9.4.07

Rede Pioneira

Começa a ficar intensa a atividade do deputado tucano Manoel Pioneiro rumo à prefeitura de Ananindeua, pobre cidade.
Quem aparenta ter chances de amealhar e bancar mais de 1.000 votos, está sendo convidado a sair candidato em 2008.
Mesmo quem já é vereador em outro município.
Até do Marajó serve.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pobre Ananindeua mesmo!! Que tal chamá-la de Bombaim, ou Lagos, hein, Juvêncio?
A cidade é um aglomerado urbano condenado ao colapso. Não existe um sistema geral de abastecimento de água. O negócio de cavar poços artesianos e vender bombas d'água prospera. E mesmo assim, mulheres e crianças passam o dia pelos quintais vizinhos retirando água na casa de quem teve dinheiro suficiente para fazer seu póço.
Ao mesmo tempo, se entramos nos recônditos da cidade, facilmente encontramos os famigerados "covões", que o povo chama de "curvão". Empresas de construção retiram toneladas de terra, clandestinamente, dia e noite, devastando áreas de floresta belíssimas, deixando extensos buracos, à maneira de larvas de varejeira.
Ao atingir algum olho d'água, em geral a pequena profundidade (+ ou - 5m), abandonam o buraco. Aí vêm as invasões. Essas ocupações são feitas até a beirada do lago que se forma no "curvão", lançando seus dejetos na água, que tem grandes chances de se misturar às águas subterrâneas utilizadas por nove entre dez cidadão Ananindeuenses. A miséria das construções contrasta com a simpatia de alguns desses moradores dos buracos, como tive oportunidade de conferir, diversas vezes, em meus passeios matinais com meu filho pequeno, quando morei na rodovia do 40 Horas. Ananindeua é também terra de barulho: infernal, descontrolado, o mau gosto imperando onde haja uma biboca, em que encontramos homens e mulheres, muito jovens, alimentando o que a meu ver é uma epidemia silenciosa: o alcoolismo. Vá a uma periferia de Ananindeua, num fim de semana, pra ver a quantidade de jovens bebendo!!
Pela BR, os políticos estampam os outdoors mais ridículos, de felicitações pelo aniversário de fulano, pela amizade de sicrano. Até os nomes dos caras são coisa de gângster: "boi", "gordo" etc.
Ananindeua vive à beira do colapso. Os projetos de poder passam ao largo do seu bem comum, deixando seu povo cada vez mais exposto a um destino caótico. Este desabafo sincero é de um morador cansado da falta de um plano de desenvolvimento para essa cidade que, de outra maneira, seria tão bela.

Unknown disse...

Veja só a delenda de Ananin...oops, Bombain: entre Pioneiro, o retorno e Sobrancelhudo Jr Again.
Ótimo comentário, Artur.

Anônimo disse...

Juvêncio,

As coisas em Ananindeua, não são feitas apenas pelo Pioneiro ou Sobrancelhudo Jr, o pior de tudo é a ausência da esquerda democrática e popular, o PT ganhou a prefeitura de Belém em 1996 e desmontou toda perspectiva de um dia a nossa Ananin também ter um governos popular, acabou levando diversos quadros técnicos e políticos que tínhamos aqui na cidade. Hoje ter um projeto de poder em Ananindeua, tem que passar pela esquerda.

Acredito que teremos que reconstruir os movimentos populares em Ananindeua, tanto para fiscalizar a atual administração (2005-2008), como a futura (2009-2012). Temos que participar e incentivar a formação de novas lideranças comprometidas com as causas populares, dessa forma é capaz de voltarmos a sonhar uma Ananindeua mais feliz.

Anônimo disse...

Será que tem uma vaga para um Vereador sulparaense por ai?

Anônimo disse...

O Pioneiro enfrentando o Helder em Ananindeua?
Só acreditando em papai noel.