9.4.08

O Terceiro Mandato

A governadora Ana Julia mete a cara na Folha de SP ao se manifestar a favor do terceiro mandato para Lula. A discussão já tem um tempinho e o blog nada disse sobre ela. Na esteira da regionalização da discussão, a partir do posicionamento público da governadora, o poster dá sua humilde opinião.
Ela está aqui, com um reparo: o que vale para as democracias mais avançadas não necessáriamente deve ser tomado como exemplo, bom ou ruim, para o caso brasileiro.
Enquanto isso, a oposição tem todo o direito de gritar, mesmo tendo aberto o precedente, como lembra a autora do artigo linkado, a cientista política Lucia Hippolito.

22 comentários:

Anônimo disse...

É Juca ,
Escutei um debate sobre o 3° mandato entre o PSDB e o PT e a coisa mais gozada é escutar o PSDB defender a constituição dizendo que 3° mandato é golpe , é Chavismo , soa tão falso quanto eu quando falo mal do Zico ; se é que vc me entende e sei que vc me entende rsrsrsrs.
Lembrando que eu sempre votei no PSDB até o vergonhoso episódio da reeleição.
Politicamente no Brasil ninguém tem mais moral pra nada.Vale tudo.
Pra mim o grande fato político que aconteceu nos ultimos anos é possibilidade histórica de união em BH do Aécio e do Pimentel.De resto é a eterna lenga lenga : quem esteve pior : Eu ou vc??? e como a herança macroeconomica nada tinha de maldita tanto que foi entregue ao proprio PSDB pra dar sequencia e o mundo surfa um onda boa há 15 anos e o Lula é um politico du caraio ; as coisas estão melhorando.Então vamos de Lula ou Aécio com Lula por trás (grava isso )até a crise chegar na China e aí são 10 anos de estiagem pra todo mundo.
Abraços
Tadeu

Anônimo disse...

O "aqui" não está funcionando, não leva para lugar algum, acho que é porque está em vermelho, ultimamente esta cor anda perdendo seu charme...

Unknown disse...

Agora sim.Obrigado pelo alerta.

Anônimo disse...

Terceiro mandato é querer criar a "democracia da conveniência" ou a "democracia do oportunismo", ambas na esteira do populismo lulístico.
Seria um estudo de caso para os cientistas políticos e, mais que isso, deveria essa matéria ser exaustivamente discutida em todos os segmentos da sociedade formadora de opiniões.

Unknown disse...

É claro que a "matéria " será debatida intensamente.
Mas como objeto de estudo da Ciência Política alterações dessa ordem, e nesses momentos a sugerir conveniência e oportunismo - não fossem as duas palavras tão íntimamente ligadas à democracia e sua necessidade de permenentes alterações em sua engenharia institucional - sinceramente, não me interessa como estudo de caso.
E o papel da oposição,neste momento, é exatamente levantar as premissas que vc levantou, tendo o cuidado de não impactar negativamente, com suas estratégias e discursos, o capital de votos que já possui.
Mas observe os numeros: bem diferente do número de assinaturas necessárias à sua apreciação pelo Congresso, 171, uma emenda à Constituição precisa de tres quintos dos votos para ser aprovada.
São 305 deputados e 49 senadores, em dois turnos em cada casa do Congresso.
Acho absolutamente improvável a aprovação da Emenda.
Por enquanto, o 3° mandato é um bode na sala.

Anônimo disse...

A Governadora deveria pensar em iniciar seu mandato, pois como as coisas estão indo, sem nada acontecer, Ela não conseguirá o segundo mandato.
Quanto ao Presidente Lula, este embora mereça, não deve mudar a regra do jogo.

Anônimo disse...

TERCEIRO MANDATO
Quem é contra realizar um PLEBISCITO sobre o terceiro mandato? Se o eleitor(o povo) é o patrão não há razão para negar a ele o direito de se manifestar a respeito.

Anônimo disse...

A Ana Júlia deve é se preocupar com seu primeiro mandato, pois do jeito que vai, não consegue nem ao menos chegar ao segundo.

Anônimo disse...

Um Sete Um?

Hum...

Anônimo disse...

Olha o LULA é uma simpatia, uma alegria que contagia todo mundo.

Melhor deixar com ele que entregar a histeria de Heloísa Helena ou a arrogância do Ciro Gomes, ou pior ainda, já pensou isso na mão de um fascista como José Serra, ou de um "playboyzinho" sem a menor identidade com o povo brasileiro como Aécio Neves.

Gente, tá bom demais com LULA.

Plebiscito e se o povo quiser que vote pelo 3º mandato.

Mas sabendo que LULA é muito mais sábio que muitos letrados por aí, tenho certeza que ele sai agora e vai surfar na história.

Esse LULA sabe das coisas. É uma criança feliz com tudo e apesar de tudo!

Anônimo disse...

Ipsis verbis, Juvêncio.
Clarevidência é isso!

Anônimo disse...

Acho difícil a emenda passar, mas um plebiscito é fácil com subsídio do pac.
Abr

Unknown disse...

Talvez vc tenha razão, Dom Milton.
(por aqui o PAC ainda não aconteceu).
Mas em princípio a taxa de aprovação de Lula (65%) tem a ver com a possível votação no referendo, que só viria depois da improvável aprovação da emenda.
Abs, meu querido.

Anônimo disse...

Juca:
A Governadora ao invés de defender o "terceiro" mandato do Presidente Lula... ao menos deveria começar o Primeiro... dela...que até agora "NECAS".
TÁ SE ACHANDO!!!...
1 E-leitor

AS FALAS DA PÓLIS disse...

Pra quem acha que Lula cometerá esse erro, que tirem seus pagarés da tempestade. Ele é mais inteligente: Fará a posse da faixa para quem apoiar em 2010 depois 04 anos voltará para e retomara-lá para mais 08 anos à frente da presidência.

Assim celará de vez na história como o estadista republicano que mais tempo ficou como chefe-de-estado em pleno gozo de liberdade e democracia.

Só vejo nessa polêmica levantada pelas falas de que torce por Lula e pelo Brasil a forma de provocar a vir à tona a hipocrisia de quem outrora defendeu um anoà mais para Sarney e depois a reeleição para FHC.

Vida longa à este post para lembrar que "A" estratégia e "O" cara estávam certíssimos!

Val-André Mutran  disse...

Reportagem publicada hoje no jornal Correio Braziliense diz que Lula romperá com O PT se insistirem nessa história de 3.o mandato.
Mestre parace que o homem é o único que tem juízo.
Te envio por e-mail um artigo interessante sobre o assunto do cientista político Marcos Coimbra.
Pessoalmente sou a favor de um mandato corrido de cinco anos é ponto.
Abs

Francisco Rocha Junior disse...

Lula, um "estadista"? Não creio, Diógenes.

Mauricio Leal disse...

Companheir@s Blogueiros uni-vos !!!!
O terceiro mandato do Lula é um imperativo para a continuidade das politicas de inclusão social promovidas atualmente. Penso que o sistema presidencialista, é um sistema que permite esse tipo de perspectiva, onde um determinado projeto politico e julgado em quatro em quatro anos, se tivessemos adotado em 93 o parlamentarismo poderíamos ter um sistema onde por exemplo o Lula poderia ser primeiro ministro por 20 anor p.ex caso mantivesse a sua maioria parlamentar e com o amplo apoio popular, isto seria natural, não e verdade ?. Acredito, portanto, que a continuidade do projeto de construção de um novo brasil com menos desigualdade, com mais justiça social é imprescindivel que pensemos seriamente em conceder um terceiro mandato ao presidente Lula, mediante plebiscito, pois sinceramente, diante das alternativas que se apresentam (Serra, Aécio, Ciro e outro) so vejo possibilidade de retrocesso nas politicas sociais e economicas do governo Lula.

Anônimo disse...

Bom dia, Juca querido


Belo post. Comentários ótimos.

Cá com as minhas saias, acho sobre a reeleição num país como o nosso a mesma coisa que penso sobre a Páscoa: bela para os cristãos, sem sentido para os ateus. Salvo pelos ovos de chocolate...rsrsrs...


Beijão.

Anônimo disse...

ATenção: O charles Alcantara caiu!!!!

Anônimo disse...

O que a saltitante governadora deveria fazer, era dar conta do seu primeiro ano de governo, que até agora, de mudança, só a saída de alguns secretários, e sua ida para o Cristalville.

Anônimo disse...

O Lula lá,eleger seu sucessor em 2010 pensando em retornar em 2014,vai acontecer o que aconteceu com Almir aqui no Pará, vai levar cacete.Por isso vamos ao plebecito do 3 mandato.