4.7.08

O Jogo de Jatene

No blog Espaço Aberto, postando de São Paulo.

A aliança entre o PSDB e o DEM, em apoio à candidatura da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco, esteve por um fio, esteve sob risco de naufragar de vez na antevéspera da convenção de segunda-feira passada, quando, enfim, as convenções das duas legendas homologaram a coligação.
Numa reunião entre os tucanos, uma voz qualificada do partido – voz qualificadíssima, vale dizer – pôs na mesa um raciocínio que se resume nisto: o PSDB, ao apoiar Valéria, estaria gerando – e não seria uma geração espontânea – a criatura que poderia, mais tarde, devorar o criador.
Na análise da voz qualificada do PSDB, que os circunstantes tucanos ouviram atentamente, Valéria, se ganhar a eleição de outubro, poderá ser a candidata em potencial ao governo do Estado, em 2010; se perder, mesmo assim teria fôlego para ser a candidata do DEM ao Senado, ocupando espaços dos candidatos tucanos.
Os presentes à reunião, mesmo diante da análise da voz qualificadíssima, não arredaram pé. E a aliança se fez, com Valéria candidata a prefeita e Paulo Chaves (PSDB) como vice.Mas aquilo pode ter sido um indício de que o PSDB – ou segmentos do partido – podem jogar macio, muito macio nesta campanha.
Jogar macio, em tucanês, significa fazer corpo mole

------

A reunião aconteceu no sábado de tarde. A voz qualificada a que se refere o muito bem informado jornalista Paulo Bemerguy era a do ex governador Simão Jatemar, que fez o que pode - e não foi pouco mas não o bastante - para inviabilizar a candidatura democrata na capital, chegando a sugerir que Valéria fosse a vice do falsário, e depois, mais composto, pregando a candidatura própria do PSDB.
O Quinta acompanhou vários lances dos desdobros de Jatemar, ora operando pessoalmente, ora através do deputado estadual André Dias, sempre de olho em 2010.
Jatemar pavimenta sua volta ao governo do Pará, e para isso gostaria de ver Duciotene reeleito. Avalia que a reeleição do falsário e o show de bola da gestão Ana Julia-Barbalho turbinam suas chances eleitorais.
Mas o resultado das gestões jatemaristas na sucessão da capital mostra que a voz qualificada saiu do processo menor do que entrou. Os dois senadores, toda a bancada federal e a maioria dos deputados estaduais tucanos aplicaram-lhe uma clara derrota política, coisa que há muito tempo desejavam.
Talvez mais adiante, mas não muito, Jatemar precise trocar de partido, para não trocar de desejo.

11 comentários:

Anônimo disse...

"Os dois senadores, toda a bancada federal e a maioria dos deputados estaduais tucanos aplicaram-lhe uma clara derrota política, coisa que há muito tempo desejavam".
Perfeito, nada a acrescentar, só aplaudir que o blefe Jatemar está diante de seus últimos estertores.

Anônimo disse...

Derrota política vai sofrer a candidata do DEM se o "Jatemar" do Luluquefala resolver não colocar ela debaixo do braço e sair por aí pedindo voto.
Sim, porque o casal DEM bem sabe que se ele não fizer isso ela não chega nem no 2º turno. Daí terem movido céus e terra para trazer o PSDB, ops... o Jatene, para coligação deles.
São bestas os bonitinhos... Como diz o ditado, "quem não te conhece que te compre"!!!

Anônimo disse...

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=14681&sid=7

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u418340.shtml

Anônimo disse...

Ah, tem graça, o anônimo das 12:58 incensando o Jatemar. Concordo com o das 12:18, o Jatene é um blefe político, digo mais, de péssimo gosto que o Almir Gabriel resoveu impingir na população do Estado do Pará. Ninguém queria aquele senhor no governo do Estado, o Almir impôs, todos no PSDB obedeceram. O Jatene nunca foi nada, e ao nada retornará! A Justiça Divina não´perdoa os ingratos e traidores!

Anônimo disse...

Apenas pelo fato de colocar o Sr. Jatene em seu devido lugar, a Dr. Valéria já prestou um imenso serviço de utilidade pública ao povo de Belém e do Pará!

Anônimo disse...

Os encontros entre o prefeito falsário e Jatene tem sido constantes.
Duciomar não toma uma decisão sem antes conversar com o ex governador.

Anônimo disse...

O senador tampão Flexa Ribeiro, que trate de eleger a Valéria prefeita, pois corre o risco de vê-la candidata a senadora em 2010.

Anônimo disse...

Quem é flexa ? apenas uma sombra que passou e enterrou uma empresa. Deve vir candidato (se tiver topete-peruca)a deputado (estadual) em 2010. Acho que as duas vagas para senador serão de Ana Júlia e Jáder.

Anônimo disse...

Ahn? Ana Julia ainda vai se eleger a algo? E ainda se eleger junto com Jader? É pra rir?

Anônimo disse...

Não se iludam com o Jatene.
Ele é tipo o pitbul. Pode ser criado com muito carinho e com muito amor, mas um dia ele vai morder o dono.
É da raça, é da natureza.
Assim é o Jatene.
Pode dar amizade, carinho, lealdade, que um dia ele vem e créu !
Taí o Almir e a Valéria.

Anônimo disse...

É um Deus nos acuda quando tem reunião na aliança demos e tucanos.
jatene e Vic se detestam e o clima fica pra lá de pesado.
Uma figura importantíssima com bico muito grande diz que Simão Jatene tem horror ao deputado marido.
Dizem também que Vic tem o mesmo sentimento pelo jatene.