1.12.08

Suspense

A propósito do post abaixo, diz-me uma fonte do Palácio dos Despachos que acaba de ligar, não há sinais que a governadora Ana Julia teria desistido de vetar a presença tucana na chapa única pra Mesa da Assembléia. By the way, neste momento, a governadora discute o assunto.

-----

Atualizada às 14:15.

Acaba de ligar-me outra fonte, esta vermelha de bolinhas pretas, dizendo que a governadora decidiu bater chapa. A menos de 24 horas da eleição de 2010...oops, da Mesa da AL, este é o cenário com que trabalha Jader Barbalho.

16 comentários:

Anônimo disse...

Juva, esse debate da mesa que envolve dos dilemas de governabilidade é um bom gancho para continuar a discussão da meia-passagem intermunicipal que, de forma alguma, é um tema menor na agenda do estado, não acha?

Anônimo disse...

Isso é o que diz o Ronaldo Brasiliente:

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) acionou o extintor de incêndio e ligou para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PMDB), candidato à reeleição, para fazer alguns esclarecimentos: primeiro, ela não veta a presença do deputado Ítalo Mácola, do PSDB, como vice-presidente da Alepa na chapa montada por Juvenil; segundo, acha que a eleição da Assembléia é assunto interno do Poder Legislativo; terceiro, não quer o rompimento de meu governo com o PMDB. Até porque, se romper agora, sem costurar alternativas, seu governo acaba antes de completar dois anos. Então, ficamos assim: o dito pelo não dito, com Domingos Juvenil eleito para mais dois anos como presidente praticamente por unanimidade. E com a governadora engolindo em seco sua própria bravata. Ponto final.

Então tua fonte só pode ser o Puty desesperado porque perdeu a posição e quase fez m...?

Unknown disse...

Grande Ronaldo Brasiliense, de odiado passou a ser fonte do PT...rsrs. Ele merece!
Quanto às fontes do Quinta, estão protegidas pelo sigilo do blog...eheh.
Mas a especulação é livre.
Ponto final.

Anônimo disse...

E o Leopoldo febril nas caixas de comentários....

Unknown disse...

rsrs..eu não tive o prazer de conhecer o Leopoldo na, digamos, temperatura normal.
Mas gosto dele mesmo assim...eheh

Anônimo disse...

Caro Juvêncio, de lambança em lambança o (des)gov da Donana vai acumulando derrotas políticas em várias frentes.O pior, para aqueles que alimentaram esperanças de mudanças no comportamento ético do exercitar o governo paraense é que ainda vai ter de engolir muitas bravatas de uma equipe de oportunistas, centralizadora, burocrática e burra. Mas que fazer porque Donana adora ser cortejada por indivíduos(as)que estão levando o governo às práticas antidemocráticas e antirepublicanas. As evidências estão se acumulando em todos os setores.

Nadinha de souza disse...

Minha temperatura normal é 40 graus acima.Sou mamífero e latino-americano.
Agora, porquê entrei na baila é a questão. Mas, quem se importa? A dança parece boa.

Abraços, Juca.

L.

Anônimo disse...

A governadora não gostou nada da presença tucana na chapa pactuada pelo Jader para amendrontar a Ana.
Jader quer mostrar que se as coisas não saírem do jeito dele se une com os tucanos.
Juntos vão possuir 60 prefeituras.
Porém vamos e convenhamos é muita desfaçatez ter um terço do governo e mais cargos federais no goerno petista, elegar vereadores e prefeitos graças a etas alianças e agora ameaçar se juntar com os adversários.

Unknown disse...

rsrs...
Abs pros tres Leo, especialmente no pequeno. Curta muito aí que é fantástico!

Anônimo disse...

Os comentários não contemplam as declaradas torcidas, até mesmo no grupo dirigente do governo, pelo rompimento do PT com o PMDB.
De certa forma, o PT pode ir mais à esquerda, se livrar do peso-pesado Jáder Barbalho e ainda consturar uma aliança digamos mais pela esquerda na eleições de 2010.
Todas sabem que sem máquina é muito difícil ir além.
Que Jáder e seus news aliados poderão chegar ao 2° turno disso não se pode duvidar, mas daí pra ganhar de Ana Júlia já é outra coisa.
Sem Jáder, Ana terá a simpatia do senador Nery (já em campanha a uma vaga na ALEPA) e o minúsculo PSOL. Também poderá ter o PPS de Jordy (que sairá para deputado federal). E ainda teria por perto Ademir do PSB, PTB de Dudu, PR e PP.
Como se pode ver, bater chapa na ALEPA é um bom termômetro. Se peder Ana pode pedir de volta 1/3 do governo em mãos do PMDB, trazer melhorar as relaçõe com as ORM e ainda, de quebra, unificar o próprio PT.
Agora se ganhar na ALEPA sedimenta de vez o caminho à reeleição, terá todos a seus pés e fará um restante de mandato com a faca e o queijo nas mãos...
Bom, mas isso tudo são apenas conjecturas... conjecturas..
Um abraço.
Roberto Neves

Unknown disse...

Vamos às conjecturas, Roberto.
Está na hora dessas, digamos, delícias.
Abraço pra vc tb.

Anônimo disse...

Vai haver bateção de chapa sim. A Gove está OFERECENDO mimos aos que trairem o Juvenil. Está rolando a festa. Temo pelo Juju, que não possui mais pique para fortes emoções. A raivinha dela e não ter PERCEBIDO o perigo que vai ser em 2010 a chapa JAJÁ. Jatene disse em entrevista a MAIS NOVA FONTE DO PT (hehehehe), que é candidatíssimo, só não falou o partido. O Mário Couto, enquanto isso, berra pra quem quiser ouvir, que é o candidato tucano.
Hoje tem neguinho que não dorme!!!!

Unknown disse...

rs...ou dorme só depois de comer.
É horrível deitar de barriga vazia, né não?

Anônimo disse...

Juca,

Caso s motivos me encoragem, amanhã postarei uma análise mais consistente no meu blog.
Por enquanto, curto e grosso.
A Ana cria desnecessariamente uma agenda negativa quando havia uma positiva em curso: vencer a Mesa com o PSDB no bolso.
Quem criou a dissonância com o PMDB foi o governo dela, especialmente o amador que senta na chefia da Casa Civil. Foi ele quem tomou posse com uma agenda anti-jáder, foi dele a costura contra Priante e pró-Dudu. Era ele quem faltava reuniões com o Jáder quando na SEGOV porque tinha "nojo desse cara". Ponto. Não é hora de mais balanços do desastre-gestão dele.
Ana desafiou a hombridade do legislativo, a bagagem política do Jáder, os brios dos deputados com essa declaração. Está induzida ao erro e nada, absolutamente nada pode escamotear a verdade de que a derrota dela amanhã será responsabilidade da opção do núcleo dirigente da DS, Puty à frente, Ana na retaguarda. E a derrota será a vitória do Juvenil ou ela ceder à posição do Jáder.
No mais, uma 1a vice é um pouco de mídia e mais nada. Portanto, é um acordinho "feijão-com-arroz"que empurra ainda mais o PMDB para os braços do PSDB.
A única forma da ALEPA manter-se bípdede
e, nestes termos, derrotar a governadora.
Sei, neste momento, que a saudade ronda a ALEPA e setores mudos do governo.
A bancada do PT errará indo com a governadora, pois colocará a reeleição dela acima do projeto partidário. O PT tem e merece opções muito melhores que a governadora. A sociedade merece isso do PT.
Às vezes cortar a carne dói, é arriscado, mas é absolutamente necessário quando estamos diante de bifurcações como esta.
Saramago diziä: o que a vitória e derrota têm de bom é que não são definitivas.
Rosa Luxemburgo dizia que há derrotas que são vitórias e vitórias mais fatais que derrotas.
O governo da Ana é o lado ruim da vitória mais fatal que uma derrota poderia dispor.
Amanhã é Juvenil.

Anônimo disse...

Caro Juvencio,
já imaginastes Ana a reeleição e Dudu a Senador, ou seja, a máquina estadual e da capital juntas em prol dessas duas candidaturas ?
Estão esquecendo o bloco PTB-PR que venceu com 60%(+ de 500 mil votos), que poderá fechar com o PT.
Talvez seria a união dos que estão no auge contra aqueles que supostamente estão em decadência, sem máquina- PMDB-PSDB.
Como disse Anivaldo Vale em um dia desses no jornal."O bloco poderá ser a gota d'agua em 2010."
Se Ana bater chapa na AL é pq fechou com DUDU e ajudará o mesmo a fazer o presidente da CMB, dando assim a forra em Jader e isolando seu Partido PMDB em Belém.
O apoio do PSDB a juvenil seria a retribuição pelo apoio q o PMDB deu a votação em favor do Cezar Colares para o Tribunal.Tem dúvidas ?

BM

Anônimo disse...

Interessante a análise do BM (9:48).
Eu ainda poderia acrescentar alguma coisa, seu Juca!
Mas minha fonte está comendo em algum ponto de Nova Delhi nesse momento ...
Esperarei seu, quiçá, amargo regresso, para divulgar uma novidade, em primeira mão (garanto).
Abs,
O Vigiador.