14.6.07

Um Jogo de Soma Zero

Quando o Diário do Pará ataca um candidato com denúncias negativas, a vontade do eleitor votar naquele candidato:

Não interfere 63,60%
Diminui 14,00%
Aumenta 2,00%
Não sabe avaliar 20,40%

Quando é O Liberal que ataca, a vontade:

Não interfere 64,10%
Diminui 14,00%
Aumenta 2,00%
Não sabe avaliar 19,90%

Moral da história: as duas porcarias são desprezíveis e iguais até na influência do voto. E como estão em lados opostos, uma porcaria anula a outra.
O blog acha que o marketing dos candidatos deve diminuir drásticamente o jabá servido às pocilgas.
O custo/benefício do investimento, viu-se, é baixíssimo...rs.

------------

Amanhã vamos conhecer a influência dos partidos no processo eleitoral, e o poder dos "garantidores", como são chamados, no jargão do marketing político, os patronos das candidaturas. Tipo o que Almir Gabriel representou para Jatene em 2002, tirando-o de um traço nas pesquisas do início do ano, para a vitória no segundo turno em outubro.

10 comentários:

Anônimo disse...

Professor Juvêncio, com todo o respeito que tenho por você, acho de muito "mau tom" um blog como o seu, que prega a isenção atirando contra gregos e troianos, publicar com tanta riqueza de detalhes uma pesquisa encomendada pelo Vic Pires, que, como pessoa bem informada, o senhor deve saber que ele está mergulhado na campanha de sua Valéria, candidatíssima ao posto de prefeita.
Na parte que toca os jornais, é uma pergunta que certamente o senhor Vic tinha todo o interesse em saber a resposta, já que o Diário do Pará, por exemplo, já começou sua campanha de matérias negativas contra a Valéria.
O que o senhor não publicou, se é que a pesquisa informa, é quantos dos 850 eleitores ouvidos são leitores, assíduos ou não, dos jornais em questão.

Ademir Braz disse...

Meu príncipe, você tem o perfil do leitor de um e outro jornalão? sabe quantos exemplares são vendidos por dia? Até onde sei, o IVC não lida com nenhum.
Indago porque dá para sentir que o peixe enrolado por um e outro não tem mercado consumidor entre nós. Temos casos avulsos e localizados de puxa-sacos do peixe trazido em papel celofane, mas a coisa só funciona no toma lá da cá: o eleitor sem´-vergonha está mais interessado em tirar uma beirada.
Tenho uma história ilustrativa:
Numa dessas eleições aí, uma velhinha foi ao dentista contratado pra campanha levando um "habite-se" de certo candidato. Arrancou os cacos, recebeu umas amostras grátis e foi embora. Quinze dias após, olha ela no mesmo dentista. Arrancados os sabugos, o dentista verificou que o "habite-se" tinha a assinatura de outro candidato. Aí indagou: "Mas vozinha, em quem é que a senhora vai votar, afinal?"
E a bruxa velha ali, de bate-pronto: "Em quem me der a dentadura..."
Essa é a lei do mercado eleitoral por aqui.

Anônimo disse...

Pô meu, todo mundo sabe que o Almir investiu o meu, o seu o nosso dinheiro no Jatene, mandando ver em marketing e tudo mais. Assim até o Abdon poderia ter chances.
Gostaria de saber a fonte da pesquisa sobre a influência dos jornais.
Até mais!

Aline Ribeiro disse...

kkkkkkkkkkkkk
Genteeeeeeeeeee, como assim?
Não creio nessa pesquiva Juvas! quem fez?
Que falta de credibilidade, meu Pai.
Deu medo agora ó? rs....

Anônimo disse...

Ô Janete Arruda Clair !
Cadê os números dos candidatos?
Quer matar a gente é ?

Anônimo disse...

Juca, você tem certeza de que essa pesquisa foi encomendada pelo Democratas, do Vic e da valéria?

Anônimo disse...

Quaradoro,
essa da velhinha é boa demais.
Nos dias de hoje, ela faria tudo isso, e ainda votaria num terceiro candidato. O que pagasse o tratamento de clareamento dos seus dentes.
Vic

Unknown disse...

Bagaça, o autor da pesquisa está escrito em posts anteriores, a BMP, e é merecedora de minha credibilidade e de qualquer profissional do marketing político paroara.
Respeito sua "sensação" de falta de credibilidade.Mas não é nada mais do que isso.
Bjs

Anônimo disse...

Juvencio, sabemos que os dois jornais não são de excelente qualidade, mas acredito que você deveria tratá-los com mais respeito, principalmente com os profissionais que trabalham nos dois veículos. "Porcaria" é um termo que não se encaixa no seu blog.

Unknown disse...

Os profissionais dessas porcarias não tem responsabilidade por seus conteúdos, à exceção dos que assinam,e pelo que assinam.
Respeito sua opinião e, por favor, sinta-se à vontade para criticar sempre o blog.
Mas reitero: são duas porcarias.
O termo se encaixa muito bem nas duas folhas, a nariguda e a sobrancelhuda.
Como uma luva.