23.4.07

Morrendo de Medo

Fonte marabaense do blog conta que é de pânico o clima entre os guseiros da região.
Normalmente queixudos, estariam até com medo de chegarem às empresas e serem recebidos pela PF, e seus temidos braceletes.
Exageros à parte, todo guseiro em pleno gôzo de suas faculdades deveria procurar uma boa banca advocatícia para defender-se dos autos do IBAMA que, diz O IVCezal online hoje de manhã, alcançariam a casa dos R$ 150 milhões, resultado da Operação Quaresma, que concluiu que nos últimos sete anos mais de 100 mil hectares foram desmatados para a sanha siderúrgica.
E prepararia, imediatamente, a adequação dos fornos ao carvão mineral, o coque.
O resto é perda de tempo, dinheiro e credibilidade, que em alguns casos já começa a escassear.

--------------

Agora,uma pergunta: não caberia trazer à esta lide o comando estadual tucano deste período, que a tudo assistiu imóvel? Que deixou, por ação ou omissão, o crime ambiental tomar esta magnitude?

--------------

Atualizada às 13:00.

Tucano amigo do poster liga para contestar a nota acima, partindo da premissa que só no apagar das luzes do governo Jatene é que o governo federal transferiu ao estado o poder de botar quente em cima das guseiras. É fato.
Ponderei, todavia, que o governo estadual teria outras maneiras de coibir a prática do crime ambiental. Ele concordou. Aí fiz um convite para que escrevesse ao blog sobre o assunto, proposta aceita em princípio. Vamos aguardar, e publicar, a modo de aprofundar a discussão, e melhor delimitar as responsabilidades.
Mas que o atual governo tá indo prá cima, e exigindo o cumprimento da legislação, isto também é fato.
E pode ser que a situação aqueça mais um pouco por lá.

8 comentários:

Unknown disse...

Juvêncio,

Quando esse povo vai largar o costume político de jogar o problema no colo do outro? Enquanto o governo tucano fechava o olho para as guseiras e dizia que era com o Ibama, ele abria outro bem grande, sempre usando a Sectam, para pressionar a Vale do Rio Doce quando lhe convinha.

Era realmente um governo do faz-de-conta esse tucano, que passou 12 anos de olhos fechados para o maior patrimônio da sociedade paraense, sua floresta.

Também no apagar das luzes (ou seriam trevas?) o governo tucano lançou com estardalhaço e como salvação da lavoura o ZEE, que se fosse feito desde o primeiro governo, em 1994, teria evitado muita gulodisse de certos atores do setor florestal paraense.

Vou esperar a resposta tucana, se possível com dados dos últimos doze anos.

Abraços.

Unknown disse...

Olá,meu caro.
Também aguardo as considerações bicudas.
Mas os caras lá estão com o roscoff na mão...eheh.
Abs

Anônimo disse...

É impressionante: pessoas que não entendem de nada, não sabem de nada sobre atuação do governo - deste e dos anteriores - metem-se a comentar só para marcar presença neste espaço. E dizem tanta asneira...; enormes bobagens; risíveis mensagens chegam de ambos os lados. Pelo conteúdo - encharcado de ideologia petista -o anônimo fala sobre o que ouviu falar sobre o ZEE (conteúdo de terceira mão). Deveria ficar calado. Agora, é verdade que só no final do governo Jatene é foi assinado um protocolo para gestão do patrimônio florestal pelo Estado.Mesmo assim, boicotaram ção do Iterpa e Sectam. Quase tudo se reduziu a um belo e choroso discurso da Marina, a ministra, no Palácio dos Despachos. Eu estava lá. Cerimôinia cheia de madeireiro.

Unknown disse...

Caro Anônimo das 3:35,

Eu não sou anônimo e é só digitar meu nome no google pra ver que não sou tão desconhecedor do assunto. Na maioria das vezes eu apenas leio os posts do blog, pois o assunto geralmente não está dentro de minhas habilidades e conhecimento. Venho aqui para saber das nuances da política e vida paraense e nunca para marcar presença.

Não sou petista e nem compartilho a ideologia petista. Acredite, minha visão política vai além de partidos e nomes. Também não conheço os bastidores políticos dos tucanos, e nem quero. O que eu conheço, e isto sim me interessa, são as políticas públicas e suas conseqüências para a população e o meio ambiente. Por isso espero que no meio da explicação tucana venha algum número, dado, e não apenas que se jogue toda a culpa em boicotes (que acontecem desde 94?).

Infelizmente, o resultado das políticas públicas tucanas para o setor florestal paraense é o que todos vemos escancarado. E como você parece conhecer os bastidores, poderia me explicar porque desde 94 órgãos vitais para o ordenamento territorial, como o Iterpa, eram tão deficientes. Ou a intervenção federal, como os próprios tucanos afirmaram, na Terra do Meio (que eu conheço bem) não foi o resultado da incompetência do seu governo em trabalhar a questão fundiária e florestal?

Por que o Pará, o maior estado produtor de madeira tropical, não tem sequer uma floresta estadual cumprindo integralmente seu papel de gerar benefícios para a população?

Abraços,

Marky Brito

Anônimo disse...

E impressionante a raiva sentida pelas viuvas do governo passado. Passou o tempo para eles do PSBD/PFL e por favor deixem as magoas para tras.
O Blog e um espaço aberto a todos e cada um tem a sua visão dos fatos, triste e chocante são o fato de não aceitarem isto numa democracia onde a livre a palavra do proximo.
Vamos respeitar a visão de todos para cada assunto abordado neste Blog.

Anônimo disse...

Finalmente apareceu um anônimo que sabe tudo e entende como ninguém de governos, passados presentes e futuros e pode falar como ninguém da excelência dos governos tucanos diante da indigência de todos os outros!Parabéns anônimo das 3:35 por tanta sabedoria e total isenção nos comentários!!! Todos nós outros que nos mantenhamos calados, recolhidos em nossas ignorâncias!

Unknown disse...

Juvêncio,

Sem querer aparecer ainda espero a resposta tucana.

Abraço.

Unknown disse...

Ah, amigo, espere sentado...eheh
Quem sabe googaram voce e desistiram?
Abs