1.7.08

...Rei Posto

O cirurgião vascular Maurício Bezerra só não aceita se não quiser a direção da Santa Falta de Misericórdia do Pará. É o atual vice diretor do Hospital Universitário Barros Barreto, e já dirigiu o HPSM do Guamá na gestão Edmilson Rodrigues.

7 comentários:

Anônimo disse...

ak diz:
Juca: uma coisa que está me indignando é a maneira que a mídia está tratando dessa questão da Santa Casa. Todos apontam culpados, passados, presentes, futuros, mas ninguém, ninguém, até hoje que eu tenha lido, visto ou ouvido, deu uma contribuição pra resolver o problema.
Até a polícia abriu inquérito pra saber quem matou os bebês. Ora, ora, ora, ora. Isso é ridículo, ou melhor, inominável.
E a mídia fica brincando de situações como se a questão fosse um mero caso de polícia, onde os culpados tem que ser identificados rapidamente. E pronto.
Quanto tempo esse assunto da Santa Casa vai ocupar o espaço da mídia ?
Dou um mês.
Afonso Klautau

Anônimo disse...

Taí! esse Maurício é bom. Falta saber se ele vai poder trabalhar.

Anônimo disse...

Chamem o Dr. Hélio Franco e a Nélia Dahas. Eles davam conta do recado. São humanistas e comprometidos com a saúde pública.

Anônimo disse...

O problema começa no nossos municipios, na baixa resolutividade dos hospitais do interior, falta de estrutura por incompetencia dos gestores do sus, desvio de pelo menos 30% das verbas (não conheço nenhum município correto),despreparo dos poucos profissionais que trabalham nos pequenos e medios hospitais e no modelo gerencial do sus que não leva em consideração a qualidade, e é movido por interesses pessoais e politicos de deputados, prefeitos, vereadores e secretarios, a grande maioria sem conhecimento tecnico e com muito apetite por verbas e programas que so funcionam no papel.
Como exemplo dos desvios, algum desses "indignados" que estão na midia ja procurou saber qual a proporção de pessoas operadas de "catarata" no Pará em relação à população, nestes mutirões de cirurgias fantasmas, que financiam campanhas politicas e sangram ainda mais os recursos do sus?
O politico rouba, o gestor é incompetente e o serviço de Saude leva a culpa.
A Santa Casa tem muitas deficiencias mas o problema não esta somente lá e certamente nao começa lá.

Anônimo disse...

Grande e querido Afonso,


Sim, o que fazer? Como estancar esse terrível e angustiante problema? E resolver, em definitivo, sem esse enfoque de mais um caso de polícia?

Tua reflexão é maravilhosa e precisa. E tanto, que me instigou a comentar neste espaço, tão nosso.

Saudades e carinho, amigo,

Vera Paoloni

Anônimo disse...

O melhor pra Santa Casa seria Paulo de Tarso na direção geral, é PT, é Ufpa, é mestre e doutro em saúde pública, pofissional competente.

Anônimo disse...

ak diz
Juca : permita-me o abuso do espaço pra mandar um beijão pra Verinha e pensar num tema : ERRO MÉDICO.
É verdade que os médicos da saúde pública ganham mal, que o sistema de saúde pública é muito ruim e mais e mais e mais e mais.
Mas que médico se considera Deus também é verdade.
Principalmente os bambambãs que criaram fama, deitaram na cama e nunca mais estudaram. Ganham muito dinheiro.
O que é saúde pública ? Quem são os médicos no Pará, hoje, que pensam no assunto ?
Quem são ?
Quem é autoridade com saber e prática na saúde pública hoje no Pará ? Quem ?
Eu, pessoalmente, sou vítima de um erro médico. E olha que meu nome é Afonso Klautau. Um nomezinho que vira nomão perto da maioria da população.
Então, diante desse caso escandaloso da Santa Casa, que os médicos parem de frescura, saiam do céu que eles acham que é deles , e não é, e venham à terra como simples mortais e profissionais que são.
Nunca vi um médico criticar um outro. É a ética médica.
Só a medicina tem ética ? As mães dos bebês não tem ?
Afonso Klautau