O secretário de Saúde do Pará Halmélio Sobral, porção sobrancelhuda no governo de Ana Julia, acaba de revelar em Santarém, no programa Opinião ( Tv Band), que o governo vai implodir o modelo das OS na gestão dos hospitais regionais do Pará, inclusive as que já estão em funcionamento, como o Metropolitano de Nova Déli e o HR de Marabá.
A implosão começa por Santarém onde, segundo o secretário, irregularidades na OS Maternidade do Povo teriam sido constatadas.
Instigado pelos debatedores do programa para falar sobre elas, disse que só vai revelar as irregularidades, de grosso calibre, ao Ministério Público, com quem está reunido neste momento.
-----------------
Esta é a terceira versão do governo do Pará sobre o imbroglio do HR do oeste.
-----------------
Atualizada às 16:35.
E tem mais uma informação, pinçada do blog do Jeso, um dos debatedores do programa Opinião.
Nenhuma OS, nem mesmo a ventilada pelo governo atual e que seria criada ao abrigo da UEPA (Universidade Estadual do Pará), vai gerir qualquer hospital público no Pará nos próximos anos.
10 comentários:
ELES ESTÃO REALMENTE PERDIDOS.PROCURARAM UM PROFESSOR DA UEPA QUE É TB COORDENADOR DO HOSPITAL METROPOLITANO DE RENOME NA CIDADE DE BELÉM CHAMADO JOSÉ MIGUEL ALVES PARA FAZER UM PROJETO NOS MOLDES DO DA OSS MATERNIDADE DO POVO E QUE TIVESSE O MESMO CUSTO.COMO É NOTÓRIO NÃO FORAM FELIZES NA EMPREITADA , AGORA VEM COM ESSE NOVO CAPÍTULO DE UMA HISTÓRIA CABELUDA CHEIA DE VÍTIMAS QUE NÃO UTILIZARAM OS SERVIÇOS DAQUELE BELÍSSIMO HOSPITAL. E MAIS QUE CONVERSA DE SÓ FALAR AS IRREGULARIDADES PRO MINISTÉRIO PÚBLICO SE ELAS EXISTEM CONTE PARA O NOSSO POVO
Juvêncio, este post bem que podia se chamar "merda n'água 2": tanto pela falta de direcionamento do assunto HR, quanto pela presença de coliformes fecais nesta água.
Não que eu queira tirar o "buzico" da reta, como você mesmo diz, mas começo a me sentir à vontade por ter, pela primeira vez na vida, anulado meu voto.
Reconheço que era uma eleição com opções difíceis, por diferentes razões, Francisco.
Quanto a decisão anunciada, lembro que na segunda versão , quando foi ventilada a hipótese da UEPA assumir, comentei que isso era coisa de quem não conhecia a estrutura e a cultura de uma universidade como a UEPA.
E que os prazos, legais inclusive, para viabilizar um OS sob a UEPA eram incompatíveis com os prazos de funcionamento do HR, então anunciado para junho.
Infelizmente é o que está acontecendo. E pior, foi anunciado hoje, lá em Santarém, que o HR vai ser tipo "portas abertas".
Sabemos para que.
Sim, por falar naquilo, vem mais amanhã sobre a Alcoa.
...Da Silva disse ...
Com OS ou sem OS, com UEPA, ou sem UEPA, com isso e nem aquilo, o que precisa mesmo é colocar os hospitais pra funcionar e atender a população. Sinceramente, chega de enrolação: já se passaram 130 dias e não se sabe ainda quando a população vai ser atendida quanto as suas necessidades uregentes e graves de saúde, e que são muitas , nessas regioões. Tão brincando com fogo ....
O que eu queria entender é porque não há nenhum promotor público que tenha achado de interesse público apurar essa questão. Será que se houvesse, realmente, alguma coisa feita tão de errado pela administração anterior que impedisse o funcionamento desses hospitais alguém já não teria tentado ressuscitar defunto do caixão? sei não, aturar falta de novas obras e serviços em começo de governo até que se admite. Mas, hospital fechado é irresponsabilidade. Acho mesmo que seja crime. Com a palavra os promotores e outras autoridades do judiciário que precisam defender o povo independente de cor partidária ou de governos.
Se o secretário Halmélio encontrou mesmo irregularidades de grosso calibre, faz ele muito bem de acionar o ministério público.
Além disso, ele tem o dever de mostrar publicamente quais são essas irregularidades e os possíveis responsáveis por elas.
Assim, tudo fica as claras para a população e com o devido acompanhamento do ministério público.
O que não pode é esse suspense e principalmente esse descaso com a saúde pública dos santarenos por pura politicagem.
Que se cancele o contrato com a OS, mas que se coloque o mais rápido possível o hospital para funcionar, já que foi entregue pronto pra a população de Santerém no final do governo Jatene. E se disser o contrário, é chamar o santareno de cego, que viu de perto a entrega do hospital pelo ex governador Simão Jatene.
Até quando esse governo vai culpar a administração passada por todos os erros de agora ?
Se duvidar, vamos até o final dos quatro anos, procurando culpados para encobrir a incompetência do atual governo, que até agora não inaugurou sequer uma torneira para a população.
Vic Pires Franco
deputado federal
O governo da Ana vai passar 4 anos cavando irregualridades do antecessor para justificar o faz-de-conta-que-eu-governo. Em outras palvras: vai atravessar o mandato sem fazer nada. A tirar pela entrevista ao Arguemnto, o governo não tem argumento nem contra-argumento; nem experiência, competência ou coisa parecida. Os HRs nas mãos da UEPA? Só quem não conhece a UEPA é capaz de acreditar que vai administrar cinco hospitais do porte que foram construídos pelo governo anterior. E não vale detonar o modelo do Jatene e substituir a placa dizendo qeu foi a Ana quem tudo fez, assim como vai acontecer no Hangar, cuja placa vai rasgar o respeito à história. Mas política é assim mesmo. Concordam? Entretanto, a enrolação está passando dos limites.
Há uma testemunha muito forte da entrega do Hospital Regional em Santarém: a prefeita Maria do Carmo. Com registro no YouTube e tudo.
Mas o Metropolitano de Belém não está funcionando? Quais seriam as razões para mudar algo que já está atendendo a população?
Provérbio: "EU CAVO, TU CAVAS, ELE CAVA" não é bonito, mas é profundo!!
Postar um comentário