28.2.07

2,9%

No domingo o blog vai publicar artigo do professor Mário Ribeiro sobre os números do PIB brasileiro em 2006, e seus significados.
Mário é doutor em Economia pela USP, professor adjunto do departamento de Economia da UFPA, e ex presidente do Banpará.

-----------------------------------------------

Atualizada às 18:45.

O professor Claudio Puty, secretário de Governo do Pará, também doutor em Economia, pela New School For Social Research (EUA), colega de Mário na UFPA, também aceitou o convite e vai enviar seu artigo ao blog.
Sorte dos leitores do Quinta.
O poster agradeçe aos dois colegas economistas.

Trabalhista

De tão maduro caiu do galho.
Saiu do PFL o vereador Nadir Neves, da Câmara de Nova Déli.
Caiu na cesta petebista do prefeito desastre.

Cheio de Processos

O Ministério Público pediu a cassação do presidente da Assembléia Legislativa.
Calma, foi no Rio de Janeiro.

O Que Vem no JP

As notícias das mega-jazidas que estão embalando sonhos no Oeste do Pará, e o convênio FUNTELPA/TV Liberal estão na pauta da mais nova edição do Jornal Pessoal.
O blog vai linkar a primeira pauta assim que o provedor do Estado do Tapajós permitir a atualização da página. É péssima a oferta deste serviço naquelas bandas.
A matéria sobre o convênio da hora só estará disponível na edição de sábado da folha santarena.
E no domingo no Quinta.

Vice Explosivo

Na Coluna do Estado, edição de hoje do Estado do Tapajós, desde cedo nas ruas da Pérola.

De Lúcio Flávio Pinto, jornalista santareno, e um dos principais articulistas de O Estado do Tapajós, sobre o vice-governador Odair Corrêa:
"O vice que não se conscientiza da sua posição acaba sendo como um barril de pólvora: dele pode explodir uma crise a qualquer momento. Não tendo sido eleito, sobe ao poder no vácuo do candidato efetivamente votado. Se recebe do titular uma missão adequada ao seu posto e a cumpre fiel e lealmente, ambos seguem num céu de brigadeiro - e o povo sai ganhando. Se fica sem função e começa a extrapolar, a colisão é destino quase inevitável. Vice não é governador. Parece que esse é o caso atual no Pará."

E o Estado arremata, em matéria de capa.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sectam), negou ontem que tenha sustado a emissão de novas licenças ambientais ao projeto da Alcoa no município de Juruti. A informação havia sido dada pelo vice-governador Odair Corrêa na semana passada, durante reunião com políticos e empresários na Associação Comercial de Santarém (Aces).

-----------------------------------------------

Sobre a nota do Lucio, fonte do blog lembra que Odair recebeu a missão de tocar o Banco do Cidadão, já repassada a terceiros, aliás pessoas muito educadas, e que entraram macio na instituição.E assegura: é forte a sensação de desinteresse que ele mantém pela casa bancária.
Arrisca-se a ver governadora chama-lo, e sem meias palavras, dizer: "preste atenção no seu serviço".
Prá não entrar, mais rápido do que do que apostam seus adversários, na perigosa área do "folclore" que ronda o cargo.

Revendo a Relação

Do site Conjur, hospedado no Estadão.

Em prol de uma melhor comunicação entre jornalistas e juízes e, por conseqüência, do Judiciário com a sociedade, o Conselho da Justiça Federal está organizando um vídeo de media training que deve chegar às mãos de todos os juízes da Justiça Federal no país.
O trabalho, em parceria com Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e com a Companhia de Notícias, e financiado pela Caixa Econômica Federal, pretende aproximar e ampliar as relações dos juízes com a imprensa para dar, acima de tudo, mais transparência e publicidade ao trabalho do Judiciário.


Leia mais aqui.

Fábrica de Factóides

Não é verdade que o prefeito de Nova Déli vai se encontar amanhã com a diretoria da Associação dos Desocupados e Indolentes da cidade, para discutir o nada.

Marcando Junto

Acelera e diversifica a pressão dos prefeitos do sul/sudeste paroara em cima da CVRD.
Quem conta as (muitas) novidades é a Roda Viva, o Seventy do Correio do Pará, de Parauapebas.

Tiroteio

É tenso o clima na Assembléia Legislativa do Pará.
Pululam acusações, de toda ordem, sobre a gestão do atual senador Mário Couto, do PSDB, aquele cuja mão tremia de tanto convênio que assinava e que se negava a publicar regularmente o DO da Casa.
Deve ser por isso que até o site de lá engasgou.

Merenda dos Meninos


Desvio da Função

Quem andou pela Taberna São Jorge, o melhor bar da cidade, na semana que passou, conta que só não ouviu quem não quis. Mas o arquiteto Paulo Cal dizia abertamente que a gota d'agua de sua saída da diretoria da CODEM, o orgão que cuida do planejamento urbano de Nova Déli, foi a tentativa de aprovação de um patrocínio da companhia para um curso de Moda.
Paulo acha, com razão, que está fora de moda este tipo de patrocínio, digamos.

No Centro do Mapa

Começaram a aparecer os números do Mapa da Violência.
O Pará tem a sétima cidade mais violenta do país, Tailândia, e mais 30 outros municípios na lista, Nova Déli entre eles, é claro.
Quer dizer, mais de 20% dos 143 municípios do estado.
E a cúpula da segurança do governo anterior, incompetente e ausente, só deixou a cadeira no último dia do mandato de Jatene, que não foi capaz de afastar a dupla nefasta que nomeou.
E que agora vai enfrentar os tribunais, denunciada por corrupção pelo Ministério Público.
Uma vergonha!

Turismo Histórico

A coordenação do Forum Landi, à frente os arquitetos Flavio Nassar e Elna Trindade, bateu na porta de vários orgãos do governo estadual pedindo alunos para o curso de especialização em Restauro e Conservação do Patrimonio Histórico.
Foram bem recebidos, de modo geral, e as matrículas superaram qualquer previsão, ninguém do interior, que está abarrotado de especialistas na área.
Mas quem ouviu com mais atenção, quem se interessou mais vivamente, e quem melhor recebeu a proposta foi a presidente da Paratur, a ex deputada federal Ann Pontes.

27.2.07

Travessias Globais

Quando a gente só olha o umbigo, perde de vista as imagens ao nosso redor.
Irritada que ando com o engodo do PAC (aliás, crescimento acelerado é doença combatida com dieta especial!) não atentei para a importância da nomeação do ....continua aqui.

Recado de Vice

O vice governador do Pará respondeu em tom enigmático ao imbroglio da licença ambiental da Alcoa.
Ao dizer que "não gosta da esperteza de empresas, sejam nacionais ou mutinacionais", Odair demonstra ter saído aborrecido com o episódio, e ainda disse que foi surpreendido ao chegar em Santarém e encontar uma baita reunião de empresários.
Teve gente que não acreditou.
Não tem muito tempo, o novo governo, prá começar a desenrolar este novelo.
Até porque dele decorrem e/ou se articulam outros novelos- hidrelétricas, eclusas, ferrovias, portos - todos inseridos num cenário maior : a geopolítica do estado e os bilionários interesses envolvidos na querela.

Proscrita

Entra hoje na pauta da Câmara a discussão sobre 0 fim da prescrição, odioso instituto do direito brasileiro que socorre aos criminosos. O projeto do ex deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) prevê o fim de apenas uma modalidade da safadeza, envolvendo os crimes que envolvem menores.
É o começo do fim.

Questões Antigas

Bem a propósito das discussões sobre os problemas da justiça brasileira que rolam aqui no blog, o Conjur publica hoje uma reportagem em comemoração aos 50 anos do lançamento do livro "A Justiça a serviço do crime", do juiz Dácio Aranha de Arruda Campos.
Veja alguns trechos da matéria.

A grande maioria dos togados, diz Arruda Campos, não se preocupa com a Justiça, mas com uma suposta segurança da sociedade

Mesmo aqueles que não concordam com as propostas de Arruda Campos têm de admitir a coragem e humildade que esse juiz teve ao dar um tapa no corporativismo que reina no Judiciário

acusa seus colegas de toga de prevaricação quando deixam de soltar aqueles que estão presos ilegalmente.

Arruda Campos contesta o cerco de proteção em volta do Judiciário.
Defende que a população deveria ser chamada a escolher os representantes do Judiciário também, assim como acontece nos outros dois Poderes, para que os dirigentes de toga possam ser cobrados pela sociedade de seus atos. E, assim, sentirem-se obrigados a prestar um bom serviço e não contar apenas com o coleguismo e a antiguidade para serem promovidos


Surgiu um Convite

No Diário online, ontem.

O prefeito Duciomar Costa recebe nesta terça-feira (27), no Palácio Antonio Lemos, às 10 horas da manhã, todos os jogadores, a comissão técnica e dirigentes da Tuna Luso Brasileira. O convite surgiu como uma forma de parabenizar os atletas cruzmaltinos pela brilhante conquista do primeiro turno do Campeonato Paraense de futebol, também conhecido como Taça Cidade de Belém, frente ao Ananindeua por 1 a 0.

Roteiro do Guia

Parsifal Pontes, depois de longa e compreensível ausência - chegou à Assembléia Legislativa na cota peemedebista - volta ao blog em caloroso estilo, comentando o post sobre uma viagem à Cuba.
Parece que andou bastante por lá, pois teve tempo até prá trocar seu celular por dois passeios de carroça nas quebradas de Havana. Com certeza com aquele chapéu bege com a cinta de seda preta.
Já me sinto lá.

Desde já, uma ótima estada em Cuba.
À título de colaboração, de quem já esteve várias vezes na Ilha, passo-lhe algumas considerações que lhe poderão ser úteis:Perambule pela parte antiga da Villa de San Cristóbal de La Habana, ou simplesmente, La Havana.
A área é denominada Vedado, e é exatamente aquela declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade.O Vedado está sendo todo recuperado: lá estão os seculares casarões, palacetes e igrejas, com fachadas em estilo pré-barroco, barroco, neoclássico, art nouveau, e art deco.
No vedado, também, está a Catedral de La Havana, o Museu das Armas e a Plaza Vieja, onde está a maioria das edificações históricas.
Pode andar a pé pela cidade e se misturar com o povo. O cubano é algo assim como os paraenses: dado à falar de si e querer saber dos outros.
Os cubanos nos adoram pelas nossas novelas, que são sucesso por lá: El Comandante, de vez em quando, se refere a elas em seus discursos.Ainda ficam babando pelos pertences dos turistas, tais como, relógios, óculos, e outras espécies da nossa querida sociedade de consumo.
Alguns, menos contidos, pedem o que você está usando, como presente de la amistad.Na última vez que eu estive lá fiz um ótimo negócio: troquei o meu aparelho celular, um nokia de R$300,00, por 6 horas, divididas em dois dias, de perambulação de carroça, pela parte residencial de La Havana, onde estão as residências coletivas e o verdadeiro cotidiano da cidade, jamais mostrado por La Oficialidad.
Não deixe de andar por esta parte da cidade: com mais cautela, é claro, pois, como em qualquer metrópole, a malandragem corre solta.Nos hotéis estão à serviço modernos táxis estatais.
A frota está composta, em sua maioria, de mercedez e citroëns: a época dos ladas já passou.Todavia, não deixe de pegar os táxis que circulam pela cidade. São táxis coletivos, mais ou menos como as nossas vans: aí ainda estão os ladas e aqueles peculiares modelos norte-americanos pré-revolução, que os cubanos fazem mágica para manter em circulação.
Têm, também, como já citei, as carroças de tração animal, e uma engenhoca que chamam de Coco Táxi, uma espécie de triciclo motorizado com capacidade para dois passageiros: é ótimo ver cuba de dentro deles.
O tradicional das visitas, é a Plaza de la Revolución, principal ponto de manifestações cívicas de La Havana, onde acontecem os longos discursos de El Comandante Fidel, o Museu do Rum, onde se pode ver a bebida sendo fabricada, a fábrica de Charutos Partagás, onde se vê os puros sendo elaborados, o Museu da Cidade, com peças da colonização hispânica, e o romântico Museu da Revolução, onde estão os objetos que marcaram a entrada de Fidel e Che em Cuba, para iniciar a batalha revolucionária, desde Sierra Maestra até a entrada triunfal em La Havana, em 1959.
No dito museu está o minúsculo Granma: barco em que Fidel e os revolucionários navegaram do México a Cuba.
La Havana também tem o seu Capitolio Nacional, cópia fiel do de Washington, mas, dizendo os cubanos, um poquito mas largo (eu nunca me dei ao trabalho de medir, para conferir), e a sua Quinta Avenida, onde estão a maioria das embaixadas.
Não deixe de visitar o Hotel Nacional, o mais chique da cidade: uma espécie de Copacabana Palace cubano.Tem um belo restaurante e era lá que se hospedavam os artistas de Hollywood, na época em que La Havana era o balneário preferido dos sobrinhos do Tio Sam.
A orquestra do salão de bailes do Nacional ainda tocava para os burgueses rodopiarem quando as tropas de Fidel fizeram a última parada na véspera da entrada na cidade: um deja vu de Titanic em terra firme.
Passeie pelos jardins do Nacional, que dão frente para El Malecon.
Na extrema direita dos jardins, em um pequeno promontório, está fincada a bandeira cubana: um ótimo ponto para uma tradicional foto.Mas o hotel deveras peculiar é o Havana Livre, ex Havana Hilton.
Foi nele que El Comandante, El Che, Cienfuegos – o verdadeiro articulador militar da Revolução - e assessores, estabeleceram o Quartel General ao chegarem em La Havana.Contam os cubanos que o atual nome do hotel se deu em virtude da frase proferida por Fidel, que, ao adentrar no lobby, instou os revolucionários a um brinde: ergueu um copo com rum e exclamou: “Havana es livre!”
Bem, o Tropicana ainda é a melhor revista de La Havana e La Bodeguita Del Médio o boteco mais famoso das Américas.
Desculpe, Juvêncio, acho que me empolguei e vou parar por aqui.
Acabei fazendo um artigo daquilo que seriam algumas dicas: vou adaptar e colocar na minha página, com a sua permissão, é claro, pois escrevi para o seu blog.

Valeu a visita, deputado.Vou seguir o guia.

A Cota do Crescimento

Fazenda, Casa Civil e Justiça: a cota Lula.
Uma das opiniões de Josias de souza, em seu blog.

---------------------------

E logo em seguida, também no Josias, outro post sobre os números finais do PIB brasileiro em 2006: 2,7%. De novo levemente acima do Haiti, onde 80% da população está fora do mercado de trabalho. Parecido?
Tendências para o biênio? Na mesma. Talvez o Brasil ultrapasse o Paraguai em 2008, se crescer mais de 3%. O Haiti continua lá, fona.
Técnicamente, o Brasil empacou.

Cuba, o Chão

Também no post sobre Cuba, um anônimo em versos.

É o daiquirí, no floridita.
É o morrito nas areias/
conchas de varadero.
É uma bela massa/
pasta, na mansão que pertenceu ao Al Capone (a máfia andava por lá)
São os boleros,lindos, sonoros, que nos pegam n´alma.
É o chá chá chá, chá chá chá.
É a pele morena.
É a dança, o requebro, o ritmo no sangue.
É o Paulo Milanês, o Sílvio Rodrigues, o Rodolfo de la Fuente, o Noel(êpa)Nicola, o Tony Pinelli.É a música "mujer si la distancia es esa huella" e "Tú eres la música que tengo que cantar"e "cuba vá".
São as cores do caribe, na terra, no céu, no mar.
É aquela gente boa, risonha, feliz, tranquila.
É o chão que encarou, de fato, o capitalismo e suas relações...

Algas

Oito mensaleiros da Câmara de Guarujá, no litoral paulista, foram afastados dos cargos p0r decisão unânime do TJ daquele estado.
Safadinhos!
Nacionais do PMDB, PDT,PP,PTB, e tres sem partido, demostram a transversalidade partidária do delito.
Em outubro passado eles haviam sido afastados, e o Quinta publicou a parada
Outra cidade praiana, desta feita aqui no Pará, registrou casos de mensalinhos, segundo revelou a este poster, alguns anos passados, um prefeito que administrou município marajoara de maneira conturbada, no final dos anos 90.
Na época, o faz-me rir equivalia a duas vezes o salário dos edis.
"De repente me pediram o dobro , Juvêncio, aí eu caí" disse ele, que foi afastado do cargo pela Câmara, e depois de um encolhe-espicha na justiça, apeado de vez.
Sinal de que os problemas não eram só com o mensalinho dos vereadores.

26.2.07

MPF Pede Embargo do Porto da Cargill

O Ministério Público Federal requisitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) uma inspeção urgente no porto da Cargill Agrícola S.A, em Santarém (oeste do Pará). O pedido é para fiscalização por analistas ambientais e paralisação imediata das atividades do porto, além de autuação da empresa por operação irregular. O ofício foi enviado hoje (26 de fevereiro) ao gerente do Ibama em Santarém e deve ser atendido no prazo de 10 dias.

Leia a notícia completa aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF no Pará.

Un Viejo Sueño

Em maio, durante a primeira quinzena, o Quinta Emenda será atualizado diretamente de Cuba. Sem Cohiba, com Havana Club.

Primeiro Eu

O ritmo que Lula imprime à refoma ministerial incomoda seu partido, os aliados, a oposição e a mídia. Mas que está jogando direito, está.

Já Começou!


As armas são as idéias, os argumentos e os fatos. E cada um é o personagem. Leia mais aqui, no Globo online.

Ouro de Tolos, Doentes e Gatunos

Quem é do ramo garante: o garimpo da Serra Pelada vai voltar às manchetes dos jornais.
Por lá talvez esteja o maior índice de hansenianos do estado. O prefeito do município é o tristemente famoso Sebastião Curió.
Que, segundo o blog Nec Plus Ultra, acaba de ser denunciado pela Procuradoria Geral da União por surrupio de verbas do FUNDEF.

As Elites São as Pedras

As pedras rolam no blog do Afonso Klautau, que edita a entrevista do jornalista Lucio Flavio Pinto e a matéria sobre um dia qualquer da governadora Ana Julia, as duas na mesma edição da revista Rolling Stones.
Um "tira gosto" de Lucio.

Sobre Jader Barbalho.
gosto do Jader, ele nunca me agrediu....é um talento desperdiçado. Está sempre um lance a frente do político comum. É um cara incrível. O povo adora ele, a elite odeia – não por ser um ladrão, mas por não ser elite. É um Robin Hood deturpado. Só distribui trocados. Se tivesse grandeza, seria um dos grandes líderes do Pará”.

E outro de Ana Julia.

Sobre a posse.
“a posse de Ana Júlia foi cheia de simbolismos. Ela chegou de muletas ao prédio da Assembléia Legislativa......o governador que saía, Simão Jatene, demonstrou sua contrariedade em silêncio. Dispensou o discurso. Ana Júlia não. Em frente aos militantes, falou por mais de meia hora, num discurso inflamado, cheio de críticas às elites do estado”.

Dá Licença?

Já se meteu em seu primeiro imbroglio o vice governador Odair Correa (PSB),
Ou o secretário do Meio Ambiente, Walmir Ortega. Ou um , ou outro.
Mas o governo, com certeza.

Diferença de Centavos

Até no preço, ficaram um pouquinho mais próximos O IVCezal e o Vox Callati.

Hermeneuticamente Cínica

O post Estilo Legal, de ontem, trouxe dois excelentes comentários à ribalta deste blog.

Do reitor da UFPA, prof. dr. Alex Fiúza de Mello.

Infelizmente, o Brasil de hoje vive ameaçado pela DITADURA DO JURÍDICO. Afirmo: a pior de todas (porque travestida de "estado de direito"!).
Juiz deixou de ser um ser normal: não erra; não falha; não aceita críticas; não é corrigido; é acobertado e, se for o caso, se vinga.
Virou um Deus: existe acima do bem e do mal - e da própria Lei! Esqueceu que é SERVIDOR PÚBLICO - e não dos pares!
A tese de que penalizar um Juiz seria atingir a própria instituição é falaciosa, corporativa e hermeneuticamente cínica.
A continuar assim a situação, para que servirão, em breve, as togas? De simbolo restarão fantasias. Com que moral juízes julgarão deputados e senadores corruptos ou assassinos de menores, como João Hélio? Com que moral?!
Que péssimo exemplo de coorporativismo, de ausência de republicanismo e de compromisso com a nação! Os poderes judiciário e legislativo estão, perigosamente, se descolando, a cada dia,da sociedade.
Não identificam mais os anseios desta.
Não ouvem os rumores populares, que crescem, clamando por justiça. Vivem enclausurados em seus palácios, cercados de mordomias, alheios ao mundo real. Que os bons magistrados salvem a Justiça no Brasil, enquanto é tempo!

E do advogado e blogueiro Pedro Nelito, professor de Direito, e mestrando na área.

Segundo Ruy Barbosa, ainda que a constituição fosse tão perfeita, como se tivesse sido baixada dos Céus, o País haveria de ser julgado não pelo seu texto, mas sim, segundo o modo pelo qual a pusesse em prática.
Podemos concluir que se fosse adotado esse critério, desgraçadamente o Brasil seria condenado.
Concordo com o Prof. Alex, está faltando res pública...
Na magistradura não se encontra generalizada a adesão intelectual e afetiva às nossas instituições republicanas, as regras não asseguram a eficácia, na maior parte das vezes são ignoradas, desprezadas, mal cumpridas.
E tudo isto, contando com a aquiescência de uns, a indiferença de outros, a complacência de muitos; com a acomodação dos órgãos de promoção do direito e a preocupação de poucos.
Acuda a dignidade nacional...

---------------------------------------

Em 10/10/06 o CNJ afastou um juiz da cidade mineira de Timóteo, por desrespeitar as partes e as prerrogativas dos advogados durante uma audiência.
Leia aqui.

É Tuna!

Foi-se o tempo em que a torcida da Tuna Luso Brasileira, campeã do 1o turno do camapeonato paroara, cabia numa Kombi. Ontem, após o jogo, debaixo da janela do poster passaram tres carros, alegres e embandeirados.

Podes Crer

Na coluna Repórter Diário, que adora o deputado federal Vic Pitres Franco (PFL), edição de hoje do Diário do Pará.

Para alegria de seus leitores, a coluna de Guilherme Augusto retorna às páginas do DIÁRIO a partir de amanhã.

25.2.07

O Povo Canta

Levanta povo,
vai ter poda na mangueira
a cidade está nua,
começou a bandalheira.

Refrão do samba do Quem São Eles, carnaval de 1987, de Laury Garcia, Antonio Carlos Maranhão, Alcyr Guimarães, e do velho Edyr Proença.

------------------------------------------------

Atualizada às 17:30.

Estavam erradas a terceira frase do refrão, e a grafia do nome do gente boa Laury, pelo que o poster pede desculpas.

A Todo Gás

O segundo conteiner de denúncias contra o prefeito de Nova Déli deve desembarcar nesta semana, na Procuradoria da República no Pará.
Mais alentado do que o primeiro.

Estilo Legal

Na coluna Forum, edição de hoje da folha sobrancelhuda.

JUIZ ABSOLVIDO
Acórdãos do Supremo e do STJ liberaram o juiz Amílcar Guimarães de ser processado por injuria, calunia e difamação. O entendimento é no sentido de que “a crítica judiciária ainda que exteriorizada em termos ásperos, não caracteriza os crimes de injuria, calunia e difamação, quando manifestada no exercício da atividade judicante”.
O magistrado condenou um Banco no Cível que fez aplicações do cliente no Banco Santos, que faliu, sem a autorização do aplicador, que ficou no prejuízo. Esse Banco, questionado em juízo, foi condenado a ressarcir o dinheiro do cliente, numa rude sentença do juiz Amílcar Guimarães, bem ao seu estilo. Os diretores do Banco entraram com queixa-crime, em que o juiz foi absolvido.

Então ficamos assim: no processo pode.
Que onda!?
(Yúdice, cabe recurso, ou valha-nos quem?)

Carnaval de Verdade

Sobre o post Rodada de Bamba, comenta o coreógrafo e bailarino Rubem Meireles

Não gostei do resultado, pois, como falam alguns sambistas, os jurados têm medo de julgar o Rancho.
Como um mestre-sala que cai na frente de um jurado tira nota 10 desta pessoa?
Será que o que vale para o nosso carnaval ganhar repercussão nacional é uma escola com mais tradição ou a volta (imaginária) de uma escola hiper luxuosa como a finada politiqueira ARCO-ÍRIS (que só serviu para eleger o Mario Couto)?
Realmente fico triste com o resultado de quem julga com o coração.
Quem viu um Teatro da Paz na avenida em 1978, como eu vi, teria vergonha de ver o QUENZÃO apresentar na aldeia um desfile pobre e equivocado.
O Bole Bole, do Guamá, mostrou, sim, a cara do nosso carnaval. De como o carnaval deveria começar a ser feito em Belém.
Li na mídia que o presidente da Império Serrano, escola tradiconal nos seu 60 anos, que caiu para o segundo grupo no Rio, argumentava que não dava para competir com as outras escolas "somente" com 3.500.000 de reais.
Aí eu me pergunto, quando é que vamos parar de sonhar e fazer carnaval de verdade? Desculpe-me pelo desabafo, quem comenta é uma pessoa que vive o carnaval de Belém desde 1976, quando o Quem São Eles levou o Cobra Norato para Presidente Vargas (campeão naquele ano).

Interview

O jornalista Lucio Flavio Pinto tá nas páginas da mais nova edição da revista Rolling Stones, pauta do blog da bailarina Lú.

Legalizada

A taxa de juros do cheque especial do UNIBANCO, a partir do dia 4 de março, passa para 10,49% ao mês. Agiotagem pura e simples.

24.2.07

Governo de Motocicleta

Pululam pelos jornais e na blogosfera do interior do estado matérias e posts preocupados com a "legalização" de alguns milhares de mototaxistas em Nova Déli, anunciando o desastre que aguarda a cidade.
Falam de cátedra, garanto-lhes, leitores do Quinta, pois também conheço o desserviço e os problemas que causam a "categoria", em algumas cidades do estado.
O que é preocupante é que o governo não saiba, ou não se disponha a encontrar um solução mais corajosa e inovadora que a simples oficialização da perigosa balbúrdia.
Justiça se faça, a subprefeita de Santarém, Maria do Carmo, enfrenta o problema: já conseguiu reduzir de 1.500 para 250 capacetes.
Quem sabe se entre os 45 cérebros que a UFPA cedeu ao governo, algum evita esse atestado de incompetência na gestão, e de populismo.

Big Brother

Não é verdade que já estaria em fase de testes uma nova versão do Google Earth que captaria imagens de malandros com a mão na boca da botija dos recursos públicos.

Noves Fora

Em conversa com um deputado da base tucana, o poster perguntou porque caiu de forma tão expressiva o número de deputados simpáticos ao governo anterior, entre a eleição de Zeca Araújo ao TCM e a eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, como se sabe, de 20 votos no primeiro caso, para 11 na segunda situação.
"Em primeiro lugar faltou confiança na possibilidade da vitória, meus colegas estavam inseguros. Depois a governadora entrou em campo, e isso tem pêso, Juca. Mas devemos admitir: o Mário Couto operou bem"

Camisa 10

Ele disse que entrou, mas já passou um mês e ainda não assinou a ficha de filiação no PTB. Por causa disso, desconfiado, o partido já teria escalado um atacante para invadir a área do deputado André Dias.
Vem a ser o vereador Vítor Cunha.

Fio da Meada

Localizada nos livros do Cartório Luna Filho, em São Luís do Curú, estado do Ceará,uma curiosa procuração levantou o enorme véu que encobria as atividades de uma empresa na área ambiental de Nova Déli.

Comunista Verde

Fonte do blog diz que a ex deputada Sandra Batista, do PCdoB estaria, digamos, olhando carinhosamente para a superintendência regional do IBAMA.

Na Voz do Povo

Vem do blog do Ronaldo Salame, o Pó de Vídeo, a notícia da premiação da Mendes Publicidade na Revista About, categoria Voto Popular.
Veja as peças premiadas no link.

23.2.07

Cogitada Superficialmente

De um comentarista Anonimo do blog, sobre o post abaixo.

E,acredite, a hipótese de "forçar" as empresas ainda sob contrato, a rescindir "amigavelmente", jamais chegou a ser cogitada seriamente.
A contratação de novos prestadores de serviço terá que ser feita por meio de uma concorrência pública, e isso requer um tempo de tramitação não inferior a 30 dias.
Não haveria sentido, nem seria legalmente justificável, rescindir com as empresas atualmente sob contrato para, logo em seguida, firmar contratos "emergenciais" com outras empresas, para garantir a continuidade dos serviços até que a licitação fosse concluída.
Qualquer auditor faria a pergunta óbvia: se o serviço é necessário, a ponto de justificar uma contratação emergencial, por que se rescindiu com as empresas já contratadas?
Não haveria resposta razoável para essa pergunta.

Arquive-se

De boa e generosa fonte, o blog recebeu a informação que teria sido arquivada a estratégia de forçar as agências de propaganda a desistir dos contratos com o governo do estado antes do final.
Ao que parece, o bom senso prevaleceu.

QuantoÉ?

Do blog do Noblat.

O empresário Domingos Alzugaray acaba de comunicar aos seus principais colaboradores que deve vender a revista ISTOÉ e a Editora Três na próxima semana.
Há dois grupos interessados no negócio: o Banco Opportunity de Daniel Dantas e a TV Bandeirantes associada ao grupo Camargo de Rádio.
O governo veta o negócio com o primeiro.
E apóia discretamente com o segundo.

Se der Daniel Dantas, o blog acha que Mino Carta não vai gostar desse negócio.

Resolvendo

Uma conversa de pé de ouvido, no Boêmios da doca de Souza Franco, reuniu na quarta de cinzas o empresário Ronaldo Maiorana e o Consultor Geral do Estado, o boa gente Carlos Botêlho.

Maturando

O ministro da Justiça de Jango Goulart, Aderbal Jurema, dizia que "na política, o acaso é uma intenção cuidadosamente disfarçada".
Mais ou menos o que tentaram fazer o ex governador Simão Jatene e o Sobrancelhudo ao se encontrarem, por acaso, num restaurante de Buenos Aires durante o Carnaval.
Estavam muitíssimo bem acompanhados, com todo o respeito, é claro.

-------------------------------------

Atualizada às 11:48.

Pelo fio, fonte tucana do blog que conversou agora há pouco com o ex governador Jatene, diz que eles, de fato, estavam em Buenos Aires, muito bem acompanhados, comeram a maravilhosa carne argentina...mas não se encontraram não.

Sindicato em Festa

Fonte sindicalista do blog voltou impressionado de Mojú, cidade da região Guajarina, próximo de Nova Déli. É que a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de lá, com mais de 300 filiados, sentou-se na mesa de um bar no Carnaval, arriou todas as geladas e despirocou.
Convocou uma assembléia para amanhã, para eleger a nova diretoria da entidade.
O caso já foi parar na Justiça.

Casa de Ferreiro

O Sindicato das Telefonistas e Operadoras de Mesas Telefônicas do estado do Pará não tem telefone.

Rodada de Bambas

O blog errou feio a previsão do carnaval.
A "tropa de zebras" entrou em campo e o Rancho é o grande campeão do Grupo Especial, passando a frente do Bole Bole, aposta do blog, na reta final da apuração.
O terceiro lugar do Quenzão agradou a escola, que voltou a figurar em destaque no certame.
Nota dez na bateria, porta estandarte e comissão de frente.
No Grupo A, o blog acertou: deu Piratas da Batucada.
Tem gente que não gostou da virada da agremiação do Jurunas, mas não adianta chorar.
Tá todo mundo de parabéns.

Chumbo Grosso

Do deputado federal Vic Pires Franco, presidente do PFL paroara, em comentário no post Agora Vai, sobre o discurso que fará na tribuna do Congresso Nacional sobre a administração fim de linha de Duciomar Costa:

A única frase que posso adiantar em primeira mão para os leitores do Quinta, sobre o meu discurso, é que em vez de termos dado as chaves da nossa cidade de Belém para o Duciomar, seria melhor se tivéssemos trocado as fechaduras.

Olho no Lance

Tem jornalista do "sul maravilha" assuntando em Nova Déli.
Já perceberam que este estado é uma, digamos, usina de pautas.

22.2.07

Descobre-te a Ti Mesmo

O poster recomenda aos comentaritas do blog que visitem o Site Meter, o sistema de monitoramento do blog - infelizmente fora do ar para voces desde ontem, mas que deve voltar a qualquer instante - na barra lateral direita deste blog.
Depois que a página do contador abrir, clikem em cima do ícone By Details, logo abaixo do sub título Recent Visitors.
Em seguida copiem o IP que aparecerá na hora de suas entradas, e busquem-se no Google....rs.
Para poucos, aqueles que "se descobrirem" em muitos nomes e posições diferentes, depois da pesquisa, sugiro uma passadinha aqui ó.

---------------------------------------

Atualizada às 17:09.

Olha só. Nem deu duas horas da postagem e o Site Meter voltou a brilhar na página do Quinta. Divirtam-se.

Mico

Fonte do blog presente ao lançamento da Campanha da Fraternidade ontem, na ilha do Combú, diz que foi visível o mal estar que a presença de Duciomar Costa, ainda prefeito de Nova Déli, provocou entre as autoridades convidadas.

Barril de Pólvora

A área que se demora entre o sul/sudeste do Pará, sudoeste do Maranhão e norte do Tocantins é, literalmente, uma "bolha do crime". A PF já tem estudos sobre a região, nessa perspectiva.

Rir Prá Não Chorar

O cartunista J.Bosco arrebenta na edição de hoje do IVCezal.
Arrebenta com o Sobrancelhudo.

-----------------------------------

Atualizada às 12:26.

Aqui está o link da charge do craque J. Bosco.

Marcha Para o Oeste

Da Coluna do Estado, na mais nova edição do Estado do Tapajós.

Mais bauxita

A Vale do Rio Doce está realizando uma pesquisa mineral bem próximo à área onde a Alcoa está implantando um projeto de mineração, em Juruti. Segundo fonte da coluna, a empresa já constatou a existência de bauxita de ótima qualidade na área e em quantidade suficiente que justifique um investimento na casa dos bilhões de dólares. A expectativa é que em breve a mineradora comece a agir para dar início às consultas públicas para a implantação do projeto.

Quartel de Abrantes

Podem anotar: o zoosenador Mário Couto e seu apêndice, deputado estadual César Colares não vão ser expulsos do PSDB.
E a bancada hospitalar do PFL idem.

Escândalo do Gás

No dia 14 deste mes, no post O Cerco Se Fecha, o Quinta Emenda falou de uma denúncia encaminhada ao MPF sobre o escândalo do gás, mais uma urdidura da quadrilha instalada na administração Duciomar Costa.
Pois bem. Ontem o blog recebeu uma cópia da denúncia que o vereador Carlos Augusto Barbosa protocolou no dia 8 deste mes. Além da robustez das provas anexadas à peça, o poster ficou impressionado com a variedade dos crimes reunidos num só episódio, a desfaçatez e a absurda quantidade de rastros que foram deixados, na esteira do cometimento desses crimes.
Vai da improbidade à falsificação de documentos, uma lixeira completa.
Ficou mais impressionado ainda com o fato da Câmara de Nova Deli ter recusado, por um voto de diferença, a inserção do discurso do vereador denunciante, que queria vê-la incluída nos Anais da casa.
Quando a denúncia chegar ao conhecimento do público, coisa brevíssima, os cidadãos de Nova Déli vão ter a mesma impressão do poster: os vereadores "do não" deveriam ser indiciados por co-autoria.

---------------------------------------------------

Deve ser por isso que o aspecto do sedizente prefeito anda péssimo, na opinião de uma fonte do blog que encontrou-se com ele, semana passada. Em Brasília, é claro.

Passando o Bastão

Sobre o post OP, publicado ontem, comenta Stefani Henrique, citado na nota.

O OP em Belém foi um grande sucesso.
Inverteu prioridades levou obras para as periferias e trouxe o povo para definir os rumos do governo. Claro que como todo processo político tem prós e contras mas a sua avaliação geral e super vitoriosa.
Por isso acredito que a Governadora Ana Julia e o secretário Guedes sabem como deve ser conduzido o processo no estado para que possamos reduzir as desigualdades sociais e regionais, levando o governo a estar presente em todos os municipios e não só naqueles que são "amigos do rei"
Não estarei diretamente ligado ao OP e sim estou na SEIR (secretaria de integração Regional) que tem no comando o companheiro André Farias, e que fará uma grande interface com o processo do OP e de desenvolvimento regional que o atual governo se propoem.
Mas mesmo assim, Juvencio, obrigado pela lembrança, mas estou começando a passar o bastão para que outros dirijam as ruas.

A Salvo

A SBPC enviou uma carta ao presidente Lula, defendendo que a educação esteja a salvo de disputas partidárias, entendendo que sómente exemplos de continuidade e perseverança podem dar o caráter de política de estado à educação, exigência sem a qual ela não alcançará a posição e o valor que a sociedade tanto precisa.
O Globo online acha que a carta não "veta" Marta Suplicy.
O blog discorda.

21.2.07

Repercussão Geral

Atende por esse nome um mecanismo jurídico pelo qual o STF poderá escolher as ações que vai julgar e as que ficarão à cargo do STJ.
Abarrotado de ações que envolvem até brigas de vizinhos, cada ministro do STF tem até 10.000 processos por ano para julgar.
O mecanismo, aprovado há dois anos, já está em vigor.
E o Editorial do Estadão resume as consequencias:

Assim como ocorrerá com a súmula vinculante, quando ela estiver definitivamente implantada, a 'repercussão geral' mostra como é possível adotar medidas sensatas para simplificar procedimentos, coibir artimanhas protelatórias de advogados e converter o sistema judicial num eficiente prestador de serviços.

Essa notícia é horrível prá essa galera aqui, ó.

Rara Oportunidade

Não custaria nada, nadinha mesmo, para o secretário de Cultura Edilson Moura, historiador, pegar um telefone e ligar para prefeituras como Santarém, Óbidos e Cametá, principalmente, pedindo-lhes que não deixem de indicar profissionais para o curso de especialização em Restauro e Conservação Patrimonial que o Forum Landi vai realizar.
Já que suas excelências,os prefeitos, não se coçam.
Ainda há tempo, e (poucas!) vagas.
É um absurdo que aquelas municipalidades percam tal oportunidade.

OP

Por detrás desta sigla, uma estratégia de discussão pública do destino dos recursos do estado. É o Orçamento Participativo, "estrela" petista de primeira grandeza, e ferramenta democrática na gestão pública, desde que utilizada com equilibrio e respeito às outras instancias de decisão e interferência, como os poderes legislativos.
Também é importante ponderar e articular as demandas regionais com as oportunidades de financiamento disponíveis no mercado, como as linhas de bancos tipo BID, Banco Mundial, fundos de desenvolvimento, recursos bilaterias, programas federais, entre outros.
E mais: o governo, qualquer um, não pode abrir mão de sua visão e de seus projetos de longo prazo, predicados não raro inexistentes nas assembléias populares, com todo o respeito, escusado dizer.
Quem vai representar o "povo" nessas assembléias? Quem tem legitimidade para isso? Quem define sua legitimidade? Será suprapartidário o forum? O governo vai apresentar seus projetos às assembléias e discuti-los e sustentá-los?
É nesse espaço que habita a diferença entre a hegemonia e o populismo
Tudo isso deve ser somado às "paixões" das assembléias populares, e ao "agradável sentimento" do cumprimento do dever de todo gestor público: a inclusão da sociedade na discussão e determinação do destino de seus recursos.
Bem aplicada, a receita é sinonimo de sucesso político e de melhoria da qualidade de vida da população.
Mal aplicada, a estratégia é apropriada como instrumento de desestabilização de governo pela mão de adversários políticos, ou de afirmação de posturas totalitárias, o que também dá no mesmo.
É o secretário Carlos Guedes, da SEPOF, o "mestre cuca" que vai temperar o panelão.
Vem de uma terra onde a receita foi bem aplicada, o Rio Grande do Sul.
E convocou o general das ruas, Stefani Henrique, para ser o Xangô da Mangueira, o puxador oficial das assembléias.
O blog vai "descer o morro", e participar.

20.2.07

Palpite

O poster foi às ruas ontem, ouvir as opiniões sobre o desfile das escolas de samba de Nova Déli. A enquete demonstra que só uma enorme zebra dará o título ao Quem São Eles, e uma tropa delas levará o Rancho Carnavalesco Não Posso Me Amofiná ao título do Grupo Especial.
Mas não será surpresa se o Bole Bole vencer o grupo especial, ou a Tradição Guamaense, ambas do Guamá, e o Piratas da Batucada no Grupo A.
Agora, as unanimidades: a bateria do Quenzão arrebentou, sob o comando do mestre Pedro Paulo.
E a comissão de frente, coreografada por Ana Unger, e com suas bailarinas, foi nota dez.
Feito a Ana, com todo o respeito, é claro.

Pelas Tabelas

Do site de Claúdio Humberto, hoje.

Geladeira
A pedido do presidente Lula, o deputado Jader Barbalho (PA) foi afastado dos entendimentos com a cúpula do PMDB para compor seu segundo governo. "Pega mal", disse Lula, que na campanha beijou a mão de Jader.

Último a saber
Escanteado das decisões do governo, Jader Barbalho recebeu um "by-pass" do primo José Priante, que se viabilizou como presidente da Eletronorte. Jader preferia manter o atual ocupante, Manuel Ribeiro.

Sangue Bom

A quarta feira de cinzas promete ser longa para um dos Barbalhos.
Amanhã eu conto.

Fraternidade com Diferenças

Começa amanhã a Campanha da Fraternidade 2007, realizada pela CNBB, sob o tema "Fraternidade e Amazonia, o cuidado com aquilo que é de todos".
O lançamento da CF este ano será na ilha do Combú, em frente à cidade de Nova Déli.
A proposta da CNBB é ouvir a Amazonia, mas um organismo vinculado , o Conselho Indigenista Missionário - o CIMI, e outra organização católica relacionada com a Santa Madre, a CPT, estão no coro dos descontentes.
A ausência de qualquer notícia da Campanha 2007 em seus sites, 24 horas da abertura da campanha, dá o tom das divergências.
Segundo uma fonte nada eclesial do blog, o que está pegando é o patrocínio da campanha, este ano por conta da CVRD.
O foco da campanha, cujo lançamento pela primeira vez será fora de Brasília, vai ser a questão ambiental.
Haveremos de discutir bastante, aqui no blog, a CF 2007, inclusive sobre a presença da Vale na parada. Há um longo rosário a ser desfiado a partir dessa diferença.
Fraternalmente, é claro.

Anúncio

Para todos que o procuram, ele se mantém fechado em copas.
Porém, quando voltar do descanso carnavalesco em sua fazenda em Guaratinga (MT), o diretor Francisco Serafim pode ser anunciado o novo presidente do BASA, diz uma fonte bancreveana do blog.
"Mas João Bastos ( apoiado por Ana Julia) não está morto, Juca", reconhece a fonte.

Outros Tempos

Mas como é a política...
O Seventy conta, na edição de hoje, que o prefeito pefelista de Capanema, nordeste do Pará, está pulando do PFL...para o PT !?.
E que sai atirando, contra Jatene e contra o PFL.
Ora, o alcaide jamais falaria mal de Jatene e de seu partido.
Muito menos o Seventy publicaria tal nota.

Dr. Moleza

Baixou um clima de deprê na COHAB.
Os funcionários estão achando que o novo presidente do orgão, o ex deputado Dr. Soares, da cota do coligado Sobrancelhudo, não tem nenhum apetite para a função. O ponto facultativo de seis dias no Carnaval e a redução da jornada da turma que fiscaliza as obras, por exemplo, tem levado os mais experientes a temer pela manutenção do ISO 9001, duramente conquistado na gestão anterior.

Big Band

Do Ancelmo.com, ontem de tarde, no Globo online.

Circula no território livre da internet:
Estréia neste carnaval em Brasília uma nova banda formada exclusivamente por políticos.
É a Banda Lheira.

Regeneração

O poster pensou que havia surtado quando leu o editorial do IVCezal, edição de ontem, defendendo o "recall" para os políticos, o cumprimento em seus mandatos do que foi prometido nas campanhas e outras demandas moralizadoras da atividade parlamentar.
Mas pode ter sido a folha nariguda que emergiu para um estado de consciência.
Quiçá perdure for a long long time.

O Coligado

Tem paraense na revista IstoÉ desta semana.

19.2.07

Nota Zero!


Agora Vai

Em comentário enviado ao blog, no post Utilidade Pública da Tribuna (abaixo) o deputado federal Vic Pires Franco (PFL) antecipa: vai fazer um pronunciamento na Câmara Federal sobre a onda brabíssima que está rolando na administração de Nova Déli.
Pela Agência Câmara e pela Voz do Brasil, vai ribombar em todo o país.
Tomara que seja ouvido pelo desembargador Cândido Ribeiro, do TRF 1, que analisa a ação criminal do MPF que acusa o sedizente prefeito de improbidade administrativa, comprovada fartamente nos autos pela perícia científica da PF.
É flórida! Colou no Sobrancelhudo, já era.

Olha o Trem!

Pode ser cruel, para os dois estados, a conjunção entre a derrota de Roseana Sarney (PFL-MA) e o lançamento do PAC.
O torniquete financeiro que estaria sendo urdido pelo pai da derrotada, fechando as torneiras para o Maranhão, tem tudo para estimular a ejeção de mais almas para o sul/sudeste paroara.

Asas

Já pousou em Val-de-Cãns um jatinho que, cândidamente, aguarda a vitória na licitação do governo do Pará.

Laços de Família

O Seventy, na edição de hoje de O IVCezal, critica com razão a nomeação do filho do presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Juvenil (PMDB) para o cargo de Sub Procurador Geral da casa.
Vindo de onde vem, o blog não estranha mais nada, embora reconheça que na administração anterior, a do zoológico senador Mário Couto (PSDB), havia coisa pior, bem pior.
A filhinha era chefe da Auditoria de papai.
Nas barbas de 41 silentes deputados, inclusive, e principalmente, os (as) que posavam de vestais.

Cai o Pano

Na esteira de uma poderosa conjunção, que vai de Brasília aos mais longínquos rincões do Pará, chegou a vez de Nova Déli cair na pouco saudável malha peemedebista que toma conta da área da saúde.
Paulo Edson, o sexto secretário de Saúde da absurda administração que devasta a cidade, é a senha da presença sombria de Jader Barbalho no governo municipal.
Sua chegada ao cargo é o coroamento de um antigo desejo do quarto lugar em número de processos no Congresso Nacional.
No início do governo Jatene, segundo uma fonte do blog, houve uma pressão do Sobrancelhudo sobre Jatene para que Paulo ocupasse a secretaria estadual.
O PFL, que na época se representava pela repulsiva bancada hospitalar, não deixou.
A vitória do Sobrancelhudo Jr. em Ananindeua, dois anos depois, acomodou Paulo no vizinho município.
Ficou claríssimo agora - sras. e srs. - que Duciomar Costa, mais um feto teratológico do ubre tucano-pefelista, agora respira no tubo do internacional para sobreviver. Consta que já teriam pedido ajuda em Brasília, para amigos poderosos, digamos, acionando todos aqueles que deles dependem, de alguma forma, inclusive no Poder Judiciário, aquele lugar onde esvoaçam as togas e, por vezes, as esperanças da sociedade, os recursos públicos, e a própria Justiça.
Na prática, Duciomar, um mamulengo, começou a renunciar. Entrega os anéis para ficar com os dedos, ágeis.
O prefeito de Nova Deli, a partir de hoje, também se chama Jader Barbalho.
Essa boa companhia, anotem, vai acelerar a exposição do malsinado prefeito aos holofotes da mídia nacional.
O blog só não sabe, ainda, se combinaram tudo com Ana Julia.
Afinal, é uma coalizão, certo?

-----------------------------------------------

É fato: só existem moedas em circulação.

Utilidade Pública da Tribuna

Bem que o senador José Nery, do PSOL, o companheiro de casa Flexa Ribeiro, e os deputados Zenaldo Coutinho, Wandenkolk Gonçalves e Nilson Pinto, todos do PSDB, e o colega Vic Pires Franco, do PFL poderiam usar de suas tribunas em Brasília para denunciar ao país a situação de Nova Déli e as malfeitorias de seu prefeito.
Sim, porque todos os outros estão coligados com Duciomar Costa.

Voto Aberto

Emenda do deputado Arnaldo Jordy, do PPS, e da ex deputada Aracely Lemos, do PSOL tenta acabar com o embuste do voto secreto dos parlamentares nas sessões do legislativo estadual.
O Pará vai ser um dos últimos estados brasileiros a adotar a medida.
Mas vai. Vai ficar um pouquinho mais complicado passar a mão na bunda do eleitor, como fazem, há décadas, as peças raríssimas que infestam aquela casa.

Dura Lex. Será?

Dez anos, e o STF não acerta nenhum político.
Quem sabe o CNJ acerta o STF?

Mãozinha

Tem até deputado federal fazendo lobby para emplacar uma pequenininha agência de propaganda na licitação do governo do Pará.

www.sepof.pa.gov.br

Poucos dias após o prazo informado, mas dentro da previsão da fonte do Quinta Emenda, a SEPOF começa a publicar o tamanho dos restos a pagar do estado do Pará, herdado da gestão tucana. É naquele endereço lá em cima.
A ex secretária Teresa Cativo contesta os números.
Com a palavra o TCE.
E ponto para a SEPOF.

18.2.07

A Formiga e o Elefante

O blog não vai se espantar se forem selecionadas oito agências de propaganda, ou mais, para o atendimento da conta do governo do Pará. Foi o que garantiu ontem um alto comissário petista.
Tampouco o poster ficou surpreso com a postura da Mendes Publicidade, certíssima em não ceder às pressões - deselegantes, inoportunas e ilegítimas - para rescindir amigávelmente o contrato firmado no governo anterior, em vigor até abril.

Deselegantes, pois começaram na primeira semana do novo governo, quando não havia nenhuma instrução, orientação ou estratégia de comunicação.
Foi obra de uma das agências interessadas, construída com indisfarçável acabamento paraguaio.

Inoportunas, pois tentou-se afastar as agências antes de qualquer ação, obra, serviço ou coisa que o valha, do novo governo. Nada havia para anunciar, como aliás acontece em todo início de governo.
Quanta volúpia, hein?

Ilegítima, pois executada, segundo apurou o blog - junto a fontes do mercado e do próprio sindicato das agências - pelo diretor uma empresa interessadíssima na conta, e pule de dez em todas as listas de previsões dos vencedores do certame.
Logo, quem pressiona passa por cima da área governamental responsável pela questão.

Afinal, qual é a justificativa técnica da rescisão? Ninguém fala ou escreve uma linha sobre isso. Apoiar-se no argumento da permissão contratual da rescisão unilateral, a qualquer tempo, para respaldar uma decisão que foge aos limites de questões técnicas, façam-nos o favor, é de uma truculência intolerável, e um perigoso precedente.
Que contratos vão querer rescindir amanhã?
Onde está o amigável nessa parada?

Façam as contas com o poster: o próximo dia útil deste mês práticamente encerra fevereiro, e o edital ainda não está pronto.
Serão necessários, após sua publicação, trinta dias para recebimento das propostas: final de março, portanto.
Até a escolha e homologação dos resultados, publicação no DOE e definições sobre as primeiras encomendas, de campanhas ou peças avulsas, materiais ou apoios institucionais, elaboração de briefings, produção e aprovação de peças - ufa! - estaremos no mes de abril, quando se encerram os contratos em vigor.

Fizeram cara de paisagem no esdrúxulo episódio do anúncio do novo governo publicado no dia 31 de dezembro passado, e agora de novo em relação às pressões para a desistência dos atuais contratados.
Sabem porque isto está se repetindo?
Porque na primeira de copas - a publicação do anúncio - ninguém tugiu, além do Quinta Emenda.
Nenhuma autoridade foi capaz de dizer assim: "Quem é a pessoa responsável por isso?" E quando a pessoa aparecesse, perguntar o seguinte: "Que onda é essa? Voce está pensando que isto aqui é a casa da mãe Joana?"

Tudo bem, pode ser exagêro pedir que se caminhe com a leveza de uma formiga nessa estória.
Mas uma pata de elefante causa muita , digamos, vibração no terreno.
Acendeu a luz amarela.

----------------------------------------------------

A Mendes, ao não aceitar a rescisão, confirma o profissionalismo que a levou à condição de agência mais premiada da história da propaganda paroara, no Brasil e no mundo.
Comporta-se de maneira republicana na sua relação contratual.
Produtos em falta, do outro lado.

----------------------------------------------------

Diferentes motivos levaram as quatro agências restantes a desistir do contrato antes do final.Duas pela absoluta impossibilidade de continuarem.
E duas por vislumbrarem uma chance. Percebe-se, então, que a elegância é a aparência do gesto, mas não é a sua essência.

----------------------------------------------------

Enquanto isso a Vanguarda preparou a mensagem da governadora, entre uma sexta e a segunda, trabalhando duro no final de semana, para desgosto de lobbystas concorrentes.
Todavia, fora do contrato.
E a Griffo preparou a publicação do balanço do Banpará, dentro do contrato.
Sob uma saraivada de críticas, nenhuma republicana.

----------------------------------------------------

O blog, respeitosamente, convida o MPE para acompanhar o processo.

Sombra

Em conversa com graduada fonte petista, neste início de manhã na Praça da República, o poster recolheu a mesma impressão que o assalta, modo de dizer, há dias.
O Sobrancelhudo estaria avançando sobre Odair Correa (PSB), o vice governador do Pará.

Câmara Vã

É lamentável a decisão da Câmara de Nova Déli em apoiar os perueiros da cidade, de acordo com a enquete realizada pelo IVCezal junto aos edis, publicada na edição de hoje.
A justificativa encontrada pelos vereadores simpáticos ao projeto da vereadora Marinor Brito, do PSOL, de que a aprovação está condicionada a melhorias no sistema, sabemos todos, é enganosa.
Indica que os serviços públicos de transporte vão continuar do jeito que estão: um caos.

17.2.07

Coleguinhas

Jornalista sempre falou mal de jornalista. Mas sempre pelas costas. O corporativismo nunca permitia que as brigas passassem das maledicências de um editor contra o outro, proferidas na intimidade das redações. Ultimamente este cenário vem mudando. O bate-boca editorial ganhou as páginas de jornais e as linhas dos blogs e foi parar nas barras dos tribunais. Não é que tenha crescido o número de ações de entre colegas, mas caiu o tabu de que jornalista não processa jornalista.

Leia aqui, na íntegra.

Cidade Doente

Cai mais um secretário da prefeitura de Nova Déli, o da Saúde, um dos envolvidos na denúncia de improbidade que o MPF ajuizou no TRF de Brasília.
Sai fora Manoel Pantoja, e entra em cena Paulo Edson.
Enquanto isso a cidade cheira a Duciomar.

Haddad Deve Ficar

Quem traz a notícia é o blog do Josias.
Começou a "subir no telhado" a ida de Marta Suplicy para o MEC, dada como favas contadas pela cúpula do PT.

Eu Mesmo


Prevenção

Por via das dúvidas, neste Carnaval a UNIMED deveria reforçar a segurança no posto de atendimento da Doca de Souza Franco.É que mesmo depois de 45 dias de novo governo, o comando da PM ainda não retirou das ruas os bate paus Saddam e Gentileza.
E o blog começa a duvidar que o fará.

Calote

Não é verdade que o prefeito de Santarém, Everaldo Beiçola, vai puxar um arrastão chamado Filhos do Serasa, onde só dança quem é bom pagador.

16.2.07

Rapaz de Bem

As marchinhas deste Carnaval podem embalar a subida de Johnny Alf, 77, para o andar de cima. Um dos maiores pianistas da bossa nova, com forte inluencia norte americana ( especialmente Gershwin e Cole Porter) harmonias delicadas, invariavelmente dissonantes, Johnny esteve algumas vezes em Nova Déli.
Em 1977 ficou 15 dias na cidade, onde fez alguns shows no restaurante O Outro, o antigo.
Junto com ele o violonista Everaldo Pinheiro, pai da cantora Andréa Pinheiro, o percussionista Dadadá e o então baixista Nego Nelson, que formavam a cozinha da casa.
Jovem, bonito e solteiro, o poster passava lá todas as noites, e era amigo da casa.
Num domingo fomos comer uma peixada, no Caixaparah, a publicitária Beth Mendes no comando do fogão.
Johnny levou um gravador e algumas fitas, com arranjos e composições inéditas. Voltamos de noite.
Tinha uma voz maravilhosa, ninguém cantava suas canções como ele. Sua voz saía pelos dedos, no teclado.
Parece que levou com ele um baterista daqui de Nova Déli.
E muitas saudades também, agora maiores.

MPE Quer Mudanças na Propaganda

Da coluna Ronda Política, do marabaense Correio do Tocantins.

O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, convocou esta semana reunião com o chefe da Comunicação, Agenor Garcia, o diretor da agência de publicidade que atende à prefeitura e um membro da procuradoria jurídica da PMM.
Na pauta, a "sugestão" do Ministério Público do Estado para que sejam mudadas as propagandas oficiais do governo "O Trabalho Continua", que, na visão dos promotores, contêm propaganda pessoal.
O MPE destaca a necessidade de obediência as normas para veiculação de mídia de governo, as quais incluem entre outras o caráter educativo e de interesse público e avisa que irá monitorar a veiculação de peças publicitárias nas emissoras de TV locais.

Bem, se a moda pega, vai ter que mudar a propaganda de muito nêgo por aí.
E bem que podia pegar mesmo. Tem que cumprir a lei e, ao mesmo tempo, pode-se iluminar a administração.
Mas tem que ter humildade prá mudar, e trabalho prá mostrar, caso de Marabá.
Quem não tem, caso de Nova Déli, fica veiculando filmetes esotéricos, patéticos mesmo.
O problema é que não tem um concurso Hot Top às avessas - tipo um Hot Sheat - para escancarar a nudez das porcarias que faz(em) a(s) agencia(s) que atende(m) o nacional Duciomar Costa.
Ponto para o MPE.

A Bela do Baile

Fonte do blog que sacudiu o esqueleto ontem no Baile dos Artistas, na Assembléia Paraense, o clube, diz que as curvas do rio Caeté estavam muito bem representadas pela deputada Simone Morgado (PMDB), que comandava uma animada mesa bragantina.
Toda de preto, e com aquele sorriso a-rra-sa-dor, Simone era, de longe, mas ponha longe nisso, a presença mais bela e simpática da festa.

Cobiçada

A edição desta sexta ainda não está na web, e essa nota não está na coluna Roda Viva, o cuore do Correio do Pará.
Mas pelo fio, o jornalista Flávio Sacramento informa aos leitores do Quinta: Parauapebas já tem, declarados e assumidos, nada menos que 17 candidatos à prefeitura da cidade.
Para tristeza do poster,o vereador Wanterlor Bandeira (PSOL) não está entre eles.
E a disputa faz sentido: em poucos anos - arrisco uns dez - o Peba vai ser a segunda maior cidade do Pará.

Octopus

O blog do Hiroshi Bogea - não tem prá ninguém na cobertura do sul/sudeste do Pará - acusa: a Clean, famosa lixeira envolvida nas falcatruas dos marginais Marcelo Gabriel , Chico Ferreira e gang, está despejando lixo hospitalar no lixão da cidade de Parauapebas.
O blog acha que vai ficar por isso mesmo.
É que a Clean tem muitos braços, alguns por lá mesmo.

Do Contra

A oposição sacou mais rápido.
Um manifesto contrário à anistia de Zé Dirceu já está na rede.

Sobram Poucos

Do deputado Giovani Queiroz (PDT-PA) em discurso ontem, na Câmara Federal.

Sobre o episódio dos dólares na cueca, pergunto: quem está na cadeia?
Dos Prefeitos que roubam todo o dia — nem todos os Vereadores, Deputados e Governadores são bandidos — , comprovadamente, quem está na cadeia?
Portanto, o Poder Judiciário tem sido negligente e conivente com o que ocorre no Brasil, pela impunidade.

( griffos nossos)

Alô Papai, Alô Mamãe

Amanhã vai ser divulgado o resultado do vestibular da UFPA.
Anotem: será a última vez que os radialistas babões vão fazer a farra provinciana.
A partir de 2008, só pela web e pelos jornais.
E vai acabar o espetáculo de péssimo gosto protagonizado, há décadas, pela malta radiofônica.

Prognóstico

Marcado para as 2:00 da próxima madrugada, deve entrar na avenida um pouco mais tarde, lá pelas 4:00, a campeã do carnaval paroara de 2oo7: o Quem São Eles!
Uma escola que não tem bicheiro, agiota ou bandido por trás.

Curto Circuito

Do blog do Jeso Carneiro, elétrico.

Para dois aliados na região, ambos do PMDB, o ex-deputado José Priante afirmou, essa semana por telefone, que depois do Carnaval assumirá o comando da Eletronorte.
O companheiro-presidente Lula teria lhe garantido o cargo.
É o acerto firmado com o PT para que Priante sacrificasse a sua reeleição a deputado federal em troca de participação na campanha para governador no ano passado - decisiva para vitória de Ana Júlia.


Quem diria, Plutão na Eletronorte.
....(pisc) hein?

Justiça Sob Controle

Sobre o post Controle Faz a Diferença, escrevem:

O reitor da UFPA, Alex Fiúza:

O fato é mais grave que o assassinato do menino João Hélio, no RJ.
Sim, porque quando a Justiça não se dá o respeito, não dá exemplo à nação, ela perde o sentido e a credibilidade institucional, ferindo de morte o estado de direito e a democracia.
Como, então, poderá julgar quem quer que seja?
Mais criminoso é um juiz bem educado, bem pago (pelo povo), revestido de poder, mas corrupto, que os excluídos socialmente que roubam e assassinam.
Os bons e corretos juízes deste país não podem aceitar passivamente, como pares, tais meliantes de colarinho branco (piores até que os parlamentares sanguessugas!).
A Justiça tem de ser ilibada e republicana, muito mais que os demais Poderes e o restante da população.
Senão, para que valem as togas?


O magistrado trabalhista José de Alencar, do TRT da 8a Região.

Nascido sob o signo da desconfiança de boa parte da magistratura, o CNJ, no atacado, tem correspondido às melhores expectativas.
O Relator desse caso é Juiz do Trabalho, da Décima Região (Distrito Federal e Tocantins), e é mesmo um ótimo Juiz e um excelente Conselheiro.

E o professor de Direito Penal Yúdice Randol.

Corretíssimo, Juvêncio: o controle externo faz toda a diferença.
Por isso mesmo houve tanta resistência à instalação do Conselho Nacional de Justiça. Sem ele, a coisa continuaria do jeito que sempre foi e uma medida com essa jamais teria sido determinada.
As promoções judiciais ocorrem pelos critérios de merecimento e antigüidade, aplicados alternativamente. Quando o juiz é o cabeça da lista de antigüidade, sua promoção é automática e só não ocorre se ele for expressamente rejeitado, pelo tribunal, em votação que exige quórum qualificado.
Esses condicionamentos estão previstos na Constituição. Graças a eles, muita gente impraticável chega ao desembargo, até porque a votação era secreta até um dia desses. Agora, felizmente, a votação é aberta.
Quando o critério é merecimento, ainda assim concorrem apenas os cinco juízes mais antigos. Aí se discute quem é o melhor candidato, mas nesse caso estamos sujeitos aos habituais disparates, tais como promover juízes investigados por irregularidades, várias simultaneamente, porque nunca foram condenados e, portanto, são inocentes até prova em contrário. Já debatemos sobre isso, lembra?
São essas coisas que glorificam as Murrietas da vida.
Mas, como se viu, o CNJ mandou às favas a presunção de inocência e sustou a promoção até segunda ordem. E nós, meros mortais brasileiros, acostumados à safadeza generalizada, ao menos uma vez sentimos um pálido gosto de justiça e nos regozijamos.
Graças a Deus, existe o CNJ

Fantasia

Não é verdade que o Sobrancelhudo vai comandar um enorme bloco vestido de presidiário.

Reprovação

A UFPA conseguiu cassar, ontem a tarde, a liminar que garantiu a quatro estudantes do cursinho Teorema a realização da última fase do vestibular.
Vão precisar estudar mais, ainda que no mesmo lugar.

Decidido

Fonte petista do blog que conversou por estes dias com a presidente da FUNTELPA, profa. Regina Lima, garante que não tem conversa: o convenio com a TV Liberal vai pro pau mesmo.

Efeito Contrário

Sobre o post Promessa, onde a governadora Ana Júlia promete encarar o crime organizado, escreve o blogueiro santareno Jeso Carneiro:

Que pessimismo é esse, Juva, em pleno amanhecer do novo governo.
Não concordo. Ana Júlia tem ao seu lado Jader, tem Juvenil, tem Faro em Brasília que pode dar uma forcinha pra ela.
Enfim, caro Juva, há uma conspiração planetário-paroara como nunca houve em favor da aguerrida governadora.
Xô, pessimismo, Juva! Erga a cabeça, estufe o peito, espinha dorsal ereta, o crime organizado no Pará está com os dias contados.
Quem viver, padecerá, quero dizer, verá.

Na Agulha

Em visita a nova presidente do TJ paroara, desembargadora Albanira Bemerguy, o prefeito de Nova Déli pediu a instalação de uma vara da Fazenda Pública para atendimento dos processos municipais. Quem conta é O IVCezal.
Se a desembargadora for rápida no gatilho, o feitiço vira contra o feiticeiro.
E o nacional pode inaugurar a vara, levando com ele nomes conhecidos no comércio local.

15.2.07

Controle Faz a Diferença

Mesmo respondendo a processos por falsificação de documentos e peculato, o TJ de Pernambuco promoveu um juiz ao desembargo.
Mais ou menos o que aconteceu por aqui, anos atrás, com a promoção da juíza Ana Murrieta, que aliviava as contas bancárias de processos em sua Vara.
Lá, como aqui, a OAB entrou na parada, mas na época da promoção da Murrieta não havia CNJ.
Veja aqui a diferença entre um caso e outro.
Mas uma promoção dessas é uma violência, hein?
Muita cara de pau, hein?

Os Sujos

Pensando bem, é o maior bloco deste Carnaval, hein?

Pesquisa

A saída do economista Mário Ribeiro depois de 9 anos presidindo o Banpará, informa o Seventy na edição de hoje, viabiliza o preeenchimento de antiga e grave lacuna na pesquisa socio eocnomica regional.
De volta à UFPA, Mário aceitou o convite para comandar a montagem de uma fundação de pesquisas economicas, aos moldes da FIPE da Universidade de São Paulo.
Uma das primeiras tarefas da nova fundação será a criação de indicadores de compensações ambientais.

Conjunção

Um longo e produtivo encontro entre o deputado estadual João Salame (PPS) e o reitor da UFPA ontem, pode ter sido o início de uma nova etapa da atuação da universidade no sul/sudeste do Pará.
Salame é o novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, e o federal Nilson Pinto (PSDB-PA), ex reitor da UFPA, é o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal.

Deletados

Mais problemas na área da Segurança Pública, conta a edição de hoje do Diário do Pará.
O setor era comandado pela malsinada dupla Manoel Santino e coronel João Paulo Vieira, o último já enrolado em processos pelo Ministério Público.
O blog tem horror dessa dupla.

Promessa

Ana Julia promete atacar o crime orgnizado.
Pois bem, vai ter muita dificuldade.

Desembarque

Nova Déli tem seu quarto secretário de Economia em dois anos.
Curioso é que o cidadão, Helder Melo, também é o presidente do Fundo Ver-o-Sol, o banco da prefeitura, com orçamento de R$ 10 milhões.
E também é o presidente do Conselho de Trabalho, que supervisiona o Fundo.
Quer dizer: a mesma pessoa solicita os recursos, executa as despesas e aprova os procedimentos.
Analista experiente da política paroara, comentando este fato, diz que a saída do secretário anterior, Tito Cardoso, deve-se a seu, digamos, instinto de sobrevivencia.
Afinal, complementa o analista, ninguém larga um osso desses para abrir um escritório de consultoria, como informou ontem o Diário do Pará.

14.2.07

Luzes no Bicho do Mato

A coluna Holofote, da revista Veja desta semana, joga luzes sobre o bicho do mato, como se intitula o prefeito de Nova Déli.

A conta do gás
Em 2005, Belém cedeu a captação dos gases do seu aterro sanitário à Conestoga-Rovers, fornecedora canadense de gás natural. A empresa paga à prefeitura 50 centavos de dólar por tonelada de gás. Porto Alegre também tem um contrato com a Conestoga-Rovers, mas recebe 8 euros por tonelada. O Ministério Público e o Tribunal de Contas do Pará investigarão os contratos, firmados pelo prefeito Duciomar Costa.


Um escândalo de grosso calibre - mais um - caminha rapidamente para arrombar a porta do gabinete do prefeito da cidade.
Que insiste em tentar driblar a lei, e mentir à opinião pública.
Semanas atrás a COMUS desmentiu o vereador Carlos Augusto Barbosa, que disse na tribuna que não havia licenciamento ambiental para a captação dos gases.
Ontem, na sessão da Camara, o vereador leu um ofício da SECTAM que comprova a denúncia, e desmente a COMUS.
Mas veja só: por um voto, foi derrotada a inserção do discurso do vereador nos Anais da Câmara. Ou seja, as estrepulias do prefeito são avalizadas por grande parte dos veredores da cidade.
Podem anotar: Duciomar vai virar freguês da mídia nacional não demora nadinha.
E junto com ele submergirá a malta que o apoia.

Rumo ao Planalto

Nem a folha sobrancelhuda, nem a congênere nariguda.
A repórter Rita Soares vai pegar um jato, na sexta depois do Carnaval, direto prá Brasília.
No dia 26 assume a assessoria de comunicação do senador José Nery (PSOL-PA).
Que pena... que bom!

Vem Prá Cá, Vem!


A Democracia Socialista quer voce!
Com esse discurso, e de posse da caneta que nomeia, a tendencia petista da governadora Ana Júlia busca conquistar corações e mentes abrigadas em outras facções da legenda.
Nestes dias o estrago está sendo feito em Santarém, mais precisamente nos arraiais do vingativo prefeito Everaldo Beiçola, aluno número 1 de Zé Dirceu no Pará.

Laranjal Arretado

Não tem nada para os minérios, madeira ou gado.
O maior produto da economia paraense é a laranja.
Na, digamos, economia informal.

Pau Ôco

Não é verdade que o Sobrancelhudo e Romulo Maiorana Jr. estariam na próxima lista de beatificações de Bento XVI.

Convite


O Cerco se Fecha

Fonte do blog deixa o prédio da Justiça Federal, onde foi verificar o andamento de um processo de seu interesse e atravessa a rua para fazer um lanche, por volta das 17:30 de ontem.
Entra no Namura - a melhor comida árabe da cidade - e dá de cara com o presidente da Câmara Municipal de Nova Déli, Zeca Pirão.
Com ele o vereador Carlos Augusto Barbosa e o advogado Sábato Rossetti.
Numa mesa ao lado, dois jovens empaletosados.
"Juca", disse a fonte, "não deu prá ouvir direito o que eles falavam, mas estavam soletrando ao telefone o nome de Duciomar Costa. Parecia que do outro lado da ligação, interurbana, alguém estava fazendo uma busca de processos pelo computador".
Discretamente, o presidente da Câmara pagou a conta do grupo.
E tudo indica que a outra conta pagará o prefeito.
Breve.

-------------------------------------------------

Atualizada às 10:22

O blog recebeu a confirmação de que os comensais da nota acima haviam acabado de sair da Procuradoria da República, onde teriam protocolado a denúncia do escãndalo do gás, objeto do post Luzes Sobre o Bicho do Mato.
Deve ter sido por isso que a chefe de gabinete do alcaide desastre pediu nova liçença para tratamento de saúde.
Começa a faltar gás...

Bombocado

Comentando o post abaixo, um anonimo escreve:

Nessa área de limpeza é onde anda correndo o dinheiro. O nosso dinheirinho! Seria importante comparar com os governos passados. O que está acima do históricamente registrado, estará sendo efetivamente limpado, dentro da campanha do dudú:"LIMPE BELÉM!"
O pior é que essa frouxidão acaba envolvendo bons empreiteiros, bons servidores, bons promotores, bons vereadores, bons jornalistas, bons juizes... que também resolvem ficar bom bons.

13.2.07

Ligações Perigosas

Do blog Nec Plus Ultra.

O vereador de Belém Walter Arbage está dormindo preocupado nestas últimas semanas.Sempre atuou como empreiteiro, há décadas realizando serviços para prefeituras e para o governo do Estado, sem jamais haver sido envolvido em qualquer tipo de investigação ou suspeita.
Seus serviços sempre foram atestados e medidos pelos órgãos competentes, sem qualquer tipo de problemas. Prosperou pelo trabalho árduo e dedicado, como bom e discreto "batriça" que é.
Como empreiteiro de obras públicas prestou serviços (vultosos) até para a administração Edmilson Rodrigues, e sempre se referiu de forma elogiosa com relação ao profissionalismo, a honestidade e a lhaneza no trato dos petistas com relação a ele.
Pois bem, agora o vereador de primeiro mandato está prestes a sucumbir a "maldição do dudú". Serviços de sua empresa prestados a prefeitura de Belém na atual gestão estariam na alça de mira do Ministério Público.
Com efeito, quem se aproxima muito de nosso prefeito tem que se benzer bastante, e plantar um canteiro de arruda "adubado" no quintal de casa, de preferência cercado de espadas de são jorge

Blog do Jesus

Mais um blogueiro na web, por enquanto na poesia.
E o poeta, teatrólogo, pesquisador, ensaísta e multimídia João de Jesus Paes Loureiro, gente da melhor qualidade.
Visite-o aqui.

Chicago é Aqui

A disputa entre os Maiorana e Jader Barbalho se transformou numa guerra suja. Os dois contendores perderam o próprio controle e descambaram para uma agressão tão rasteira que passou a ofender o decoro público. Se não pararem, como será aproxima batalha? Durante 20 anos o Jornal Popular, de Silas Assis, foi o padrão da imprensa marrom no Pará. Hoje, O Liberal e o Diário do Pará disputam essa posição. Praticam o jornalismo sensacionalista, para o qual não interessa a apuração dos fatos e a elucidação da verdade. O objetivo é atingir, ofender e sangrar o adversário, nem que para isso seja preciso derrubar todas as pedras éticas e morais existentes no caminho, deixando como saldo uma terra arrasada.

Assim começa o artigo da mais nova edição do Jornal Pessoal, de Lúcio Flavio Pinto, publicado na edição de sexta que passou pelo Estado do Tapajós e só hoje aqui no Quinta.

Bola da Vez

Estaria entre Francisco Serafim e João Batista, atuais diretores, a pule de dez para a presidencia do BASA. Ou entre os governadores Blairo Magi (MT) e Ana Júlia (PA), se preferirem, respectivos padrinhos.
O Sobrancelhudo teria se engraçado, mas Lula não vai dar touca prá ele.
É o que conta uma fonte do blog, direto de Brasília.

Intercom

Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital.
Olha lá o tema do INTERCOM Norte, de 20 a 22 de junho, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em parceria com a UFPA - Universidade Federal do Pará/Curso de Comunicação Social.
Tomara que o péssimo caráter chamado José Marques de Mello não apareça por lá.

Turbulência

Seja o que for que estiver acontecendo, desde o escândalo protagonizado pela TAM no Natal passado, é tudo muito estranho.
Liso macaco, como dizem em Marabá, o poster vai passar longe dos aeroportos neste carnaval.

Desejo

Da coluna Roda Viva, do Correio do Pará, o maior jornal de Parauapebas e região.

Priante vai pleitear junto ao PMDB a vaga de candidato à Prefeitura de Belém nas próximas eleições

Depois de Duciomar, Plutão?
.....(pisc) hein?

12.2.07

Limites do Analógico

Por volta das 5:30 da manhã de quarta feira que passou, ao abrir este blog, fui surpreendido com a exigencia da mudança da base tecnológica em que opera o Blogger.
Analógico incorrigível, este poster foi obrigado a pedir ajuda à uma prima, doutora em Ciencias da Computação, que mora em Lima, Peru.
Seus compromissos, somados ao deste poster, tiraram o Quinta do ar, pelo que me desculpo com os leitores que deram com a cara na porta nesses dias.
Amanhã, a partir das 12:00 as postagens voltarão ao ritmo normal.

6.2.07

Combustível

Na coluna de Alyrio Sabbá, na edição de hoje de O IVCezal.

Consulta
Um deputado federal do Pará está solicitando oficialmente informações da Petrobrás, em caráter de urgência, com que objetivo foi feita a transferência do terreno localizado no Tapanã, área portuária para a Prefeitura de Belém, que segundo consta, quer passar adiante.

O bicho vai pegar.

Brucutu

Um radialista, de ordem, andou baixando o sarrafo na prefeitura da cidade.
A emissora é tradicional aliada do ex prefeito, adversário do atual.
O atingido não contou conversa: demitiu o filho do radialista, modesto funcionário da secretaria de Saúde.
A emissora: Rádio Guarani
O radialista: Jorge Carlos
O prefeito: Everaldo Beiçola Martins
Pobre Santarém!

Contão

Volta a ficar assanhado o mercado publicitário paraense com as notícias da breve publicação do edital que selecionará as agencias que vão abocanhar a conta número 1 do Pará.
Há quem diga que podem ser até 5 empresas.

Troca

Da Coluna do Estado, no Estado do Tapajós.

Nem bem a legislatura começou e os nomes de políticos paraenses começaram a ser enxovalhados. Sexta-feira, o Jornal Nacional sapecou que entre os primeiros 28 trânsfugas há dois deputados federais paraenses que já mudaram de partido: Zequinha Marinho trocou o PSC pelo PMDB, que perdeu Lúcio Vale para o PR, antigo PL.

Destino

Depois de idas e vindas, o Seventy antecipa hoje o destino do ex governador Simão Jatene: vai disputar o comando do PSDB.
Deve levar.
Já licenciado da UFPA por dois anos - sua portaria foi assinada na semana que passou - Jatene vai tentar juntar os cacos da União Pelo Pará.
Com Vic a tira colo. Reclamando, as usually, mas deve ir.

Nepotismo Duplo

É complicada a situação do vereador Raul Batista, da Camara de Nova Déli, atualmente sem partido. Nepotismo direto e cruzado.
Raul elegeu-se com os votos da Igreja Universal, essa usina de...bem, deixa prá lá.

Fininho

Quase sai voando, de tão leve, o primeiro caderno da edição de hoje de O IVCezal. São apenas oito páginas.

Desespero

Do Noblat, citando a coluna Painel, da Folha de SP.

O PFL, que elegeu 65 deputados em outubro, está com 61 e pode chegar, ainda nesta semana, a 55. A cúpula tenta evitar que o número caia para menos de 52, o que levaria o partido a perder uma série de prerrogativas, como as de fazer obstrução e pedir verificação de quórum."
"Na Bahia, pelo menos três pefelistas devem saltar do barco nos próximos dias.

A explicação oferecida por eles aos dirigentes é singela: não dá para ser oposição simultaneamente à prefeitura de Salvador, ao governo da Bahia e ao governo federal. Pretendem se dividir entre as legendas da base de apoio a Lula."

Milícias Criminosas

Demorou 30 dias, e foi declarada de maneira, digamos, temerária, a posição do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) em combater as milícias que políciais civis estão realizando nas favelas cariocas. Mas tomou a decisão.
Eles já estavam até passeando com o "Caveirão", o blindado da polícia carioca.
Por trás da sedução por "resultados imediatos" na luta contra o crime, abrigam-se coisas terríveis nessas paradas.
A taradice, principalmente.

--------------------------------------

Atualizada às 20:00.

Xico Vargas, imperdível, aqui.

Limpa Fossa

Blogs e jornais do sul apontam a governadora paroara no grupo que se organiza para tirar de Zé Dirceu o comando do partido, já que Berzoini é apenas um pau mandado do czar petista.
Aumenta o racha e se fortalece, aos poucos, o grupo que deseja desentupir a legenda.
Do outro lado está gente como o prefeito de Santarém, o Beiçola danado, primeiro aluno de Zé Dirceu no Pará.

X 9

Não é verdade que o poster teria sido convidado prá conversar com o chefe da missão do BID, aquele que vai aprovar o petisco de U$ 125 milhões para a prefeitura de Nova Déli.

5.2.07

Humor, Substantivo Masculino

Ah, como é bela a Itália! E como são belos os italianos em matéria de amor! Neste preciso momento, a Europa acompanha mais uma telenovela de Silvio Berlusconi, promovida por sua digníssima e apaixonadíssima esposa. História simples: Berlusconi, ex-premiê de quem os italianos manifestamente sentem saudades, compareceu em festa social transmitida pela tv. Cruzou-se com duas belas mulheres - mulheres que, nas palavras de Woody Allen em seu último filme ("Scoop"), são "uma mais-valia para a sua raça". Como qualquer italiano que se preze, Silvio gostou do que viu e desfez-se em comentários loucos. A uma prometeu fuga imediata para qualquer lugar da Terra. A outra, confessou que se casava com ela, se obviamente já não fosse casado. Toda a gente riu. Toda a gente, exceto a sra. Berlusconi.

Assim começa a deliciosa Pensata do portuga João Carlos Coutinho, na Folha de SP.
Uma tese sobre o humor enquanto predicado masculino, passando pelo último filme de Woody Allen (blargh!) e terminando no lugar onde melhor se reconhece a graça de uma fêmea: o Brasil, é claro.

Isca

Simples Assim?

De Afonso Klautau, 35 anos de "praia", sobre a possibilidade de um terceiro jornal em Nova Déli.

Por que não um terceiro jornal diário no Pará. Porque o governo do PT não quer, a "oposição" não quer, os anunciantes não vão anunciar e o povo não vai comprar. Simples, não.

Anistia

É claro que Zé Dirceu tem todo o direito de pedi-la.
E o Congresso o dever de nega-la.

Campeão da Semana

Se dispusesse de um serviço de clipagem, o new deputado petebista André Dias ficaria impressionado com a quantidade de notas que suas, digamos, triangulações, repercutiram na imprensa e nos blogs paroaras.
Todas negativas, é claro.

A Nota da Prefeitura

A nota da secretaria de Assuntos Jurídicos da prefeitura de Nova Déli em defesa do prefeito denunciado por improbidade pelo MPF, e publicada nas edições de sábado das folhas bomba, merece comentários.
Pra início de conversa, é notável que ela assuma que o assunto é tema de conversas em todo o estado. É mesmo.
A denúncia do MPF repercutiu em blogs e jornais da capital e do interior, e na Folha de São Paulo. Mas a nota tem problemas.
O primeiro deles é dizer que as acusações são falsas, posto que nega as provas que o acusador elenca e detalha na denúncia. Cabe ressaltar que houve perícia científica nas provas, anexadas aos autos do processo. De uma só vez, portanto, a nota atinge a PF e o MPF.
Em seguida a nota, defensivamente, adverte que ninguém pode ser condenado antes do transito em julgado do processo. É verdade, embora isto não exima a formação de juízos de valor por parte da opinião pública, quando informada das irregularidades denunciadas.
Isto não é condenação. É opinião, livremente constituída e expressa.
Ademais, já passou da hora da sociedade discutir a alegação da presunção de inocência enquanto barreira de contenção à discussão pública dos atos de gestão de uma administração pública, principalmente quando a miséria e o abandono campeiam, como em Nova Déli.
Só se admite a prevalência deste princípio - a presunção de inocência - sobre o princípio da moralidade pública, em sociedades onde o estado de direito ou as prerrogativas democráticas não estão em vigor, o que não é o nosso caso.
Uma coisa é uma folha enlameada acusar alguém. Outra, bem diferente, é o MPF.
Foi exatamente com esse entendimento que muitos juízos singulares, e até TJ's, em todo o Brasil, tentaram impedir que meliantes impugnados pudesem ser candidatos.
A nota continua dizendo que a denúncia ainda não foi admitida pelo juiz federal singular.
É verdade, embora ninguém aceite como provável que um juiz federal fique seis meses estudando um processo amparado em provas falsas, ou denúncias inconsistentes.
Isto para não falar do fato- na opinião do blog tão grave quanto os delitos em si - representado pela sequencia de tentativas de encobrir os delitos, caracterizando a malfeitoria continuada.
Outro ponto que merece destaque: a nota omite que a ação que está sob estudos aqui em Nova Déli é uma ação cível, protocolada em setembro passado.
A denúncia desta semana, um ação criminal, foi ajuizada em Brasília.
Não é, portanto, uma notícia requentada. São duas ações, diferentes e complementares.
Por último, a nota acusa o MPF de induzir a população ao erro.
Ora, francamente, isso temos ouvido em todas as operações de caça aos predadores de recursos públicos. O último que se engraçou, o ex senador Ademir Andrade, "recebeu" mais alguns minutos de gravações telefonicas divulgadas pela imprensa, e calou a bocarra faminta.
Ou melhor, voltou a falar fino.

A nota da prefeitura defende mal, e ataca pior.
Nota zero!