11.12.08

Perdas e Ganhos

No blog do Noblat.

Sob o título "Correio ganha Prêmio Esso", o Correio Braziliense estufa o peito e informa com justo orgulho:
- Jornal recebe a mais importante premiação da imprensa brasileira na categoria reportagem, com caderno especial sobre brincadeiras de criança que refletem a realidade de três violentas favelas cariocas
- José Varella e Ana Beatriz Magno passaram 21 dias no Rio de Janeiro para elaborar o caderno Os Brinquedos dos anjos: conseqüências dos conflitos na vida de meninos e meninas
Acrescenta em seguida:
"Para fazer o suplemento premiado, a jornalista Ana Beatriz Magno e o fotojornalista José Varella passaram 21 dias em três favelas do Rio de Janeiro — Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro e Chapéu Mangueira — e acompanharam a rotina de crianças. Os textos e as fotos da dupla mostram os reflexos da violência nas brincadeiras de meninos e meninas. A reportagem mostrou cocaína de faz-de-conta, arsenal pesado e boca-de-fumo de mentirinha."
Registra por fim:
- O prêmio Esso de Reportagem é o reconhecimento do jornalismo de excelência praticado no Correio. Confere mérito e credibilidade ao empenho do jornal em retratar, com precisão e sensibilidade, a sociedade brasileira, seja nas altas esferas do poder ou no cotidiano das favelas - afirmou o diretor de Redação Josemar Gimenez.
Ana Beatriz Magno, autora da reportagem premiada, foi demitida do Correio há pouco mais de dois meses. O motivo? Precisavam de sua vaga. Foi o que lhe disseram. E nada mais.
Poucas semanas antes ela fizera uma reportagem sobre os gastos sociais do governo José Roberto Arruda, do Distrito Federal. Os números levantados eram desfavoráveis ao governo. A reportagem foi engavetada.

Nenhum comentário: