13.7.08

Conflito Iminente

O confronto entre o ministro Gilmar Mendes e o juiz federal Fausto Martin De Sanctis no caso Daniel Dantas pode evoluir para um conflito institucional e é certo que haverá iniciativas na esfera do Ministério Público Federal, prevendo-se representação criminal por suposto crime de responsabilidade de Mendes. Podem ser apenas sinais do calor da hora, mas dificilmente o episódio tenderá para uma acomodação, pelo fato de a queda de braço ter causado um mal-estar como há muito não se via.
O presidente da Academia Paulista de Direito Criminal, Romualdo Sanches Calvo Filho, afirma que o episódio deixou "a população e o mundo jurídico perplexos".


Mais aqui, na Folha de SP.

9 comentários:

JOSE MARIA disse...

Fermer les jeux, Madames.
Fermer les jeux, Monsieurs.

Unknown disse...

Oui,monsieur.

Anônimo disse...

Juca independente do resultado deste caso do dito mafioso Dantas,a corte maior o Supremo foi afetado sim em seu procedimento de imparcialidade como corte suprema da nação brasileira,espera-se que os institutos juridicos devidamente organizados possam tomar os devidos procedimentos cabiveis neste caso com vista a assegurar e manter a credibilidade da suprema corte.

Anônimo disse...

O Supremo foi afetado em seu procedimento de imparcialidade. Espera-se que a sociedade organizada possam tomar os devidos procedimentos cabiveis.
Simples: o juiz De Sanctis manda prender o ministro Mendes. Sem ninguem acima dele para providenciar um habeas corpus, Mendes permaneçerá na prisão por tempo indeterminado.
Sendo um ministro nomeado pelo nefasto FHC, em nada prejudicará a democracia brasileira.
Livre para fazer justiça, De Sanctis pode mandar prender também os jornalistas e a midia manipulada.

Anônimo disse...

Caro Juvêncio,
Há muito teu blog passou a fazer parte da minha leitura diária. E tenho que te agradeçer por isso!
E, também há muito me resignei a comentários, por sentir-me em parte, contemplada pelos seus leitores, ou por, em verdade, não ser tão incomodada como a questão que se apresentava.
Mas, no caso, com todo o respeito ao mestre Alencar, não! Não se pode jamais fechar esse jogo agora, nem no contexto poético exposto.
Estou arrasada com a postura do bambambam da estrutura do judiciário brasileiro. Que horror!!! A toga só é para os que se tocam com ela.

Anônimo disse...

Juva, anota aí...

...não vai dar em nada!

De mesma banda. Observe que já estão mudando de assunto, e o DanDan vai passando ao largo... só se deliciando!

Anônimo disse...

Santo Deus!!! Quem espera IMPARCIALIDADE do judiciário???? Esse povo anda lendo o quê? Gibi!!???

JOSE MARIA disse...

Menos, anônimo, menos.
Em tese - e sempre em tese - caberia habeas corpus sim.

Anônimo disse...

Fermer le jeux, mesdames, fermer le jeux, messieurs, si é pra falá franceis.