19.2.08

Litigância de Má Fé *

Editorial da Folha de SP de hoje.

Intimidação e má-fé

Bispos da Igreja Universal do Reino de Deus desencadeiam, contra os jornais "Extra", "O Globo", "A Tarde" e esta Folha, uma campanha movida pelo sectarismo, pela má-fé e por claro intuito de intimidação.
Em dezembro, a Folha publicou reportagem da jornalista Elvira Lobato descrevendo as milionárias atividades do bispo Edir Macedo. Logo surgiram, nos mais diversos lugares do país, ações judiciais movidas por adeptos da Igreja Universal que se diziam ofendidos pelo teor da reportagem.
Na maioria das petições à Justiça, a mesma terminologia, os mesmos argumentos e situações se repetiam numa ladainha postiça. O movimento tinha tudo de orquestrado a partir da cúpula da igreja, inspirando-se mais nos interesses econômicos do seu líder do que no direito legítimo dos fiéis a serem respeitados em suas crenças.
Magistrados notaram rapidamente o primarismo dessa milagrosa multiplicação das petições, condenando a Igreja Universal por litigância de má-fé. Prosseguem, entretanto, as investidas da organização.
Não contentes em submeter a repórter Elvira Lobato a uma impraticável seqüência de depoimentos nos mais inacessíveis recantos do país, os bispos se valeram da rede de televisão que possuem para expor a pessoa da jornalista, no afã de criar constrangimentos ao exercício de sua atividade profissional.
É ponto de honra desta Folha sempre ter repelido o preconceito religioso. A liberdade para todo tipo de crença é um patrimônio da cultura nacional e um direito consagrado na Constituição. A pretexto de exercê-lo, porém, os tartufos que comandam essa facção religiosa mal disfarçam o fundamentalismo comercial que os move. Trata-se de enriquecimento rápido e suspeito --e de impedir que a opinião pública saiba mais sobre os fatos.
Não é a liberdade para esta ou aquela fé religiosa que está sob ataque, mas a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos à verdade.


------

* - O título do post indica o resumo das sentenças proferidas até agora pela Justiça.
Vem a ser aquele que atuando em juízo como autor, réu ou interveniente o faz de maneira malévola, com intuito de prejudicar não só a parte adversa, como também, em última análise, o próprio Estado-Juiz, visto que é a este que se destina à pretensão jurisdicional

12 comentários:

Anônimo disse...

Esse crescimento das Igrejas, religiões ou seitas sei lá mesmo como podemos rotular aqui no Brasil vem da ausência do Estado, da decadência do Vaticano e principalmente da estratégia fantástica de marketing dos evangélicos na conquista de fieis. Até pouco tempo TV era coisa do diabo para Edir Macedo e sua turma, mas eles têm a capacidade de se adaptarem a modernidade de forma rápida e com embasamentos bíblicos que são infalíveis.

Os Apostólicos Romanos estão ainda discutindo o uso da camisinha, o Macedo está discutindo a regionalização da Record, já fez base me Belém, agora no Centro Oeste e vai ganhar o Brasil. O produto que ele vende não se expõe nas prateleiras meu caro, nas fachadas de seus templos tem uma frase estratégica e bem elaborada “PARE DE SOFRER”, o cara vende palavras ao vento, palavras que funcionam.

Ta cheio de gente perturbada, devendo, infeliz e tudo mais, todos os caminhos do capitalismo pregam a tal felicidade o conforto e as caras bonitas dos anúncios de TV servem para alimentar a fogueira evangélica. O cidadão não consegue acreditar que mesmo sendo honesto a vida dele seja uma merda, aí entra o Bispo Macedo que gasta saliva para que este indivíduo que está sofrendo da incompreensão social possa viver em paz, só que isso custa dinheiro e ele está certo de cobrar por essa prestação de serviço social.

Isso tem em todo canto do mundo, mas o que se vê mesmo é que além deles dominarem o marketing espiritual eles são bons administradores desse dinheiro que os fieis lhes ofertam, o tal dízimo. O crescimento da Universal e de outros evangélicos é visível, enquanto a Rede Globo vende as patricinhas de Copacabana se beijando e brincando de amor nas novelas, os evangélicos consertam os distúrbios das grandes cidades que afeta a maioria da população mundial. Então meu caro é um puta negócio e vai muito longe, pode esperar.

Nelson Vinencci

Unknown disse...

Fale,dr. Nelson,amigo.
Bem vindo ao blog.É isso aí.Vai longe a parada, com certeza.
Grande abs.

Anônimo disse...

Do comentário do senhor Vinencci deve-se deduzir que a única "religião" é a Católica Apostólica Romana e o sucesso das outras só se deve à decadência do Vaticano? Pois se a seita católica foi, até agora, a que mais se beneficiou às custas da crendice popular! O que é preciso é, definitivamente, entender que vivemos em um País laico e que liberdade de culto não pode significar nunca privilégios para quaisquer seitas. Acabe-se, de uma vez por todas, com esse festival de seitas religiosas com concessões de emissoras de rádio e televisão, cobre-se tributos de todas pelo faturamento absurdo e, principalmente, meta-se na cadeia os "pastores" que só enriquecem às custas do rebanho.

Anônimo disse...

Ao anônimo da 1:09

Que tal a cúpula católica denunciar os padres pedófilos?
É um assunto muito mais sério, não achas?

Anônimo disse...

má fé se paga com má fé, parece. depois do avassalador resultados das pesquisas sobre a popularidade do governo lula, a folha só consegue dizer que 18% dos internautas - ah, os internautas - que responderam a enquete no jornal desaprovam o governo do pt. não tenho pena, por essa e por outras patifarias que jornalões brasileiros promovem.

Anônimo disse...

Padres, pastores, mães e pais de santos. Isto tudo é mais para ganhar dinheiro.
Qualquer na igreja evangélica é motivo para formar outra seita e viver as espensas do pobre povo.

Anônimo disse...

Estou pensando mui seriamente em abrir minha igreja e pra fugir de custos com construção de templos ou compra de cinemas. Já vou começar a doutrina pela rede mesmo. Só ainda não sei que denominação dar aos meus pregadores, se padres, pastores, bispos... Se alguém tiver uma sugestão por favor enviar para este emeiu tvfimdomundo666@governofedral.com

Cláudio

Alailson Muniz disse...

Amém!!

Um abc. senhor ministro.
A cerveja ainda tá gelando
Alailson Muniz

Unknown disse...

Pô, presidente, já estou quase deixando de beber...rsrs
Vou começar a convidar vc prá vir aqui na capitá...quem sabe vc não chega primeiro.
Abs

Anônimo disse...

Se a competente jornalista Elvira Lobato houvesse incomodado os bispos da Igreja Renascer, estaria sendo reprimida até pelo Kaká, que, apesar de bom jogador e da pose de bom moço, parece ser negligente com as peripécias cometidas por seus colegas de fé e, principalmente, negócios.
Mas vamos a algo mais sério. Para além da evidente violação do direito de liberdade de expressão, importa considerar o meio utilizado para pôr a jornalista contra a parede. Como bem foi referido na postagem, trata-se de litigância de má-fé, cujas conseqüências incluem, entre outras, a imposição de multa pecuniária. Esta deve ser calculada conforme a idéia de proporcionalidade, mas não pode igmorar a capacidade financeira do litigante de má-fé. Como, no caso, trata-se da Igreja Universal do Reino de Deus, pois é ela que sustenta as várias ações espalhadas pelo país, os magistrados não podem vacilar: apenas incomodarão os Universais com multas exemplares.

Anônimo disse...

Jesus está voltando!

Unknown disse...

Olá, Sergio Mendes Filho.
É um grande prazer vê-lo por aqui.
Bem vindo ao Quinta e dê um forte abraço à todos do Fortim.