18.5.07

Cuidado Com a Criança!

Não me lembro mais aonde era, acho que no interior do Maranhão, um puteiro havia que se chamava Pinga Pus...diga lá, que tal?
Mas lembro bem da cara de meu ex cunhado contando a história, o jornalista Walter Rodrigues, há trinta anos prá lá mudado e comendo arroz de cuxá , sem nunca dar trégua à prole sarneysista.
Não poupou nem o filhote cheirador do bigode de xirí, na vez que, recuperando-se de um enfarto, foi covardemente atacado por Fernandinho Sarney e seus lambe botas do jornal Estado do Maranhão. Chamaram-no de inválido.
Mandou bala em sua página dominical no Jornal Pequeno. Dois domingos seguidos de peia. Foi uma confusão, naqueles ainda difíceis anos 80.
Walter pisou com tanta força no saco do nariz de canal que mandaram um emissário para acalmar o enfartado. Era o presidente da Centrais Elétricas do Maranhão, a CELMA.
Nessa época, fazia pouco que Walter deixara de ser o correspondente do Estadão em São Luís, embora um enorme telex teimava em atravancar um dos quartos da casa simples, no Conjunto Renascença, onde vizinhava com um famoso colunista social, Pergentino Holanda, o PH, o Adenirson Lage de lá.
Quando ele passava na frente de casa, fim da tarde, metido num blaser azul frança com botões dourados, Walter dizia: "PH, o colunista que deu certo".
PH ria, faceiro.
Walter deixou o Estadão de tanto brigar com seu diretor, o jornalista Miguel Jorge, esse um que agora tira uma de ministro.
Mas voltemos ao pinga pinga.
A lembrança me veio à mente depois de saber das primeiras notícias da apresentação do IPEA ontem, em Brasilia, sobre o esquartejamento do Pará.
Pingou pus.
Ele aparece toda vez que há qualquer tipo matéria pútrida no corpo.
Furúnculo, protuberência, glândula, tumor, corrimento de ouvido, sinusite, condições crônicas de acne, visão deteriorada, fístula ou fissura - o pus tem que ser imediatamente tratado, já que elas podem crescer "para dentro" de nossos corpos e tornarem-se tumores calcificados, em vários órgãos, incluindo o cérebro.
A providência mais simples - que se aprende e se aplica das cachoeirinhas do Pirucaba, onde os galegos se banhavam, até o Lago Grande do Curuai, onde carneiro vira boto - é a drenagem.
Se em 24 horas não regredir, fazemos um cataplasma, de ervas, abóbora, cenoura, batata e até mel de abelha. Coisa que a preta Ana sabia de cor e salteado.
Se ainda assim piorar, aí temos que ir ao médico, e bater na porta da química pesada, pois a infecção é séria.
Calça de veludo ou bunda de fora: se é prá entrar no antibiótico, vamos logo naqueles de última geração, sintetizados por engenharia genética, sem conversa mole, hein?
Nas nossas mãos, os tres procedimentos de cura.
Chegou a hora de tratar desse pus, antes que a infecção contamine o menino, esse menino chamado Pará.
Passado o susto, a gente dá um tiro prá cima. De cartucheira.
Que nem fez o pai do Parsifal quando ele nasceu.

4 comentários:

Unknown disse...

Cris disse...
Bom dia Juvêncio. Deixo aqui o comentário, a primeira porta aberta.
Esse "pinga pus"...me fez pingar lágrimas...de verdade. Por tudo!

Fiquei triste! Profundo o seu texto e belo!

Bj.

9:00 AM


blog do marcel disse...
ALô Juvêncio, Meu Nome é Marcel Nogueira e moro em Parauapebas há uma par de tempos (22 anos). Sou sócio e editor do jornal HOJE, um dos muitos jornais da grande "Rio de águas rasas", também chamada "Pebinha de açúcar". Bom é a primeira vez que posto um comentário para te parabenizar pelo excelente blog. Aqui nós estamos na trincheira contra o que chamamos de petismo ultra-festivo. A propósito, acabo de lançar o meu blog, ainda está no início. o endereço é www.marcelnogueira.blogspot.com
abraços
Marcel Nogueira

10:48 AM


Bia disse...
Que pena!


Beijão

12:30 PM


Anônimo disse...
Juvêncio, por que alguns textos, como o Cuidado com a criança, não tem área destinada a postar comentário? É censura ou esquecimento?

1:27 PM


Anônimo disse...
Mas é preciso cuidado, Juca. Esse tiro prá cima pode atingir algum helicóptero.

3:54 PM


Anônimo disse...
Caro Juca a sigla é CEMAR Centrais Eletrica do Maranhão

Um Abraço Joatan

5:12 PM


Anônimo disse...
ak diz.
Juca, sábado, 19 de maio, cinco e meia da manhã. Lí com calma a semana do teu blog. Rapaz, tá muito animado. Como diz o caboclo, o movimento não tá parado.
Afonso Klautau

5:19 AM


Parsifal Pontes disse...
Olá Juvêncio,

"Pinga Pus" é de fato um nome deveras inusitado para um prostíbulo.
À propósito, ouvi hoje um comentário politicamente incorreto, mas, absolutamente espirituoso e irreverente para a manchete de capa do Diário do Pará, referindo-se a prostituição infanto-juvenil, “Pará tem 135 pontos de prostituição”.
Ao ler a manchete, um senhor me olhou e disparou:
- O Diário vai esgotar tudo hoje com todo mundo querendo anotar estes endereços...

Todavia, o que eu quero mesmo lhe dizer, é que os dados do IPEA, que não divergem dos outros estudos que dantes se fizeram, não evidenciam tumores e sim pérolas, por isto pus não haverá.

Como não há argumentos contra os dados, a discussão da divisão do Pará, como não poderia deixar de ser, passada a leitura do relatório, volta as nossas lendas da paixão.

Neste caso, Sua Santidade procede quando, dando uma beliscada no iluminismo, diz que a fé deve sempre falar mais alto que a razão.

Um abraço,

Parsifal

1:20 PM

Unknown disse...

Meus caros: por alguma razão que desconheço, na horade publicar este post não percebi que os comentários e o link foram suprimidos.
Está restabelecido, e os comentários republicados, com muito prazer.
Nunca houve um post sem espaços para comentários aqui no Quinta.
Nenhum.
Obrigado a todos.

Anônimo disse...

Houve sim, vc não postou o nome da namorada do chico ferreira.

Unknown disse...

Voce não está "se" entendendo.
Eu disse que nunca houve um post sem espaço para comentários.
Pode procurar o post da namorada do Chico Ferreira que o espaço para os comentários está lá.
Daí a permitir qualquer comentário é outra coisa.