20.10.07

Anos Dourados

O Beto Grill quase foi pequeno, ontem a noite, para abrigar a comemoração dos membros do Caminhando, movimento de esquerda que reuniu, na política universitária dos anos 80, alunos que hoje estão em postos chave do governo do Pará.
Presentes a governadora Ana Julia, a assessora Edilza Fontes, o matemático Roberto Ferraz, o advogado Paulo Weil, o presidente do Iterpa José Benatti, entre outros.
Cláudio Puty, secretário de Governo, levou serviço prá casa e não compareceu ao encontro.

13 comentários:

Anônimo disse...

Juvêncio

Os secretários Cláudio Puty, Marcílio e Marcílio Monteiro não integraram as fileiras do Caminhando. Os três integraram o Semeando, ligado ao extinto MCR, que depois virou Força Socialista.

Abraços

Antônio Paraense

Unknown disse...

Opa, obrigado, Paraense, que conhece melhor que eu esses detalhes da politica na UFPA, numa época em que eu já havia saído da facúl.
Mas ele foi convidado, apesar disso, tanto que a foi a própria gov quem fez as considerações do post para explicar sua ausência.
Um abraço, Antonio.

Anônimo disse...

Caro Antonio Paraense,

A história do Secretário Claudio Puty é mais recente, ele é bem mais novo que os irmãos Monteiro. O Puty não participou da semeando, entrou no movimento já durante a existência da Força Socialista.

Anônimo disse...

Além da Governadora, da Edilza e do Paulo Sérgio Weyl, da Caminhando fizeram parte o Rômulo Paes, hoje no Ministério da Saúde, e o Raul Meireles.

Uma das principais promessas de liderança política do grupo era o Sérgio Carneiro, hoje médico, irmão do Fernando Carneiro (que, mais tarde, seria presidente da CTBel). Inteligente e articulado, Serginho,como era chamado, era um tremendo palanqueiro. Num evento da UNE, eu o vi eletrizar uma platéia de mais de 5 mil pessoas.

À medida que foi avançando no curso, parece que Serginho foi se afastando do movimento político. Chegou a se candidatar a deputado estadual pelo PT. Não foi eleito. Aí se concentrou em sua preparação profissional. Saiu do Pará pra fazer pós-graduação e, ao que eu saiba, jamais retornou.

Um cara como o Serginho faria bem à política paraense. Inteligente, estudioso, bem preparado e, o melhor: honesto.

Val-André Mutran  disse...

Confraternizar sempre é muito bom.

Citadino Kane disse...

Juca,
Ia fazer o reparo com relação ao Puty, mas já foi feito.
Abraços

Anônimo disse...

Junto com Puty (SEGOV) atuavam na mesma articulação política na universidade e no PT : maurílio monteiro ( SEDECT), marcílio monteiro (SEPE), josé raimundo trindade ( SEFA)e carlos botelho (CGE). Isto sem falar em Suely Olveira ( SEDURB), que mesmo sem atuar em movimento estundantil ingressou n PT através da mesma articulação política.
Curioso, se contarmos cargo a cargo, quem era minoria na universidade, virou maioria no Governo.
Outra dado interessante : se somarmos os oriundos dos dois antigos agrupamentos políticos vamos encontrar grande parte do núcleo do atual governo, com uma exceção importante - o chefe da casa civil, que, até onde sei, praticamente não tem história política com ambos.

Unknown disse...

Citadino, sei que vc e o Bruno conhecem o Puty daquela época.
Na campnha presidencial de 89 tentaram até dar um "aperto" nele, certa noite, lá pelas bandas da Doca, ao confundirem-no com um militante da oposição, não é mesmo?
...rs
Eita política animada!
Abs Pedro.

Unknown disse...

Val-André, fica melhor ainda quanto mais passa o tempo.
Abração, mestre.

Anônimo disse...

O chefe da Casa Civil começou no movimento estudantil mais precisamente no Paes de Carvalho e daí entrou na articulação sindical do INAMPS,inclusive antes da Suely e daí entrou na SEFA(assim como a Suely) e foram atuar no SINDITAF.

Anônimo disse...

Bom dia, querido,

seu post abriu uma janela no tunel do tempo e os comentaristas a escancararam a contento.

Na época eu vivia em Marabá e vir a Belém era um episódio muito esporádico e quase sempre restrito às reuniões do partido, então ainda ilegal. ( Que depois da abertura democrática, ficou ainda mais ilegal face o seu descolamento total e absoluto da realidade brasileira...rsrsrs... Antes que venha a chuva de pedras, esclareço: refiro-me ao MR-8, depois MR-4, MR-2, MR-1 e hoje não sei mais em que fração transformou-se...)

Mas, uma vez, esperando dar o horário para uma reunião já apenas semi-clandestina, assisti um "pega" entre chapas que disputavam no movimento secundarista. Acredito que pela minha idade e pela média de idade dos que compõe o atual Governo, esta turma ainda não estava naquela calçada. Mas, a musiquinha que provocava a turma do Semeando, então vapoiada pela igreja católica que se antepunha aos comunistas da outra chapa (o velho PCdoB, o MR-8, o PCB, não me lembro se aliados ou fracionados como sempre) nunca mais me saiu da cabeça:

..." foi só o Dom Alberto soltar uma graninha e a Semeando ficou toda assanhadinha..."

Mas, ressalve-se que, apesar da provocação musical, ou "pour cause", a Semeando ganhou a eleição naquele ano.

Beijão

Unknown disse...

rsrsrs...bons tempos queridona.
Hoje em dia se alguém solta uma graninha o bicho pega...eheh.
Mas a Semeando apanhou muito da Caminhando, ao que sei.Naquela época, é claro.
Bjão

Anônimo disse...

A primeira eleição direta para o DCE, nos primórdios da redemocratização, foi vencida pela Caminhando em coligação com a Pastoral Universitária. Lá por volta de 1981.

A diretoria eleita tinha entre seus membros a Edilza Fontes, o Raul Meireles, o Amaury Dantas (Secretário Municipal de Saúde no 2º mandato do Edmilson), o Paulo Ribeiro (Ministro da Justiça de FHC)e o saudoso Mainha (depois membro da diretoria da FIEPA e dirigente do Sindicato das Indústrias de Torrefação).

Mainha morreu bastante jovem, de infarto, sofrido quando ele disputava uma partida de futsal no ginásio da UFPa.