16.4.08

O Reitor da UnB

O reitor pro tempore da UnB, advogado Roberto Aguiar - o mais votado no CONSUN e nomeado pelo ministro Fenando Haddad - é doutor pela PUC (1975), e coordenava um grupo de pesquisa na vertente do Direito Achado na Rua, na Uniceub, além de conselheiro do Ministério da Justiça.
Aguiar já morou em Nova Déli nos anos 80. Foi professor do NAEA, e superintendente-adjunto da FEP, precursora da UEPA. No início do governo Hélio Gueiros (1987-1990), quando fui secretário-adjunto da Secult na gestão do poeta e professor João de Jesus Paes Loureiro, participamos de dois ou tres encontros com o então secretário de Planejamento Amílcar Tupiassú para discutir dotações orçamentárias, assunto que conheciamos mas não gostavamos.
Roberto promete convocar eleições o mais breve possível e restaurar a normalidade na instituição.

2 comentários:

morenocris disse...

Caramba, que legal.

Beijos.

Anônimo disse...

Juvêncio,

Comenta-se que o ANDES, aproveitando carona da situação da UnB, estaria preparando uma ação articulada com o mov. estudantil, em todo o Brasil, de nova invasão das reitorias, com dunúncias contra todas as fundações de apoio, independentemente da situação de cada uma em particular. Tudo para chamar a atenção da imprensa. O que estaria em causa é a tentativa de acabar com as fundações (sob acusação de privatismo) e tornar paritários os conselhos universitários e as eleições dentro das universidades (o que contraria a Lei). Ou seja, não interessa a verdade dos fatos, mas o seu sensacionalismo - que se vende como mecadoria (e como vende!. Ao que rola no campus da UFPA, a ADUFPA junto com o DCE estariam se reunindo nos finais de semana em vista da definição de estratégias para a ação. Mais uma da JACOB, que não cansa de querer chegar à reitoria (ou suas apaniguadas). A ação é julgada "estratégica", pelos seus atores, num ano eleitoral para reitor da UFPA.