4.6.08

O "Tuga" em Nova Déli

Foi um sucesso a abertura da exposição "Siza: Julio + Álvaro", ontem à noite no Forum Landi, na Praça do Carmo. A generosidade de Álvaro Siza pode ser vista na confiança em trazer fotos originais de seu bisavô, e providenciar pessoalmente o seguro das peças, custos que a entidade promotora não poderia bancar. Grande fotos com projetos do mestre português mundo afora se misturam com sensacionais maquetes feitas por marceneiros, e não maqueteiros.
Siza é uma figuraça. Viúvo há trinta anos, acostumou-se a desenhar em botecos pelas ruas de Lisboa. À medida em que a fama ia chegando, passou a escolher mesas cada vez mais longe do centro da cidade, para não ser reconhecido.
Tem histórias hilárias com e sobre Oscar Niemayer. Disse aos seus hosts em Nova Déli que fica impressionado com a capacidade de trabalho do mestre brasileiro - um projeto por semana!
Quem quiser um projeto de Siza precisa entrar numa fila, atrás de mais de 60 pretendentes. Mas ela anda rápido: Siza, 74, trabalha de domingo a domingo.
O blog vai contar agumas histórias das andanças de Siza pela capital, com fotos exclusivas de Geraldo Ramos, que acompanhou o arquiteto português.

2 comentários:

Anônimo disse...

Juca, os professores soltam fogos e sambam em frente ao Palácio dos Despachos. Parecem tão felizes quanto os outros servidores agora...

Unknown disse...

Tomara que tenham obtido avanços.