6.5.08

MPF Denuncia Bosco Moysés

A Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) denunciou o prefeito do município de São João de Pirabas, a 220 quilômetros de Belém, por desvio de verbas públicas. João Bosco Rufino Moysés aplicou irregularmente dinheiro transferido pela União ao município para financiar programas de educação.
Segundo auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), recursos que deveriam ter sido aplicados no ensino fundamental foram desviados para pagamento de professores do ensino infantil e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O órgão também encontrou irregularidades na aplicação de verbas do Programa Brasil Escolarizado. Servidoras lotadas em escola municipal e afastadas por licença médica não receberam seus salários durante quase todo o ano de 2005.
A denúncia aguarda agora decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Se condenado, João Bosco Rufino Moysés pode cumprir pena de detenção de até três anos, além de perder o cargo e ficar inabilitado para exercício de função pública por cinco anos.
(Inquérito nº 2008.01.00.019989-5)


Fonte: Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional da República – 1ª Região

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguém aí conehce algum prefeito na cadeia por desvio de verbas?
No caso, parece que foi só uso irregular dos recursos. Não se tratou de proveito próprio, como é normal. Se nos casos em que o prefeito embolsa mesmo a grana pública nãos e conhece nenhum na cadeia, como acreditar que o Bosco - logo ele, Rufino desde a pia batismal - vai ser preso porque recebeu o dinheiro para um projeto e aplicou em outro? Tomara que seja só isso mesmo.

ChRyS=) disse...

Até parece que esse suposto desvio não foi em beneficio da propria população, que em se tratando de educação, precisa de mais administradores que se preocupem com esse lado!