A esquina do mundo passa neste momento debaixo da janela do poster. Debaixo de muita chuva, a animação é a tônica, se bem que há outros líquidos também.
Todas as cores, raças, ritmos e línguas, num impressionante espetáculo da diversidade. Todas as causas. Todas as entidades e organizações que acreditam que um outro mundo é possível.
Gigantescas faixas assinam a manifestação. Palavras de ordem, ininteligíveis aqui no sexto andar, empurram a multidão, embalam os sonhos.
A enorme vaca de plástico do Greenpeace, sobre uma base, raspa os fios de luz. Belíssimo encontro. Nunca vi nada parecido...mas vou ter que atender o interfone.
Chegou a primeira equipe de tv de uma produtora que veio gravar as cenas daqui de cima.
Em seguida, na primeira brecha, dou o fora.
Ainda tenho que fazer o ploter do boteco politicamente correto.
23 comentários:
Um pouco antes da passeata começar, nas ruas mais próximas, as pessoas iam chegando com suas bolsas,crachás, bandeiras. Achei lindo e pensei que realmente um outro mundo é possível, com menos brigas,mais harmonia, solidariedade e desejo de conviver em paz. E isso começa na mudança em cada um. É quando a gente muda que os outros mudam também.
Ana Marcia Pantoja
Foi o que vi e senti, querida.
Nós podemos fazer um mundo melhor.
Basta cada fazer o seu, e se unir a outros que também fazem o seu, e assim por diante.
De tão simples que chega a dar nos nervos! rsrsrs
Ei cara, estás atrasado!
É cara, estou, mas agora que chegaram os familiares que foram - todos menos eu - até São Braz.
E ainda vou apanhar o Hiroshi Bogéa no caminho.
Mas chego lá.
Juca, queria estar aí pra ver isso tudo! ;/ bjs
Viva o Fórum Social Mundial - Um Novo Mundo é Possível!
Belíssima passeata, jamais vista na história da cidade (mesmo nos memoráveis anos 80). Pena que o prefeito contribuiu para a péssima imagem da cidade perante os de fora. A CTBEL sumiu e quem fez a disciplina do trânsito foram: Polícia de Choque, bombeiros, PMs e até militantes que chegarem a se deitar no chão para evitar o trânsito no meio da marcha. Isso evitou acidentes de proporções maiores. Sem falar nos buracos enormes da Magalhães Barata, as enchentes na periferia. Enfim, o caos total. Essa foi a contribuição do Dudu ao FSM... Para ser justo, nota 10 para a Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.
ao menos meu bairro está mais seguro até o fim do fsm
A passeata foi um momento para guardar na memória, e registrar na história de Belém.
Emocionante!!!
Cássio, vc disse bem.
Na esquina em que moro, uma das mais movimentadas do trajeto, não havia ninguém da CTBel. Se nção fossem os voluntarios da marcha, todos de camiseta verde, gentis com motoristas e manifestantes, poderia ter aocntecido um acidente.
Muito safos os caras!
Nada a dzer sobre a POM e Bombeiros. Aliás, um dos soldados do fogo fotografava os melhores momentos da caminhada, a mais bonita que já vi.
Alê, vc teria adorado.
Se estivesse longe, diria o mesmo que vc, grande figura.
Bjs
Juca, evento maravilhoso nesta cidade linda. A chuva de Belém lavando a alma da cidadania planetária! Um espetáculo.
O fora ficou por conta da ave de mal-agouro das ORM que na entrevista com o Cláudio Putty hoje pela manhã no Bom (?) Dia Pará soltou a primeira pergunta elaborada sabe lá por quem: "Secretário, vale a pena um evento como este para a cidade?"
Espero que com essa onda de FSM vcs não percam a razão e se oponham radicalmente a pecuária e a agricultura no estado. Acho o evento importante, não para a cidade ou para o Brasil, e sim, para o Mundo.
Espero que com essa onda de desmatamento vcs não percam a razão e se oponham radicalmente ao Forum Social Mundial, como disse, um evento importante para a cdade, o rasil e o mundo.
Foi bonito sim ver tanta diversidade. Mas nem um pouco as pessoas ditas politizadas não respeitarem os direitos de quem gosta do capitalismo. Estava com meu filho em um lanchonete e tive medo da falta de respeito as diferenças de alguns da passeata. Dá licença..se gosto de coca cola e afins...que respeitem isso..outra coisa..se fala tanto em educação ambiental..e pelos lugares que passaram o que se viu foi muito lixo jogando no chão..latas de cerveja então...
Não sou a favor do desmatamento, sou a favor da reserva legal, 20% de desmatamento e 80% de preservação, tudo bem que poderia ser 50%/50%,he he he), só acho que marginalizar fazendeiros não é a solução...
Mestre Juca,
Foi sem duvida uma passeata historica! grupos de todas as cores....pessoas que sonham com um mundo melhor.....representantes de todas as tribos, literalmente!Perdeu quem não foi!
Agora o ponto negativo fica para a prefeitura, que não se preparou para o evento! Não houve esquema para organizar o transito (como há no Círio por exemplo), a avenida perimetral esta imunda, cheia de entulho e com mato alto, vi lá ate uma privada jogada na vala!
Um abraço, e espero, do fundo do coração que este sentimento comum a todos que acompanharam ou que apenas assistiram a marcha, se propague por toda cidade e renda frutos concretos, frente a nossas problemáticas!
Assino embaixo, mestre anônimo.
Abs
Juca,
quero as fotos do Boteco do Ranulfo de ontem, quando foi colocado o plotter.
Pelo menos as fotos...
Jubalino, não fo colocado ontem, por problemas de caixa. Quando for, peço ao Pedro Nelito ( link no rol do Quinta) que mande à vc. Não fotografo nada..rs
Mas o teu Vasco hein?
Começou bem...eheh
Abs
Justiça seja feita, não haviam lixeiras no trajeto da caminhada do Fórum - como não há na cidade.
Tive que peregrinar por entre as transversais da Magalhães pra achar uma lixeira.
Mais uma na conta do Dudurudú.
Juvencio , dê uma olhada nas fotos do meu Blog Atitude, esse talvez vc não conheça. Tem fotos lindas da passeata e das várias manifestações ao longo do movimento.
O endereço é www.atitudemegbarros.blogspot.com
Bjoss
Postar um comentário