22.4.07

Diferença de Bilhões

Passa de R$ 2,5 bilhões o valor corrigido dos royaltes calculados de forma indevida, e que terá que ser pago pelas mineradoras aos municípios onde atuam, em todo o Brasil, segundo apurado pelo DNPM.
Quem conta é o blog do Hiroshi.
Dinheiro para pagar não falta. Disposição é que são elas.
A questão vai para as barras dos tribunais.

7 comentários:

Anônimo disse...

Adoro o blog do Hiroshi. Ele é ótimo!
Bjs.

Anônimo disse...

Mineradoras, madeireiros, sojeiros, grileiros de toda espécie, esses são os proprietários do Brasil, com apoio de governantes, políticos, juízes e a parcela mal-intencionada da população.

Anônimo disse...

Juva, os novos valores recalculados pelo DNPM aparecem aí como prova definitiva de como essas mineradoras exploram as riquezas do Pará sem preocupações maiores com o rastro de miséria que constrom simultaneamente nas diversas cidades paraenses. Pior é que fica por isso mesmo.
Eu também tenho visitado o blog do Hiroshi Bogéa e gostado muito.

Anônimo disse...

Juvêncio,

Uma simples (não tão simples dada a grana desse pessoal) medida, faria bamburrar os cofres públicos do Estados e Municípios paraenses. Bastava que o cálculo do royalty fosse pela arrecadação bruta como o petróleo e não pelo lucro líquido como nos minérios. Pra vc ter uma idéia, anualmente o petróleo deixa nos cofres do Rio de Janeiro mais de um bilhão de reais em royalties.

Anônimo disse...

Grande Juva, acontece que o CFEM é pago de acordo com que declara as empresas. Essa cobrança deveria ser feita na boca da mina como acontecer em outros paises. Será que o valor declarado pela Vale é verdadeiro? como é feito esse calculo? e não é só no CFEM que ha distorções, o INSSQN tambem nunca bate com que é arrecadado. Com a palavra a tal AMEPA (assciação dos Municipio Mineradores do Pará)

(Obs: AMEPA que se fosse na Bahia se chamaria AMEBA?)

Unknown disse...

Ahahah...fala irmão!
Vamos ver o que vai fazer a AMEPA para ir atrás dessas diferenças que foram levantadas pelo DNPM.E tenho receio de fiscal público, sempre uma porta para sacanagens. Talvez um cruzamento de dados - Receita Federal, Portos, CACEX, Auditorias etc. fosse mais produtivo.
E se voce pensar direito, 2,5 bilhões de dólares, de todas as mineradoras, durante quinze anos...quando dará para cada município minerador brasileiro?
Quanto significará, a menor, do que foi efetivamente exportado?
Grande abraço!

Anônimo disse...

Depois dizem que o governo Lula não está mudando o país.