17.6.09

Outros Personagens do Abate

A Operação Abate, que prendeu oontem o diretor do Basa, também agarrou Vitorino Luiz Domenech e Luiz Fernando Soares Pereira.
Vitorino é servidor de carreira da AGU (Advogado da União), é Diretor do Departamento de Gestão de Fundos de Investimento (DAS 5), unidade vinculada ao Ministério da Integração Nacional (pasta do peemedebista Geddel Vieira Lima). Ele já atuou na procuradoria do extinto DNER, atual DNIT, na época em que a pasta dos Transportes era área do deputado Eliseu Padilha (PMDB/RS).
Luiz Fernando é servidor de carreira da SUDAM (engenheiro agrônomo), está no Departamento de Gestão de Fundos de Investimento (é subordinado direto de Vitorino), ocupa o cargo de Coordenador Geral da Coordenação de Acompanhamento e Análise do Departamento (DAS 4).

----

Atualizada às 16:12.

O Procurador-Chefe da União no Pará, Mauro Ó de Almeida, retifica a informação acima. A situação funcional de Vitorino Domenehc é de que ele está no quadro suplementar do Ministério da Integração Regional. E arremata: Deve ser Assistente Jurídico que não foi transposto para a carreira de Advogado da União quando da extinção daquela. Isso ocorreu quando ou o Assistente Jurídico não fez concurso ou quando ele, concursado, não fez concurso específico para Assistente Jurídico do Poder Executivo.

Um comentário:

Anônimo disse...

A história dos fundos regionais de fomento contam que a corrupção faz parte do dna de grande parte dos que sentam na cadeira de gestão do FINAM e FINOR. Isto ocorre porque se escolhem pessoas de sabida má índole, com bens escusos, de conduta ardilosa, e não raro, amigos, cabos eleitorais, dos caciques eleitorais do norte e nordeste.
E mesmo quando são funcionários de carreira das extintas SUDAM e SUDENE, como no caso do sr. Luis Fernando Soares, é sabido pelos corredores do executivo de suas façanhas técnico-políticas, de seu elevado padrão de vida, muito aquém de suas possibilidades funcionais.
Muitas ingerências foram feitas na administração dessa carteira. O Ministério da Integração NACIONAL é uma pasta de mentira, criada para favorecer políticagens do norte e nordeste, alimentando os caixas eleitorais de seus ministros, jogar esmolas aos municípios carentes, enriquecer políticos populistas, as custas de nossos impostos. E descobrir as ilegalidades de só dois destes atores de quinta categoria é só o começo de um longo novelo de lã de artimanhas, dinheiro sujo e podridão política.