26.5.07

Larvas

Do procurador do estado Francisco Rocha Jr, comentarista do blog, sobre a Operação Navalha.

Há décadas o brasileiro vê bancos, empreiteiras, órgãos de comunicação de massa, políticos e servidores públicos de alto escalão em franca promiscuidade. Uns financiam os outros, e os outros servem aos interesses dos uns. Nestes anos, abriram-se segredos, contas, faces ocultas. Mas as verdadeiras financiadoras da bandalha, da corrupção, da sacanagem com dinheiro público – que sai da saúde, da educação, das necessidades sociais e vai pro bolso de poucos – continuam ativas, seus donos permanecem promovendo interesses corporativos e pessoais e não movem uma palha em favor do país. E isto há décadas, insisto; é a materialização maldosa do mito do eterno retorno.
O que deve mover nosso pensamento é o fato de que o dinheiro desviado pela corrupção tem dono e deveria ter destinatários certos. A recente morte de 16 recém-nascidos em Alagoas, contada nos noticiários, provém da falta de recursos; vale dizer que a fonte que não tem dinheiro para aparelhar as UTIs neonatais no Estado é a mesma da qual foram desviados milhões de reais para pagar, dentre outras, as contas deste canalha empoleirado na presidência do Senado. Em última instância, seu crime é mais do que simples (se é que se pode adjetivar deste modo tal crime) desvio de dinheiro público, ou do que receber favores de um empreiteiro, na troca de interesses inconfessáveis.
Derrubar estas figuras, porém, ainda não assusta o suficiente os verdadeiros donos do poder. Falta começarmos a cobrar a responsabilização financeira dos corruptores, de maneira pesada, com ataques ao patrimônio pessoal dos mandachuvas do país. Juntamente com as prisões, será este o remédio mais certeiro para combater estas ‘taenias soliums’ que assolam os intestinos do Brasil.

12 comentários:

Anônimo disse...

Seu texto traduz a minha indignação e de milhões de reféns desse país que morrem mais de 50.000 pessoas por ano vítimas da violência em cosequência do caos moral que fez o Brasil pós anistia perder o bonde da história e está sendo responsável pela maior diáspora brasileira da história.Só uma atitude drástica do povo como cercar o congresso e o STJ com todos os FUNCIONÁRIOS DO PAÍS dentro até que saiam de lá com um compromisso assumido com a população ou do contrário terão que se retirar do Brasil.
Obrigado pelo alento,procurador do estado Francisco Rocha Jr. e o meu respeito por sua coragem e espero vê-lo a influenciar sua categoria profissional ao mesmo gesto que resultem em ações práticas antes que seja tarde.
Fé e luta.

Anônimo disse...

Caramba...o nosso ombudsman está arrebentando...parabéns!

Beijos aos dois.

Unknown disse...

Mas não é?
Bjs

Anônimo disse...

Acho que o MP estadual já está fazendo sua parte, por exemplo quando fiscaliza e controla convênios com associações espúrias, superfaturados e com risíveis "dispensas" de licitação, ou quando processa comandantes militares envolvidos em práticas semelhantes às verberadas no post.

Anônimo disse...

Vou mais além, quase tudo que não presta neste pais tem cadeira cativa no Senado da República. O que se impôe é rever a existência do próprio Senado, nosso parlamento deveria ser unicameral e ponto final. O senador é um vereador cansado. Lá tem assassinos, ladrões, corruptos, improbos...me ajuda Aurélio!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a coragem e o exemplo de um Procudador Público em vir, justamente a público, como é o dever de todos em sua função (e de todos os cidadãos),denunciar a podridão e a mediocridade que permeia as estruturas de poder (estatal e da sociedade civil)e a mentalidade das elites, mais do que há décadas, há séculos nesse país. Apenas quando houver Procuradores, Juízes, Políticos e demais autoridades que coloquem os interesses da sociedade e do país acima dos seus particulares e de suas respectivas corporações é que poderemos alguma esperança de mudança. Há, portanto, sim, que denunciar, que fazer a crítica interna e pública, que honrar o cargo de representação, normalmente muito bem pago diante da miséria da população brasileira.
Parabéns mais uma vez pelas palavras e mensagem.
Alex Fiúza de Mello

Anônimo disse...

Dr. Francisco,

acompanhando seus comentários - menos frequentes do que eu gosto - não é surpresa a sua manifestação.

Mas que ela faz um bem enorme, lá isto faz!

Abraço.

Val-André Mutran  disse...

Meus mais sinceros e respeitosos aplausos Dr. Francisco Rocha Jr.
O Pará e o país precisa com a máxima urgência de pessoas desassombradas como o senhor.
Parabéns um milhão de vezes.

Anônimo disse...

Jucão,Bia, Val,Alex, anônimos a Cris vale ouro ou melhor, diamante.Qualquer coisa, querida Cris , é melhor que o "bundaman" que me tornei para aturar tantas bandalheiras como a que o Dr. Francisco se refere e me sentir tão inerte.O seu fino senso de humor é que me faz rir para não chorar.Vamos cercar lá ou não? Qualquer coisa alugamos uma Kombi para colocar todos os "linguarudos"necessários como nós.Abraço e consideração à todos voces.

Anônimo disse...

O Senado deve acabar, já.
Tem que ser o primeiro item da reforma política!

Anônimo disse...

Sorte minha ser amigo dele.
Não sei se ainda vou para a Nova Zelândia.
Antonio Carlos viajando,talvez, de andrade monteiro

Anônimo disse...

Já pensaram em investigar as empresas de ônibus de Nova Déli? É que dizem que eles conseguiram suspender a licitação da prefeitura porque nenhuma delas tem certidão do INSS e REC. FEDERAL. Quem será que está sonegando mais??? Com a palavra o MPF, INSS e REC. FED.