8.5.09

Alô?

No Repórter Diário, edição de hoje do Diário do Pará, a informação de que o senador José Nery (PSOL-PA) pedirá à CPI da Pedofilia no Senado na próxima quarta feira, 10, a quebra do sigilo telefônico dos três números do ex deputado Luis Sefer, no período entre 1/09/08 e 10/03/09.

4 comentários:

Anônimo disse...

A OAB do Pará está enviando uma notificação para os advogados que estão em atraso com as mensalidades informando que eles serão levados ao Tribunal de Ética da entidade por causa do não pagamento.
Não sou advogada mas tinha, há muitos anos atrás, até respeito pelas ações da OAB, que em outros tempos sabia desenvolver uma ação cidadã em prol da sociedade. Mas hoje,fico decepcionada e indignada ao constatar que o Tribunal de Ética da Ordem - não é uma simples comissão, nem uma diretoria, mas um Tribunal - só serve mesmo para cobrar mensalidades em atraso.
Mas o espírito de corpo domina e ninguém que se propõe a avaliar a conduta funcional da categoria.
Usar o Tribunal de Ética para cobrar mensalidade, por favor ...

Yúdice Andrade disse...

Por favor, Juvêncio, ignore o texto anterior, no qual cometi um erro, e publique este:

Vale esclarecer que o pagamento das anuidades é uma das obrigações do advogado e, ao não o fazer, o mesmo se sujeita a penalidades, que só podem ser aplicadas pelo TED. Assim, não é correto dizer que o TED seja um cobrador de anuidades, seja porque a função dele não é fazer a cobrança, e sim aplicar a pena correspondente à violação ao dever, seja por que essa é realmente uma de suas atribuições.
Contudo, se a queixa da comentarista for no sentido de que a OAB só pune advogados inadimplentes, sendo corporativa em relação às faltas que têm como vítimas o cidadão, e não a própria instituição, entendo que a crítica passaria a fazer sentido, apesar de não ser verdadeira. Existe corporativismo em toda corporação, é óbvio. Mas daí a dizer que elas se resumem a isso, acho exagero.
Seja como for, o fato mostra que a OAB há muito tempo perdeu a credibilidade que tinha junto à sociedade. Deveria lutar contra isso, mas não o faz. Assim sendo, estará sempre sujeita a sofrer acusações, umas justas, outras não, mas que entrarão, todas, no imaginário popular até se consolidarem como verdades indiscutíveis.

Anônimo disse...

Será mesmo que o anônimo das 12:30 não é advogada? Não é inadimplente? E você professor Yúdice? Não estará dizendo que a OAB perdeu a credibilidade por antipatia adquirida por osmose do seu chefe, que odeia o Sergio Couto e a OAB como um todo por causa da ação civil pública contra o nepotismo praticado por ele logo após assumir o desembargo, quando nomeaou a filha para chefe de gabinete, apesar de ter assinado declaração de que combateria o nepotismo quando se candidatou e ganho o desembargo na vaga da advocacia?
Vamos com calma....

Anônimo disse...

Juvêncio,
A CPI deveria pedir a quebra do sigilo dele no ano de 2004 para conferir umas certas ligações entre Belém e Capitão Poço. O resultado com certeza chegaria a Paris....