Depois de mais de um ano, o ex governador Simão Jatene deu a cara à tapa em sua "Carta aberta à população", na edição de ontem de O Liberal. Para chegar até ele, na página 4, o leitor teve que atravessar um Seventy particularmente ácido ao governo Ana Julia, e à pessoa da governadora.
Dispensada a bizantina discussão sobre a real situação financeira do estado que deixou - embora a governadora tenha dado uma mãozinha à Jatene quando renovou os incentivos fiscais - o que ressalta é a disposição demonstrada pelo ex governador em comparar seu governo com o atual, que classifica de claramente insatisfatório e cheio de trapalhadas.
A entrada em cena de Jatene tem sua razão de ser. Daqui há um mes Ana Julia completa o primeiro terço de seu mandato, onde plantou mais do que colheu. Matreiro, e de olho em pesquisas de avaliação do governo, Jatene esperou o tempo que lhe pareceu necessário para jogar seus búzios: aposta no insucesso da gestão da Ana Julia, e comenta, em privado, que a falta de foco será a causa.
Daí a remissão à Agenda Mínima de seu governo, mínimamente alcançada, na marra e nos estertores do mandato. Por causa disso, transferiu-a, em parte, à sucessora.
Enquanto a safra de Ana Julia não chega - e a crítica de Jatene, neste particular, é correta - o governo atual dedica-se a tentativa de assumir a paternidade de algumas obras inacabadas pelo governo anterior. Tal estratégia, já comentada em diversas ocasiões aqui no Quinta, não parece ter surtido efeito em lugares como o Hospital Regional do Oeste, cuja trajetória, quiçá desde sua construção, é um escárnio e um escândalo.
No caso do Hangar, o centro de convenções que emblematizou a farra tucana nos discursos da campanha petista, a tentativa de apropriação veio acompanhada da deselegância de sequer convidar, para a inauguração, os responsáveis pela construção de 95%. Mas lá, a tática parece estar dando certo.
E nesse caso, Jatene chora porque sabe que a estratégia vai dar resultados.
O pranto desaba, de vez, quando o economista tenta desmontar a tese da herança maldita. Neste caso, o primeiro terço não seria, efetivamente, capaz de reverter processos por ele, Jatene, iniciados ou deixados de enfrentar nos doze anos de governos tucanos.
Nem nos dois terços restantes, nem no próximo governo, sabemos todos.
Mas é forçoso reconhecer que, a medida em que o tempo passa, a tese da herança maldita tende a enfraquecer na opinião pública, o que responde por sua utilização intensiva pela governadora, e a ação de Jatene em abreviá-la.
Curiosamente, todavia, de novo aí Ana Julia deu outra mãozinha ao governador, dado o volume absurdo de promessas que fez na campanha eleitoral, das quais cumprirá uma pequena parte, abrindo um flanco para campanhas de desmoralização como as recentes inserções do PSDB sobre segurança pública, que mesmo retiradas do ar pelo TRE, após o estrago, não foram consideradas, pela Justiça, como ofensivas à governadora. E nem poderiam.
O texto de Jatene, a não ser na forma, muito superior, pouco difere da entrevista de Mr Johnson ao Diário, há pouco mais de um mes. Até na rubrica viagens ao exterior, em que a vigília tucana contabiliza mais de 100 passageiros no primeiro ano do governo vermelho, as diferenças não são expressivas, embora Jatene não quantifique a milhagem tucana em sua gestão, inclusive de familiares.
Pirotecnia, marketing, marcação de posições, balões de ensaio, chame como quiser. Discursos similares, práticas idem.
A política do vintage continua.
25 comentários:
Luluquefala:
Tomara que essa carta seja a arrancada de Jatene para concorrer a prefeitura de Belém.
Quem sabe uma chapa puro sangue do PSDB, com Jatene na cabeça e Paulo Chaves como vice, seja uma boa opção para Belém.
Se Jatene conseguir fazer por Belém o que fez nos seus 4 anos como governador, já terá valido a pena votar nele novamente.
Mostrará, principalmente, para a goverandora Ana Júlia como se governa, mesmo sem a ajuda do governo federal, coisa que aliás, ela não cansa de se gabar que tem de sobra. Só não mostra pra gente...
Lulu vai ficar torcendo para que um espírito de cabôco corajoso baixe no Jatene e ele saia candidato.
Que tal a governadora responder, se puder, sobre os assuntos abordados na carta?
Sei não...realmente, segurança pública e saúde tem sido e continuam sendo uma negação total no atual governo.
Quanto ao eterno alarde da grande amizade do "meu amigo Lula", essa balela vem de longa data e é só conversa fiada.
Fiada mesmo.
Segue o enterro, com ou sem herança maldita.
O problema do PT é garantir vida mansa aos inimigos da legenda. Uma devassa nas contábil os mandariam cantar noutra freguesia por alguns anos, claro que usufruindo da queima das gordurinhas acumuladas nesses dozes anos de picaretagem política.
Quem sabe finalmente na eleição, senão o PT, mas o PMDB apresente o testamento da tal herança maldita que recebeu de meia. Aí então assistiremos a mais uma festa pobre.
Claro que não gostei da carta do ex Simão jatene. Só fico p... da vida é de não poder responder como gostaria. Talvez sirva de lição para nossa querida Ana Júlia e a sua turma de sábios da DS e cia ltda. Não me conformo que, cumprido quase um terço do governo, ainda não se tenha um projeto de governo definido. Não aguento mais ficar pendurado nas obras faraônicas do goeverno passado. Se não prestavam antes, continuam, pra mim, a não servir agora. Temos que mudar o modelo,a forma de goevrnar: não podemos continuar seguindo esse modelo fracassado dos tucanos. Foi pra isso que a população quís a mudança. Foi pra isso, governadora, que a senhora foi eleita. Vamos por em prática o discurso feito durante a campanha.
Do contrário, não gosto, mas vou ter que engolhir a sêco essa carta do ex.
Infelizmente.
Chega de reunião e avaliações que não levam a nada. Vamos governar pro povo, antes que seja tarde demais.
ak diz:
Juca: ando afastado dos comentários por decisão pessoal, profissional, até que sejam resolvidas questões que devem e tem que ser resolvidas, e que são questões onde blogs não são o foro.
Mas, entretanto,todavia, contudo, porém, quiçás, sabes provocar, com todo o respeito, é claro.
Então, lá vai : o que a Governadora "plantou e ainda não colheu" ?
O que foi plantado, ainda não colhido e quando será a safra ?
Sei que não és tu a dar as respostas. Tás mais, muitícissimo, pra perguntador do que respondedor, no que estás certo.
Será que algum dos teus milhares de webianos tem as respostas.
Largo anflexo.
Afonso Klautau
Olá, Ak, largo amplexo prá ti também. Fazes falta na web.
Sucesso e rapidez nas resoluções aí.
Quanto a pergunta, respondo pelo que vejo à distância. A "plantação" nas áreas de ciência e tecnologia, os programas Navega Pará, que demoram a surtir efeito, mas são decisivos, e os investimentos do PAC na região metropolitana e nas cinco maiores cidades do estado.
Na área de saneamento básico e expansão da rede de abstecimento de água será o maior projeto já realizado no estado.
Acho que o PEOT - o Plano de reordenamento territorial - pode ser um instrumento decisivo para a paz no campo e para uma relação menos predadora do ponto de vista ambiental.
Agora, entre o "plantio" e a "colheita", dependendo da cultura leva tempo. Sem falar - tudo no sentido figurado, claro - nas pragas, no volume de chuvas, na situação das vicinais para escoar a produção e no preço da comoditie no mercado no momento...eheh.
Abs prá ti.
ak diz:
Só mais uminha : já ouvi e li que o projeto Navega Pará ( uma verdadeira transformação educacional e cultural, se for real ) naufragou no porto de partida.
Afonso Klautau
Lulu responde para ak:
Batatas, meu caro, batatas...
É juca, começou a campanha municipal e pelo andar da carruagem , a nariguda vai de um lado, e a sobrancelhuda de outro.
Vai ser tiro para todo lado , lutaram os contendores principalmente por Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém e adjacências. Ficamos nós de camarote assistindo a refrega,nessa luta ainda entre Dudu, helder,Maria, Jatene, Paulo Chaves, Valéria, professor Mario e companhia boa. Acho que o último a se beneficiar será o maior interessado, o Povo, conheces o povo juca? não o deles , o nosso, o zé povinho, coitado de nós.
Ak, eu li a notícia no Seventy.
Estou apurando o que realmente existe, e amanhâ deverei postar algo sobre o assunto.
Parece uma grave ameaça ao projeto.
Sergio,tá ruço, mas muito ruço.
Pelo menos o camarote, desta vez, tem uma localidade especial: os blogs. Deles, a visão é (quase) completa..rs
É a questão da utilização das fibras óticas na rede da Eletronorte.
Quem está chiando também é a Embratel.
Duas pedras não. Duas montanhas à superar para navegar em águas calmas.
o mérito do tio Já-Já é que ele escreveu e assinou
não se pode comparar com a entrevista do mister Johnson que falou através de eufemismos esgotados
pena que no jornalão dos maiorana
matou a cobra e mostrou o pau
isso que é um político acadêmico
Sinceramente, não dá pra comparar a competência administrativa do ex governador Simão Jatene com a competência de todo esse governo petista junto.
Não falo nem da governadora Ana Júlia, coitada, pois sabemos das suas limitações. Falo de sua equipe.
Uma somatória de incompetentes que acham que sabem alguma coisa. Não sabem é nada.
Chega de embromação e de se aproveitar das obras do governo anterior pra enganar a opinião pública.
É só embromation e enrolation, mais nada.
Onde está essa amizade da governadora com o presidente Lula, que ela tanto propaga ? Só se ele é amigo da onça !
Um ano de governo e nada de mudança, nada de coisa nova, nada de ajuda do governo federal.
Só apropriação das obras feitas no governo Jatene.
Fez muito bem o Jatene, em escrever essa carta para a população, para que tudo fique registrado em 2010.
E que o tempo passe rápido.
Vic Pires Franco
Deputado Federal
Talvez essa cutucada do Jatene sirva para os Secretários Estaduais defenestrarem de vez a tucunada que ainda reina e dá as cartas nos diversos órgãos do Estado.
Esta gente vai se fingir de lesa e atrapalhar por dentro o governo da ANA. Tipo sabotagem mesmo.
E apartir daí o governo do PT imprimir uma marca como fez Edmilson Rodrigues.
Está na hora da ANA perceber que não adianta conciliar, ser amiguinho de tucano.
Vamos estabelecer o embate de projetos.
Saber quem afundou o Estado e quem quer reconstruí-lo. Reconstruir o que está em ruínas não é nada fácil.
O Vic tá doidinho pra emplacar a Valéria como vice do Jatene. Ele Já foi deputada, ou Já era!!!!!!!!!!!!
ak diz:
Juca, sabes a diferença entre anflexo e amplexo ?
Um f,um p, ( e o n ou m antes ) e a elegância de quem corrige.
Agora, largo amplexo.
Afonso Klautau
rs..obrigado, e mais um prá vc.
A vista nos trai, Ak.
Luluquefala:
Ei queridinho ou queridinha das 4:12 acorde, se belisque.
Em todas as pesquisas, eu disse todas, a Valéria está empatada tecnicamente com o ex prefeito Edmilson Rodrigues e o atual Duciomar Costa.
O ex governador Simão Jatene, queridinha, mesmo sendo queridinho, está no segundo pelotão empatado tecnicamente com o Jordy, o Priante, a Elcione e outros menos famosos.
É mole ou quer mais ? Se tá mole, calma que levanta !
Isso não quer dizer que os dois não poderiam sair juntos numa chapa para a prefeitura.
Né queridinha ?
Beijinhos, beijinhos,
Lulu
Ah, Lulu, agora deste pra contar piada?
Ao que parece a carta aberta do ex governador Simão Jatene deu o maior Ibope. Principalmente entre os que ficaram estalados durante todo o ano de 2007. A turma do governo atual, é claro, não gostou nenhum pouco.
Perguntada , durante entrevista na Assembléia Legislativa, a governadora saiu-se com essa: "contra fatos e números não há argumentos". Como na longa carta o ex governador usou e abusou de fatos e números, pelo jeito não houve tempo suficiente da governadora Ana Júlia ter a resposta na ponta da língua.
Antonio Fernando
Juvêncio, quem planta apenas propaganda não colhe resultados práticos amigos. Isso dtudo que vc disse não existe de facto. Os investimentos em ciência e tecnologia??????????? Faça-me o favor. Com este monte de "cientistas" paraenses?? É para rir é???
D. João VI
Luluquefala:
Ei Dom Joãozinho, volta pra portuga!!
Caro JUCA
A carta do ex governador Jatene é uma pá de cal nas mentiras e ilusões que foram e são vendias pelo governo do PT. compreendo perfeitamente a demora na manifestação do Jatene. Qualquer comentário antes de completado um ano de governo, poderia parecer choro de derrotado. Agora, não era mais possível ficar silente à baboseira da repetida cantilena da herança maldita, pois, como bem salienta o Jatene, mentira muito repetida, não só ilude o mentiroso, como pode parecer verdade.
Louvável, sob todos os aspectos, a forma elegante e precisa da carta escrita ao povo paraense. É uma demonstração de maturidade e elevada postura política,o que mais uma vez engrandece o escriba.
Tenho acompanhado os comentários postados em teu blog, e não me espantou o número majoritário dos que apoiam o que foi escrito pelo Jatene, pois hoje, o sentimento da população do nosso Estado é de ter patrocinado um engodo.
Ao comentário das 2:22, lastimo, tão somente, que a ruína do que foi feito será constatada ao fim desse desgoverno, que incapaz de construir um novo projeto para o Pará, está desfazendo o que de bom a social democracia fez.
Jatene colocou à mesa dos debates a comparação tão odiada pelos petistas:O QUE FOI REALIZADO PELOS GOVERNOS DO PSDB E O QUE O PT ESTÁ FAZENDO. Cabe, agora, ao povo se manifestar. Acho que a resposta virá em 2010.
Abs. do Ronaldo Barata
Às viuvas de Jatene, os fatos:
1 - Este governo implantou e efetua um sistema inovador de gestão e controle social: o Planejamento Territorial Participativo. Por este sistema, nas plenárias e assembléias populares, reuniu mais de 80.000 pessoas, debatendo programas e ações para o PPA.
2 - Jatene não escreve em nenhum momento como foi construído o PPA 2004-2007.
3 - Este governo enfrentou com coragem a herança maldita dos temporários. Aliás, Jatene, não tocou em nenhum momento nos rebentos temporários da gestão tucana.
4 - O governo de Ana ousou implantar no Pará o programa Bolsa-Trabalho que expressa um radical programa de transferências de rendas.
5 - Jatene omite o sucateamento das escolas estaduais que em um ano jamais poderiam ser reconstruídas, posto que literalmente destruídas (Augusto Meira, Vilhena Alves, etc.)
6 - O Governo Ana teve a coragem de mudar a cúpula da segurança pública após o grave problema de Abaetetuba, enquanto que os tucanos sempre negaram ou jogaram problemas de segurança pra debaixo de tapete (é só lembrar o caso de Eldorado no governo Almir que Jatene fazia parte).
7 - O Governo de Ana ampliou cursos de especialização aos servidores pela Escola de Governo, de forma transparente e objetiva.
8 - A Escola de Governo criada por Jatene era uma verdadeira caixa preta de apaninguados da família Jatene.
Enfim, poderia enumerar mais, porém não vou ficar enchendo os blogueiros. Claro que muitas coisas ainda precisam ser reajustadas, reformadas e até falta ousadia em outras. Agora, dizer que nada foi plantado, e cobrar resultados imediatos em um ano de governo com orçamento anterior. É uma graça! Senhor Klautau e outros, perguntem aos servidores estaduais quanto reajustes tiveram em 12 anos de gestão tucana. Para não ir longe, perguntem aos servidores estaduais sobre o calendário de pagamentos, em que dia do mês recebiam e hoje em que dia recebem. Estes são fatos, o resto, balelas e miopias.
Postar um comentário