26.5.07

Iconoclastas

Na calada da noite de quinta feira, máquinas à serviço da multinacional holandesa C&A começaram a desfigurar o prédio histórico do Central Hotel.
Os defensores do patrimonio histórico da cidade de Nova Déli, enfurecidos com a agressão, alertam que o empreedimento não atendeu ao disposto no Estatuto da Cidade, que obriga ações desta natureza a elaborar um estudo de impacto sobre a vizinhança. Dizem ainda que a prefeitura não está se comportando corretamente nesta história, para variar, essa prefeitura desastre do nacional Duciomar Costa.
Lembram que na Europa isto não aconteceria. As Cartas de Veneza e Atenas, por exemplo, impedem essas desfigurações, e a C&A sabe disso.
Por sorte, ontem, no final da tarde, o MPF entrou na parada.
O procurador da República José Augusto Torres Potiguar recomendou a paralisação da obra safada. E a recomendação pode virar ação na Justiça se até terça se verificarem novas agressões ao histórico prédio.

17 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Dr. Potiguar, como sempre, o guardião dos interesses públicos.
E por tabela, todo o ministério público, que nunca serviu tanto o Brasil como nos dias de hoje.
Vic Pires Franco
deputado federal

Anônimo disse...

Lamentávelmente o mesmo nao se pode dizer do ministerio publico estadual, quase sempre, luluquefala do governo de plantão.

Anônimo disse...

Dr. Potiguar e todo o MPF recebam esse muito obrigado de um cidadão do povo e simples , mas consciente ,eleitor e gerador de renda direta para 150 famílias paraenses.

Luana Caldas disse...

Este Dudu é uma benção!!

Anônimo disse...

Enquanto isso.. o bicho do mato faz cara de paisagem, ele quer vêr a cidade pegando fogo para ele retornar para seu habitat natural...

Anônimo disse...

Anônimo das 11:36
Com todo respeito, discordo de você.
O Ministério Público Estadual também tem feito um trabalho sério e sempre buscando os interesses da coisa pública.
Lembre-se de que o Ministério Público do Estado não é só o Procurador Chefe, e sim um conjunto de procuradores com autonomia para atuar pelos interesses do cidadão.
E é isso que estamos vendo sempre.
Obrigado,
Vic Pires Franco
deputado federal

Anônimo disse...

O problema é que a SEURB, que é o órgão da PMB, reponsável pelo setor está verdadeiramente acéfala, pois o secretário em exercício, o S. Sérgio Pimentel, nunca se interessou por estes assuntos e não tem o menor respeito pelas leis.

Anônimo disse...

O Potiguar merece aplausos...

...mas não vai ficar só na recomendação, caso não atendam o recado...

Tomara que não aconteça o que aconteceu com o Grande Hotel, que, dizem, era uma beleza!

Ps.: "Dizem" porque não é da minha época de prestar atenção nestas coisas.

Unknown disse...

Luana Caldas!!!!
Só agora me toquei que era voce!
Por onde andas, figura?
Grande beijo!

Unknown disse...

Lafayette, o GH fez parte da minha infancia (nasci em 55).
Com quatro anos meu pai me levava para cortar o cabelo, no salão cuja entrada era pela Carlos Gomes.
Sabes quem era o arrendatério dosalão, na peoca? O padrasto do Machico, que tu conhecestes na DCampos (até hoje ele mora lá, na casa dos Kayath)
As vezes ímaos jantar numa churrascaria queficava na parte interna, sob as árvores.
Tinha ainda o Amazon Bar, mas nesse eu não tomei nenhuma...rs

Bem, o dr. Potiguar merece sim os cumprimentos. E a C&A, merece o quê?

Anônimo disse...

O Potigar merece aplauso.mas, muito mais o pessoal do Movimento de Defesa do Central Hotel que botou o bloco na rua.

Anônimo disse...

Sera q alguem ai explica o comparecimento do Vic qdo o anonimo das 11:36 disse que o MPE era o "luluquefala" dos governos de plantão.
Ou só Freud explica: reflexo condicionado.
Ops!!!, reflexo condicionado é do cão do Pavlov.

Anônimo disse...

Juvêncio o DUDU cercou o Espaço Palmeira para obras e quer colocar os ambulantes da P vargas lá dentro... Só esqueceu de combinar com eles... vem chumbo grosso por ai!!! Até que seria uma boa idéia se o projeto fosse debatido com os ambulantes, mas da forma como está a coisa vai pegar....

Anônimo disse...

Oi, Juca. O nome da churrascaria do Grande Hotel era JARDINEIRA. E perto da barbearia ficava, na esquina da Carlos Gomes, a agência de venda de passagens da PANAIR DO BRASIL.

Val-André Mutran  disse...

Lamentável mestre.
Estava em Belém naquele nosso desencontro de agenda e, a noite, tomava umas e outras no Bar da Walda quando um grupo de pessoas distribuía no espaço, panfletos de convocação denunciando mais essa agressão ao nosso patrimônio arquitetônico.
Lembro-me que a turma do FotoAtiva estava mobilizada e ofereceria um Varal etc...Mas que prefeito despreparado esse sr. Duciomar.
Um mar de incompetêencia.
Cruz, credo!

Helena Saria disse...

Valha-me deus, desfigurar aquela fachada na surdina, quem vai impedir efetivamente que as obras avançem? Aguardo o desenrolar dos fatos...

Anônimo disse...

As obras estão paradas