22.4.07

Jornal de Todos

Começa nesta semana, em Boston (EUA), uma experiência que vale a pena acompanhar: o jornal BostonNow estreou na internet nesta segunda-feira (16/4) anunciando para o dia seguinte sua estréia nas ruas, sem custo para os leitores. A novidade: ele foi construído em apenas dois meses, a partir de um convite geral à adesão de centenas de blogueiros da região.
O aspecto inovador da iniciativa é que o conteúdo será uma mistura das colaborações de blogueiros amadores ou internautas comuns com o trabalho de jornalistas profissionais. Todas as manhãs, às 9h55, 60 pessoas serão admitidas numa teleconferência que irá decidir a pauta do dia e o futuro imediato da publicação. O número é limitado pela tecnologia, mas pode ser ampliado com o tempo, avisa um dos fundadores, o editor-chefe John Wilpers.
A versão impressa do BostonNow será distribuida gratuitamente e conterá uma consolidação do conteúdo mais relevante que tiver sido veiculado na versão eletrônica, evidentemente sem os vídeos e áudios. Trata-se de um jornal comunitário coordenado, dirigido e administrado por jornalistas profissionais, com amadores participando de um conselho editorial informal, mas decisor
.


Leia mais aqui, por Luciano Martins Costa, do Observatório da Imprensa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Juvêncio, interessante os comentários. Já existe no Brasil esse tipo de mídia. Acredito que seja o que falamos de repórter cidadão. É muito bom isso. Lembra-me quebra de hegemonia.
Bjs.

Anônimo disse...

No blog Mundo Pessoa:

Debate: O futuro dos jornais? – pretende-se com este debate fazer um ponto de situação sobre o futuro dos jornais no mercado português, numa época em que os jornais em linha ou digitais e as revistas electrónicas começam a concorrer com os suportes tradicionais. Com a presença de Joaquim Vieira (Presidente do Observatório de Imprensa) e de Rita Espanha (Membro da Comissão Executiva do OberCom – Observatório da Comunicação). O debate terá lugar na Sala do Espelho da Hemeroteca Municipal de Lisboa, dia 23 de Abril(amanhã), às 19h15(lá), e às 15h15 no Brasil.

Bjs.

Anônimo disse...

Juca,
Faltou informar na nota do poster que essas edições(eletrônica e impressa) serão bancadas com a publicação de anúncios, igualzinho como acontece na imprensa de nossos dias.
Qual será a influência desses anunciantes?
Uma boa indagação para os leitores do blogue.
Miguel Oliveira

Anônimo disse...

Esse projeto é inviável no Brasil. Vão exigir diploma de jornalista dos blogueiros e internautas.