16.10.07

Nos Trilhos

Do blog da ex deputada estadual Araceli Lemos (PSOL).

Quase três anos depois de oficialmente inaugurado, finalmente entrou nos trilhos o bondinho de Belém, uma das principais realizações do governo do professor e arquiteto Edmilson Rodrigues (1996-2004). Ao longo deste período, a atual administração municipal já havia anunciado muitas vezes a retomada do projeto, sem que nada de concreto acontecesse. Ainda em 2005, por exemplo, chegou-se a marcar data para a colocação do bonde nos trilhos, com ampla cobertura da mídia. Naquela oportunidade, os engenheiros empresa paulista Clinimaq, executora do sistema de bondes elétricos em funcionamento em Santos, responsáveis pela construção do carro - uma réplica de um modelo de bonde de 1910 - atestaram que não havia qualquer problema técnico que impedisse a circulação do equipamento pelas ruas do centro histórico da capital.
Por isso, não passa de grosseiro embuste a justificativa apresentada pela Prefeitura para tentar justificar o longo atraso na colocação em funcionamento - mesmo que parcial - de um projeto que lhe foi entregue em perfeito estado e pronto para ser retomado. Dizem os "técnicos" do governo Duciomar que o "sistema elétrico foi completamente descartado" por terem identificado "problemas no sistema acumulador de energia do bondinho, comprometendo a segurança dos passageiros". Além disso, argumentam que parte do percurso dos trilhos "apresentava falhas" e "ofereciam risco de descarrilhamento". Duas grossas asneiras, que expressam apenas a contumaz vocação à fraude e à mentira, características que estão no DNA do atual prefeito.
Na verdade - e até a imprensa oficialista começa a admitir - o que impediu a retomada do bondinho foi a ocupação desordenada e abusiva da rua João Alfredo por dezenas de ambulantes irregulares, postados sobre os trilhos, o que inviabiliza a passagem do bondinho. É por isso que o projeto está sendo retomado parcialmente, com funcionamento previsto apenas para os domingos e feriados, quando o centro histórico é a máxima imagem do abandono, já que as lojas (e os camelôs, obviamente) não funcionam.
Apesar de tudo, o mais importante é ver efetivado um importante resgate de parte fundamental da história da capital paraense, cuja convivência com o transporte por bondes remonta a 1870 quando começaram a rodar os primeiros bondes a tração animal.
Para comprovar esse enredo de mentiras e alegações fantasiosas, basta ler, a seguir, um trecho da matéria publicada no jornal O Liberal de 28 de agosto de 2005, quando o governo Duciomar prometia, "para após a Semana da Pátria", o reinício do funcionamento do bonde elétrico. Depois, silêncio e, vez por outra, novas promessas mescladas com declarações irônicas sobre supostos "problemas técnicos" que estariam impedindo o funcionameno do bondinho.
Com enorme atraso, e depois de tantas trapalhadas, o bondinho voltou e espera-se que dessa vez para ficar

30 comentários:

José Carlos Lima disse...

Parabéns a Deputada Aracely.
O Prefeito Duciomar não pode continuar com sua trajetória de falar inverdades. Bonde elétrico é um tecnologia completamente dominada a pelo menos dois séculos, não seria aqui em Belém que iria falhar. Não somos idiotas para acreditar nesta potoca.

Anônimo disse...

O comentário está correto. Mas achar que o Edmilson - Chavez do Pará - deixou tudo pronto é tb forçar a barra. Temos, aqui, dois tipos de políticos ultrapassados (do ponto de vista do interesse social): um corrupto e outro populista-demagógico. Ambos, péssimos para o futuro da política paroara. Quanto à Dep. Araceli, a quem admiro até segunda ordem, é uma pena que os seus correligionários não correspondam à sua postura, como à do Sen, José Nery. Neste caso, ambos são maiores que o seu partido: este com militantes esquizofrênicos, raivosos, infantis, iludidos, terroristas. Também péssima opção à política não apenas no Pará mas em todo o teritório nacional. E entre corruptos, demagogos, terroristas, fascistas, etc. estamos todos condenados. É a ditadura dos partidos contra a República!

Unknown disse...

Há, sem dúvida, considerável e incômoda distãncia, entre Nery e Araceli, e parte do partido, a formada por dejetos.

Anônimo disse...

Só esqueceram de lembrar que a "invasão camelônica" na J. Alfredo foi devidamente "oficializada" na gestão do Edmilson Doidinho.
Quanto ao bonde...é mesmo um "bonde"! Uma péssima idéia do Ed, pessimamente arrematada pelo "Doutor" Dudu.
Belém merece?!! eu hein...

Anônimo disse...

Afasto-me dessas representatividades políticas aí acima na caixinha para olhar o bonde como cidadão de Belém e vítima do transporte público: esta é uma das obras mais despropositadas da história da capital paraense. Belém simplesmente não tem sistema de transporte no que se possa entender por sistema. O quê, afinal, é sistematizado no trânsito desta desgovernada Belém? Daí investir em um bonde para recuperar exatamente o quê?? Quando há imensamente muito mais a fazer para as demandas que são verdadeiramente reais do nosso trânsito e também do nosso centro histórico. Some-se a isso uma autoridade de trânsito acéfala em planejar para resolver o que não foi feito e estudar a soluções de amanhã - em especial com a explosão imobiliária de Belém, que já mostra seu impacto no asfalto e no sistema de esgoto etc etc. Além, uma autoridade de trânsito cuja função é extorquir, no boleto ou na bolada, no apito e na arara, seja como for.
Minha indignação cresce ao recordar que, na véspera da inauguração do bode (sem "n" mesmo), a prefeitura ainda procupava um equipamento elétrico emprestado (acho que um transformador). A CDP cedeu um para decorar a festa. E só. As luzes continuam apagadas na Belém do Pará. Imensamente muito mais é preciso além dos pisca-piscas instalados semanas atrás na Duque de Caixas. Muito mais que trilhos de bodes.

Sinto tanto por você, Belém.

Anônimo disse...

Certíssimo o comentário das 9:48. Colocar mais uma parafernália desnecessária na absurda confusão do centro de Belém apenas para homenagear papai com o nome na garagem é puro desvairio digno de um Nero. E o atual, Calígula, claro, só pode dar asas a tal desvairio.

Anônimo disse...

O Anônimo que disse "Só esqueceram de lembrar que a "invasão camelônica" na J. Alfredo foi devidamente oficializada na gestão do Edmilson Doidinho", não mora em Belém. Edmilson ordenou e organizou o comércio naquela área. A invasão e a desordem vieram com o Doutor Duciomar, filho dileto do cruzamento entre Demos e Tucanos. Só poderia dar essa deformidade política que deu.

Anônimo disse...

O bonde faz parte de um sistema. Não pode ser visto de forma particular.
O sistema que contém o bonde é a revitalização do centro histórico de Belém.
Assim é que, um conjunto de ações e investimentos foram dirigidos nesse sentido, desde a recuperação do Complexo do Ver-o-Pêso, das igrejas de Santana e a dos escravos negros, da Via dos Mercadores, envolvendo a Santo Antônio e a João Alfredo, das praças do Mercedário, do Riachuelo e da Palmeira, entre outros.
O bonde visava, além de sua carga de memória, criar condições para regularizar a ocupação das vias dentro do centro histórico, por parte dos camelôs.
Tudo foi encaminhado, implantado e inaugurado, pelo prefeito Edmilson Rodrigues.
Tudo foi desencaminhado, pelo prefeito Duciomar Costa, inclusive que destruiu a organização dos camelôs, na João Alfredo, ao transferir, para essa rua, os camelôs da Padre Eutíquio.

Anônimo disse...

putz!!! eu havia prometido que não tentaria mais entender maridos traídos convictos. Não adianta.Eles sempre vão justificar o ato e desculpar a mulher.Isso é da tolerância de cada qual. E marido traído convicto é igual a maioria dos petistas. Dizer que o Ed "morde cotoco" não foi responsável pela invasão dos camelôs em Belém é pior do que pegar a mulher no sofá com o ricardão e trocar o sofá.E pra piorar o anônimo das 11 46 ainda fala em organizar e ordenar??? Ai meus sais. Pobre Belém. Depois de décadas de prefeitos ineficientes, estamos a mercê de um EDdoido, do Dudu e do Mário Cardoso????
Vou pra Timboteuaaaaa

Anônimo disse...

Vá para Timboteua ou traquateua, pois o Ed vem aí, para o bem do povo de Belém e para abalar de vez o coração abatido dos tucanos e dos tecnocratas do governo da ds

Anônimo disse...

Os camelôs são justamente o melhor exemplo de quem é o sr. Edmilson "Chavez" Rodrigues: um populista de quinta categoria. Faz demagogia e Belém deve muito a ele, sim, parte significativa do caos em que se encontra atualmente.

Anônimo disse...

A Deputada Aracely é um exemplo de moralidade e combatividade. Acompanho sua trajetória e lamentei a perda de seu mandato. Prestou apoio a Ana Júlia, no segundo turno, contra tudo e contra todos no PSOL - inclusive contra Edmilson, que faltou ao dever cívico de votar contra os Tucanos, escondendo-se num pseudo ultra esquerdismo. Aracely só cometeu um pequeno deslize, perdoável em uma mãe tão amorosa: empregou a filha no Gabinete da governadora no primeiro segundo do novo governo... Mas coração de mãe é assim mesmo...

Anônimo disse...

Ora, por favor, anônimo das 2:18 pm, essa estória da "salvador da pátria" é coisa muito velha e superada. Acusar o Governo do PT de tecnocrático apenas porque tem em seus quadros gente bem preparada tecnicamente e não apenas militantes despreparados para governar, que só sabem atirar pedras e acusar mas que são incompetetentes, dê licença. O país cansou dessa militância de boca, do grito. Tem de mostrar é competência, sim senhor! Parabéns Governadora! Xô Edmilson!

Anônimo disse...

Olha a ex deputada Araceli melhorou muito seu comportamento político, mas já foi muito raivosa também, tal como Edmilson e Marinor.Eu diria que foi uma veradeira revolução o que aconteceu com ela nestes últimos tempos. Talvez tenha percebido que aquele sectarismo todo não levava a lugar nenhum e mudou de postura.
Já o senador Nery sem foi e continuará sendo bastante sensato.

Anônimo disse...

Tem toda razão aqueles que aqui comentaram que seria bem melhor todo esse esforço e disputa política entre partidários de Dudu e Ed se fosse para melhorar o trânsito em Belém. Mas é só para inflamar as fogueiras das vaidades, dos discursos e escritas repuscadas, pois em nenhum dos governos vimos qualquer avanço no trânsito, que continua a infernizar nossas vidas, tal a bagunça que se vê. A CTBEL é a mesma de 10 anos atrás.

Anônimo disse...

Às vesperas de se tornar doutor, Edmilson deve receber como piada, as ofensas proferidas por quem ,conscientemente, votou nas eleições de 2000 e 2004, em pessoa declarada assim pelo juiz federal que proferiu setença condenatória ao margianl Duciomar Costa:"personalidade, com desvios dos padrões de normalidade....com imensa carga de potencialidade lesiva,criando riscos de levar os incautos `a invalidez por cegueira e outros agravos".

Unknown disse...

É o que penso também.
Nota dez para seu comentário.

Anônimo disse...

Quem é esse petista atrapalhado das 8:37? Esqueceu que os militantes que ele chama de despreparados e incompetentes, são exatamente a governadora Ana Júlia, e os prováveis candidatos do PT à prefeitura de Belém Mário Cardoso e Valdir Ganzer, todos ex-secretários do governo do Edmilson.
Menos companheiro!

Anônimo disse...

Me desculpe, mas a CTBEL não é a mesma de 10 anos atrás, não. É muito, muito, muito pior.

Anônimo disse...

Não tenho procuração para defender Araceli Lemos, mas considero injusta a boataria de que a mesma teria nomeado a filha como assessora da governadora.
Conheço a Franciara Lemos, e afirmo que a injustiça se extende à mesma. Franciara, ao contrário do que afirma o comentário das 6:33, foi aprovada nos concursos para Defensoria pública do Estado e Procuradoria do Detran, ambos promovidos no governo tucano. Convocada pelo o estado ,já no goveno do PT,para assumir os cargos para os quais foi aprovada, preferiu ser nomeada como Defensora pública, onde atualmente exerce suas funções no município de Barcarena.
Franciara é uma advogada estudiosa e competente, motivo pelo qual acredito não precisar das bondades do coração grande sua genitora.

Anônimo disse...

Tb concordo. Mas o Edmilson é uma farsa! Acreditem! É uma pena que a militância do PSOL não espelhe, nem de longe,suas principais lideranças, Aracely e José Nery (estes, sim, coerentes, dialógicos, respeitosos, e de esquerda!). Com a raiva, o ressentimento e o fundamentalismo o PSOL não irá muito longe e jamais representará uma alternativa ao poder. Será o fim da esquerda no Brasil e eles não percebem que contribuem para essa repulsa de toda a sociedade, justamente quando se tem, pela primeira vez na história (e talvez a última) um operário no poder!

Anônimo disse...

Acontece que a Araceli e Nery só existem por causa do Edmilson. A primeira foi eleita duas vezes deputada por força do apoio do Edmilson, logístico e pessoal. O segundo, depois de eleito vereador de Abaetetuba com a força do Edmilson, só teve seu nome indicado na chapa como suplente da Ana júlia, por ser membro da tendência do ex-prefeito e o único que nauqela eleição não concorria a nenhum cargo eletivo, caso contrário seria com absoluta certeza o Luiz Araújo o indicado do Edmilson, então candidato a Dep. federal.

Anônimo disse...

Uma farça são os comentários petistas que diferenciam Araceli e Nery do Edmilson. Quem os conhecem sabe que eles comungam da mesma opnião e postura, apesar da diferença como colocam. A opnião da 1:38, não passa de tentativa petista de diminuir a importância do Edmilson no cenário político local, face a eleição de 2008.

Anônimo disse...

Caro anônimo das 6:13 PM. Não quis diminuir a importância do "seu" Edmilson. Apenas disse que ele é uma farsa: populista, demagógico, etc. O povo votou nele como novidade, cansado da direita fajuta que temos. Mas ele é um péssimo político, só pensa no grupo dele, e usa o poder para seus interesses. Acha que é o "salvador da pátria", "enviado do povo", etc. Minha nossa! Livrai-nos de gente assim. São perigosíssimos!

Anônimo disse...

Essa turma toda teme a candidatura do nosso Ed.!
Será uma pena se êle não vier, como falam por aí.

Anônimo disse...

Meu caro comentarista das 8:00, esse discurso de que o Edmilson é pirigoso já foi ultrapassado, desde da eleição de 1996, não pega mais. Afinal, o Edmilson já governou a cidade duas vezes e demonstrou competência e honestidade em sua gestão.E é por isso, que algumas pessoas ,como vc, não tendo argumento ou comprovadas acusações para fazer contra o Edmilson, tentam, sem sucesso, graças a Deus, transformá-lo em populista e demagogo.Mas, não adianta seu esforço,pois mesmos os que não comungam de seus ideais ou desaprovam seu governo,não tem com desrespeitá-lo como cidadão ou homem público.Isto ninguém pode contestar.

Anônimo disse...

Comentarista das 1:38 e 8:00, foi confirmado em seu último comentário, o que disse acima sobre sua posição política." Só se preocupa com seu grupo político´" é típico de petista.Tente outra!

Anônimo disse...

Não entendo estes petistas.Passaram o ano todo plantando nota de que o Edmilson voltaria para o PT, por ser sua única opção para prefeito de Belém. Diante da decisão do cara ficar mesmo no PSOL, o discurso mudou. Tem até militante aloprado, no afã de ter alguma coisa contra o ED, chamando auto-conceituando de incompetente e despreparado.
Ei! o povo não é burro não!

Anônimo disse...

Ah, e esqueci de dizer: não sou PT. Não pense "bem" ou "mal" de mim, anônimo das 11:32. Vc que deve ser do grupelho do Edmilson.´Eu temo, sim, a candidatura do Edmilson "Chavez" RodrigueZ, não por questão partidária, mas como simples cidadão de Belém. Belém, sim, uma capital tão bela e maltratada a traída por seus prefeitos (incluído o Edmilson). Falta TALENTO, HUMILDADE, COMPETÊNCIA E ESPÍRITO PÚBLICO ao seu Edinho. Será que não teremos mais um Lemos por aqui?

Anônimo disse...

Então se não és do PT, te falta moral pra criticar o Edmilson,pois não tens como negar que votaste em estelionatário ou melhor pessoa com desvio de personalidade, como diz o comentário das 10:29.
Vota então no DUDU!