6.5.09

Pêndulo

No blog do Josias uma avaliação sobre as preferências do PMDB nas sucessões estaduais e presidencial. Segundo o blogueiro da Folha de SP, em apenas três estados - Ceará, Amazonas e Piauí - a aliança PMDB-PT está encaminhada.
Nos outros a tendência é aliar-se a tucanos e demos.
Sobre a cena paroara, diz Josias:

No Pará, o dono do PMDB é Jader Barbalho. Em 2006, ajudara a eleger a governadora Ana Julia Carepa, do PT. Hoje, quer vê-la pelas costas.
Ana Júlia deseja reeleger-se. Jader quer voltar ao Senado. E trama acomodar no palácio o filho Helder Barbalho, prefeito de Ananindeua, numa aliança com o PSDB.


Na íntegra aqui.

37 comentários:

Anônimo disse...

De um deputado tucano:
- O Jatene passou o ano passado nos dizendo que era candidato a prefeito. Jurava de pé junto. Até que na prorrogação do segundo tempo apareceu com o nome do Duciomar pra gente apoiar. Fez uma pressão danada.
Já pensou se ele repete essa mesma história agora e aparece no ano que vem com o nome do Jader para o governo e o dele para o senado ? Tô fora. Eu já conheço essa ladainha. Não dá mais pra confiar no cabôco.

Anônimo disse...

Se o Jader encaminhar o filho dele como candidato ao governo e o PSDB apoiá-lo estará dando um grande passo para a reeleição de Ana Júlia. É ou não é?

Anônimo disse...

A melhor chapa para 2010 é Jatene e Valéria.
A mesma de 2002. Será a eleição da comparação. Quatro anos de governo Jatene/Valéria contra quatro do governo Ana Julia/Odair.

Prof. Alan disse...

Valha-nos Deus, Mano Velho. Se as opções são essas, estamos no mato sem cachorro - e com a onça chegando perto...

Unknown disse...

rs

Anônimo disse...

Concordo com o das 10:06. Essa é a melhor chapa pra tirar o PT do governo. É só na comparação que a gente ganha. O que eu sinto é que as pessoas querem a volta de um governo que deu certo e que deixou um gostinho de quero mais.
Jatene e Valéria juntos não tem pra ninguém e principalmente para o PT.

Anônimo disse...

Que compromisso Ana Julia teria com o PMDB, caso reeleita?
01 de janeiro de 2011, caso reeleita com o apoio do PMDB elá dará um chute no partido...

Anônimo disse...

Jatene e valeria. É nessa que eu vou.

Anônimo disse...

O Pará merecia coisa melhor. Que Deus nos livres desses políticos.
Resta saber quando.

Anônimo disse...

O Jader pode ser tudo menos leso! Como apoiar este Governo da Ana Julia a senhora dos Kits, para a reeleição com este monte de trapalhada e barbalhidade que esta fazendo? Se o PSDB colocar para fora o inesquecivel Almir, o Jatene vem com JADER e ai a Ana estará na roça. É por isso que a Ana ainda não detonou com o Dulciomar O FALSário, pensando numa possivel aliança.

Anônimo disse...

Imagine essa Dupla 201O: ANA / DUDU
Só quero ver que discursos usariam para tentar convencer o eleitor.
Mas, como são ambos caras de pau, é bem possível que inventem um rol de obras que não fizeram.
Mas, deveríamos nos preparar para mais asfalto (quase falso) do falsário; bolsas de verdade (como os kits escoalres) e bolsas virtuais (como as do primeiro emprego).
E tantas outras bobagens que o marketing trasnforma em pílulas bem douradas para eleitores incautos engolirem na eleição.
Valha-nos quem?!!!!!

Anônimo disse...

Vamos caminhar juntos, Para governador vamos eleger o Senador Coragem, Mário Couto, tendo como vice o Prefeito Trabalho, Helder Barbalho, o resto é conversa pra boi dormir.
Já tá tudo fechadinho...... fechadinho....!!

Anônimo disse...

Égua, sumano, depois de ler o "cardápio" dos pretensos candidatos-a-candidatos-e-seus-vices que se apresentam...tô fora.
Só falta desenterrarem o Edmais, digo, Edmilson R$1,99 pra completar a festa.
Nada de novo se apresenta.
Vou embora pra Pasárgada.

Anônimo disse...

Anônimo das 09h33 você é leviano! Jatene nunca afirmou que seria candidato a prefeito. Ele sempre disse que pra prefeito não toparia. Com certeza ninguem aqui confia em vc, também.

Anônimo disse...

Anônimo das 12:42
Não desminta os deputados federais tucanos.

Anônimo disse...

O "deputado tucano", dono do primeiro comentário desse post, parece que andou viajando bastante no ano passado e não participou das conversas do PSDB em torno das negociações para as eleições daquele ano. Por isso, é bom que os fatos sejam esclarecidos.
O ex governador Simão Jatene, na verdade, foi bastante cotado por alguns membros do partido a vir candidato à prefeitura de Belém, posto que o partido queria lançar candidato próprio naquela ocasião e via na figura do ex governador o único nome forte para encabeçar a chapa.
Desde o primeiro momento que tal proposta foi colocada na mesa o ex governador ponderou não ser a hora acertada para lançar seu nome e em nenhum momento "jurou de pé junto que seria candidato a prefeito de Belém".
As argumentações do ex governador foram colocadas, inclusive, para o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, por ocasião da visita do mesmo a Belém, no primeiro semestre de 2008, que as considerou bastante coerentes.
Sendo assim, "senhor deputado", acredito que Vossa Excelência se equivocou duas vezes. A primeira sobre os fatos que envolveram as negociações para as eleições de 2008 e a segunda quanto a credibilidade do ex governador Simão Jatene.

Anônimo disse...

Pergunte para o Zenaldo, Nilson e Wandenkolck, Flexa e Mario Couto. anônimo das 12:42. Só esses.
Aproveite e peça pra eles contarem os detalhes de uma reunião no escritório político do senador Flexa Ribeiro no início de junho de 2008.

Anônimo disse...

Anônimo das 12:55
Então conte para os leitores do Quinta o encontro do ex governador Jatene com o presidente do PSDB nacional Senador Sérgio Guerra, escondido do senador Mario Couto.
Jatene está sim pavimentando o PSDB para o Jader.

Anônimo disse...

Quem tem fama de mentiroso e de não cumprir seus compromissos, não sou eu anônimo das 12:55

Anônimo disse...

Encerro por aqui porque não discuto com o cachorro. Só com o dono.

Anônimo disse...

O Mário Couto premeditou tudo. Antes mesmo de ser eleito Senador, ele dizia que o Jatene, um dia, iria pagar caro por ter tentado vetar a sua candidatura ao Senado. Hoje como podemos conferir, Jatene não será somente vetado, mas vingado, literalmente, por Couto. Expediente contumaz de pessoas com carater de Couto.

Anônimo disse...

O governador Simão Jatene vai anunciar no final do mês que não disputará o governo do estado.
Vai a São Paulo para fazer exames e na volta anuncia que o caminho está livre para o senador Mario Couto.
Vai colocar a culpa no seu coração velho de guerra,ops... de pesca.

Anônimo disse...

É Juvêncio, pelo visto o Bemerguy Espaço Aberto está com a razão em relação aos tucanos.

abs

Anônimo disse...

Só o inesquecivel Dr. Almir é que não quer reconhecer a força do Jader. Não estou discutindo as coisas que este senhor fez ou faz, mas do lado que ele pender ai estará o vitorioso. Para ganhar qualquer eleição, mesmo que seja para sindico de prédio é necessário agrupar todos, não se escolhendo nesta ocasião as virtudes de quem o apoia.

Anônimo disse...

Mario 2010!!!!!

Anônimo disse...

O Senador Coragem tem uma pesquisa em mãos que lhe garante uma vitoria folgada já no primeiro turno. Jader como não dá ponto sem nó, já condicionou seu apoio a Couto, desde que acomode seu filho na chapa de vice.
Já tá tudo fechadinho.. fechadinho.... da Silva.....
Já tem até o slogan de Campanha:" O trabalho e a Coragem Unidos pelo Pará".

Anônimo disse...

BingooooooO!
O tal "deputado tucano" de tucano não tem nada!
Tava na cara DEMais.

Anônimo disse...

Comenta-se no arraial pmdebista que Jader Barbalho só irá alocar o seu filho Helder na chapa de Mário Couto, porque este lhe garantiu que não irá concorrer a releicão, haja vista a idade avançada e os diversos problemas de saúde que o aflingem, desde que assumiu o Senado.
Fato que pesou muito na decisão dos Barbalhos.

Anônimo disse...

Quer dizer que o Jáder vai apoiar o Jatene? Pq? Se ele pode apoiar a Ana, que tá na máquina, tá com tudo que interessa ao PMDB, e não terá mais direito a reeleição. É o caminho mais curto para o Sobrancelhudinho, vai que os Demo/Tucanalha ganham. Jáder sabe o que penou nas mãos dessa gente mais malina que ele. Pode ter certeza que ele prefere o PT. Em matéria de traquinagem o PT é amador comparando aos Demo/tucanalha.
Além do mais, sabe Jáder, que podem falar o que quiserem, mas o PT cumpriu tudo (tudinho mesmo) com ele. Anotem aí: Ana/Vale ao governo e Jáder/Paulo ao senado e adeus saudade!

Anônimo disse...

Para PT e PSDB (até agora de Jatene), qualquer que seja a composição destes para as eleições do ano que vem. Elas, passam, necessariamente pelo PMDB, disso não tenhamos dúvidas. O jogo está sendo jogado exatamente como o PMDB gosta. Assume papel preponderante ao tempo que pode colocar o governo do PT mais e mais dependente do PMDB. Sangra o governo ao tempo que angaria mais e mais fatias de poder.
E ainda, é mais fácil Helder ser vice de Ana que ser vice ou até mesmo cabeça de chapa com Jatene na vice. Um fator é decisivo: máquina!. O PT tem máquina, o PSDB, não!
Jader e PMDB sabem, e sabem muito bem que ainda não dispõem de musculatura política para alçar vôos tão altos. Contra o ex-governador e ex-senador há um passado corrupção intolerável e impossível de ser engolhido pelo povo paraense.
Por outro lado, Jatene não tem maioria em ninho tucano. E perdeu de vez o apoio do ex-governador Almir Gabriel que deve, sim, indicar o senador Mário Couto.
Valéria não se permite perder mais uma vez e não deve aceitar ser vice de Couto. Para ela (de olho na sucessão do prefeito Duciomar Costa), o melhor mesmo e ser candidata a um cargo proporcional, provavelmente deputada estadual e manter-se nos holofotes das ORM's.
No bloco mais a esquerda o nome mais forte seria do ex-prefeito Edmilson Rodrigues (hoje no PSOL). A seu favor, há a simpatia de uma quantidade considerável de eleitores de Belém e região metropolitana. Contra Edmilson somente o próprio Edmilson Rodrigues que cada vez mais dá sinais de fim de carreira política e conformado com a vida acadêmica, onde preferiu ficar a disputar a eleição municipal do ano passado. Em sendo assim, o nome da vez será o do senador José Nery. O critério é o mesmo que fez lançar ano passado a combativa vereadora Marinor Brito à prefeita da capital. Em não tendo nenhuma possibilidade de reeleger-se senador, caberia a José Nery uma saída honrosa, numa disputa majoritária que lhe daria evidência e maior reconhecimento, enquanto homem público.
Tiro certo mesmo do PSOL e aliados (PSTU e PCB) são os cargos proporcionais. A ex-vereadora Marinor Brito não tem escondido suas pretenções de chegar a ALEPA, enquanto que a ex-deputada Araceli Lemos faz trabalho intenso de visita às bases partidárias recém organizadas em quase 40 municípios paraenses.
Se este cenário se confirmar, teremos, então:
1)Ana Júlia com vice Helder Barbalho (com apoio de vários partidos que hoje compõe a base aliada);
2) Mário Couto com um vice do DEM (O PPS de Jordy corre por fora);
3) José Nery com vice do PSTU;
4) Jordy, caso não entre na chapa de Mário Couto e um vice de um partido nanico.
É isso.

Anônimo disse...

anote essa ai.
A Chapa é essa:
Ana julia Governadora e Lucio Vale Vice.
Paulo Rocha e jader Senado.
Fechado, fechadinho.
WBN

Anônimo disse...

Apostem no bicho.Aliás na segunda estava assistindo a TV Senado, e quem estava falando horrores da governadora?. Ele mesmo o dono do bicho. Proposta para o Pará? Neca neca, nã nã nhin na não(é assim que se escreve isto? Aposto que ele tem medo de gastá-las. Deve estar guardando todas para quando for governador. E ai livre-nos Deus.

Anônimo disse...

Eita Juca!

Josias e seu balaio de ensaio...
Ninguem tira o PMDB do OSSO. Nem o Zé Pedágio e sua imprensa.

Tiberio Alloggio

Unknown disse...

rsrs..e por aqui tá a maior "roeção" em cima do osso.

Anônimo disse...

Só quem não vive por aqui acha que Jader influiu algo para Ana ser governadora. O fato é que Ana sempre soube se melhor e não gosta de governo puro. Mas se fosr o caso...

Anônimo disse...

Meu DEus do Céu! Será que os paroaras terão coragem de votar na chapa Valéria/seiláquem? Valha-nos Deus! Será a derrocada!

Anônimo disse...

Ola das 9:32. Se tens mais de 7 anos de idade, paraense e acompanhas os movimentos do estado, NÃO DUVIDE. Ela é muito bnonitinha, arrumadinha, educadinha, tem carinha de boa mãe e de esposa dedicada e ainda por cima de quem reza antes de qualquer situação e decisão. Bela máscara, não achas?