29.10.08

É a Política

Acabo de voltar de um agradável almoço, com direito a souflé de bacalhau, medaillons de filhote, e filet ao molho de gorgonzola. Muitos quilos acima do peso, comi pouco e ouvi muito. Estava com fome de informações sobre a pauta da semana em Nova Déli: as queixas pirantescas e barbalhudas quanto à participação do Palácio dos Despachos no almoço de domingo passado, quando Pirante foi servido a la Dudurudú Costa.
Meus comensais, como não poderia deixar de ser, eram petistas.
Antes, devo confessar: é cada vez mais difícil filtrar notícias do Partido dos Trabalhadores. De acordo com a tendência, ou a temperatura da fonte, as versões mudam da água pro vinho. Assim mesmo convidei os vermelhinhos para confirmar uma informação que dava conta de uma visita da DS nacional - leia-se Joaquim Soriano - em Nova Déli, pouco depois do primeiro turno, para avaliar o apoio do governo à Pirante no segundo turno.
Soriano, segundo essa versão, não teria gostado do que viu e reiterou: Lula quer Pirante. O núcleo duro garantiu que estava apoiando Pirante. Para não faltar um toque de malícia, o celular de um dos participantes da reunião estaria ligado e teria vazado a conversa à outros ouvintes, longe do encontro.
Por dois dias o blog tentou ouvir uma fonte do núcleo duro, mas não conseguiu. Fui então em busca dessa terceira fonte, que sobrevoa o partido e o governo. Levou a esposa, que não via há muitos anos, e que nem me pareceram tantos assim.
Uma longa conversa, durante o almoço, da qual extraio um pequeno resumo.

Não teria havido a cobrança soriana nem a reunião propalada pela primeira fonte, até porque tudo o que foi executado pelo PT paroara no segundo turno foi articulado nos salões do Planalto, com a presença de influentes nomes do partido, inclusive do Campo Majoritário.
A algaravia toda com a participação do Palácio dos Despachos no segundo turno seria para atrapalhar a necessária reunificação do PT, realidade não só do Pará, como se viu na pauta do encontro do partido ontem, em Brasília. Esta, sabem todos - barbalhudos, tucanos e quetais - é uma condição para uma virada na gestão do governo paroara.
E a governadora, no entendimento desta fonte, firmou a convicção de que o fortalecimento de um núcleo decisório, e sua estabilidade, são as chaves para o sucesso de seu governo, embora a gestão bem sucedida implique também em combater os beliscões em recursos públicos que aconteceram em alguns órgãos. E isso respinga na relação com os aliados mais safadinhos, por assim dizer.
Quanto ao abandono a que teria sido relegado Pirante pelo PT, a fonte é taxativa: todos, absolutamente todos os partidos tem dificuldades para acomodar os interesses de suas lideranças, e o PT nunca escondeu isso. E desta vez não foi diferente. Várias cores petistas, com efeito, teriam feito fila na casa do duciomarista Raul Meireles, um dos articuladores do reeleito.
O PSDB, disse ela, exibiu seu profundo racha entre o faminto Tapiocouto e o trincado Jatene na composição com Valéria (DEM), e dividiu-se na campanha.
O PP de Gérson ficou atravessado com um pirão de acari na garganta.
Por que seria diferente com o PMDB?, perguntava ele.
O deputado estadual Martinho Carmona, por exemplo, teria organizado um "Dia de Orações por Duciomar Costa" em seu sítio, na véspera do segundo turno. O Sobrancelhudinho passeava de moto no Cristalville no domingo, 26.
Ficaram alguns dias criando coragem para chamar a deputada federal Elcione Barbalho pra campanha. Elcione, prossegue a fonte 3, quando convidada para gravar uma mensagem de apoio à Pirante, perguntou a seu interlocutor: " Voce faz o que mesmo na campanha?". Ao ouvir o cargo do cidadão escalado para colocar o guizo no pescoço da gata - por favor, gata, aqui, é apenas para concordar o ditado com o gênero, é claro - a deputada respondeu: "Faça um bom trabalho, e tenha um bom dia".
Esta perlenga vai durar um bom tempo, conclui a fonte. O jogo apenas começou.
E vai ser animado. Muito animado.

----

Acho que vou convidar Pirante para almoçar.

35 comentários:

Anônimo disse...

Não foi só o Carmona não!
A mais linda Vereadora do Brasil, Vanessa Vasconcelos, reeleita, fez campanha pro DUDU no 2º turno.
E todos sabemos a quem ela pede a benção no PMDB.

Anônimo disse...

Meras desculpas, as dificuldades dos outros são usadas como justificativas para não apoiarem ao Priante, para não entregar ao PMDB a prefeitura. As divisões do PT, antigas e profundas, não causaram nenhum problema na hora da candidatura da AJ em 2006.

Anônimo disse...

A DS é assim mesmo, sempre pronta para receber e nunca para retribuir, vide Elcione em 2002.

Anônimo disse...

Grande Mestre dos blogs...q texto hein ? parabens e quem sabe o Pirante nao aceita neh ? agora aqui pra nós, por um momento pensei ler Pierre Beltrand...ha ha ha...saudações do Mediador de Emoção, que diz o seguinte :
R$1.000.000,00 não foi possivel no primeiro turno, mais será que ''acertaram'' no segundo ?

Unknown disse...

rs...Med,realmente estou de parabéns por ter comentaristas bem humorados e sacanas como vc...rs
Se o Pirante aceitar, tá aceito...eheh.
Sugira um cardápio pra ele.
Abs

Anônimo disse...

Se o Pirante aceitar o convite, vai com ou sem o sobrancelhudo?
E o seu Juva vai chamá-lo de deputado ou sobrancelhudo?
Tem chance, ao menos um lanchinho de unha com "cardudicana" com o Dr. Dudu, só para escutá-lo?...hehe.

Anônimo disse...

Caro Juvencio....acabei de ler e falei com o ele...o convite será aceito sim, desde que voce o convide pelo nome..José Priante...rsss

Unknown disse...

Ora, mas é claro que sim.
O sr. José Benito Priante Jr. está convidado.

Anônimo disse...

Pois é Juvêncio, mas o encontro aconteceu e a bronca do Soriano foi passada para os ouvidos do Campo Majoritário.
Sua outra fonte mente para você. Bom, mas é a vida. Cada qual acredita nas mentiras que lhes são convenientes.

Anônimo disse...

Que prevaleça então todas as teses, que não houve apoio de Jader, de Ana Julia, da DS, do PT, da Elcione, de Carmona e quem mais quiserem achar, então concordamos que os quase 300 mil votos obtidos pelo candidato deve-se exclusivamente a sua performance, a sua garra,a sua experiencia política a sua postura nos combates junto aos outros candidatos, afinal Priante foi ao 2º turno derrotando o candidato da Governadora e a ex Vice governadora, portanto os quase 300 mil votos os 40% da população de Belém são dele exclusivamente dele.

Unknown disse...

Das 5:09:

"Antes, devo confessar: é cada vez mais difícil filtrar notícias do Partido dos Trabalhadores. De acordo com a tendência, ou a temperatura da fonte, as versões mudam da água pro vinho"

rsrs...

Unknown disse...

Day, Pirante Governador em 2010!

Laurent Ilustrações disse...

Priante é PMDB - Pau Mandado Do Barbalho

Anônimo disse...

Blog do CJK

O vereador Zeca Pirão, candidato a vice na chapa de Priante, manifestou da tribuna da Câmara de Vereadores a satisfação com a experiência adquirida nestas eleições municipais, ao mesmo tempo em que declarou uma certa mágoa com alguns fatos acontecidos durante todo pleito eleitoral.

Sem citar nomes, disse que teve algumas decepções com pessoas que ele considerava leais até então. “No dia-a-dia da campanha pude conhecer pessoas íntegras e me decepcionar com outras que achava ser de caráter. Mas, respeito a todos que assumiram sua posição. Sei de tudo que se passou nesta Casa”.

Ao analisar as alianças políticas em torno do candidato Priante, Zeca Pirão lamentou que a militância dos partidos que compunham a coligação com o PMDB não tenham colocado nas ruas toda sua militância. Citou como exemplos o PT, PPS, PRB e o próprio PMDB, que, segundo ele, não arregimentaram suas militâncias em torno do candidato.

Val-André Mutran  disse...

Afinou o Pirão do Zeca. Até onde sei, não há campanha nem com 80% de adesão total.
Seja o Silas do Código da Vinci, seja
a Joana D´Arc de Luc Besson.

Anônimo disse...

É ruim hein! Os "300.000 votos" terem sido obtidos exclusivamente pelos lindos olhos do Priante...

Anônimo disse...

Pois eu trocava o apoio meia tigela que o jáder deu para o Priante, pelo o que o Jatene deu para a Valéria.
Nessas horas, meio Jáder, vale mais do que dez jatenes juntos.
É ou não é ?

Anônimo disse...

Um candidato de um partido cujo caciques não entram na campanha tem moral para cobrar alguma coisa dos outros partidos que declararam apoio ao candidato no segundo turno.
Primeiro cobra-se do proprio partido as justificativas,explicações e argumentos necessários.

Anônimo disse...

Foi trairagem e todo mundo sabe. Parece que o estilo Duciomar contagiou todo mundo, inclusive o Bloger. A DS traiu o Priante e ponto final. Ora, que história é essa de a governadora ser candidata a deputada federal em 2010? Sim, tem graça? Maria do Carmo candidata a governadora? E o PMDB assumindo a vice-prefeitura de Santarém? Jader e Paulo Rocha senadores? Tem graça?
Pois é, pra mim, da DS, não tem. O Priante que se quebre pra lá, mas nosso projeto é reeleger a governadora. Ou alguém tem dúvidas de que iríamos inflacionar a candidatura do Anhangá?

Anônimo disse...

Quem precisa pede e quem pode dar, espera ser procurado. É o mínimo que a política precisa. Ainda acho que a governadora nem foi consultada por Priante ou JB, após o primeiro turno e o link foi feito diretamente com Paulo Rocha e Mario Cardoso. E o PMDB nào procurou Ana Julia, porque sabia o quanto ficaria devedor, já que cobraram um preço altíssimo em 2006 e estão sendo devidamente pagos, apesar de nem sempre merecerem, devido a algumas práticas pouco ortodoxas de gerir a coisa pública, que é zeiro e vezeiro dos pmdbistas que assaltam, ops, ocupam o governo do estado, hoje. Quiseram alijar a governadora do segundo turno, para não pagar a conta que ela com certeza e justiça cobraria. Então, que se f... E se f... todinho.

Anônimo disse...

JUCA

TRAIÇÃO SOBRANCELHUDA SE AVIZINHA NA ALEPA.

Vamos orar Pastor. E muito.

Anônimo disse...

Ei gente, não esquentem a cabeça.
Tem muita água pra passar na ponte do galo, e é mais quem quer estar com o Jáder em 2010.
Começando pela governadora, e terminando pelo PSDB, inteiro.
A disputa entre os tucanos Mário Couto e Simão Jatene, é quem se atrela mais rápido ao Jáder.
Na política, quem tem vergonha, é quem se estrepa.

Anônimo disse...

Recebe meus sinceros parabéns pela excelente narrativa, mesmo longe de Belém continuo acompanhando os atos e fatos da vida política da cidade e consequentemente do Estado. Continue assim e seu futuro está garantido...rsrsrsr

Unknown disse...

Obrigado,professora.

Anônimo disse...

Olá, querido Juca...primeiro quero lhe parabenizar pela condução isenta de seu blog.
Talvez poucos saibam de meu enorme desejo em voltar à telinha. Tanto se faz provar que pedi para ser âncora da campanha do Priante. Muito me entristece saber, de rumores e notícias alegando minha participação na candiatura de Duciomar. Sou líder da bancada do PMDB na CMB e seria uma contradição moral e ética participar de qualquer candidatura oposta.
Sim, fui reeleita graças à confiança e reconhecimento. A organização, planejamento estratégico e a doutrina militar presentes em meu trabalho, o bom relacionamento e respeito com meus cabos eleitorais, meus projetos sociais que atendem crianças, adolescentes, idosos e mulheres provedoras foram fundamentais para a vitória.
Com o resultado desta eleição, Deus me deu a certeza de que é possível trabalhar sério e honestamente. Sem conchavos, acordos e comprometimentos ilícitos, fiz uma campanha independente baseada na prestação de contas do meu mandato. Prestei satisfação aos 4.007 eleitores que arriscaram seu voto em mim em 2004. No dia 5 de outubro estava tranquila, com a plena sensação do dever cumprido. E aproveito a oportunidade para agradecer mais uma oportunidade para continuar mostrando à população que o trabalho enobrece. E me sinto honrada em agora, poder representar 5.981 pessoas de nossa cidade. Aos levianos de plantão, resta apenas muita oração para que aos invés de plantar notícias infundadas possam conduzir suas vidas da mesma forma como conduzo a minha: de cabeça erguida, com a mesma humildade e serenidade, sem esquecer a maior riqueza que carrego no bolso, o caráter e a reputação ilibada ensinadas por minha família.
Muito obrigada pelo espaço.
Ver. Vanessa

Anônimo disse...

Uma palhaçada a versão que a DS tenta passar dos fatos, com essa conversa de que o Jáder nem procurou a Ana, que todo o link foi feito com com o Campo Majoritário, que o PMDB quer encurralar a DS numa conspiração com o Paulo Rocha. Palhaçada e mentira cabeluda. A DS quer encontrar uma justificativa para romper a aliança com o PMDB porque acredita em chapa pura do PT em 2010, pelo menos para o executivo, com a DS na cabeça e na vice, pensando em 2014 na cabeça de novo. De preferência sem o Paulo Rocha senador. Junto com isso, tem o sectarismo de seus ranços não superados de ex-grupo trotskista mal resolvido com sua própria história. A máfia, em cima, comandando a cúpula de corrente, usa esses recalques doutrinários parta manobrar a base e fazer negócios, que aliás é a razão pela qual esse governo não tem projeto. Pode trocar 10, 100, 1000 vezes o comando da SESPA, da SEGUP, da onde quiser. A bronca é falta de projeto político. E a falta da deste é a presença de projeto pessoal, mesclando ambições eleitorais e comerciais, de uns e outros que mandam na Casa de Noca.
Jáder, tudo que ele queria era uma boa relação com a governadora.
Quem quiser acreditar nessas mentiradas que acredite e siga sendo um trouxa eleitoral....

Anônimo disse...

Não, deputado Vic, nem sempre quem tem vergonha se estrepa.
Da próxima vez, não insista tanto em querer um partido que não quer nem o senhor, nem a sua linda esposa.

Anônimo disse...

JÁDER PARA GOVERNADOR EM 2010.
ÉGUA, É O ÚNICO POLÍTICO INFLUENTE DESTE ESTADO.

COM AS DÍVIDAS DO PT E OS APOIOS QUE PODERÃO SURGIR ELE SERÁ IMBATÍVEL.

Anônimo disse...

Grande Juca,
O prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, recebeu esta semana, proposta do Partido dos Trabalhadores para alinhar armas na próxima eleiçào.
Dr. Costa.

Anônimo disse...

A pergunta que não quer calar é:

O Priante irá almoçar com o Juvêncio Arruda?

tcham... tcham...tcham...tchaaaaam...

Ps.: Me leva que vou! rsrsrsrs

Anônimo disse...

Calma Leozinho. Relaxe!

Unknown disse...

Impossível...rs

Anônimo disse...

Outras perguntas que, também, não querem calar:

1ª- Se o Duciomar convidar, o Juvêncio Arruda também iria almoçar?

2ª- O Juvêncio Arruda convidaria o Duciomar para almoçar?

Anônimo disse...

Bom dia, Juca querido:

mas, se ao invés de um almoço, ele quiser apenas comer empadas, aí você leva o Lafayette e eu????

Beijão.

Anônimo disse...

Política se faz com a cabeça, e não com o coração. Muito menos com o fígado. Acho que tem blogueiro (que não é o caso do 5a) que precisa procurar um psicológo pra tratar de traumas da infância e problemas de megalomania.

Todos os comentaristas raivosos tem o direito de esbravejar como quiserem, mas o fato é que suas posições apaixonadas de nada influenciam o topo da pirâmide...