23.11.08

Vício de Origem

Inadvertidamente, excluí esta postagem dos qruivos do blog. Recuperei-a no Google e volto a postá-la em 29 de avril de 2009, desta feita com todos comentários.

--------


No Seventy, edição de hoje de O Liberal.

Coordenador da campanha de Regina Feio à Reitoria da UFPA, o blogueiro Juvêncio Arruda foi afastado do cargo por decisão do atual reitor Alex Fiúza de Melo.Na avaliação da campanha, o reitor entendeu que as balas usadas por Juvêncio na campanha eram de festim. Se é para atrapalhar, melhor Juvêncio ficar em casa, de onde nunca saiu para trabalhar.

------

Juvêncio de Arruda é servidor público há quase trinta anos e não tem, em sua ficha funcional, nenhuma anotação que o desabone. Muito pelo contrário.
Coleciona portarias de elogios e medalhas de reconhecimento pelo trabalho realizado. Com apenas 10 anos de serviço público, alcançou o enquadramento máximo da carreira funcional de técnico da Sepof.Em várias ocasiões foi ordenador de despesa, ou autorizou compras e contratações de serviços. Todas sofreram as necessárias fiscalizações e auditorias.
Nunca respondeu ou responde a qualquer tipo de inquérito.
Parte de seu trabalho na UFPA, inclusive, durante anos foi veiculado na TV Liberal. Nada mais público.
Não pode dizer nada parecido o Seventy, que escreve em suas páginas, todo santo dia, uma história de perversão, como todos sabemos, e que dispenso-me de repeti-las.
As mais recentes estão nos arquivos do Quinta Emenda.
Juvêncio de Arruda não coordena a campanha da candidata Regina Feio à sucessão na UFPA, e não atira balas, mas argumentos e fatos, todos indesmentidos.
Então por que o festim do IVCezal contra Juvêncio de Arruda?
A resposta já foi adiantada aqui, há seis dias, no post Cabroeira Ordinária: as pesquisas de opinião trazem péssimas notícias ao Seventy, que reage, a partir da nota caluniosa em epígrafe, tentando criar a idéia - muita atenção comunidade universitária! - de que há um clima de desorganização na campanha da candidata, num claro e desesperado recurso de influenciar a decisão do voto na UFPA, principalmente depois que começaram os debates eleitorais, derradeira esperança de furar a laje que desde janeiro deste ano impede o crescimento de certas candidaturas, segundo pesquisas destas candidaturas.
A dez dias das eleições, gasta suas últimas balas o degenerado jornal, nacionalmente conhecido por fraudar o IVC , e na esteira, seus anunciantes e leitores.
Nada indica que a patologia que acomete o Seventy tenha cura, e não volte a recair.
É difícil, muito difícil, livrar-se dos vícios de origem.

----

Ao redator da nota caluniosa, mero executor das ordens da coluna, os meus cumprimentos. Está muito bem escrita. Conseguiu até convencer o candidato Ricardo Ishak que seria verdadeira, tanto que convidou-me, através de seu filho, amigo de minha filha, a coordenar o marketing de sua própria campanha.
Agradeço sua atenção, prof. Ricardo, e desejo-lhe que prossiga em sua campanha até o último dia, preservando sua reputação acadêmica e pessoal.
Ai de quem não a tem, ou não consegue esconder que não a tem.

----------------------------------------


57 comentários:
morenocris disse...
Caramba, que coisa...a situação está desesperadora, você não acha, Juca? Como disse o Lúcio, no 'Jornalismo na linha de tiro' - os inimigos não mandam flores. É isso.Conte comigo, amigo.Beijos.
6:42 PM
Bia disse...
Boa noite, Juca querido:sua resposta não precisa de reforços. E o jornal dos "caminheiros do mal" só reforça o que é.Beijão.
7:12 PM
CJK disse...
Juvêncio, eu não sou membro da comunidade uefepeana, não tenho direito a voto, sinto-me totalmente isento para comentar, até por circunstâncias que outro dia eu lhe conto.Acho apenas que tentar atingir o suposto coordenador de campanha de uma candidata a reitor de uma IES, utilizando a força de um grupo de comunicação, em vez de atacar a própria candidata, nos dá um grande testemunho, reincidente, aliás.Testemunho da força do seu blog, em primeiro lugar. E, para quem assiste de fora ao processo, passa recibo de que o quadro eleitoral não está definido, longe disso, e que a expectativa para uns e outros não está boa.É um baita equívoco, não entendi.Abraços.
7:51 PM
Juvencio de Arruda disse...
Muito obrigado, Cris, Queridona e Cjk.Abs a todos.
8:07 PM
Anônimo disse...
Juvêncio,O panfleto de ficção dos Maiorana não poderia ter outro arremedo que melhor o representasse. É odioso ver um jornalista, com a suprema missão de manter a sociedade bem informada, preocupar-se apenas com seus interesses e utilizar as facilidades da comunicação para disseminar mentiras com o único intuito de atingir alguém.Foi-se o tempo em que vozes de pessoas dignas nos vinham das redações. Não há mais a preocupação salutar com o nome e honra dos outros. Vale tudo para manipular ou ferir um desafeto. Infelizmente o 70 usou, usa e usará sempre tal artifício. E a dita redação continuará a disseminar o veneno do seu jornalismo mau caráter. Em tempo: o seu blog, Juvêncio, por ter espaço para que cada um possa expor suas posições, talvez seja um dos poucos nichos democráticos do jornalismo paraense para combater esses urubus da comunicação. Que me perdoem os urubus pela comparação...Augusto Nunes
8:08 PM
Juvencio de Arruda disse...
Muito obrigado, Augusto. Mas não vejo a "redação" neste episódio, ou em outros de igual vileza. As redações estão cheias de pessoas dignas, como aqui fora.Apareça sempre.Abs
8:12 PM
Juvencio de Arruda disse...
"De dentro da redação", muito obrigado pela anotação. Já foi para o caderninho, conforme sua sugestão...rsAbs
8:23 PM
silvana disse...
Parceiro, somente agora tomei conhecimento da "nota" do 70. De tão desprezível, mede exclusivamente a gravidade de uma doença sem cura que acomete a folha já faz tempo. Entre o chiqueiro e o horizonte, há fronteira claramente definida, aqui tão bem representada na sua elegante resposta. Os amigos te louvam.Abs
8:54 PM
Juvencio de Arruda disse...
Muito obrigado, Silvana. Eu é que louvo os amigos...da dignidade nas relações, pessoais e profissionais.Abs pra vc.
8:57 PM
Luciane Fiuza disse...
Processa eles, Ju!Arrasou na resposta e (nossa!!!) que currículo invejável. Beijos e estamos aí, sempre! Lu.
9:08 PM
Juvencio de Arruda disse...
Lu, caríssima, não vou processar não. Estou no espaço público e me contento em responder às calúnias.Tenho coisas mais urgentes e importantes com o dinheiro que ganho honestamente.E tenho muitos companheiros, a imensa maioria, no funcionalismo público estadual, que tem currículos tão bons ou melhores que o meu.Bjs e também estamos sempre aí.
9:13 PM
Luciane disse...
Entendo, Ju. Mas que ia incomodar, isso ia. Por outro lado, nem a população mais tem perdido tempo com o jornal que fraudou o IVC... Por essas e outras que vc sempre será rei!!! E com PHD em blog -isso seus amigos não têm... rsrsrs Levei o post para o Simplesmente. Bjs!Lu.
9:23 PM
Juvencio de Arruda disse...
Obrigado, Lu. Fui lá e vi a consignação, em ótima companhia.Tento aprender as boas lições, com os bons exemplos.Bjs
9:55 PM
Hiroshi Bogéa disse...
Juvêncio, tempo faz sabemos que a folha trabalha assim. Faz isso com a grosseria dos bolcheviques. Ou como se fosse um longa-metragem de terror. Atiram para todos os lados, fulminando o Jornalismo. Verdade não podemos dizer tratar-se de uma cegueira coletiva da Redação, tal como acontece aos personagens fictícios de um ensaio de Saramago. Isso, inclusive, você rechaça também, prontamente.Mas, ainda que muitas pessoas não conheçam as reais motivações dessa “nota” do 70, elas vem, sim, de seus vícios de origem. Desgraçadamente, os negociantes de notícias prosperam.Meu abraço amigo.
10:16 PM
Juvencio de Arruda disse...
Isso, Hiroshi.Todo mundo sabe como a folha trabalha....ehehMeu abraço pra vc, amigo.
10:23 PM
Prof. Alan disse...
Juvencio, não perdoa não. A canalha não merece perdão. Tasca um processo na costa desses mequetrefes, cujo pasquim não serve nem pra embrulhar peixe. Não deixa barato. Declare guerra!
10:25 PM
Juvencio de Arruda disse...
Boa noite, prof. Prazer em revê-lo.Cada um faz a guerra à sua maneira.Mesmo não sendo jornalista, empresto as palavras de Lucio Flavio Pinto para esta situação:...O jornalista precisa estar preparado para enfrentar não apenas o bom combate, mas as escaramuças mais sórdidas, iníquas, injustas. E estar em condições éticas e morais para superar todas elas, inclusive aquelas nas quais lama lhe é lançada – ou material ainda pior...Frequentemente o jornalista independente é surpreendido por manobras rasteiras e golpes baixos. Sua arma de resistência, porém, é poderosa: ele não teme ser colocado diante dos fatos. Os fatos são seu oxigênio. Como na frase bíblica, repetida mais do que praticada, a verdade o salvará! É assim que vou lutar.Grande abs e obrigado por sua solidariedade.
10:33 PM
fábio pereira disse...
Grande Juca!Tenha meu apoio irrestrito e incondicional. A folha fraudadora alucinou de vez.Pergunto, embora me desculpando pelo desconhecimento: qual o interesse (i)mediato deles lá pelas bandas da perimetral, fora o dinheiro, é claro?Quanto ao processo, acho que deveriam sim pensar na possibilidade. E ainda me atrevo a te sugerir o Juizado, cujo teto é 60 salários mínimos (quase R$25mil) e não necessitas desembolsar qualquer valor de custas, além de não correres o risco de ser condenado, caso eles fraudem por lá também.E ganhando, que a possibilidade é muito grande, caso não queiras fazer uso do dinheir, utilize-o em alguma ação assistencial.Abs.,O Vigiador.p.s - quase o Águia chega lá... Acho que o time está de parabéns, sopesando toda a sua estrutura e adversidades encontradas, o que deveria servir de espelho para os dirigentes da capital.p.s 2 - tentei encaminhar uma duas mensagens ultimamente, mas não as vi no post. Será que fui barrado? hehehehe
10:58 PM
Juvencio de Arruda disse...
Obrigado, Fábio.É, quase o Águia chega lá. Não foi barrada nenhuma mensagem sua. Não sei o que pode ter acontecido.Abs
6:00 AM
Pinky disse...
ok, gente, no mundo da web existe um bordão para os foruns "não alimentem os trolls", ou seja, a gente dá só um tapa nos bagunceiros de fórum e se eles continarem, a gente os ignora. Pois bem,não alimentemos os trolls da ORM. E mais, Juca arrasou na resposta!! Vc sabe como é esse mundo de disputa por informação, né? o Estadão fez uma campanha no "último verão" contra os blogs. Ah, sim, eles não falaram no teu blog, mas é óóóbvio que o a vontade era essa...rs.. "juvencio arruda, aquele blogueiro =*&¨%$" rsrs. bjs
6:40 AM
Juvencio de Arruda disse...
rsrs...coitada de minha santa mãezinha, Pinky. Obrigado.Bjs
6:44 AM
Jeso Carneiro disse...
Juvêncio, sei que nunca esperaste elogios do R70 ou da folha que o abriga - pelo contraponto louvável e cheio de méritos que tens adotado no teu-nosso blog desde o amanhecer. Também tenho quase certeza que já esperavas essa bala de "festim" da ORM - mais dias, menos dias ela viria. Certo? E nem por isso, minha certeza é granítica quanto a isso, vais te abalar com a melosa nota - como ficou bem claro com a tua pronta-resposta. Tua contribuição como blogueiro é inestimável para a VERDADE que não chega às bancas neste estado. Avante, e triture novas batalhas mediáticas que ainda haverão de raiar nos teus caminhos... sem perder a ternura.
8:07 AM
Anônimo disse...
Como assim fala o velho ditado:"Quem está na chuva é pra se molhar".Mas desde que não joguem baldes de lixo pra cima esperando cair na cabeça dos outros.Êta IVCezal trapalham!!!
8:14 AM
Juvencio de Arruda disse...
A ternura que sempre te recebe em teu-nosso blog, Jeso.Grande abs e obrigado pela presença.
8:16 AM
Lafayette disse...
Agora já sei de onde saiu o bordão daquela campanha: "Deixa o homem trabalhar." rsrsrsrsÉ certo que jornais impressos irão acabar. A web fica e eterniza o momento. A notícia rende, reaviva e se tranforma a cada acesso, comentário, debate.Mas (lá venho com meu contra-ponto), o eco do R70 é maior ou menor que o do Quinta? Ou não interessa? Ou o que interessa é qualidade no debate? Ou ou ou...
8:31 AM
Juventude em Pauta disse...
Juca,Vi a nota no sábado, estranhei essa conversa de "coordenador da campanha". Creio que nem preciso desenvolver minha solidariedade a ti ante esse episódio, minha admiração, confiança e carinho por ti são exlícitas, beiram a militância.A honestidade e a dignidade, meu caro, não são nem pratos servidos a qualquer um, nem uma imagem que possa ser contemplada por todos à frente do espelho. São como as mulheres da música de Caetano: "a uns a que tal graça se consente é dado lê-las". Neste caso, tê-las.Grande abraço,
8:49 AM
Anônimo disse...
Meu caro JuvêncioO R-70 adota a pior forma de jornalismo, como, de resto, o jornal inteiro, quando o que publica é efeito da ordem "de cima". Os fatos, ah, os fatos: não interessam. Palavras foram feitas para serem usadas como arma para faturar, consumar vingança, mandar recados, impor medo, sujeitar vassalagem. Esse paroxismo atingiu o limite da inconseqüência, como se o poder voltasse a ser dom divino. Por isso, inquestionável. O Liberal quer fazer o novo reitor, ponto. Quer mandar o atual reitor para o quinto dos infernos, ponto. Quer afastar do caminho as pedras, sem o menor humor drummondiano, ponto. São os éditos do trono. Todos têm que se curvar a eles. Só que as coisas mudaram e continuam a mudar, independentemente dos que se julgam donos das mudanças e, até, sem se poder assegurar que sejam mudanças para melhor. Se O Liberal ainda pudesse praticar jornalismo quando os temas envolvem os interesses dos "lá de cima", responderia à sua resposta com jornalismo. Teria que demonstrar o que, em magras linhas e rápidas palavras, insinuou no R-70. Assim surgiria uma salutar polêmica, mesmo que demarcada por uma regra elementar: quem for podre que se quebre. Mas dessa forma intolerante e covarde, de condenar sem processo, de impor uma "verdade" que não foi submetida à prova da demonstração, é condenar o jornal a nunca convencer sobre o que proclama o editorial dos 62 anos, no dia 15, assinado pelo reizinho apedeuta: de que possui credibilidade. Sem essa, dotô. Se não sair dessa bolha de fantasia e desfaçatez, o jornal vai chegar ao grau máximo de autismo, adquirido por vontade própria. A notinha infame, porque refratária ao contraditório e arrogante, revela o grau da irresponsabilidade do jornal. Chamá-lo de liberal virou esquizofrenia. Felizmente, ainda há quem considere que a missão da imprensa não é essa depravação, mas ser escrava dos fatos, missionária da verdade, pregoeira da decência, defensora da dignidade humana, mesmo quando não deixar de ser (nem poderia deixar) um negócio. Negócio de jornal, porém, não é quitanda. Todo louvor e respeito ao quitandeiro, que nos entrega alimentos. Mas cada um com seu cada qual, se assim consigo ser entendido lá pelos fundos do bosque (perdão, jardfim botânico edmilsoniano). Um abraço do Lúcio Flávio Pinto
9:24 AM
JOSÉ DE ALENCAR disse...
Meu caro Juvêncio.Bela resposta.Nela, creio.Abraços solidários.
9:30 AM
Anônimo disse...
Tudo isso é desespero para fazer caixa. Eles estão se acertando aos poucos com o governo do estado, mas, contrataram a super/ultra jornalista que tem assinado as matérias especiais de domingo, as que prometem maravilhas, como se morassemos na Suiça ( a Terra Firme é mara). A mesma que mantém um blog, que denunciou as maracutaias do Hangar. É estranho. De um lado fere e do outro abana.
9:55 AM
Anônimo disse...
É Juca, não espere flores. Essa reação do jornal fraudador é a prova inconteste de que a blog(o)sfera é hoje a alternativa de informação que abre espaço ao contraditório, coisa que a "grande imprensa" nunca aceitou. Se algum jornal tem prestígio não é porque vende muito, mas é porque "faz a cabeça" da chamada galera "formadora de opinião", só que hoje essa mesma galera já faz a cabeça através da internet e o jornal tende a desaparecer no futuro. Como disse o Marcelo Nova (da banda de rock camisa de vênus): "ô, criança, isso é só o fim".Força, Juca, continue nos informando.
10:06 AM
Anônimo disse...
Fossem os Maiorana grandes mecenas da Universidade, fossem colaboradores da educação, haveriam de que querer ser reitor, diretor. Ocorre que nehum Maiorana tem cabeadal para ser nem ao menos professor assistente, adjunto ou coisa parecida, mas tentam apadrinhar candidaturas acadêmicas só pra fazer valer um poder que pensam ter. É o caso da campanha contra Alex Fiúza de Melmo. Se por eventualidade um diretor de Departamento da UFPa desgostar os Maiorana, também na cozinha da Universidade eles vão querer meter o bedelho. A comunidade acadêmica deveria analisar melhor esse pepel e acabar com essa intromissão idnevida. Que os veículos opinem, reportegm, critiquem esclareçam, denunciem... tudo bem que esse é o papel da imprensa, mas transformar questões pessoais em assuntos políticos com interferência na vida da Universiade, patuasdas pelos veículos da empresa, já é para lá dos papéis institucionais da imprensa para se tornar em política barata e resteira.
10:21 AM
Levi disse...
JuvêncioConte com minha solidariedade neste momento de indignação. Ataques gratuitos como estes atingem nossa moral imediatamente, mas em seguida aumentam a sua fortaleza. Depois, dão como frutos boas risadas...absLevi Menezes
10:31 AM
Francisco Rocha Junior disse...
Juca,Pode acrescentar ao teu ilustrado currículo a nota do R70. Ser atacado pelo O Liberal é ponto positivo para qualquer pessoa.Solidarizo-me irrestritamente contigo, amigo.Abração.
10:48 AM
Val-André Mutran disse...
A resposta foi na medida mestre.O desprezo é o melhor remédio para um paciente irremediável e contumaz viciado na mentira.A cangalha tarda mas não faltará ao dissimulado veículo.
11:37 AM
Anônimo disse...
Juca:Qual seria o interesse de um poderoso grupo de comunicação nas eleições em uma instituição federal de ensino a ponto de de publicar notícias típicas de um jornalismo marron ???Na oportunidade, apresento minha solidariedade ao Quinta. 1 E-leitor
12:14 PM
Anônimo disse...
Se não fosse improvável, poderíamos lançar a campanha "DIA SEM LIBERAL" - assim como se faz contra drogas e outras coisas nocivas à sociedade, que matam, alejam, causam danos em geral.Algumas empresas locais - entre elas o Grupo Maiorana - são parece drogas. E sendo drogas, devem ser combatidas. Seguinte: uma vez por semana não compraríamos o tal jornal. Bastava isso. Mas o problema é que não dá para ficar consumindo a droga concorrente.
3:16 PM
Anônimo disse...
Irrestrita solidariedade ao Quinta e ao querido editor do Quinta, meu prezado Juca. O Lib é o Lib de hoje e antanho, meu caro.Tu tens biografia e seriedade. Vai em frentebjsFonte de responsa
3:32 PM
Anônimo disse...
Caro Juca,Nós não nos conhecemos, mas saiba que sou leitor constumaz de seus posts neste blog criterioso e veraz. Espero "ver" você cada vez mais firme e forte nesta tarefa de informar, analisar e manter um canal aberto para o debate público sobre as grandes questões da agenda pública paraense.Prof. Ludovico
4:17 PM
Anônimo disse...
Mr.Juket, o dito popular alerta :"Ninguem joga pedra em mangueira que nao da mangas".Risivel a noticia tal qual mentalidade obscena e patologica de quem desconhece o significado de decencia, indisfarcavelmente impresso nas convenientes linhas desse cancro do Para e latente parasita dos paraenses.Abs.Romulo Sampaio
4:21 PM
Juvencio de Arruda disse...
Fonte de responsa, muito obrigado. Penso sempre em ti ao editar este espaço.Bjs
4:32 PM
Juvencio de Arruda disse...
Prof., de fato não nos conhecemos nesta relação de sociabilidade formal, o conhecimento pessoal.Mas temos várias identidades comuns,como o apreço pelos temas do desenvolvimento, da política, a preocupação com a segurança e tantos outros.Por isso nos "veremos" sempre, pode acreditar.Abs e muito obrigado.
4:35 PM
Juvencio de Arruda disse...
Romulo, muito obrigado por suas palavras. E vamos em frente, protegendo as mangas desta pedradas solertes.Abs
4:36 PM
Rosinh@ - Sou como você me vê. (C.L.) disse...
Caro JuvencioNão o conheço, por isso não vou ficar puxando-saco, mas conhecemos o famigerado jornal(?), que revela-se dia-a-dia extramemente parcial, e ataca sem dó nem piedade pessoas, instituições, etc. que não rezam pela sua cartilha.Fico indignada ao ver o quanto eles atacam a UFPA,pois sou servidora pública da mesma. Ao atacarem a instituição, eles nos atacam diretamente, pois nós é quem a construímos diariamente.É por essas e outras que já abandonei o mau hábito de ler este jornal e preservei o bom hábito da leitura!Estou solidária com você e adnirando-o cada vez pela leitura do seu blog e como você responde a esse tipo de inverdade.
5:28 PM
John Charles disse...
O triste fim dos depravados -Pobre do jornal (e do jornalista) que perde a mínima noção de ética, responsabilidade e hombridade: deprava-se. Pior do que uma afirmação parcial é uma afirmação não comprovada, aquela cujo único objetivo é disseminar a boato, para que, a partir da boa-fé e da desinformação, ele ganhe ares de "notícia". Pior ainda, é quando tais afirmações podem atingir a honra e a imagem das pessoas, exigindo destas um esclarecimento que os verdadeiros jornalistas tomam antes de transformá-las em notícias, o que se chama de apuração. Infelizmente, nem todos os jornalistas podem cumprir todos os estágios de produção da notícia, quando o jornal em que trabalham abrem mão de preceitos básicos do jornalismo. Aí, o que vale é a vontade do dono do jornal, único critério que sobra como política editorial, principalmente aos que trabalham com a "opinião" da empresa jornalística.É o que está por trás das notas inverossímeis no jornal dos Maiorana que tentam lhe atingir da forma mais abjeta possível. Digo tentam, porque mesmo o leitor mais mediano e incauto tem todas as condições de desconfiar de sua inconsistência, mesmo ignorando vossa biografia: sua marca (das notas) intrínseca é a inverossimilhança. Portanto, meu caro, fique tranqüilo, pois o povo não é mais tão ingênuo assim. De resto, a sincera solidariedade dos seus fiéis leitores.
6:20 PM
El Cid disse...
Professor Juvencio,Os maioranas investiram muito em máquinas, pensaram que um bom jornal se mede pela tecnologia. Se enganaram, pois um jornal só será um JORNAL, se for posuidor de credibilidade, dignidade e ética. Jornalismo se faz com profissionalismo, competência e verdade. Não importa o tamanho e a qualidade da sua estrutura física se os profissionais que integram seus quadros funcionais não reunem as qualidades necessárias e indispensáveis a um bom veículo de comunicação.Parabéns, Professor! Voce continua incomodando os "maiorais" com sua competencia e inteligêcia.
8:18 PM
Anônimo disse...
Juca,O nível da sua resposta, a solidariedade das pessoas e a repercursão do caso, nos levam a uma conclusão: JUCA PARA ........Tá eleito.AbRoberto Souza
8:47 PM
Ana Célia Pinheiro disse...
Querido Juvêncio:Aceite minha solidariedade, embora que tardia.Sou sua leitora assídua, visito seu blog várias vezes por dia, pra ver se tem alguma informação “quente”. E só lamento é que você não entre assim na Perereca...Vi a nota no Repórter 70, estranhei os termos, mas não dei muita atenção ao fato – pra falar a verdade, Juvêncio, não me interesso muito por essas disputas na Academia...Creio que ainda procurei alguma manifestação sua, no sábado, mas não vi nada – parece que você só postou sua resposta no domingo.Pra falar a verdade, li rapidamente, assim como fiz com a nota – é que, me perdoe a franqueza, mas a universidade, rrrealmente, não é a minha praia, tanto assim que ainda agora ignoro os bastidores de todo esse episódio... Pra mim, a Academia é um hospício e os senhores “dôtores” uns lunáticos, ainda mais alucinados que eu...Além disso, Juva, ando pra lá de atarantada com o trabalho. Agora que voltei a trabalhar em jornal, depois de um ano de afastamento, estou me matando pra recuperar fontes e retomar o ritmo da pedalada...Daí que só hoje, à noitinha, é que fui alertada para o fato de essa história estar pegando fogo (na verdade, de as forças democráticas da terrinha estarem se “aquartelando” ao seu redor...)É que um anônimo, leitor da Perereca, me mandou um desaforos, por não ter me solidarizado com você, até insinuando que haveria algo mais por trás disso... Aí é que fui abrir a caixinha de comentários do seu blog...Mas, creia que não houve, aqui, nada de intencional – eu dormi no ponto, mermo... E só acordei com as trombetas da guerra...É certo que trabalho, agora, em O Liberal. Mas, assim como acontecia quando trabalhava no Diário, o que vendo aos patrões é apenas e tão somente a minha força de trabalho.Lamento, profundamente, tudo isso.E creio que o fato de terem atacado você dessa forma, tão somente por coordenar uma campanha adversária, só demonstra o quanto o seu trabalho está no caminho certo.É claro que você está incomodando – portanto, não se deixe abalar.E ria, ria muito!... Porque não deixa de ser engraçado, irônico, que um jornalão, com o poder de fogo de O Liberal, se sinta tão incomodado com o alcance da baladeira do nosso blogueiro-mor...Quanto à nota, lamento, como cidadã e jornalista, que esta seja a prática de todos os jornalões deste País: tanto o ataque feroz e covarde aos eventuais adversários, quanto a supressão de notícias que não interessem, em determinada conjuntura, aos patrões da comunicação.É essa, aliás, a importância de espaços como o seu: repor a verdade dos fatos.Quer dizer: permitir que os cidadãos tenham garantido o direito a uma informação decente.Receba, portanto, a minha solidariedade e conte comigo para o que precisar.Sim, queridinho, eu também estou com você nesse “aquartelamento” democrático – nem poderia ser diferente, né mermo?Beijinhos, Ana Célia Pinheiro
12:12 AM
Anônimo disse...
O vício é realmente "de origem", e O Liberal , apenas se utiliza de uma legislação que buscou sufocar a informação e formação da opinião na sociedade.Em qualquer sociedade democrática, nada mais danoso para eses bens do que o monopólio das " redes de comunicação". Não é correto um grupo privado possuir jornal, rádio e televisão! é muito poder! Porque não se aproveita a deixa, e se inicia um debate público em torno disso? porque não colocar medidas restritivas aos conglomerados ( tipo tributos progressivos ou outros tipos de medidas desetimulantes desse tipo de "negócio"?) A quem interessa esse quadro? aos políticos, aos concessionários que parecem senhores feudais haja vista , que possuem o "latifúndio da verdade"_ Brizola já nos alertava isso na campanha de 1982). O Escândalo da Proconsult "nada mais foi do que o alerta que esse tipo de configuração do sistema de concessões, não se coaduna com a democracia e engessa o fluxo de opiniões na sociedade.
9:14 AM
Anônimo disse...
Olá, Juva! Somente agora pude me manifestar, e a respeito de tudo o que já foi dito, gostaria de acrescentar o óbvio: por conhecer o seu trabalho,a sua competência, a sua inteligência e o seu caráter, temos certeza que essa nota do R-70 não passa de um ataque sórdido, mentiroso e maldoso. Faço questão de aqui deixar minha solidariedade, e fique tranquilo, porque nada que essa imprensa marrom, incompetente, despreparada e tendenciosa diga, pode macular a imagem e o conceito que possui com seus amigos. Grande abraço do seu amigo. Cap
11:48 AM
Juvencio de Arruda disse...
Ana Célia, minha querida, uma Perereca nunca está atrasada...rsObrigado por suas palavras, e espero revê-la em breve, quem sabe nas Festas que se aproximam.Isto se o seu namorado deixar, é claro. Com todo o respeito.Bjs
11:54 AM
Juvencio de Arruda disse...
Cap, obrigado e grande abs pra vc!Veja se aparece antes do final do ano.
11:56 AM
Juvencio de Arruda disse...
John, valeu! Obrigado por suas palavras.
11:57 AM
Juvencio de Arruda disse...
El Cid, vc é da área da política e sabe bem o que é isso.Obrigado e uma abs.
11:58 AM
Juvencio de Arruda disse...
Rosinha, obrigado e um abs, colega.(E ponha seu blog pra andar...rs)
11:58 AM
Rosinh@ - Sou como você me vê. (C.L.) disse...
é falta de tempo, caro Juvencio.... mas aceito o conselho, obrigada.... vou colocar pra andar o bichinho... rsrsrrs
5:59 PM
Jota Ninos disse...
Juveníssimo,Sempre atarefado no trabalho do Judiciário, ainda assim arranjo um tempinho para ler os blogs dos amigos jornalistas (já que o meu não consigo mais atualizar).Só agora li sobre a nota infâme do R-70, de O Liberal. Aliás, pensei que esse jornal nem existisse mais... Não me faz falta, assim como a Veja.O Liberal não aprende a velha máxima de que quanto mais se tenta atingir aquele que tenta expressar uma opinião (por mais esdrúxula que seja), mais se eleva o caráter desse "opinador".Você tem sido um grande "opinador", e com seu tom sarcástico, caustico, acaba atingindo estes senhores do Olimpo Maiorânico, tal qual Prometeu, que trouxe o fogo para o homens e foi condenado pelos deuses da mitologia grega a viver eternamente pendurado, tendo seu figado comido por um abutre... Ou ainda como o velhaco Sísifo, que de tanto aprontar contra os deuses - inclusive sequestrando a Morte para não mais levar almas humanas - acabou condenado a carregar eternamente ladeira acima uma imenbsa pedra que ao final rolava ladeira abaixo, reiniciando a mesma jornada.Continua tua jornada, Juva-Sísifo. Não te importa com teus inimigos figadais, Juva-Prometeu. Precisamos da astúcia de teus textos e da luz do fogo desta quintaemenda, para que nos libertemos de falsas "Liberalidades"...Como serventuário da Justiça, não posso me furtar a incentivá-lo, também, a meter um processinho neles, nem que seja só para encher o saco...
5:59 PM
Anônimo disse...
É verdade, sim, que o valor do patrocínio do governo do Estado ao Águia foi menor, em relação a Remo e Paysandu. Mas também é verdade que o governo do Estado ajudou nas despesas de locomoção e hospedagem do Águia na fase decisiva, isto é, no Octogonal. E não deve ter sido pouca coisa. O time foi à capital de Sergipe, ao interior do Rio Grande do Sul, à capital do Acre, ao interior do Rio (Duque de Caxias), ao interior da Paraíba, à capital de Goiás e ao interior de São Paulo, Campinas, que, diga-se de passagem, tem um PIB maior do qie o de 19 estados juntos, inclusive o Pará. E sabe quem falou sobre essa ajuda? O presidente do Águia, Ferreirinha, ao agradecer à governadora pela "grande ajuda". O melhor técnico do ano no Pará, João Galvão, também agradeceu à governadora. E sabe onde eu ouvi isso? Na rádio Liberal, após o jogo contra o Guarani. O mais curioso é que essa rádio só mandou o narrador e ele mesmo fez as entrevistas com dirigentes e jogadores. Nenhum jornal de Belém deu essa informação, que é necessária para não se cometer injustiças contra o governo, como muitos estão fazendo por aí, principalmente entre os dirigentes dos fracassados RE e PA e que acaba virando verdade para as torcidas. Sou marabaense, funcionário do Estado morando há 34 anos em Belém e um remista decepcionado. Ainda bem que o Águia é azul...Lucivaldo AmorimPS - Sou solidário a você, que não o conheço, no caso da nota no R70.
2:25 AM
Postar um comentário

Nenhum comentário: