18.5.09

Blogosfera Desvairada

Há mais de ano este blog vem recebendo sugestões e pedidos de investigações sobre os mais variados temas, da falta de água na caixa prego X, ao nepotismo no orgão Y.
Algumas vezes são demandas legítimas e possíveis de apuração mesmo com a edição solitária que mantenho o blog. Mas a maioria é formada por simulacros de acusações, tentativas de desgastar adversários ou desafetos, dores de cotovêlo, desespero ao constatar estratégias equivocadas ou circulares , numa palavra, nhem nhem nhem.
Ao invés de encaminhá-las ao e.mail do poster, por desconhecimento ou esperteza demandam sob a forma de comentários, não oferecendo outra alternativa ao blog, na maioria dos casos, senão a moderação negativa, ou censura, como preferem os espertos.
Outros, patéticos na defesa de seus esquálidos ou criminosos argumentos no contraditório aos juízos de valor, vociferam contra o poster ao não se verem nas caixinhas do blog.
Desde seu início o blog modera comentários, e o leitor sabe disso pois lê o aviso antes de comentar. Mas na ignorância, ou na falsa presunção da esperteza, baixam o sarrafo no poster.
Os mais engraçadinhos, ainda em fraldas, gastam muitas linhas em elogios ao blog para, ao final, nomear possíveis alvos de irregularidades em órgãos públicos ou supostas patifarias de adversários.
Aí, já que o Narciso não passou na moderação e tomados pela valentia anônima, os ágrafos agridem o poster. Aqui e ali recompenso-os com um corretivo. A grande maioria sossega, convencida ou acovardada. Poucos, os que não tomaram o tarja preta do dia, ou que estão na fase da excitação da bi-polaridade, insistem.
Acho que até estes vou deixar sem recompensa.
Afinal, não questionam, rasgam-se.

----

Muito educados, Luis Antonio Magalhães e Ricardo Kostcho, ambos hospedados no Observatório da Imprensa, por coincidência comentaram o tema neste final de semana, sob a retranca Blogosfera Desvairada.
De fato, a drenagem de leitores que a blogosfera aplica na mídia convencional também traz a miséria humana, pelas pocilgas encharcada.
Moderação nela!

23 comentários:

JOSE MARIA disse...

Meu caro Juvêncio.

Continue moderando.
O Quinta Emenda não é latrina ou escarradeira desse tipo de gente.
E, penso, se não houver moderação você corre riscos legais e jurídicos. Esse tipo de gente não merece o risco.
Eles sabem disso também.

Unknown disse...

Obrigado, caríssimo Alencar.
Há algum tempo venho "apertando" a moderação. Vou acelerar o processo.
Dispenso esse tipo de leitor/comentarista.

Anônimo disse...

Muito bem Juvêncio. Zele por esse espaço valioso. Quando não for aceito é só usar termos civilizados e moderar o próprio comentário. É uma das soluções.

Unknown disse...

Tecnicamente não posso "editar" os comentários, e nem que fosse possível eu o faria: eles passam ou não passam. Muitas vezes, porém, sugiro que refaçam determinado trecho para não prejudicar a maior parte do texto. Alguns topam e o segundo comentário passa sem problemas.
Obrigado.

Anônimo disse...

Prezado Juvêncio,
Creio que muitos, como é o meu caso, sem conhecê-lo pessoalmente, torcem pela continuidade do blog, ante o déficit de informação que temos no Pará. E para isso, é necessário sim que você tenha um anteparo, que é a moderação.
O Mino Carta desistiu, o que foi uma pena. Não desista. Vá em frente, modere!
Um abraço.
Mauro O'de Almeida

Unknown disse...

Olá, prezado Mauro, quanto tempo!
Obrigado pelo estímulo, e é claro que o blog vai continuar, sempre moderando. E vai ganhar novas companhias a partir de agosto
Vamos em frente firme e forte.
Abs e sucesso.

Anônimo disse...

Leitores do 5ª e Juca,

A moderação é necessária e, por conta dela, faz com que eu e muitos outros estejam por aqui diariamente. Tanto para saber das "novas" quanto para saber da sua repercussão. Ela nos livra de muito lixo e corrije para termos melhores como o Juca citou em comentário às 4:02.

Este é mais um dos fatores da qualidade deste blog.

Há blogs linkados pelo Juca e, às vezes citado por ele, que não consigo dar continuidade na leitura pela falta de qualidade dos comentários, até do próprio poster.

Felizmente não são todos.

Abs,

J. BEÁ

Anônimo disse...

Mestre dos blogs, que as novas companhias venham pra somar, rs, igual jogador de futebol, he he he ...Eles nunca dividem, diminuem, multiplicam, só somam...rsrs..e faça igual comercial de cerveja : divulgue os comentarios com moderação....1 abraço do Mediador de Emoção

Unknown disse...

Jota, muito obrigado. As vezes modero até comentários de links, blogados e tudo o mais, e mando um mail dizendo porque o fiz. Normal, todo mundo tem seus dias de fúria...eheh.
Tenho links muito melhores que o Quinta, Jota.
Abs

----

Med, sempre apitando em cima do lance! Agradeço-lhe tb e digo o mesmo: vc viu a quantidade de erros dos árbitros nesta segunda rodada do nacional?...eheh
É assim, a cada dia sua agonia, nossa agonia.
Abs, Med.

Ale Carvalho disse...

Olá, querido Juca (não é falsidade!) A respeito de comentários anônimos, a Cristiana, uma blogueira mineira famosa no quesito moda e mãe sofrida, publicou um post muito bom como resposta a um anônimo.
Se tiver tempo, dê uma passada de olhos. bjs
http://parafrancisco.blogspot.com/2009/05/sobre-o-que-somos-e-o-que-parecemos-ser.html

Unknown disse...

Oi querida. Fui lá e li. Ela escreve muitíssimo bem.
Por aqui, entretanto, as queixas e sarrafos são muito piores, amiga.
Bjs

Anônimo disse...

ha ha ha ....vi, revi, li e reli Mestre. Realmente não foi a rodada dos colegas mediadores. E como vc escreve, tem dias que é melhor nem sair de casa, rs...outro abraço do Mediador ....

blog do bacana-marcelo marques disse...

Cara Juvêncio, faz parte da condição humana dos medrosos, os ataques sempre anônimos. As vezes temos de ter um saco de elefante, mais é assim mesmo.
Um turco, metido a besta mas que fez muito sucesso na época de ouro carioca, Ibrahin Sued, já dizia; a caravana passa e os cães...
No mais, sucesso e saúde.

Unknown disse...

É assim mesmo, mas a chave de rosca aperta cada vez mais.
Sucesso e saúde pra vc, Marcelo.

JOSE MARIA disse...

Meu caro Juvêncio.

Fui ao blog Para Francisco, indicado pela Ale.
Gostei.
Impressionante a quantidade de comentários: 203.

Unknown disse...

Tb gostei, caríssimo, em que pese a melancolia fina e forte que o inspirou, e depois o deixou mais luminoso, parece-me.

Prof. Alan disse...

Juvencio, Mano Velho, interessante este post - e o respectivos comentários. Foram poucos os blogs nos quais eu vi o blogueiro dedicar um espaço para explicar como e porquê funciona a moderação de comentários.

Cada dia mais a blogosfera vai revelando um padrão que já não é mais novidade na comunicação (embora ainda relativamente recente), mas para o qual muitos ainda não se tocaram.

Exemplo é a eleição de Barack Obama, a primeira de um presidente norteamericano a contar com um especialista em comunicação na internet para bombar a candidatura em blogs e sites.

Quantos dos pretensos candidatos a governador, senador e deputado tem blogs e interagem com os eleitores?

Unknown disse...

Olá, Parente.
Ainda são poucos os políticos que investem na interatividade em seus blogs. Dá trabalho, e despesa.
E por falar em Obama, o responsável pela sua campanha na web estará no Brasil em breve. eEstou tentando credenciar um "correspondente" do Quinta para nos enviar fotos e textos do evento.

Anônimo disse...

De Fato, Juvêncio. Agora... tem comentaristas que, pelo estilo do texto e diversos tiros aqui e em outros blogs que dá até para ter uma noção de quems eja. Ou melhor: saber que é a mesma pessoa, sem necessariamente saber quem seja. E, assim, alguns comentários perdem credibilidade tão facilmente quanto são redigidos sem argumentos.

Aliás, ler os comentários ferozes e as respectivas respostas é uma das melhores partes dos blogs.

Abs,
Nardin

Unknown disse...

Bom dia, Nardim.

Vamos começar a ler esses ferozes anônimos em outros blogs.
Vou sumi-los daqui.
Abro mão dessa "melhores partes do blog"...eheh
Abs

Anônimo disse...

Ahh... era tão engraçado. rs
Bom dia também. Abs!

Prof. Alan disse...

Mano Velho, e por onde vai passar esse cidadão que botou o Obama na web?

Unknown disse...

São Paulo. Para poucos.