1.4.08

Tragédia Anunciada

No blog Página Crítica.

Plantão Médico

Belém caminha para uma grave epidemia de dengue.
E o quadro será tão mais dramático quanto maior o nível de desarticulação do sistema hospitalar e dos serviços de atenção à saúde no município. O alerta, que deve ser levado em conta, veio do Sindicato dos Médicos, e está estampado nos jornais de hoje.
A combinação da forte infestação do Aedes Aegypti com quadro de completo descalabro administrativo - traço comum entre a capital paraense e o Rio de Janeiro - são os fatores determinantes para que a incubação de uma tragédia epidemiológica mais que anunciada. Ambas as metrópoles têm a má sorte de abrigar um tipo muito específico, embora generalizado, de governante: populista, de direita e - para dizer o mínimo - suspeitos de relacionamento heterodoxo com as finanças públicas.
Convenhamos, seria difícil recriar em laboratório ambiente mais propenso à proliferação de todas as modalidades de doença.

-----

...principalmente a doença que desvia os recursos públicos da Saúde, como se observa no objeto da Ação Penal que o MPF move contra o prefeito falsário.

11 comentários:

Anônimo disse...

Blog do Barata

SESPA – O risco de tornar-se um tipo folclórico

No dizer de seus críticos, a insistência de Amoras em menosprezar os perigos de um surto de dengue no Pará pode acabar por torná-lo um tipo folclórico, do gênero do Espanhol. Este foi um personagem histriônico, que divertia a população de Belém nos anos 50 e 60 do século XX.
De nacionalidade portuguesa, Espanhol reagia ensandecido, com palavrões vociferados em alto e bom som, ao ser assim designado. Espanhol andava sempre de terno, que tinha como revestimento interno uma bandeira portuguesa, que ele fazia questão de exibir, ao mesmo tempo em que disparava impropérios ao ser chamado pelo apelido que tanto odiava.

Anônimo disse...

Olha só,esta é a tal Dispensa de Licitação que o Amoras apareceu na rede local dizendo que usaram de argumento técnico (Surto epidemico de Dengue Hemorrágica) para fazer a Dispensa de Licitação pois não há nenhum caso de Epidemia de Dengue Hemorrágica no Estado , o engraçado é que coincidentemente quem era Diretor de Endemias em Novembro de 2007 quando ele disse que foi feito a soliciatção éra ele mesmo o Diretor e também saiu em materia do Diário do Sobrancelhudo junto com o Halmélio Visitando em Brasília para conhecer exatamente a Soja no combate ao Mosquito Light da Dengue .
DIÁRIO OFICIAL Nº. 31118 de 29/02/2008

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA
PORTARIA Nº 167
PORTARIA Nº 167, DE 27 FEVEREIRO DE 2008.


A Secretária de Estado de Saúde Pública, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 138, incisos I e II, da Constituição Estadual.

RESOLVE:

I. Revogar a Portaria Nº 1208, de 11 de Setembro de 2008, publicada no DOE Nº 31.005 de 13 de Setembro de 2008;
II. Vincular a Comissão Permanente de Licitação/SESPA ao Gabinete do Órgão;
III. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

PUBLIQUE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRE-SE.





LAURA NAZARETH DE AZEVEDO ROSSETTI
SECRETÁRIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA






DIÁRIO OFICIAL Nº. 31132 de 20/03/2008

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N.º 004/SESPA/2008
PROCESSO: Nº 21582/2008.
OBJETO: AQUISIÇÃO DE 40.000 (QUARENTA MIL) LITROS DE ÓLEO DE SOJA, USADO COMO SOLVENTE DE INSETICIDA, EM EQUIPAMENTOS MOTORIZADOS (UBV PESADO E PORTÁTIL), DESTINADO AO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ENDEMIAS, CONSIDERANDO QUE ESTAMOS ENFRENTANDO O INÍCIO DE SURTO EPIDÊMICO DE DENGUE HEMORRÁGICA EM VÁRIOS MUNICÍPIOS DO ESTADO.
CONTRATANTE: SECRETARIA EXECUTIVA DE SAÚDE PÚBLICA/ C.N.P.J. Nº 05.054.929/0001-17.
CONTRATADO: ST IRAJÁ AGRÍCOLA LTDA / C.N.P.J. Nº 03.656.245/0001-60.
FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: LEI Nº 8.666/93, ART. 24, INC. IV.
VALOR DO CONTRATO: R$-159.200,00 (CENTO E CINQUENTA E NOVE MIL E DUZENTOS REAIS).
DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: PROJETO ATIVIDADE: 2615
ELEMENTO DE DESPESA: 3390-30
FONTE: 0149001435
BELÉM, 07 DE MARÇO DE 2008.
LAURA NAZARETH DE AZEVEDO ROSSETTI
Secretária de Estado de Saúde Pública
Uma Vergonha esse Governo

Juvencio de Arruda disse...

Porcos!

Anônimo disse...

O Estado Do Tapajós
Dengue hemorrágica
O engenheiro Otávio Simões é uma das vítimas da dengue hemorrágica em Santarém.

Anônimo disse...

SESPA – Walter Amoras, o moroso que é também teimoso

Criticado por supostamente ser moroso, o secretário adjunto da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública), Walter Amoras, vem sendo alvo de ácidas críticas, diante do discurso recorrente de menosprezo ao perigo de um surto de dengue no Pará. Esse discurso, diga-se, emerge na contramão da propaganda massiva do Ministério da Saúde, advertindo a população contra os perigos da dengue.
Reconhecidamente competente, independentemente de seus méritos profissionais, Amoras tem uma qualidade a mais. Ele vem a ser sogro do todo-poderoso Charles Johnson da Silva Alcântara, o chefe da Casa Civil do governo Ana Júlia Carepa.

O médico e o Monstro disse...

A maior fonte de recursos para a endemias vem do MS portanto verba Federal alô MPF alô PF cana neles

Anônimo disse...

No RJ a dengue campeia, em SP as obras estão em ruínas. Ambas administradas pelo PSDB e DEMo, segundo nossa grande mídia, dois "excelentes" prefeitos. Parece que esses dois, PSDB e DEMo, são da base do DUDU. Será que tem alguma relação?

Vida longa ao LULA e a Dilma!

Anônimo disse...

Luluquefala:
É impressionante a proliferação de petistas cegos por essas bandas. Tá pior do que a dengue.
Será que eles não notaram que quem manda nesse governo é o Jáder ?
Petista pra ter vez, agora, só se o professor Mario Cardoso vencer as eleições.
Isso,se o presidente Lula deixar ele ser candidato, né ?
Tadinhos do petistas paraenses, nem o Lula quer papo com eles.
Eu, no lugar da petista Ana Júlia, comprava rapidinho uma máscara do governador Sérgio Cabral, pra ver se o presidente Lula dava bola pra ela.
Petista paraense...
Vampiro brasileiro...

Anônimo disse...

Oi Juca, realmente vc tem razão. Hoje, na Bandnews e no Bom Dia Brasil foi divugaldo estudo que afirma que a dengue cresceu mais no Norte do país, respeitada a proporcionalidade populacional. E com esse prefeito nefasto e os disse-me-disse do Estado (Sespa), teresmo que rezar muito pra Belém e outras cidade do Pará não sofrerem como o Rio.

Anônimo disse...

Êta que esse Vic/lulu tá com muita dor de cotovelo hein, Juca?
Abraços, amigão.

Juvencio de Arruda disse...

rsrs.