8.5.09

Uma Noite Inesquecível

Por Leandro Fortes, da CartaCapital


Não deixa de ser curioso constatar o clima de Baile da Ilha Fiscal que cercou, literalmente, a impressionante manifestação popular levada à cabo na noite de hoje, 6 de maio de 2009, na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal, aqui em Brasília. Logo cedo, o ministro Gilmar Mendes, alvo dos manifestantes, mandou colocar cercas em todo o perímetro do STF com a inacreditável desculpa de que seria preciso preservar o ambiente para um evento noturno, a apresentação de um anuário jurídico publicado pelo jornalista Márcio Chaer, do site Consultor Jurídico. Chaer e Mendes são amigos, mais que amigos, fraternos aliados empenhados em uma simbiose ideológica travestida de relação jornalística. Difícil é definir quem é a fonte de quem.
Quis o destino que a tertúlia do Conjur, montada para dar um ar de naturalidade a uma noite de protestos anunciados, surtisse um efeito perversamente oposto, alçada que foi a farra a pano de fundo perfeito para as luzes de milhares de velas acesas em frente ao STF. Graças ao convescote, os manifestantes puderam perceber a presença física, ainda que à distância, de Gilmar Mendes. Àquela altura, o presidente do STF já estava amargamente arrependido de ter apostado no fracasso da manifestação. Mais cedo, ele havia relegado o movimento a uma ação de inimigos dos quais, em mais uma de suas declarações infelizes, disse se orgulhar. Com Mendes na mira, vieram as palavras de ordem, gritadas a pleno pulmão. Ele ouviu.
Coisa linda é uma manifestação noturna com 10 mil velas. Pelo menos duas mil pessoas passaram pela Praça dos Três Poderes para participar, olhar ou só constatar o que estava acontecendo em meio àquela alegre balbúrdia de luz. Os carros normalmente indiferentes ao rush da capital federal buzinavam, em apoio aos manifestantes. Pessoas desciam dos ônibus para prestar solidariedade. Ele viu.
Que ninguém se engane. Esta noite, algo se quebrou em Brasília.

7 comentários:

Anônimo disse...

Seria honesto dizer que uma série de lideranças e parlamentares do PSOL, entre estas, o senador José Nery (PSOL-PA)lá estiveram.
Seria também honesto registrar que uma série de entidades populares e sindicais dirigidas pelo Conlutas e Intersindical, ambas alinhadas politicamente com o PSOL, lá também estiveram.
Seria, por fim, honesto, que a dignidade do povo brasileiro, começa, aos poucos, serem captadas por lideranças sérias, corajosas e de fato, honestas que ainda residem na República.
Um abraço, Juvêncio.
Satchel Paige.

Unknown disse...

Obrigado por sua oportuna e honesta manifestação, caríssimo.
Abs

Mara Lopes disse...

E eles protestavam contra o quê mesmo, Juca? O GM?

Anônimo disse...

E muito bom saber..que ainda existe pessoas cheias de coragem... para demostrar toda a revolta e indiquinação da sociedade Brasileira...com os desmandos desde senhor..Gilmar Dantas Mendes...
Ass.Ozeias Araujo

Anônimo disse...

Pelo comentário acima ser PSOL é garantia de ser sério e honesto e que fora deste é impossivel haver tais qualidades. Nem tanto ao céu , nem tanto ao mar!

Anônimo disse...

Caros,
A vida segue e o critério da verdade (alguém se habilita?) é a prática!
Satchel Paige.

Anônimo disse...

E nada de Gilmar Dantas, digo, Gilmar Mendes sair a rua... Continua a torcida para que ele seja acometido de uma crise de "pneumoralidade" e saia a rua, sem retornar ao STF!
LOUIS P.D.L.