3.3.09

Suely é Dez

Do comentarista Elias Granhem Tavares, cidadão de respeito, na caixinha do post Acudam.

"...a SEDURB não fez nada de relevante durante estes dois anos..."
"...não disse a que veio..."
"...a SEDURB não sai do CAUC..."
O papo de sempre.No início de 2007, a SEDURB estava com 44 obras do Pará Urbe paralisadas ou semiparalisadas.Suely retomou a execução de todas, inaugurou mais de 30 (o que dá mais de uma inauguração por mês de governo, mês da posse incluso), e acrescentou mais 6 ao portfólio do Programa.
Em parceria com a SETRAN, está concluindo a PA-256 e desencabulou a Ligação Sul da Alça Viária, cujo projeto necessitou ser totalmente refeito.
Suely encontrou as obras do Projeto Alvorada paralisadas desde 2004.Já retomou a execução de 15, e está com outras 20 engatilhadas.
O maior projeto do Estado em execução no Pará é da SEDURB. É o Saneamento da Bacia do Tucunduba: 2.500 metros de canal (da São Domingos até a Trav. Vileta), 1.300 habitações, etc. Projeto de R$.62 milhões.
Além disso, tem a Urbanização da Orla do Bairro Coelho (Cabelo Seco), em Marabá. R$.14 milhões.
Em 2008 a SEDURB chegou a tocar quase 99 obras simultaneamente, em 97 municípios paraenses. Até aqui, o recorde era da SEOP, no 2º governo Jader Barbalho, com 60 obras.
Em 2009, a SEDURB poderá quebrar seu próprio recorde, tocando 132 obras.Como já quebrou seu próprio recorde em ações de regularização fundiária e de desenvolvimento institucional de municípios.
Um detalhe: as obras da SEDURB são financiadas pelo BID ou pela União (operações de crédito -- a maior parte -- ou convênio).
Os recursos do Estado são minoritários nos investimentos da secretaria.
Ou seja: tem que elaborar projeto e conseguir a fonte de financiamento. Não é pra qualquer um...
Claro que ninguém é obrigado a gostar da Suely.
E, se alguém não gosta, não gosta e pronto.
Agora, dizer que ela não está fazendo nada é desinformação ou má fé.
As realizações da Suely na SEDURB já ultrapassaram, de muito, as de qualquer de seus antecessores no cargo.
Mesmo considerando-se o fato de que seu antecessor imediato foi Haroldo Bezerra, reconhecidamente uma fera pra tocar projetos.
Se alguém disser que a Suely não tem feito mais do que a obrigação dela, eu concordarei.Ela não fez mais do que a obrigação. Mas fez.De quantos se pode dizer o mesmo?
Ah, sim.A SEDURB foi para o CAUC por conta de problemas havidos com a movimentação de fundos de recursos de convênios, em 2002 e 2003.
Nada a ver com Suely, portanto.

13 comentários:

Anônimo disse...

Caro juca creio que alguns viuvos e/ou viuvas da joana pessoa estejam querendo minar o staff da sedurb e por consequinte abalar a credibilidade da suely, não tenho procuração pra defende-la, pois nem a conheço, mas que a suely ta desenvolvendo um bom trabalho isso não é dúvida pra ninguem. Quem sabe a joana não poderia se espelhar na gestão da sedurb, acho que nós, o povo paraense, agradeceria.

Unknown disse...

Não é o que ouço, inclusive de adversários políticos, sobre a performance da gestão de Joana Pessoa, que não conheço.
A pessoa e a gestão.
A mim me parece que o PT mergulha, num momento perigosamente decisivo, num fogo amigo sem precedentes na história do partido no Pará, que impressiona os mais experientes observadores e agrada adversários e aliados.

Anônimo disse...

Uma pergunta: se o SEDURB está no CAUC, como ela conseguiu captar recursos no Governo Federal?

Anônimo disse...

Caro blogger,

Os bons - e honestos - gestores são poucos nesta terra. Suely é uma, com certeza. Alex Fiúza é outro. José Olimpio, do Sesi, tb. São realmente poucos os que se descacam e realizam os seus deveres. Que pena!

Anônimo disse...

Prezado Juvêncio,

Fogo amigo coisa nenhuma é enciumada mesmo de certo grupo de incompetentes que acha de pode tudo. Com a Suely o papo é diferente pq ela é honesta, batalhadora, competente e exercita a gestão com sabedoria, sem a truculência de alguns paraquedistas neófitos da DS que estão alojados nas boquinhas dos DAS de algumas secretarias. Já tentaram tirar atribuições da SEDURB para colocar numa certa secretaria na tentativa de dar visibilidade a uma figura que quer pq quer ser candidato a deputado. Foi aí que ela rodou a saia e não se deixou ser engolida por certos aproveitadores. Tem gente escrevendo coisas por aí que não conhece a metade da missa.Companheira Suely continue firme nas suas posições e convicções pq tem muita gente que atenta ao que vem sendo orquestrado por alguns incompetentes e sem base política.

Anônimo disse...

Anônimo das 5:41

A SEDURB está no CAUC e, mesmo assim, consegue captar recursos junto à União.

Você quer saber por que.

Eu respondo.

É que a SEDURB está no CAUC em razão de irregularidades cometidas pela gestão anterior.

E a IN 01, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), determina que o gestor substituto não seja penalizado por irregularidades eventualmente cometidas por seus antecessores.

O fato de Suely obter financiamentos internos e externos é, apenas, a principal evidência de que, contra ela, não pairam nem suspeitas de irregularidades.

Elias Granhen Tavares

Anônimo disse...

Concordo que o fogo amigo é sem precedentes e trará muitos prejuízos ao PT.

Concordo que a Suely é uma excelente gestora e está fazendo a sua parte.

LM

Anônimo disse...

Suely teve que mudar seu "jeitão" para poder tocar as ações da SEDURB e contribuir com a gestão da Governadora, engoliu muitos acordos vindos da Casa Civil, mas continuou firme e forte na captação de recursos e repactuação de contratos anteriormente firmados e que não foram executados, vide Projeto Alvorada. Sorte da SEDURB e da Secretaria em ter na sua equipe pessoas competentes como o Elias. Continuem assim, o Estado do Pará, agradece.

Anônimo disse...

Gestão não é igual arbitro de futebol, quando menos visto, melhor atuação, é o contrário.

Anônimo disse...

Poxa fiquei contente em saber que a SEDURB está desenvolvendo todo este trabalho, fico feliz pq quero tudo de bom para o Estado, independente de partido politico, eu quero que o Estado cresça e dê oportunidades a todos. Eu só não entendo pq tudo isto não é divulgado, divulgado mesmo com gosto, tudo isto de obras mostrar o compromisso do governo, só que parece que não tem valor, pq eu tenho certeza que muitas pessoas não tem conhecimento dessas ações. Será boicote? e a SECOM, cadê a publicidade?

Anônimo disse...

Elias,

Eu sou o "anônimo das 5:41" e retorno com este post para agradecer pela resposta, diga-se de passagem muito clara e precisa, como deveriam ser as respostas de todos aqueles que ocupam cargos públicos e são questionados pelos seus atos. Infelizmente esta não é a regra.

Anônimo disse...

Grato Anônimo das 5:41,

As impropriedades/irregularidades a que me refiro, aconteceram em 2002/2003.

Antes, portanto, da gestão Haroldo Bezerra, antecessor imediato da Suely.

O então secretário teve sua prestação de contas recusada pelo TCU, foi multado e está proibido de exercer cargo público por 6 anos.

Pelo que sei, o ex-gestor está trabalhando na defesa de seus atos, com o objetivo de reverter a decisão condenatória.

Elias Granhen Tavares

Anônimo disse...

Juca,

A conta é simples:
Edilza Fontes, que você conhece bem, é candidata a deputada federal com apoio dos Monteiro e do Puty. Suely é candidata a federal também, aliás desde muito antes da arrivista Edilza, sendo um sucesso eleitoral pelo seu bom trabalho de VEREADORA.
Querem tirar a Suely para abrir caminho para a Edilza, pois a primeira tem trabalho para mostrar e bombar, enquanto a outra só tem DAS para oferecer e a truculência burocrática como aliada.
Entendeu?
No fim das contas, se isso der certo, perderá a DS que mais uma vez ficará sem vagas na Câmara dos Deputados, o povo que perderá uma grande representante, o PT que perderá uma puxadora de votos.