27.4.08

Juiz Acata Ação Contra Jornalista

Em onze posts, o blog do Barata informa à seus leitores que foi acatada a ação que lhe move o advogado, ex delegado demitido a bem do serviço público, e colunista de puliça de O Liberal, um homicida condenado em primeira instância chamado Hamilton Gualberto.
O nacional demanda indenização por supostos danos morais.
Cabe recurso da decisão, proferida pelo juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco.
Ao jornalista Augusto Barata, a solidariedade deste blog e os votos de boa sorte na lide.

21 comentários:

Anônimo disse...

Professor,só uma curiosidade:porque no seu blog não tem link do blog do barata.Não estaria sendo uma descortezia sua,já que no dele tem o seu?

Anônimo disse...

Justiça tarda,mas não falha.Jornalismo e jornalista,juvencio,não está acima do bem e do mal.É preciso por um limite nas extravagâncias que se verifica,aqui e ali,contra a honra alheia.Seja de quem for.Tomara que esta condenação sirva de lição para tantos que ainda desafiam o equilibrio e a sensatez na arte de informar ao público.

Unknown disse...

Profesor, vc está enganado.
Não há link algum do Quinta Emenda no blog do Barata, e nem precisaria, para que eu o linkasse. O link,ou a moderação de comentários, para um blogueiro, obedece à uma lógica muito pessoal.

Unknown disse...

Das 11:51, é a sua opinião, com todo o direito de externá-la.
Eu já acho que a Justiça tarda e falha, como toda istituiçao.E o jornalismo não está fora das instituiçoes.
Decerto há um sem número de pessoas que desejam ver a pele de Barata, de Juvencio de Arruda e de mais algumas centenas de milhares de blogueiros.
É legítimo seu sentimento.
O meu também.

Anônimo disse...

Desculpe o nossa falha,realmente não tem link algum do quinta no bl og do barata.Nem precisaria já que o quinta é o mais lido e comentado da terra.Para um leigo como eu,indicar uns e não indicar outros(os reconhecidamente lidos)seria como eu lhe convidar para uma festa e no mês seguinte você não me convidar para a sua,entendeu?abraços!

Unknown disse...

Entendi sim, obrigado.
E vc está sempre convidado para as "festas" diárias do Quinta.
Só que, pelos meus cálculos, o blog do santareno Jeso Carneiro é o mais lido do estado.
Talvez o Quinta tenha o maior número de comentaristas, o que muito me honra.
E me sobrecarrega...rs
Abraços!

Anônimo disse...

Juca quando se tem uma blindagem feita pelos donos dos grandes jornais ao jornalismo livre e a noticia verdadeira e você sabe que isto é feito com frequência aqui no Pará seja pelo liberal ou pelo Diario,fica dificio para nós cidadãos estarmos certos de que o fato é verdadeiro portanto os Blogs como o seu e do barata e de tantos outros passa para nós outros a certeza de estarmos bem informados eu sugeriria a vocês que criassem uma entidade que resguardassem o direito à livre informação pois concordo com você a justiça tarda e falha.

Anônimo disse...

Acho super elegante esses tratamento entre os blogueiros, se assim não fosse, perderiam a credibilidade que os impressos já não possuem. Estamos cansados de Jornalismo de Conveniência, do tipo vale quanto paga. Parabéns aos meus blogueiros preferidos, vc e o Barata.

Anônimo disse...

Juca,

Que bom. Se é verdade que o Barata desmascara algumas situações de forma corajosa, é verdade também que ele não reza o que prega, que ataca a honra de pessoas que não conhece, agride famílias, entra em questões que não interessam ao público. Creio que o jornalista confundiu as coisas. Não podemos, em nome da liberdade de imprensa, liberdade de expressão, invadir a privacidade de pessoas, acusar, difamar, jogar na lama. Espero que todos os ofendidos pelo blog sigam o exemplo do advogado e façam o mesmo.

Unknown disse...

Muito obrigado, das 1:16.

Unknown disse...

Das 1:20.

Olhe só: estou comentando o caso específico da querela com o homicida Gualberto.
Neste caso, não considero que Barata tenha invadido a privacidade, difamado ou jogado na lama o querelante, senão foram seus próprios atos - indesmentíveis, porque fatos - o fizeram.

Anônimo disse...

O maior problema que vejo no Barata, é que ele é emocioanlmente instável, ao mesmo tempo em que, por diversas vezes não é imparcial.
Basta uma pequena crítica que va de encontro ao que pensa, ou ele ter ulguma rusga pessoal ou política para que saia do tempo e não escreva com paixões, aí ele fica no mesmo nível de nossos "jornalecos" diários: tendenciosos

Unknown disse...

Não gosto de nenhum dos dois. Mas é vergonhoso um advogado acionar, de má fé, a Justiça para intimidar um desafeto.

Anônimo disse...

Uma correção,o blog de maior acesso hoje é o Espaço Aberto.O Bemerguy, modesto como ele só, prefere não mostar o marcador de contagens.
Ele disse a um amigo dele que mais de 1.500 pessoas acessam o Espaço Aberto diariamente.
Quanto ao 5ª Emenda,é vice campeão de auidência no estado, se consideramos os acessos úncios e o campeoníssimo em número de comentários identificados, o que vale muito na blogosfera.
Quanto ao Barata, ele está se fazendo de vítima.
Juvêncio, você já reparou que o Barata não respeita nem o nome das pessoas.Ele chama a Maria Aparecida, da Sead, de 'maria piroca'. Isto é jornalismo?
Quem tiver pena do Barata que ajude-o a pagar pelos crime de opinião que comete todos os dias.

Anônimo disse...

Eu não sei por que o G-10,Juca,ainda não ingressou com uma ação criminal e outra indenizatória contra esse barata.Esse sujeito abusa, e a justiça deve por,realmente,um limite.Eu leio os teus posters e comentários e,sinceramente,te acho ,mais equilibrado.Vi até um elogio ao teu blog feito pelo Deputado Adamor Ayres no Programa MAIS da Band,no mesmo sentido.Concordo contigo quando diz que a Justiça falha.Mas respeito é bom e todo mundo gosta.

Unknown disse...

Viva o Bacurau (Espaço Aberto) !
Ele merece.
Garanto a vc, o Jeso tem mais acessos que o Quinta.
Tire a dúvida no Site Meter dos dois blogs.
Mas acho que o mais importante é a satisfação pessoal de cada blogueiro, com seu blog, seus visitantes e comentaristas e com os relógios, para quem tiver.
Barata não está se fazendo e vítima, na minha opinião. Ele reclama, com todo o direito, da sentença que lhe desagradou.

-----

Vou almoçar, sem as quentinhas do comitê de crise.
Volto depois do jogo, com uma das mãos na Taça.

Anônimo disse...

Interessante, todos que não concordam com o Barata, se assinaram anônimos. rsrsrs

Anônimo disse...

deve se concordar que o texto do barata é um texto seco, duro, quase axiomático...mas daí até a justiça o passo é grande, somente aqueles que se sentem "pessoalmente" atacados é que usam desse tipo de expediente, de intimidação
o tom de alguns comentários são mesmo de clara condenação do jornalista e blogueiro
falar a verdade é algo que incomoda
viva o barata!
viva o flamengo!!!

Anônimo disse...

Esse juiz não é o messmo apressadinho dos Novelinos?

Anônimo disse...

O Barata escreve muito bem e posta boas informações.
Porém ele estrapola com pessoas que nada lhe fizeram para serem tratadas da forma como as trata.
Maria Aparecida, Edilza Fontes, Claudio Puty são apelidados sem nenhum acréscimo para o fato que ele informa.
Ele se faz constantemente de vitima, pois com essas atitudes ele se permite ser achincalhado também e não gosta.
No meu entender isto não é jornalismo.

Anônimo disse...

Não. Esse juiz é o que barrou injustamente a posse do prof.Erlindo Braga na cargo de Conselheiro do TCE.