Seguinte: minha origem e vida sempre foi na Esquerda: PCB, movimento sindical, PT, TdL. E sempre constatei que a maioria dos militantes da Esquerda são ácidos, vítimas de teorias de conspiração, gostam de ficar em guetos, tem raiva da alegria e de todo o mundo.
Eu cansei!
O que não quer dizer que virei Direita.
Cansei de ser azedo. Hoje sou alegre, me dou com todo o mundo, não discrimino a ninguém nem por minoria e nem por maioria; nem por etnia (ou seja, não discrimino negros e NEM OS BRANCOS também); nem por religião, nem por sexo. Nada! Canzei de ser "ista" e de "ismos", quaisquer que sejam. Sou apenas uma pessoa de bem com a vida e só contra uma coisa: a injustiça e o Mal.

Anônimo disse...

Quem conhece quem a cerca, sabe de onde vem este estilo pouco diplomático que está isolando aos poucos o núcleo duro do governo das alas mais democráticas da esquerda!! Essa agressividade é uma espécie de "filosofia de governo". Eles não acreditam em conversa e diálogo, acreditam que a força é o único caminho a ser trilhado na política!! Com isso, estão atraindo os piores parceiros: aqueles que sucumbem à força, ou por fraqueza de propósitos ou por interesses imediatos e oportunos...

No ano que vem podem até eleger a AJ. Mas será uma vitória de Pirro!! Podem no fundo enterrar, do ponto de vista histórico, os sonhos de muitos que acreditavam num governo diferente; fortalecendo, às avessas, os ideais históricos da corrupção e do oportunismo que a muitos assola este Estado... Irão, por seleção adversa, matar o discurso progressista de seus melhores parceiros e trazer para mais perto de si aqueles que sempre quiseram combater... Se tornando reféns de si mesmos, de suas ambições, e de seus novos parceiros. Darão um tiro no pé, e nunca mais poderão retornar (do ponto de vista moral e político) ao ponto de origem de suas carreiras!!! O futuro dirá se estou certo ou não!!!??? Já vi este filme na história desse país e desse Estado!!!

Anônimo disse...

Zé Paulo de Novo. Enumero o que acho para o livre e franco debate:
1) a incompetência da governadora para governar; está demonstrado que ela não possui o feeling para esse tipo de trabalho, deixando muita coisa nas mãos dos outros;
2) o despreparo dos que a cercam, sem experiência política além dos grupelhos de esquerda estudantis da universidade, onde o lema era matar ou morrer ao melhor estilo stalinista;
2) a corrupção que grassa através de alguns de seus eminentes colaboradores, alguns bem próximos; algo como se lambuzar com o melado, quem nunca viu;
3) o falido esquema petista de governo de tendencias do PT, e o pior, é que o governo do Pará caiu nas mãos de uma das tendencias mais minoritárias do partido, que de democrata somente tem o nome;
4) a absoluta falta de um programa de governo ou qualquer coisa que seja, esboçado no início em algo interessante mas que não se concretizou que era o PTP;
5) o afastamento dos melhores quadros, e nelas incluo até mesmo a edilza, com seu PTP, como Guedes e Alcantâra, que possuíam certa visão de governo e médio prazo; nas disputas internas estes perderam certamente para os irmãos monteiro, a inveja deve ter sido a maior das conselheiras com o desempenho dos dois; a mim, os únicos que tinham uma visão estratégica do governo petista e gastavam alguma saliva, assim como esse último, o da comunicação;
6) a política desesperada de atrair egressos de outros ramos políticos com o fim de fortalecer o governo, mas realizado de forma errática, como atrair prefeitos e vereadores do interior, na última eleição;
7) a pouca atenção dada a seu maior parceiro político, o PMDB, nmo sentido de negociar essa parceira de forma profunda, até os ossos; isto é, se um cargo fosse para o PMDB, a goervandora poderia vetar o indicado dependendo de seu curriculum vitae, etc - mas não, o contrato foi muito genérico, e sem discutir as claúsulas principais, a penal por exemplo;
8) o saldo é: o fim de um governo que se julgava redentor das mazelas do estado, e esta aí, como disse um comentaris acima, apenas para fortalecer os mesmos grupos e camadas que dominam este estado há décadas, é um pena;
9) o último que sair apague a luz, é o que deve ser feito, pois não há mais condições de modificar a percepção de que o governo juliano é um fracasso, sem obras, sem inaugurações, ante uma crise fiscal e financeira, etc., sem quadros competentes, acaba por se dar crádito naquilo que Jáder disse: são uns fofoqueiros.
José Paulo Delgado

Anônimo disse...

Juvêncio, quem tem que se cuidar é o Puty. Com esse gabinete que é subordinado à sua Casa Civil. Tem duas pessoas que são da DS, que são desagregadoras. O pior é que não conhecem nem o Pará.

Anônimo disse...

Aviso aos navegantes: amanhã, sábado (20/06), o Prefeito Ducionar vai reunir sua quadrilha - junina - na Tuna Luso Brasileira. Como diz a música: "Na minha quadrilha....só tem gente que brilha....."

Anônimo disse...

Juca voce deve contar tudo para seus leitores. Conta... porque o secretário maurilio foi expulso do gabinete do ministro Cassel?... Conta. Quem estava com ele? O Puty? A governadora? Deu no jornal que ela ia lá. Como foi a conversa? Se voce diz que ele foi convidado a se retirar, deve saber o motivo. Juca se o tratamento é este entao as brigas nao treminaram. A governadora esta cada vez mais exposta e ela nao devia dar proteção para poucos e deixar outros serem trucidados, inclusive pelo ministro Cssel.Conte a historia toda.

Unknown disse...

"O que eu sei eu publico"

Guilerme Augusto, colunista do Diário do Pará.