O Ministério Público Federal no Pará ajuizou hoje um pacote de ações contra fazendas e frigoríficos que participam da cadeia econômica da pecuária da devastação, explorando gado ilegalmente em áreas desmatadas na região sudeste do Estado.
As ações judiciais pedem indenizações milionárias contra 22 fazendas que, mesmo embargadas (bloqueadas para exploração econômica), continuaram criando gado. 13 frigoríficos que compraram os rebanhos dessas propriedades também estão sendo processados para pagamento de danos à sociedade brasileira.
Entre os réus estão seis fazendas da Agropecuária Santa Bárbara, propriedades da família do banqueiro Daniel Dantas. Também na lista de réus está o frigorífico Bertin, um dos maiores do Brasil.
Além das ações judiciais, o MPF está emitindo 72 recomendações para o terceiro elo da cadeia produtiva da pecuária de devastação: supermercados, fábricas de cosméticos, indústrias calçadistas e outras empresas que compram os produtos bovinos vindos do desmatamento em terras paraenses.
As empresas - Carrefour, Makro, Pão de Açúcar, Perdigão, WalMart, Ypê, entre outras - passam a ser consideradas, a partir do recebimento da recomendação, como co-participantes dos danos ambientais se continuarem comprando carne e outros produtos bovinos vindos de áreasde desmatamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF no Pará.
Um comentário:
Juvencio, Mano Velho, o mais tragicômico dessa estória é entrar na página do Grupo Bertin na internet e ver que eles tem uma empresa chamada "Bertin Ambiental"...
E o Carrefour, hein? Olha o que eles dizem lá na internet:
"O respeito ao meio ambiente com foco na diminuição dos nossos impactos sobre o efeito estufa; na preservação dos recursos naturais; na gestão e redução dos resíduos; na preservação da qualidade e da disponibilidade da água; e na preservação da biodiversidade."
O discurso do Makro é parecido, veja só:
"O Makro se preocupa com o impacto de sua operação no meio ambiente e por isso utiliza e estimula o uso de diversas atividades ambientalmente responsáveis e que sejam menos agressivas ou degradantes ao meio ambiente."
Por fim, a pérola do Pão de Açúcar:
"Multiplicar a Consciência no Consumo é também uma das causas na qual o Grupo Pão de Açúcar acredita e investe. Estamos sempre desenvolvendo ações que mobilizam nossos colaboradores e clientes para consumir com consciência, sem agredir o meio ambiente."
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