19.10.07

Coração Partido

Está dividido o coração tucano para as próximas eleições municipais. Alguns, mais ideológicos, querem que o partido tenha candidato próprio, o saltitante arquiteto Paulo Chaves.
Outros, mais pragmáticos, preferem continuar lactodependentes de Duciomar Costa.
Não há chances, no curto prazo, de uma reconciliação com os Democratas. Nem na candidatura de Jatene.

26 comentários:

Anônimo disse...

Independente do que dizem as pesquisas atuais, todos os grandes partidos têm candidatos que, durante a campanha, podem empolgar o eleitorado e passar para o segundo turno. Sabendo disso, nenhum desses partidos vai abrir mão da possibilidade de disputar o cargo de prefeito para se arriscar numa incerta aventura por uma vice-prefeitura.
Nesse clima, quem tem juízo trata de não criar inimizade com ninguém que possa ser aliado no segundo turno. Por outro lado, tentar forçar a barra para impor alianças no primeiro turno pode gerar reações contrárias, irreversíveis mais adiante. Portanto, ninguém espere, nos próximos seis mêses, decisões bombásticas sobre coligações partidárias, nem xingamentos exagerados entre as partes. Quem fizer isso, sai perdendo.

Unknown disse...

Considero legítima a pretensão de qualquer partido disputar a elição com seu candidato próprio no primeiro turno.
E falta de juízo tentar atropelar este juízo.

Francisco Rocha Junior disse...

Pelos comentários que tenho lido por aqui, não parece que o DEM esteja seguindo esta cartilha da não-agressão, preconizada pelo anônimo das 11:37AM. Ao menos em relação ao tucano Simão Jatene.

Unknown disse...

Com efeito, Francisco.

Anônimo disse...

Caro Francisco Rocha Junior
Eu me referi apenas aos políticos que têm juízo.

Anônimo disse...

Anônimo das 12:44, esta foi cruel...

Blog do Paraense disse...

Juvêncio, leitores e comentaristas do 5ª

Tenho publicado em meu blog uma série de artigos sobre a sucessão municipal em Belém.

Neles, vinha considerando como certa a composição entre tucanos e Duciomar, até a semana anterior ao Círio. E os movimentos que justificavam esta conclusão eram vários, dentre eles a mudança de atitude do "jornal" O Liberal com relação ao prefeito.

Na semana imediatamente anterior ao Círio, Duciomar assina convênio com o governo estadual para o repasse dos tais 20 milhões, do FDE, e dispara uma série de ataques à gestão tucana de Almir/Jatene. Quase simultaneamente, há uma mudança de atitude de O Liberal e novamente os boatos da candidatura própria.

Interpretei tal gesto como um duplo movimento: uma investida de Ana Júlia para garantir a obra da Macrodrenagem do Tucunduba, em risco graças as chantagens de Duciomar, e uma investida sobre o governo Duciomar, para poder ter controle sobre a Macrodrenagem da Estrada NOva e outras obras que receberão recursos do PAC. Ao mesmo tempo, Duciomar se afasta dos tucanos. Isso não implica em aproximação com Ana Júlia e o PT.

Assim ganha força a tese da candidatura própria no PSDB e melhoram as condições de disputa para a candidatura petista, haja vista que, num cenário eleitoral difuso, tudo pode acontecer.

Edmilson Rodrigues e Valéria Pires Franco, virtuais candidatos e nomes fortes nas pesquisas, disporiam de uma vantagem relativa.

Mesmo estando na frente, o primeiro depende de doações de campanha para fazer sua candidatura decolar. Edmilson precisa fazer o corpo a corpo, sua característica mais forte. Caso contrário, acontecerá com ele o mesmo que aconteceu nas eleições estaduais.

A segunda, mesmo dispondo de dinheiro, não terá uma composição que fortaleça sua chapa. Valéria precisa de vice, e vice com força política e tempo no horário eleitoral, para que possa brilhar no cenário onde teoricamente é mais forte.

Duciomar montará chapa com uma série de partidecos, que lhe darão algum tempo no horário eleitoral gratuito. Mas será difícil escolher seu vice, pois pouca gente acredita no alcaide hoje em dia.

Antônio Paraense

Blog do Paraense disse...

Ah...
sobre o primeiro comentário, somente o tucano anõnimo acredita nisso....

Antônio Paraense

Unknown disse...

Blz, Paraense. Continue a série.
Agora, mais perto do PT do que Duciomar está, impossível.
Fique de olho em Brasília.

Anônimo disse...

Pelo que eu tenho lido nos comentários que parecem ser do deputado Vic, o problema dele não é com o PSDB, e sim somente com o ex governador Simão Jatene, que deve ter feito algo de muito grave para o deputado ou para a sua esposa.
Não vejo isso como pontes sendo queimadas com o PSDB, até porque no tucanato Simão Jatene é mal amado e tdos os históricos querem vê-lo pelas costas.
Tanto é que nos comentário aqui no Quinta, só vejo o anônimo Orly Bezerra defendendo Jatene, muito mais pelas ligações que os dois tem.
Não vejo uma nota pública do partido de desagravo a fifura do ex governador.
O grande problema, é que Vic fica cada vez mais popular no tucanato, atacando aquele que traiu o mais importante político do PSDB, Almir Gabriel.
E pra completar, os tucanos não esquecem o que passaram nas mãos de Simão Jatene nos quatro anos de governo. Abandonados e mal tratados.
Por sinal, todos reconheciam que eram muito bem tratados pela ex vice governadora, enquanto que o ex governador sequer os recebia, a não ser quando precisava deles na Assembléia Legislativa.
Hoje Jatene colhe o que plantou e está cada vez mais caindo no buraco sem fundo do ostracismo.
Quanto ao deputado Vic, ele pode até estar exagerando na dose do remédio, mas que tem tucano festejando e adorando, ah isso tem !
Quem conhece o deputado Vic, sabe que não adianta deixá-lo acuado, que ele vai pra cima com quatro patas.
E quando ele acerta, é direto no fígado.
E o fígado da vez, é o do ex governador Simão Jatene, que pra Vic, só fez duas coisas na sua curta carreira política, traiu e traiu.
Quem não acredita, é só perguntar ao grande Almir Gabriel, esse sim um líder do PSDB. Esse sim, respeitado por todos que construiram o partido.
O Jatene, é um apendice.
Supurado.

Anônimo disse...

O simpático deputado Wandecolk Gonçalves, o único deputado ligado ao ex governador Simão, procurou em Brasília ontem o deputado Vic Pires Franco para tentar uma reconcialiação.
Vic, bem ao seu estilo, disse que não queria papo com Simão Jatene.
Wandecolk ainda insistiu na conversa alegando que isso era muito importante para a candidatura da ex vice governadora valéria Pires Franco para a prefeitura, e que agora Jatene o havia liberado para montar a estratégia de campanha de Valéria junto ao PSDB.
Vic fez questão de encerrar aconversa mandando um recado curto e grosso. Não aceitaria mais que continuassema fazendo palhaçada com Valéria.
Ficaram de conversar na próxima semana.
Se convesarem !

Anônimo disse...

Juvêncio,
Belém não merece...
É muito candidato RUIM...
Assessores enganando o PATRÃO
Videntes de olho em um DAS
Analistas do Óbvio
E pior, tu tendo que publicar toda essa...mercadoria.
1 E-leitor

Anônimo disse...

Ja se comenta em toda a capital paroara que mesmo com todo o movimento dos tucanos de rapinas o careca e mesmo a melhor peça no cenario para eles, o velho cacique esta aposentado e apos a prisão do filhotão ficou com sindrome do panico.
Agora imagina o DEM do Beija mão comandando a prefeitura, coitada da SESMA que deve fica mas esfacelada do que a SESPA.

Anônimo disse...

A melhor Chapa para a prefeitura de Belem e novamente a aliança PSDB/DEM pois ele com a chapa forte de MArcelo Gabriel prefeito e Paulo Dourado vici não tem para ninguem.

Anônimo disse...

Eu, residente na capital paroara e votado obrigatorio digo;
Voto na decepção, na roubalheira, bandidagem, pois democracia e não ser obrigado a voto e pior nesta turma de candidatos que em seus curiculum que mas parece um retrete de posto de gasolina da PA 150.

Anônimo disse...

O PSDB foi comprado pelo Duciomar, que na negociação empregou toda a família do Jatene. A irmã do careca, a filha, a ex-mulher, a cunhada, o cunhado (aliás, todos os cunhas), tá todo mundo com DAS na prefeitura. O PT vai deixar o vermelho de lado e lançar um candidato laranja, pra não atrapalhar a reeleição do Dudu. Tia Júlia já foi informada pelo Lula que o compromisso dele é com o falso médico. O Sobrancelhudo tá ganhando dinheiro da prefeitura como nunca ganhou na vida e não quer saber de outro candidato (pergunte pro Mauro Bonna, o mais convicto jornalista chapa branca que o Pará já inventou, quanto o Diário tá faturando com o falsário...). O lançamento do Priante é conversa fiada, só pra barganhar mais uma ponta com o Dudu, que está cheio de dinheiro no exterior (atenção: a PF já está no rastro dessas e de outras contas paraoras...).
Quer dizer, meu caro Juvêncio: todo mundo que tem voto tá gravitando em torno do Dudu. Por isso, acho que essa conversa do Wandenkolk propor apoio ao DEM é mesmo conversa mole plantada pelo chefe dele, o careca, pra enganar o Vic. A essa altura do campeonato, a candidatura da Valéria não vale um tostão furado.

Anônimo disse...

O marqueteiro do Jatene pode até querer dizer que o deputado Vic não tem juízo, mas uma coisa ele tem certeza e muito respeito. É a quantidade de votos que o deputado tem.
Vai ter voto assim lá na cucuia !
Sozinho, o homem vale mais do que uns 5 Jatenes juntos.
Ou mais...

Anônimo disse...

Vocês que ainda acreditam em Papai Noel,perguntem para a dupla Simão Jatene e Orly Bezerra, qual o teor da conversa que tiveram no apartamento do deputado Vic Pires Franco em Brasília em junho desse ano.
Vamos ver se um dos dois terá coragem de contar aqui no Quinta o que acertaram sobre a sucessão municipal.
Depois do aperto de mão e do compromisso firmado, sumiram,tomaram doril.
Bem ao estilo de quem usa palavras para esconder verdadeiras intenções.
Só não aprenderam uma coisa com Almir Gabriel,a cumprir palavra.
E cumprir palavra é sinônimo de caráter. E caráter não se aprende com ninguém. Se nasce com ela.
Daí...
Daí, que eu,no lugar da ex vice governadora mandava essa dupla pro bom lugar que merece.
Não se humilhe mais Valéria. Espere o mundo girar, que ele é cheio de esquina pra gente se encontrar. E outra coisa,Valéria, a vantagem dos ingratos é que eles somem da vista da gente.
E se Deus quiser, não voltam mais.

Anônimo disse...

Parem com este papo. A vitimização de Valéria me dá náuseas.

Anônimo disse...

anônimo das 5:15
Ninguém está fazendo a Valéria de vítima,até porque ela não é.
O que você leu aqui foi a história de dois canalhas.
Isso si dá vontade de vomitar.

Anônimo disse...

PARA PENSAR
Se um problema tem solução, então pra que se preocupar com ele.
Se não tem, então pra que também?

Anônimo disse...

As coisas mudaram mesmo. E como!

Há algum tempo, o deputado Vic dizia aqui que Valéria seria candidata com ou sem Jatene. Mas acentuava, "...de preferência,com".

Era um indicativo de que o deputado tinha o governador em alta conta. Tanto que preferia estar "com" ele.

Agora, para o deputado, Jatene virou o verme que infesta o intestino da mosca que sobrevoa o cocô do cavalo do bandido.

O quê o desvelado amor por Belém não faz com as relações entre os príncipes da nossa política, né?

Sim, porque -- que ninguém duvide! -- essas danças de acasalamento que não se concretizam e, não se concretizando, se transformam em ácidos malquereres, isso tudo -- e que ninguém duvide, repito! -- é causado por uma avassaladora, incontrolável e desinteressada paixão por Santa Maria de Belém do Grão Pará!!!

Tanto espírito cívico me emociona, honra e desvanece...

Unknown disse...

rsrs

Anônimo disse...

Olha eu aqui de novo, na ilharga do Vic.
O Vic quer obrigar todo mundo a apoioar a Valéria. Até o apoio do Duciomar, que tanto ataca, ele recebia de olho fechado.
Vic não sabe viver sem uma secretaria de saúde, estadual ou municipal. É igualzinho ao Priante. Ainda bem que a nossa governadora acabou com a festa a tempo.
Vic quer apoio a todo custo para a candidatura da Valéria, mas o que ele faz, inconsequentemente, é isolar a nossa saudosa vice-governadora e forçar os tucanos a irem para os braços do Dudu.
Sabem da última? Vic está cortejando Jader Barbalho, de novo, oferecendo a vice da Valéria ao PMDB. Ele vai negar, é claro, mas suas digitais já foram deixadas à mostra em volta do Jáder.
O que tem deixado Vic enfurecido é que até agora, a candidatura da Valéria não recebeu o apoio de Almir Gabriel. Isso Vic contava como certo, simetricamente igual às doses de traições que Vic aplicou no Alacid, Hélio, Jader e Jatene.
Ah! Ia me esquecendo: Vic também traiu Rominho ao propor ação popular contra o convênio Funtelpa/TV Liberal, depois, desistiu da ação, porque sem o apoio do Liberal, aquela época, seu preço político não valeria um vintém junto ao tucanato.
Deputado Vic, tenha mais humildade, pare de prejudicar a candidatura da Valéria, que já empolga até a jornalista Ana Célia Pinheiro....

Anônimo disse...

Anonimo das 8:34,
O Sr. Almir Gabriel nao ira apoiar a Valeria, simplesmente porque ele conhece o Vic, sabe de tudo do parlamentar e outra ele nao trairia seu partido. Eu avisei varias vezes ao Almir que com a Valeria como vice ele nao ganharia a eleicao, falei tb. que os deputados iriam fazer corpo mole, afinal ninguem no meio politico gosta do Vic. E muita pretensao do Vic querer que sua mulher seja prefeita de Belem, ela nunca foi nem foi votada. Dep. Vic, pare de atacar o ex governador e seu marqueteiro, eles nao lembram nem que o senhor existe. O senhor tem que lavar a boca antes de dizer que o Jatene e ladrao, olhe o seu crescimento financeiro meteorico, como explicar isto ? Ta pensando que o paraense e besta ?
Vamos ver se Valeria sai candidata sem o apoio do PSDB.

Anônimo disse...

CAROS BLOGGUEIROS O VIC FAZ INCESÕES AQUI E NÃO SE IDENTIFICA MAS, POIS ASSIM NÃO CORRE O RISCO DE SE ESCULHAMBADO PELOS MUITOS QUE AQUI ACESSAM.
JUCA PARABENS PELO BLOGGER.
ABRAÇOS