18.5.08

Aquela Luz Acendeu

Tem havido reuniões constantes, no nicho palaciano mais restrito, destinadas a avaliar as sucessivas crises que atravessa o governo Ana Julia-Jader Barbalho. Praticamente dia sim dia não, rola um desses meetings.
De olho no calendário eleitoral, a avaliação é de que se o governo não consertar os graves problemas de gestão ainda este ano, a reeleição em 2010 começa a perigar.
O blog acha que há questões nacionais imbricadas na agenda estadual. E elas não se resolverão este ano, nem no próximo, nem no outro.
Alguns exemplos. Se a curva dos recursos do PAC não virar do avêsso, e rápido, boa parte das obras do programa não vai render o dividendo político esperado. Dados levantados pela senadora tocantina Kátia Abreu (DEM/Pagrisa) mostram que, às vésperas do final do quinto mês do ano, algo em torno de 10% dos recursos do PAC foram empenhados e 1% efetivamente pago.
Em outro front - a questão ambiental - os prenúncios não são menos preocupantes. Tudo indica que o contencioso vai arder ainda mais, com a recrudescimento da violência da ação de empresas ilegais, e quadrilhas de facínoras às expensas dessas sociedades de crimes.
Também não deve ser desprezado o ânimo da Vale, que segue fazendo pesadas críticas à condução do governo do estado nos problemas da região de Carajás, e só ao governo do estado, registre-se. A grita da Vale ecoa na grande imprensa, pressiona Brasília, e volta ao estado, onde arrasta empresários, associações vetustas e federações mendigantes, todas loucas pra vender.
Na área midiática, a cuiarana vergasta diariamente o lombo do governo pelas páginas do jornal que fraudou o IVC, e de vez em quando, com mais inteligência, pelo jornal do camarada Barbalhovsky.
Há, ainda, as questões internas, por assim dizer: o reunismo, a catação, a corrupção, o divisionismo que dilacera o partido mãe da coligação.
Um ano e meio no corner. Ana Julia deve estar exausta.

17 comentários:

Anônimo disse...

essa de "barbalhovsky" é muito boa!
rs rs rs

Anônimo disse...

melhor mesmo é a do povo do pt que não sabe governar; vc esqueceu de citar o contencioso com os bispos, os professores, a UEPA, a manicure, o piloto, o hangar, abaetetuba, hospital de santarém, a secretaria de saúde, a Casa Miitar, o ponto G - opps, o G-10 -, o alcântara, o carimbó, tailândia, guseiras, ufa!

Anônimo disse...

Muito reunismo, deliciosos coffe break, ostentações, capas pretas falando pra ouvir a própria voz, puxadas de tapete, viagens, diárias polpudas, etc. Carros oficiais, helicópteros, jatinhos a disposição, bajulações, pedintes... Ah vida dura, hein! Enquanto isso, o povo continua empobrecido e alienado, os ricos cada vez mais ricos, os servidores públicos desmotivados e ganhando salários aviltantes, insegurança e violência brutal, policia sem comando, escolas públicas caindo aos pedaços... O que não fez a picada da moca azul no PT.

Anônimo disse...

É por essas e por outras que o pessoal do PSDB do Jatene, está apostando na união dele e do JB para 2010.
Governadora, essa vida dura que a senhora aparenta levar, não condiz com as suas escapulidas às inaugurações de lojas franquiadas, e aniversários de construtoras. Isso não lhe pertence, deixe de pegar corda de SERIMONIALISTA desdumbrada. Vigie, olhe bem, a liturgia do cargo, carece.

Anônimo disse...

as eleições municipais serão o termometro, nas anteriores o PT ganhou várias posições importantes: santarém, conceição do araguaia, parauapebas, xinguara, ourilandia do norte, sem contar a posição de vice em várias outras, o que denotava crescimento do partido no interior do estado, assim chegava no poder que tinha conseguido apenas na capital, mas edmilson bandeara-se para o pstu ou psol, sei lá. O mesmo não acontecerá com o PSDB anonimo das 10:46, que não tem o governo federal de vitrine e s encontra desorganizado mesmo assim com todo o crescimento, o PT precisou da ajuda de JB para chegar lá, mas não saberá permanecer no poder mais que estes quatro anos pela incrivel inapetencia para o poder(ou incompetencia?)

Anônimo disse...

Nossa!!Imaginem que alguns menbros do PT estão com a missão de fazer o reitor da UFPA!!!!Regina Feio, a atual vice-reitora de Alex??A coisa tá feia mesmo pra ela!!Também pudera com aquele séquito...Paulo de Tarso(conhecido nas tendências como PAVÃO), Bila Galo(vou me abster...)...os outros pura picaretagem. Em respeito ao vosso domingo, fico por aqui.
Bom dia!

Anônimo disse...

Belém, 17 de abril de 2008.

Meu caro Juvêncio publique essa por favor e veras o resultado de tanto desgoverno desse nafasto Dudu, O Enganador de Plantão.O Famoso AMA Belém. Que Ama Seus Funcionários Também.
Como já se tornou de praxe as constantes reclamações sobre a má administração do atual gestor da Prefeitura de Belém, e mais ainda sobre o caos e a insegurança na área da saúde. Não é mais novidade cartas como a minha chegarem até a grande imprensa com denúncias.
Gostaria de frisar em nome de todos os funcionários da unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA/Belém, localizado na Trav. Pe. Eutíquio, 555 próximo à Praça da Bandeira, que desde o ano passado, mais precisamente em novembro de 2007, deixamos de atender a demanda de usuários em nossa Unidade para realizar o teste de HIV, por conta da falta de materiais como luvas de procedimento, seringas, agulhas. Quando sanado parte destes problemas nos deparamos com a falta de kits ELISA para a realização dos testes, a coordenação pressionada precisou tomar medidas drásticas para que pudéssemos atender pelo menos as urgências e emergências que chegavam para nós. E até hoje, nada!

Então por muita insistência, kits para a realização dos chamados Testes Rápidos foram mandadas, mas em quantidade pequena para a demanda. Assim, muitos usuários que necessitam realizar os testes precisam ficar ligando para saber quando abrirá para agendamento. Como forma amenizar, até fomos inseridos no programa do Ministério da Saúde e APAE para o atendimento das grávidas que necessitam realizar os exames do pré-natal.

Graças a Deus este Programa veio a calhar!!! Mas nosso atendimento rotineiro não está funcionando até hoje. No entanto, o pior está por vir. Como já havia dito a saúde também requer segurança, aí é que mora o problema. Desde que o Prefeito resolveu retirar das Unidades de Saúde a Guarda Municipal, a insegurança anda solta, assim como os bandidos... Ficamos à mercê, correndo um constante risco de sermos assaltados dentro do nosso local de trabalho.
Desde que foi fundada a Unidade do CTA/Belém, antes era chamada de COAS (lê-se: CÔAS) sempre esteve localizada no em torno da Praça onde era considerada, “Zona de meretrício” e por funcionar no comércio seu horário de funcionamento era até as 18 horas, pois o perigo de assaltos e invasões por ladrões, prostitutas (sim, claro! Pois distribuímos preservativos e muitas entravam para buscar somente para vender, o pior era se não desse) e pivetes era constante. Assim, após diversos relatos de invasões, a prefeitura nos enviou seguranças, antes de empresa contratada e que em seguida foi substituída pela Guarda Municipal. Embora, tendo uma clientela bem específica a presença da Guarda era um modo de inibir a bandidagem e os arruaceiros que tentavam invadir o local.
Por fim, sem maiores explicações, nos foi retirada a segurança e mesmo com as constantes insistências por meio de requerimentos solicitando urgentemente a reposição da Guarda, recebemos como resposta, segundo a coordenação da unidade, através de documento que, NÃO HAVIA A NECESSIDADE DA PERMANENCIA DE PESSOAL DA GUARDA NA UNIDADE. Parece brincadeira, mas foi o que aconteceu. Já recebemos ameaças de usuárias com passagem pela polícia, já ocorreu na semana passada a entrada de bandido na unidade, e outros. Será que precisa acontecer algo pior??? Quer dizer, além do prédio não oferecer a menor segurança, somos a grande maioria mulheres na Unidade e a qualquer momento, podemos ficar reféns desses bandidos que podem não somente nos roubar, mas de sofrermos qualquer tipo de violência no nosso local de trabalho.
Parece coisa de filme, mas é a pura realidade, o prédio só oferece uma única saída, e se formos coagidos por um bando, Deus nos livre do que pode nos acontecer. Gostaria de expressar a minha revolta, pois o pouco caso que a SESMA e do Prefeito que É MÉDICO, segundo ELE clinicava oferecendo óculos aos seus pacientes fazem da saúde é gritante.
E mais, gostaria de sugerir que a equipe de reportagem fizesse imagem do local para que sejam confirmadas tais reclamações. Não temos condições de trabalho, o ambiente que deveria ser um exemplo, é degradante. Como podemos falar em saúde da população, do trabalhador, se não a Prefeitura não oferece o mínimo que seja para ambos. CARTÃO VERMELHO PARA A SESMA E PARA O PREFEITO!!!!
Juvêncio, essa carta foi enviada a todos os órgãos de imprensa da nossa capital e ningéum se interessou, mas advinho o porquê são todos bancados pela Prefeitura, leia-se Falsário DUDU e sua Turma.
Obrigada desde já.

Paula Francinete da Silva

Anônimo disse...

Ao anônimo das 11:49AM:Só para lembrá-lo,já que sua memória parece curta.O PSDB na eleição do Simão Jatene contra a Maria do carmo,também precisou do camarada Barbalhovsky,é olha que tinha o governo federal e o estadual naas mãos.Então antes de criticar olhe para o seu rabo.

Ass: Professor

Anônimo disse...

Caro Juvencio,

Para mim nada mais sintomatico do q relatas em teu post secundado pelos ilustres comentaristas do que o slogan gritado nas ultimas manifestações dos servidores publicos:

ANA JULIA JATOBÁ
A MADRASTA DO PARÁ

Anônimo disse...

Justiça, caro Blogger!
Governo "AnaJulia-JaderBarbalho?
Os governos Jader foram de grossa bandalheira, mas este nivel de incompetencia, nem no governo Carlos Santos.
Quanto à bandalheira, neste governo, ela ainda está nos niveis que passaram a ser considerados normais nos governos do PT.
Ao que me consta...

Anônimo disse...

Eu pergunto a servidora da Sesma aí de cima, onde anda o seu sindicato que não reclama?

Alan Wantuir disse...

Caro Juva, porque quando se fala de um governo, as pessoas não se identificam? Parecem com receio de algo, será que merecem crédito esses questionamentos? Não se pode agradar a todos de uma só vez. Destruir uma estrutura de muitos anos de roubalheira não se faz do dia pra noite. Estamos num estado demócratico e de direito, quem vai julgar a governadora é o povo nas próximas eleições, não adianta ficar falando mal, que só no dia da eleição é que se vai saber o nivel de contentamento ou não da população. Agora, quando a atual governadora ganhou as eleições, ficou muito claro que o povo queria mudanças. Agora dizer que essa cacicada do PSDB vai voltar, isso vai demorar um pouco, esses caras deveriam criar vergonha na cara. O povo do Pará não quer mais essa velharada no poder não meu irmão, deveriam dar uma renovada, isso sim. Deixe a mulher trabalhar!!

Anônimo disse...

Essa da Ana Júlia no corner é demais meu caro Juca. Então você não viu a gov dançar e cantar a noite inteira no show realizado no Hangar no sábado. Aliás, que o diga a turma do Juizado de menores que foi impedida de entrar no camarote da gov para avaliar a situação de inúmeros garotos e garotas, todos coleguinhas de sua filha de 15 anos. Quantos aos jantares e inaugurações essa sempre foi a vida preferida da gov.

Anônimo disse...

Com todo o respeito, quem não gosta de jantares e inaugurações? Do passado ao presente?
Não é este o mote da crítica que devemos sim fazer a este governo.
Portanto, penso que se deva acertar o prumo.

Anônimo disse...

A Ana é da mesma tendência petista do DARCI-PT, prefeito de Parauapebas, da DS. Aqui ele já mostrou que administrar não é o seu forte.

Parece que a ANA também é mais de folia que de governar.

Se as obras do PAC dependerem de ações do governo do Estado, provavelmente elas não chegarão ao Pará.

Se compararmos o que uma boa administração é capaz de fazer, mesmo com pouqíssimos recursos, mas com muita organização e planejamento, é observar Xinguara, cujo prefeito DAVI dá uma lição, no que os demais prefeito do Pará, pricipalmente seus colegas petistas, deviam copiar.

Ele, lá em Xinguara, mesmo com menor disponibilidade de contrapartida, consegue muito mais que Parauapebas, tudo apenas por administração, seriedade e respeito ao povo.

A Ana Júlia, também deveria ser mais humilde e se aconselhar com DAVI PASSOS e não com esse monte de aloprados que a rodeiam.

Anônimo disse...

Esse post e seus comentários parece dar uma boa "amostragem" do governo e da governadora.
Muita conversa e tempo disperdiçados; ações concretas de "mudanças" nada.
Companheirada aos montes asponeando em DAS's fartos jorrando das têtas oficiais.
Jantares; passeios europeus; festas e lançametos cenográficos de promessas e promessas.
A capital e o interior pegando fogo com violência e invasões enquanto as providências não chegam.
Triste realidade de um governo que prometia mudanças.
Tudo igual, nada muda.
Aguenta Pará...até quando?!
Em tempo: alguém já se perguntou como ficará Belém, se por acaso o próximo prefeito for de oposição??

Anônimo disse...

Voce falou bem sobre corrupção.
Eu nunca vi um governo com gente que vai com tanta sede ao pote.
O chefe de gabinete da Casa Civil recebe DAS 6, incompatível com o cargo.
Ele recebe como coordenador da Câmara de Segurança Pública, o frances, Prof. Jean, que na verdade é o coordenador não pode ser DAS.
A Câmara Técnica é vinculada a SEGOV, ex-Puty e atual Ana Claudia Cardoso, que pensavamos ser a única que se salvava.
Qual nada, tem apoiado todos esses desmandos.
Se tiver investigação pega tanta coisa escabrosa.
O tal chefe de gabinete é marido de uma assessora da Ana Claudia que está comandando o Escrit[orio do Fórum Social Mundial, a Cleide Tavares, que impôs esta situação para aumentar os rendimentos da família.