1.6.09

África, a Bola da Vez

Até o Arraial do Pavulagem ficou tocando só na festa da Copa que não veio, ontem na praça da República. O locutor do carro som entremeava tentativas de levantar o astral da pequena assistência com loas ao PAC e aos projetos federais e estaduais.
Parecia, com todo o respeito, um fim de festa de vilarejo.
Depois de dois anos, a Copa sai da agenda positiva do governo, e passa pra negativa.

----

Para a Copa de 2010, na África do Sul, a Fifa liberou uma lista provisória de treze cidades sede: Bloemfontein, Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo (duas), Kimberley, Nelspruit, Orkney, Polokwane, Port Elizabeth, Pretória , e Rustenburg.
Algumas são menores do que a cidade de Soure, no Marajó.

6 comentários:

Anônimo disse...

Menor que Soure, mas governadas por políticos sérios e com força política. Enquanto que nós...

Anônimo disse...

Mas o Pará apareceu no Fantástico logo à noite e por DUAS vezes: a farra na casa de Noca de Redenção; e a prostituição infantil em Portel. Aliás, pelo que se via das cenas nas ruas da cidade marajoara, aquilo é uma África piorada.

Anônimo disse...

Olha.. o perigo é alguém resolver fazer essa lista positiva e a negativa do governo...

Anônimo disse...

Nenhuma cidade da África tem uma dupla , no poder, tão inesprecível, inapta, despreparada e fraca quanto Ana Tragédia & Dudu Faroleiro.
E junto com eles tantos políticos sem prestígio.
Ou tem? Du-vi-de-o-do!

em tempo: cadê aquela grande amizade dela com o "meeeu amigo Lula"?!

Lafayette disse...

Juva, estas comparações sõa de lascar. Eu gosto deste exercício.

Olha só este:

Paris N'AméricaDe acordo com as estatísticas do IBGE, Belém tem cerca de 4.000 imóveis vazios no centro da cidade e esse número chega a 54.152 domicílios vagos, levando em consideração a Região Metropolitana (que inclui os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara). Enquanto o déficit habitacional da Região Metropolitana de Belém é de 127 mil unidades. O abandono ou a não utilização desses imóveis também contribui para degradação do ambiente urbano.
Fotografia aérea de Belém.

Somente 8% dos 274,5 milhões de litros de esgoto sanitário produzidos por dia em Belém, passa por um sistema de coleta, e somente 3% desse volume coletado recebe tratamento antes de ser lançado diretamente nos rios e igarapés da cidade e no solo. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (fonte: Wikipedia)


JoanesburgoChaminé de Kimberlito. Lá nas profundezas da Terra, uma explosão colossal empurra um bola de magma em direção à superfície, numa velocidade maior que a do som.

Zimbada, como se diria lá em Curuçá, esta bola enorme vem de uma profundidade de mais de 200km. Estas explosões são imprevisíveis e aleatórias. Podem acontecer hoje, agora, daqui há 10 mil anos. Podem acontecer e já podem ter acontecido em qualquer lugar, ali na esquina, no fundo da baia de Guanabara, em Cametá.

Quando estas bolas vem cunsca, lá das profundezas, elas trazem para superfície coisas que não são criadas, encontradas aqui em riba.

Veem peridotito, vem cristais de olivina e... DIAMANTES (raro, em cerca de 100 bolas - que já são raras, uma só vem com diamante, pois precisa de uma série de eventos e características para que os danados apareçam).

A cagada de sorte, como eu diria na minha época de volei, é que Joanesburgo está sob uma das maiores Chaminés de Kimberlito já descobeta no planeta. Mais um pouco, daria diamantes em árvore !!!

Cléoson Barreto disse...

Espero que isso pese (e muito) na (não-)reeleição de Donana dos Kits. Pelo menos alguma coisa boa teria pra se comemorar com essa "derrota".