21.5.09

Janela Aberta

Um dos protagonistas da crise que tensiona a colizão estadual, o deputado Parsifal Pontes (PMDB) não descuida de seu blog. No início desta madrugada alimentou o espaço com uma visão da nova janela que se abre para a pulação de partido.

Depois do Deputado Jackson Barreto, propor uma PEC pela terceira eleição presidencial, o PMDB, novamente, ocupa o noticiário legislativo.
Desta vez, é o Deputado Eduardo Cunha, do PMDB-RJ: ele propõe reduzir o prazo mínimo de filiação partidária, para concorrer à eleições, para seis meses. O prazo é de um ano.
O projeto em tela propõe uma emenda à Lei 9.504, que regula as eleições.
Como não se trata de emenda constitucional, pode ser aprovado por maioria simples e já tem apoio dos líderes governistas para tramitação em regime de urgência.
Em o projeto sendo aprovado, na prática, aberta estará a janela para quem quiser mudar de partido: seis meses não é prazo suficiente para a Justiça Eleitoral declarar, com trânsito em julgado, a perda de mandato de quem mudar de legenda.
No momento em que o candidato que trocou de partido for eleito por outra legenda, prejudicada estará a ação que pleiteou a perda do mandato anteriormente alcançado.
Os políticos adoram viver perigosamente: o projeto, caso aprovado, expõe ainda mais o parlamento à uma opinião pública arredia.
Mas, como diziam os romanos, “a magnis proprio vivitur arbitrio”, no vernáculo, “lá vão as leis onde as querem os reis”.

5 comentários:

Hilder Branco disse...

Confesso que não sou simpatizante do Priante, mas em uma coisa eu sou obrigado em concordar , quando ele disse:
“O PMDB deve sair do governo Ana Júlia. Aliás, o partido já deveria ter saído e agora está perdendo uma grande oportunidade de deixar o governo. O momento é agora. É mais ético, mais digno, mais sensato sairmos do governo do que permanecermos nele e ficarmos reclamando.”
O recado de Priante teve endereço certo e direto. Não é dep. Parsifal Pontes?

Anônimo disse...

Em latim ou em portugues fico como o Boris. Isto é uma vergonha.

Anônimo disse...

A ordem no governo é para por o Parsifal para fora da Assembleia pois ai metade dos problemas estarão resolvidos. A questão é que isto seria uma fechada de porta do PMDB e tres CPIs na costa do governo. Sinuca de bico.

Anônimo disse...

GEEEEENTE! Isso é onda braba do PMDB em todo Brasil. Só não vê quem não quer. Ano que vem é ano de eleição e daí o achaque já começou. Quem vai dar mais presente à noiva? No governo federal tem a CPI da Petrobrás, que os peemedebistas cruzaram os braços para mostra força. Esse rompimento vai acabar em pizza. É esperar pra ver.

Anônimo disse...

O Brasil precisa urgente de uma reforma política! De todos os partidos, tenho mais agrado pelo DEM, PSDB e PMDB. Os dois últimos pela história política e luta pela democracia. O primeiro pelo seu corpo político, em especial o governador do DF. Agora, temos que convir que o PMDB (local e nacional) vem se tornando nos últimos anos uma praça pública de leilão. E infelizmente quem ganha seu apoio não é o interesse público como dizia a última propaganda que vi na televisão, e sim quem lhe garante mais cargos públicos e financiamento eleitoral...