9.11.08

Campeonatos

Choram, com razão e emoção, torcedores e simpatizantes do Águia, de Marabá, o único clube paroara que ainda disputa a 3ª divisão do campeonato brasileiro. Neste momento, intervalo do jogo, uma chuva torrencial alaga o gramado, o clube vence por 1 x 0, e o estádio está praticamente vazio.
Mas a ausência do distinto público - para além da falta de grana, da chuva, da insegurança e da ponta de inveja de azulinos e bicolores - tem um quê do distanciamento que marca as meso regiões do estado. Belemenses não sentem seu estado representado no Águia, cujas asas só batem por aqui porque Marabá ainda não tem um estádio homologado pela CBF para este tipo de certame.
Uma outra competição - pela separação da região sul - tem, assim, sua parcela de responsabilidade na renda dos jogos e na performance de um time longe de sua torcida, que deveria unir todos. Todos os paraenses. Incluíndo os daqui da capital que, de costas e distraídos, não acompanham o campeonato da divisão. Não a Terceirona, mas a do próprio estado.

-----

Atualizada às 18:00.

O Águia levou a melhor Agora vou ver o Bota afagar o Mengo.

29 comentários:

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

Que o aguia tenha vencido ate va la juca, bem ou mal e o time da nossa terra e eu parei de torcer, antes pra remo, tmbm por causa disso. uma federação que pouco ou nada ajuda aos times menores, temos um campeonato falido que fovarece a remo e paysandu e quando tem alguem que quer, quer fazer, ou pelo menos tentar fazer bonito, o povo nao da bola, nao incentiva, e por isso que nos estamos onde estamos sabe?
mais vc ser botafoguense tmbm seria demais ne? rsrsrsrs.

Ivan Daniel disse...

Eu não sou paraense, mas por morar há muitos anos aqui em Belém, ir embora e depois voltar pra cá, considero esta terra parte de mim. Aprendi a amar as coisas daqui, e no futebol meu coração é bicolor, mas confesso que fico incomodado com essa campanha 'solitária' que o Águia está fazendo nessa última fase da série 'c'. Gostaria muito que Marabá tivesse um bom estádio.

Anônimo disse...

Juca,

Vendo a escalação do Botafogo entendi perfeitamente os motivos que têm levado os bravos torcedores alvi-negros a tanto sofrimento: um time que tem Thiaguinho, Dieguinho e Triguinho, pera lá, nunca será campeão de coisíssima alguma. Parece até time de padaria.
Alguma coisa precisa mudar. E urgente:ou o nome ou os jogadores.

Roberto Souza

Unknown disse...

Afagou demais, e dançou.
Ou vcs viram outro jogo?...eheh
Cjk, por exemplo, a esta altura, deve estar nos sais...rsrs.

Ivan,caríssimo, prazer em revê-lo!
Tb torço pelo estádio marabaense.
Grande abs


Breno, vc também é alvinegro?..rs

Abs a todos.

Anônimo disse...

Juca!
Li ainda agora pouco os comentários feitos no blog do hirosi a cerca da participação do Águia. Discordo quando dizem (e muitos o fazem) de que os Remistas estão secando o time de Marabá.
Eu te garanto que 60% da população, onde está incluído eu e meus amigos, todos Remistas, estamos torcendo pelo Águia. Agora, quanto ao resto (35%), estão secando o Águia por causa da dor de cotovelo da eliminação aos 40 do segundo tempo.
Espero que o Águia classifique, pois não só será merecido, mas também servirá de estímulo (pelo menos eu espero) para os dirigentes do Remo acordarem. Isto sem falar, claro, nas benesses para o Estado do Pará e, em especial, para a cidade de Marabá.
Abs.
O Vigiador.

Unknown disse...

Bacana, Fábio, eu tb torço, mas tb não tenho ido ao estádio.
O Águia merece chegar lá.
Vou as próximos jogos ( acho que são dois aqui "em casa", não?)
Abs

Anônimo disse...

Juca!
Resta apenas um Belém. Segue abaixo os dias e jogos:
12-11 Confiança x Águia
16-11 Águia x Atlético-GO
23-11 Guarani x Águia
O Vigiador.

Unknown disse...

Muito bem,eu irei nesse do dia 23. Se vc quiser dar o prazer de sua companhia escreva para juvencioarruda@gmail.com, e mande um fone pra contato.
Quem sabe e gente leva o Hiroshi Bogéa e o grande Paulo Bemerguy com a gente?

Anônimo disse...

Juca!
23 ou 16?
Escreverei, sem sombra de dúvida.
Será uma satisfação encontrá-lo no Mangueirão.
Abs,
O Vigiador.

Unknown disse...

Sim, 16.
Mande o contato.
Abs

MAIRATA disse...

Égua, Juvêncio, que pé frio, pareces até a Fafá.

Unknown disse...

????????

Anônimo disse...

Grande mestre dos blogs, rs...ontem vindo da lida, eu perguntei ao vizinho quanto tinha sido o jogo do Águia e ele me respondeu : o águia tah jogando ? rs....pô o time como vc bem colocou representa o Estado e muitos, eu escrevi muitos não querem nem saber. Deve ser terrível morar num ''País'' dividido em 4 Estados..sobre o dia 23, quem sabe eu também não apareço ? he he he he ...o Paulo Bemerguy ? ih, não esqueço a fisionomia dele quando o Castor marcou gol contra o Corinthians pela Copa do Brasil, ha ha ha ha ...sds, Juca, e uma ótima semana...Mediador de Emoção,

Anônimo disse...

Realmente é uma campanha heroica, do nosso Águia de Marabá.O despreso do torcedor mostra o distanciamento do paraense da região metropolitana em relação aos acontecimentos no interior e justifica esse desejo separatista.
Volto a lembrar o patrocínio do Banco do Estado aos times paraenses que disputarão a série C, distribuidos da seguinte forma R$40 mil para Paysandu e Remo e R$20mil para o Águia, foi humilhante.
Mas vamos superar tudo isto, e quem sabe, segundona no próximo ano.

MAIRATA disse...

Juca, não entendeu o "pé frio"? Então copio e colo o que vc escreveu ontem pela tarde:
"Agora vou ver o Bota afagar o Mengo."
Agora entendeu?
Sobre a Fafá, bom, vc e todo mundo sabe.

Unknown disse...

Ué? Mas não afagou?Afagou tanto que perdeu....tivesse "tratado" melhor e ganharia...eheh

MAIRATA disse...

Meu amigo Juca, eu tb sofri, pois, como vc, sou alvinegro desde o tempo de Didi, Garrincha, Amarildo, Quarentinha, Nilton Santos e cia. Aliás, na virada dos 60 para os 70, dizia-se no Brasil que quem era progressista era Botafogo, talvez por causa do Osvaldão (Araguaia).Agora, Triguinho é dose.

Anônimo disse...

Juca,
O bota não só afagou, mas agradou a mídia televisiva do eixo sul/sudeste (que torce descaradamente para flamengo e corinthians) e, de quebra, alentou o sonho dos urubus de voltar a libertadores, porque título, necas de pitibiriba.
O Vigiador.

Anônimo disse...

Mengoooo...

Anônimo disse...

E ninguém cala o meu chororô , roubadinho , roubadinho a começar pelo mando mando de campo e escalação do juiz que nos tungou na final da Taça Guanabara e nos tungou de novo mas cedo a realidade , O juiz e a CBF sempre roubam para time grande , o meu é hoje um time pequeno com uma grade torcida
Abs
Tadeu

Anônimo disse...

Pra terminar o Bota "afagou" o Mengo e o Mengo "afanou o Bota
Abs
Tadeu

André Costa Nunes disse...

Não sou muito chegado a futebol, quando muito, a seleção brasileira, mas o Águia disputa como herói, pois só tem jogos, como se diz, no jargão próprio, "fora de casa".

André

Unknown disse...

Cao professor Mairata, talvez as discordâncias façam do futebol essa paixão. Acho que o nosso maior problema é o ataque, e a diretoria, que tá mais do que na hora de parar de chorar e pagar os salários atrasados.
O Mengão também é um grande problema...rs...largo que é.


André, é isso aí.

Tadeu, meu querido, grande abs.

Lafayette, comemore! Tá certo.

Vigiador, o Mengão vem bem nos últimos Brasileiros. Vice ano passado e aposta certa para a Libertadores este ano, sem ter time prá isso.

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

juca vc perguntou se eu era botafoguense ne?
jamais!!! rubro negroi apaixonado e de familia, meu pai nadou pelo rubro negro carioca, tanto que ja fui de torcida organizada aqui em belem do fla, a raça rubro negra.

abraços e chorando ou nao, grande vitoria!!!

Anônimo disse...

A atitude do goleiro do Águia, mostrando a sua mixaria pra torcida no final do jogo com o Papão, afastou qualquer ânimo de torcer pelos carajaenses.

Anônimo disse...

A falta de torcedores no Mangueirão para empurrar o Águia reflete o sentimento paroquial do povo de Belém, e de menosprezo pelo povo do interior.

Vivam os Estado do Carajás e Tapajós.

Anônimo disse...

Égua até aqui tem choro. Juvêncio, não pega o espírito do Bebeto, não! Saudações tricolores (São Paulo) e Rubro-Negras (Mengão).

Blog Terra de Direitos Ano II. disse...

Ele nem responde mais cassio rsrsrs
largou o post rsrsrsrsrs

Unknown disse...

É vero, Bruno.
Deixei a caixinha na mãos dos vencedores.
Fiquem a vontade...rs
Abs